Tieta do Agreste Jorge Amado

Resenhas - Tieta do Agreste

Luciano 31/01/2022

Esperava a novela em forma de livro.
Os roteiristas e escritores de novelas da Globo conseguiram transformar esse livro muma baita novela,porque em termos de história como diria Agnaldo Silva,esse livro do jeito que foi escrito renderia no máximo uma minissérie.Focou muito na instalação da empresa em Agreste e deixou a leitura bem chata. Eu que esperava ver no livro a poderosa Tieta da novela,me decepcionei,o livrou pouco fala dela,que é a protagonista, que dá nome ao livro.Esperava encontrar todos os personagens da novela,mas enfim como era uma adaptação inspirada no romance, até entendo o porque de quase nenhum deles aparecerem no livro.

Denise Ximenes 25/01/2022

Brasileiríssimo
Autodenominado como "romancista de putas e vagabundos", Jorge Amado faz jus ao título: aqui, ele dá voz àqueles a quem a sociedade, geralmente, esquece.

A história de Tieta é conhecida de muitos: expulsa a cajadadas pelo pai por ser uma "desqualificada", Tieta volta a Santana do Agreste 26 anos depois: linda, resolvida financeiramente (dona do randevu Refúgio dos Lordes/SP), proprietária de um corpo escultural que deixa até mesmo meninos e mendigos em polvorosa. A nova Tieta é aclamada como santa. Afinal, com 2 telegramas, consegue a instalação da energia, a conhecida Luz de Tieta (inclusive, a música que Caetano compôs para o filme é digna de nota, é maravilhosa!).

A impressão é de que estamos inseridos na história: na sala de Perpétua (alegoria da hipocrisia); ou na reunião dos amigos de Osnar (espécie de don juan do Sertão). Assim, o autor tece o enredo humanizando os "esquecidos" - mendigos têm visão crítica da vida; prostitutas são mais humanas que as beatas; Ricardo, o seminarista é homem como qualquer outro.

Dono de uma veia humorística peculiar, Jorge Amado leva o leitor a risadas constantes, tão caricatas são as personagens: Bafo de Bode participa pouco, mas as alfinetadas sociais são sensacionais.

Minha quinta estrela vai para os pitacos dados pelo narrador. À Machado de Assis, ele insere intromissões mais engraçadas que irônicas, tornando assim a leitura leve - apesar das 600 páginas!

Amei. Gostei tanto que, paralelamente ao livro, comecei a rever a novela - adaptação digna de elogios.

Jorge Amado é aquele autor brasileiríssimo, que todo brasileiro deveria conhecer!

marimounasc 02/01/2022

É a lua é o sol, é a luz de tieta eta eta
Impossível se decepcionar com a escrita de jorge amado. Ao longo das 590 páginas de "Tieta do Agreste", livro escrito em 1977, nos deparamos com questões estruturais e atuais do Brasil: progresso x preservação ambiental, desigualdades regionais e o falso moralismo brasileiro, cerne da ~tradicional família brasileira~. Nessa narrativa nós acompanhamos o regresso de Tieta a Santana do Agreste, 25 anos depois de ser expulsa da cidade pelo pai por ser "depravada demais". Volta rica, poderosa e responsável por causar um rebuliço na cidade assim como no passado, seja como força motriz do desenvolvimento pra um pedaço de chão que estava parado no tempo ou pelas aventuras amorosas com um jovem prometido a padre. Um livro divertido, sarcástico, regado no tempero brasileiro e nas incoerências inerentes a ele. Tudo isso facilita o entendimento do por que Jorge Amado é e continuará sendo um dos maiores autores de país.

Jonas 31/12/2021

Muito bom....personagens cativantes ... enredo envolto em emoções, intrigas e amor. O eterno dilema entre progresso e preservação. História empolgante e envolvente que se desenrola em torno de Tieta.

Pamela.Castro 31/12/2021

Tieta do Agreste
Escolhi ler esse livro porque estava com saudade da escrita de Jorge Amado. Saudade da brasilidade que ele falava, das histórias do Nordeste, sem perder a crítica política. Tieta é uma mulher forte e sedutora que foi expulsa de casa, fez a vida em São Paulo, e retorna para férias rica, bonita e benfeitora da cidade de Agreste. Vale a leitura para quem é fã de Jorge Amado Oi gostaria de conhece- lo

Desnorteada 06/12/2021

Tieta depois de muitos anos vivendo longe de sua cidade natal decide voltar, e com ela uma turbilhão de acontecimentos mexem com a cidade.

