Tieta do Agreste

Tieta do Agreste Jorge Amado

Resenhas - Tieta do Agreste

Rachel 23/01/2021

Sou suspeita para falar de um dos meus escritores favoritos. Ler Jorge Amado pra mim é um prazer que transcende. Sua simplicidade de escrita adorna a complexidade da história. Tieta é livro fundamental, uma alegoria política das mais bem contadas.

Wellington Carneiro 05/01/2021

A Luz de Tieta
Mesmo tendo um tempero baiano tão rico, Tieta do Agreste vai bem além do regionalismo e revela uma face triste da nossa sociedade.
Ao colocar a cara no sol, muitas pessoas ainda se prendem a uma imagem que deve ser passada. Os diferentes personagens da história colocam a protagonista numa posição de santa ao receberem seus presentes, mas não podem aceitar publicamente tais dádivas caso seja revelada sua origem.
Contudo, a coragem de ser, no véu do dia, verdadeiro é o que liberta. Tieta não trouxe a luz para Santana do Agreste, mas, na verdade, compartilhou um pouco da que existe dentro dela. Assim, mesmo que clandestinamente, a Luz de Tieta sempre existirá.

Fla @fla_books 24/12/2020

Como foi bom ler esse livro! Na minha infância assisti à novela Tieta e gostei muito. Agora tive a oportunidade de ler o livro e conferir mais uma vez a escrita incrível de Jorge Amado. Como eu já disse, amo esses livros regionalistas que me fazem estar mais perto da história. Para mim foi uma experiência incrível. Tieta é um símbolo da mulher que não leva desaforo para casa. Que sabe o que quer e sabe o que fazer para conseguir. Ela foi muito discriminada por isso, principalmente pela sua família, que a expulsou da localidade. Mas depois de anos volta como uma mulher rica e bem sucedida. A hora da vingança chegou!

Marcelo.Alencar 30/11/2020

Jorge Amado é um ensinamento...
Porque ajuda a compreender os problemas de nossa sociedade arcaica!

Roxane 13/11/2020

Enfim, a hipocrisia ?
Esse foi meu primeiro livro do Jorge Amado e gostei bastante. A escrita pode assustar algumas pessoas, devido ao linguajar utilizado pelo autor, bem como as muitas menções a sexo. Entretanto, acho que essa é a primeira camada do livro, que parece ter tido a intenção de chocar mesmo. A todo momento somos confrontados com a incoerência, "imoralidade", micro/macro corrupções e hipocrisia da sociedade narrada. Repleto de críticas a essa sociedade, ainda assim não deixa de ser uma leitura leve, fluida e engraçada.

Rodolfo Vilar 25/10/2020

Eta Eta eta, é a lua é o sol é a luz de Tieta eta eta
Sabe quando a gente se apega aos personagens, aos lugares e aos fatos e o livro chega ao fim? Estou com esse sentimento de saudade. Cheguei ao final da leitura de Tieta do Agreste de Jorge Amado com gostinho de quero mais, querendo saber o que poderia ter acontecido a mais nesse mundo de Santana do Agreste tão peculiar. Sorte a minha que estou acompanhando a novela pelo @globoplay, o que posso ainda me deixar levar e me envolver mais um pouquinho.

?Sobre o livro
O livro apresenta uma situação dramática clássica: a de uma adolescente que, denunciada por sua irmã Perpetua a seu pai Zé Esteves por ser dada demais as suas liberdades, é expulsa de casa. Tieta recebe uma surra de cajado, e é escorraçada de casa pelo pai. Depois de mais de 25 anos ela volta rica e poderosa para cidade de Sant'Ana do Agreste. A sua volta estão típicos representantes do interior baiano, lutando pela sobrevivência, defendendo ou resistindo a preconceitos, almejando pequenas ambições, representante do conservadorismo brasileiro e que compõem um painel vivo dos conflitos e consequências provincianos que antecedem a chegada de sinais de mudanças entendido como 'progresso'.

Fabiana.Amorim 12/10/2020

A Luz de Tieta
Li Tieta muito contaminada pela novela. Devo dizer que não me divertiu tanto quanto imaginava. Jorge Amado não aprofundou nenhum personagem. Queria mais de Perpétua, do coronel, de Tieta, de Carmosina e nada... Deu-me enfado o falatório sobre a instalação da fábrica. Todos os personagens homens são canalhas e as mulheres putas ou vitalinas. Acho que evoluímos como seres humanos e certas coisas na literatura, querendo ou não, passam a incomodar.
Não me negarei a ler ninguém respeitando os autores e as suas visões de época. Mas me arvoro o direito de sentir desconforto ao imaginar como tanta coisa absurda, extremamente machista foi encarada como normal. Isto posto, reafirmo que não foi o fato de ser agressivo aos olhos das mulheres que eu o classifico como médio. Foi o fato se ter achado a novela mais divertida que a obra, coisa rara.
Queríamos mais de Tieta, mas Jorge Amado tergiversou.

