A Mente Esquerdista

A Mente Esquerdista Lyle H. Rossiter

Resenhas - A mente esquerdista

(lidos só 2021 em diante) 08/02/2023

Psiquiatra que generaliza
Livro ruim que dói! Nota 0,5, pois teve uma hora que eu não aguentei mais a escrita ruim e fui lendo no modo flash.

Subjetivo e viajado na maioria das generalizações que faz. Li na curiosidade, pois o autor é psiquiatra. Achei que haveria um aprofundamento no tema - fosse esse aprofundamento errado ou certo. Tem nada.

Um título pertinente para esse livro poderia ser "a mente militante". Assim até poderia fazer sentido algumas vezes. Vez ou outra o autor diz coisas que sim, fazem sentido (e são até óbvias). "O Estado quer ter controle de tudo, pois facilita pra ter muito poder". "Existe vítima tratada como criminoso e criminoso tratado como vítima". Ok. Só que o psiquiatra vê o mundo em uma dicotomia e nada além disso.

Tem gente que viaja na maionese e se diz de esquerda? Tem! Tem gente que viaja na maionese e se diz de direita? Tem! Botar todos em uma bolha é coisa adolescente e juvenil. E o autor, já velhinho, bota. Ou seja, não aparenta ter amadurecido muito.

Um livro pode dizer que água não molha. Se for bem escrito, vou gostar dele. Mesmo discordando de todo o papo. Eu quero saber da escrita, da construção das ideias. Eu não leio livro pra achar um rumo pra vida.

Gostar de um livro não quer dizer achá-lo um guia espiritual para compreender o mundo. Mas aqui é outra causa, além de muito papo furado, a escrita é horrenda mesmo.

Em muitas ocasiões são colocadas listinhas, mostrando como um cidadão do bem deve viver, descrevendo as funções da família, descrevendo como se deve agir com os vizinhos. Parece cartilha infantil nesses momentos.

Outros pontos negativos:

?? Um tal de Erik Erikson é citado dezenas de vezes. Às vezes parece um artigo ruim sobre tal fulano.

?? Tem apontamentos que servem para qualquer militante radical, seja de esquerda ou de direita. Mas o livro é parcial e aponta só pra um lado.

?? Repetitivo, cansativo, prolixo.

?? Aparenta ser profundo, mas na verdade acaba sendo raso.

Já li livro político com viés de esquerda que foi bem maneiro. Assim como já li livro com viés de direita que foi bem maneiro. E dos dois lados já li coisa ruim também. Esse aqui foi pavoroso.

Mais resenhas no insta: @literatura.retumbante

Confira meus e-books tbm.
Circo Sombrio = horror
Variáveis do Amor = amor
Sociedade Apocalíptica = humor ácido

Ezequiel.Soares 16/01/2023

Esquerdismo é doença mental
Quais são os fatores psicodinâmicos específicos que levam a mente esquerdista a criar mundo que restrinja a liberdade de escolha, renuncie a alto-confiança , renda a soberania pessoal, convide a dependência em massa e destrua os fundamentos da liberdade?
Segundo o psiquiatra Dr. Lyle H. Rossiter, pessoas adultas e equilibradas psicologicamente acreditam em suas próprias capacidades e por isso não desejam um governo invasivo. Essas pessoas têm iniciativa própria, inteligência para agir com propósito, autonomia e procuram viver a Vida sem depender Muito dos outros. Por outro lado, pessoas infantilizadas se sentem incapazes de construir seu próprio futuro, não tem confiança em si, e se sentem impotentes sobre todas as demandas da vida. Tudo isso são frutos de uma falta de formação na infância, e por não terem uma família que formasse seu caráter e os preparasse para a vida, elas buscam no estado aquilo que não tiveram em suas casas.
Essa falta de confiança em si, lhes fazem clamar por um tutor que dirija suas vidas melhor que elas mesmas, o estado.
O estado se torna o provedor onisciente que conhece mas do que todos o que é de fato importante sobre sua vida.
A mente esquerdista foi, em algum ponto da existência, danificada por ideologias que deturparam sua personalidade.
Um livro simplesmente fantástico sobre Liberdade e individualidade humana.