Leonhard 02/11/2021

Nada excepcional
Dado a influência na música, filme e novela eu fui com muita expectativa. Especialmente por ter gostado tanto de Gabriela Cravo e Canela! Mas não tive o mesmo nível de emoções. Valeu a leitura, o final foi dinâmico e as referências históricas do mundo relacionadas à vida do Jorge foi bem legal.

Claudio 14/10/2021

Um clássico de Jorge Amado
É um desses clássicos incontornáveis da nossa literatura, que virou filme, série, música e por aí vai?
Os personagens são incríveis, multidimensionais, as ?intervenções ? do autor sao excelentes e bem humoradas e a ironia sobre um folhetim é demais.
Recomendo muito.

Betânia 04/10/2021

Tieta do Agreste
Obra de fácil linguagem e divertida de ler. Retrata o cotidiano de Sant?Ana do Agreste, o progresso do município, as histórias e seus personagens, tendo como principal Tieta, que fora expulsa de casa, mudou-se, prostitui-se e anos depois volta à cidade de Agreste rica. Um enredo que contém romance, drama, suspense e comédia. Uma ótima leitura! E fica aqui uma frase escrita pelo autor: ?o livro se transforma em artigo de luxo em lugar de ser, como deveria, objeto de primeira necessidade igual ao pão e à água (aliás, também absurdamente caros, não existe mais nada barato a não ser aporrinhações e tristezas)?.

gabi.acervodagabii 02/10/2021

A homenagem de Jorge Amado à Bahia
Tieta, a filha pródiga, moleca de Agreste, pastora de cabras, cidadã benfeitoria, Joana d'Arc e padroeira do sertão. Personagem do imaginário popular, ganhou a televisão e o cinema nacional. Tieta é mulher sensual, forte e excêntrica. A vida da sossegada Santana do Agreste ? ?bom lugar para esperar a morte?, como dissera o caixeiro-viajante ? é sacudida com o seu retorno e a suposta chegada do progresso à cidadezinha.

Jorge Amado descreve com riqueza de detalhes e personagens o cotidiano de uma cidade do interior: as receitas que enchem os olhos só de imaginar, a rotina dos pescadores, as dunas e os cômoros de Mangue Seco, a variedade de frutas na feira, a missa à tardinha, o cinema à noite, o bilhar entre amigos no bar dos Açores, as disputas do Taco de Ouro, as viagens da marinete de Jairo ao som do rádio russo, os bailes na pensão de Zuleika Cinderela, a boa prosa no Aerópago enquanto centro cultural de Agreste.

Na obra também são levantadas questões como o conflito entre desenvolvimento e proteção do meio ambiente, com foco na industrialização e no dano ambiental causado pelo dióxido de titânio, que se torna uma ameaça capaz de destruir o paraíso de Mangue Seco. Mas, como se espera de Jorge, há muitas narrativas e romances improváveis paralelos a isso. Todos os personagens tem suas faces expostas, imperando a ambivalência do ser humano.

Em ?Tieta do Agreste? há um excesso de vida, mesmo em um cotidiano pacato, que corre com conflitos morais e políticos, ameaça ambiental e boas doses de fofoca, fazendo jus a cidade pequena. Neste empolgante e volumoso folhetim, como o próprio autor denomina, Jorge Amado nos presenteia com uma Bahia alegre e cheia de cor, sol e mar, com as alegrias e as tristezas do amor, com explosões de risos e de lágrimas.
Alê | @alexandrejjr 27/10/2021minha estante
Que texto incrível, Gabi! Captasse com muita originalidade a essência do romance! Parabéns!

gabi.acervodagabii 27/10/2021minha estante
Obrigada, Alê! Esse feedback é motivador ?

marieta. 21/09/2021

lento, mas vale a pena!
Apesar de ter o ritmo devagar, eu gostei muito de ler o livro e isso se deve, principalmente, aos personagens que são tão reais e cativantes - até mesmo Perpétua era de certa forma interessante. O final foi um pouco triste, mas condizente com a narrativa, e falando em narrativa, eu amei o cenário nordestino e de interior em que Tieta do Agreste se passa (afinal, eu também sou do nordeste)

enfim, agora é ler capitães de areia!

Levi_Motta 20/09/2021

Poderia ser melhor
O livro é quase todo bem legal, mas quando começa a falar bem mais da fábrica(mais ou menos na metade), fica bem chato, depois fica bom novamente, mas ainda assim eu não dei uma avaliação melhor justamente por conta dessa parte.