Rod Serling 04/04/2020

A complicada mente progressista
O livro apenas demonstra o que estamos vivendo. Quem é conservador ou liberal tem dificuldade para entender situações como espaço de fala, feminismo, a ideia de pegar as minorias para si mesmo que nem todas as pessoas das minorias sejam de fato progressista e outras pautas esquerdistas. Esse livro mostra o quanto o Progressismo torna complexa a mente de quem segue as ideologias de esquerda .

O livro disserta sobre a ideia forcada de coletivismo pregada pelas esquerdas. E o quanto isso foge da natureza humana. O quanto o progressismo e sua obsessão pelo estado provedor de direitos. Dificulta o amadurecimento psicologico das pessoas e cria se uma patologia. Enfim um livro bem interessante.
Brunna Brasil 17/12/2020minha estante
Uma dúvida: essa parte de "o coletivismo fugir da natureza humana" é sua visão ou algo dito pelo autor?

Thiago.Souza 04/01/2018

Complexo
O Dr. Lyle usa uma linguagem bem difícil para a leitura. Acredito até que seja um livro voltando para um publico universitário, mas especificamente que adotem questões psicológicas e psiquiátricas de estudo. De qualquer forma é interessante a visão que o autor aborda o ideal esquerdista. Minhas críticas ao livre se atem à redundância de um mesmo tema em várias partes do livre, sem que isso acrescente algo novo. Senti falta de referências bibliográficas referente a informações explanadas no livro. Nada que impeça o autor de expor suas próprias idéias, o que é mais do que apropriado, desde que explique a origem e fundamentos das conclusões e não apenas dizer que determinadas coisas são como são, sem um fundamento teórico ou prático. É claro que o autor cita outras fontes e autores como Erik Erickson (que aliás é exaustivamente citado no texto). Mesmo assim, alguns temas do livro parecem não ter um embasamento propriamente dito. Em suma, o começo do livro é bem interessante, onde busca mostrar que a essência da humanidade tem origem libertaria e cooperativa, mas depois se torna um pouco repetitivo. Ao final o autor faz uma retrospectiva das idéias lançadas e das conclusões. Achei que faltou no livro uma explanação de análises clínicas práticas, já que o autor é psiquiatra, e pelo título, achei que seria um dos objetos principais da obra.
Dani Arruda 13/08/2018minha estante
Gostei da sua explicação. Trouxe credibilidade para quem da importância a referências. Acredito que vou buscar outros livros.

Thiago.Souza 14/08/2018minha estante
Obrigado!

V. Rogatto 09/06/2019minha estante
Ainda estou lendo, mas não acho a linguagem difícil. Talvez seja costume.

Brunna Brasil 17/12/2020minha estante
"Mesmo assim, alguns temas do livro parecem não ter um embasamento propriamente dito." Pelas resenhas que li do livro, fiquei com a mesma impressão (que os próprios título e subtítulo já haviam me passado, pra falar a verdade) Gosto de livros com temas políticos, mas em geral busco resenhas e análises porque nesse campo é muito fácil a gente acabar comprando livros de pseudoespecialistas. Obrigada pela resenha.

Claudia Cordeiro 14/10/2022minha estante
Profe Anderson, repetitivo é vc, revoltadinho com o livro? Vai contra o que vc acredita?

Frauboll 09/02/2021

Altamente Recomendável
Excelente livro! Deveria ser leitura obrigatória para esquerdistas e é altamente recomendável para direitistas que sentem dificuldade em entender o pensamento dos esquerdistas. O autor demonstra de forma contundente que nossa história de vida influencia e muito nossas posicoes políticas, que temos na maioria das vezes por puramente racionais, mas sao exatamente o contrário.
A linguagem é simples e o autor é muito didático, mas é muitas vezes desnecessariamente repetitivo.
De qualquer forma, a ideia de analisar posturas políticas a partir de um viés psciológico é ótima e foi muito bem desenvolvida!

Vinicius39 22/05/2023

Interessante em todos os sentidos
Mesmo não sendo de direita nem de qualquer ideologia, é um livro interessante para entendermos (até antes mesmo do nosso nascimento) o porquê de tantas pessoas, tanto de direita quanto se esquerda, idolatram seus políticos ou até mesmo o estado.

mingra2 02/05/2021

Aguardando o livro
Curioso sobre este livro, mas sem maiores expectativas. Se há algo que prova que uma pessoa é manipulada e esta dizer que não é. A questão não é se, mas o quanto temos nossa mente controlada por alguém por grupos ou por memes (no sentido acadêmico). Ter consciência e ter a atitude de investigar quem nos controla e como estamos sendo manipulados é o que difere a criança do adulto.
Apesar de toda a minha suposta independência, de ter elaborado um senso crítico forte, eu me vi tardiamente comprometido com pensamentos que não eram meu, sim, é chocante e me custou caro. Mas, antes tarde que nunca, iniciei um processo e agora análise de informações, ideias e conceitos são escrutinados em um nível mais profundo. Espero que este livro ajude a entender um pouco sobre os mecanismos psicológicos que são ativados.

Thais 08/04/2020

Excelente
Ótima análise de dados e comportamentos que permeiam a mentalidade desconexa. Excelente leitura.

Baffa 29/09/2021

Conceitos relevantes sobre o tema.
Livro relata com sabedoria toda a hipocrisia e confusão mental que está afetando a sociedade em nossos tempos atuais. Só acho que o livro poderia ser menos repetitivo, e mais resumido.

Deymos 15/11/2020

Livro bom, porém muito enrolado.
O livro é bom, ótimas argumentações, porém o Autor cai num marasmo, enrola, se estende no mesmo assunto e acaba voltando ao mesmo ponto. Poderia tranquilamente eliminar umas 200 páginas que o livro ainda não perderia a essência.

Pedróviz 30/09/2023

A mente esquerdista
O livro aborda as causas do esquerdismo sob o ponto de vista psicológico. É bem fundamentado, mas cansa pelo volume, pois tudo o que é dito no livro poderia ser dito em 50% menos de páginas; cansa pela linguagem, pois o autor tem o cacoete de fazer definições usando múltiplas propriedades do definido. Exemplificando: O Sol é a estrela que nos ilumina, aquece, alimenta, guia, nutre, anima. Imagine uma página onde questões complexas são amiúde colocadas dessa forma. A leitura fica entediante.
Poderia ser um ótimo livro pois o tema é bastante interessante, mas sinto que o Dr. Rossiter ou se entusiasmou demais ou se perdeu na poeira.

HN 26/01/2024

Material sério e acreditado, escrito por quem entende do tema. Não achei até agora nenhum outro com as mesmas credenciais, refutando suas teorias.
Como psicoterapeuta clinico e pesquisador da mente humana há mais de 30 anos, sem arrogância, posso dizer que neste material o Dr. Lyle Rossinter mirou no cerne da questão que aponta não penas no que ele chama de "loucura politica", mas no quanto os traumas primarios conferem a personalidade de pessoas não tratadas em terapia, comportamentos absurdos e ate certo ponto ilógicos. Não vou dar spoiler, mas posso recomendar uma leitura critica e interessada, pois as bases são solidas e o material espelha o que se tem de elementos visiveis e tangiveis numa análise menos superficial ou emocionada do tema.

Angelo Siriano 18/11/2023

Apesar de no início do livro ele abordar verdades do comportamento humano, como a busca por uma entidade paternal, sendo o estado ou a religião, ele força muita coisa para validar seu ponto de vista. O livro está mais para um manifesto político, do que para uma análise dos efeitos psicológicos de uma determinada visão política, ele é muito redundante e fica muito cansativo a partir da metade. Por se tratar de um médico psiquiatra, achei que ele abordaria argumentos baseados em estudos.