Eric 28/08/2021

Viva a luz de Tieta
Tieta é aquele tipo de personagem que ninguém precisa ter lido o livro para saber da sua existência. Em algum momento da vida, alguém já deve ter ouvido ou vai ouvir falar esse nome tão marcante nas artes nacionais. Interpretada com maestria por Sônia Braga e Betty Faria, Antonieta Esteves é uma das mulheres mais famosas do nordeste e Brasil inteiro.

Em Tieta do Agreste, Jorge Amado mais uma vez se mostra afiado e muito debochado em expor as hipocrisias do interior baiano, sem papas na língua, o autor discorre em mais de 600 páginas um novelão sobre o cotidiano de Santana do Agreste e seus moradores para lá de apaixonantes.

Nesta obra, iremos conhecer a história da pastora de cabras, Tieta, a qual desde adolescente revelou ter uma sexualidade bem aflorada. Já jovem, aproveitava alguns momentos que ia pastorear cabras ou na calada da noite, para dormir com os homens nas dunas de Mangue Seco ou nos esconsos do rio. Mas um belo dia, sua irmã metida a beata e invejosa desde sempre, flagra a irmã aprontando e a denuncia ao seu pai, o Velho Esteves, temido pela sua brutalidade. Assim, Tieta é expulsa de casa a pauladas e mandada embora para longe. Portanto, anos se passam e a filha pródiga volta para Agreste, mas agora rica, mulher madura e bem conservada. Além de trazer muitas riquezas para sua família, Tieta também trará muita prosperidade para sua terra, já que sua influência exercerá marcas de progressos para aquele lugarzinho esquecido pelo mundo. O segredo de tanta riqueza ninguém entende direito, mas Tieta guarda a resposta em sete chaves, dúvida essa que será o combustível para abastecer trama até o fim.

Com essa premissa, Jorge Amado constrói uma narrativa bastante divertida sobre o cotidiano dessa cidade. Apesar do nome da protagonista estar como título, a história do livro irá abraçar diversos personagens maravilhosos, que ofuscam até a Tieta em diversos momentos.

Para Mim, Elisa se tornou uma das maiores personagens já criada por Jorge Amado. Um belíssimo retrato de uma esposa que tem tudo e vontade para enfrentar seus sonhos, mas a vida matrimonial só reduz sua potência para viver em função do marido. E ela estava disposta a fazer tudo que for preciso pra morar com a irmã em São Paulo e se sentir presente em uma sociedade que se assemelha a vida dos famosos que tanto acompanhava.

Aqui, o autor destrincha toda a hipocrisia de uma sociedade parada no tempo. Uma comunidade amarrada aos princípios cristãos e machistas que irão se misturar com a mente livre da nossa protagonista, a qual trará de São Paulo novas formas de ver o mundo.

Recheada de muito erotismo, sensualidade,
humor dos mais ácidos e tabus, Tieta do Agreste é uma obra prima dos romances de folhetim.

Romulo 09/08/2021

O livro é longo e a história caminha lentamente. No entanto, acredito que essa foi a intenção do autor, te fazer parte da vida pacata de Santana do Agreste. A protagonista (Tieta) é muito boa e cativante! História excelente! Aaaa a novela alterou alguns acontecimentos do livro!

Mian 01/08/2021

Mais um belíssimo retrato da Bahia feito por Jorge Amado!
Faço a resenha de Tieta do Agreste enquanto lido com o vazio que fiquei após a leitura deste romance.
Uma história que desde o seu início já ultrapassou os limites da ficção e me fez sentir dentro e parte do cotidiano de Agreste e Mangue Seco, vivenciando todas as dores e delícias de um paraíso no interior da Bahia.
Um romance ousado para a década de 60 e que infelizmente, cada vez mais ousado também para a atualidade. Trazendo debates antigos mas que vêm retornando com força nos últimos anos: o moralismo religioso; as liberdades individuais; a sexualidade, principalmente a das mulheres; o progresso a qualquer custo; as destruições dos recursos naturais: a ambição, o poder e o velho (ou extremamente atual) jeitinho brasileiro de se pensar e fazer políticas públicas.
Que Jorge Amado é tudo de bom, todo mundo já sabe. E mais uma vez me comprovou com Tieta do Agreste, apesar de assustar com seu tamanho, digno de ser chamado de calhamaço, valeu a pena desde a primeira até a última página.