D. João Gabriel 23/09/2020

Tieta é fogo ardente queimando o coração
Olá, bons dias e santíssimas noites!
Vamos falar de Tieta?
?Para se viver bem é preciso antes de tudo abolir a consciência. [O que] nem sempre se consegue?
1- Tieta do Agreste. Selo Companhia das Letras (2009), 656 p. O livro é dividido em 5 partes + o epílogo. Originalmente publicado em 1977.
2- O livro nos apresenta os costumes locais da vida pacata e conservadora de Santa do Agreste na Bahia, cidade fictícia próxima a uma região conhecida como Mangue Seca, área costeira repleta de dunas e coqueiral.
Com o retorno de Tieta a cidade natal, após ser expulsa de casa pelo pai a cajadadas durante a juventude, a rotina da cidade desassossega-se, surge novos relacionamentos, novas aventuras sexuais, reflexões sobre moralidade e espiritualidade, debate entre a chegada do ?progresso? x meio ambiente (o auge), segredos de família são revelados (escândalos), entre outros.
3- Apesar do título, esse romance não possui como personagem principal a tão conhecida Tieta, e sim, um ciclo de personagens principais, inclusive havendo momentos em que ela some da narrativa.
A escrita de Jorge Amado é contemporânea e acessível. Contudo, ele desenvolve uma narrativa um pouco lenta no começo do romance, apesar de ter instigado minha curiosidade. A metade do livro é monótona, porém daí para o final, não tem como deixar de lê-lo.
Esse calhamaço me fez refletir sobre o tipo de política que vem acontecendo no nosso país há tempos, na verdade, a politicagem. Apesar da alta carga sensual da estória, o que é típico do autor, isso fez com que o romance oscilasse entre a seriedade e o cômico. Só lendo para reconhecer o motivo do sucesso dessa estória, tão popular entre gerações. Representa a Bahia, representa o Brasil!
?[...] de amor não se morre, de amor se vive. ?

Lirieudo 17/09/2020

Sensualidade, política, questões relevantes e o ritmo nordestino da época são muito bem representados na obra. 2 meses lendo esse livro e ainda queria que durasse mais. Muitas cenas eu construía perfeitamente com memórias da vida no interior. Jorge Amado está se tornando o meu autor brasileiro favorito.

Paulo Sousa 01/09/2020

Leitura 39/2020
Tieta do Agreste [1977]
Jorge Amado (Brasil, 1912-2001)
Companhia das Letras, 2009, 646 p.
_____________________________
?Não fora travessa, não fora moleca nem menina. Não tivera infância, tampouco adolescência; não provara o gosto do primeiro beijo recebido ou dado em ímpeto de ternura. Não tivera namorados, não ouvira palavras sussurradas, cálidas. Aos treze anos já lhe apalpavam inexistentes seios? (Posição Kindle 3137).
Se você nasceu nos anos 80 com certeza deve ter ou ouvido falar ou assistido à novela que deu vida ao livro de mesmo nome. Em linhas gerais, o livro conta a história de Antonieta, uma adolescente que, denunciada pela irmã Perpétua ao seu pai, é surrada e escorraçada de casa por seu genitor. 25 anos depois, a menina agora mulher, rica e poderosa, volta para Santana do Agreste, pequena cidade à margem de Mangue Seco, o idílico paraíso fincado no litoral norte da Bahia, que é literalmente sacudido em rebuliço pela explosiva presença de Tieta. Isso porque podemos imaginar o bucolismo e o ar nostálgico comum a cidades pequenas, esquecidas pelos rincões do interior onde abundam beatas, meninos travessos, bêbados, políticos cínicos e ferrenhos e aquela pitadinha de ?interesse-na-vida-alheia?...(risos).
Comum aos demais livros da fase engajada de Jorge, o livro também aborda a preocupação com o meio ambiente com a iminência da chegada à cidade de uma indústria de dióxido de titânio, assunto que divide as opiniões entre aqueles que defendem o progresso e os que não permitem que o seu paraíso seja maculado pela substância tóxica.
Aliás, o livro é marcado por personagens fascinantes, divertidos, bem construídos, com aquele ar de galhofa e cinismo, comuns aos melhores livros de Jorge, e que deixam a trama dinâmica e repleta de cenas, entremeadas pela fala do narrador onisciente que teima em se ?intrometer? na narrativa para explicar algum hábito, palavra ou fato!
Mas o ponto alto da obra é mesmo Tieta, seus fantasmas, seus desejos insaciáveis, as tantas perdas, entre elas a da própria infância e que foi o estopim para a vida dupla que procura levar, já que diferente do que contou à sua família e aos moradores locais, e que na verdade era dona de um bordel em São Paulo. Obviamente que em alguma hora esse segredo viria à tona, levando a personagem a viver um novo escândalo na cidade que a baniu e a abraçou. O tema da dualidade é muito comum em todo o livro e em até outras obras de Jorge Amado, como em Tenda dos Milagres, por exemplo, um livro que gostei demais em ler. Aliás, qualquer dos livros de Jorge vale a pena ser lido, pela envergadura do escritor em legar às letras brasileiras obras de fôlego como Tieta.

Carolina CM 14/08/2020

Pobreza generalizada.
Tieta é um livro longo, uma maratona...menos de dois meses de história, uma história arrastada, lenda, entrecortada por capítulos didáticos de uma narrador engraçadão...Santana do Agreste cobra...tem que ter pique, tem que ser um cabra da peste para chegar até o desfecho desses dois meses no ritmo lerdo, calmo, suado, típico da região. Nesse livro temos a clássica cidadezinha do interior com seu coronel, seu prostibulo, a igreja, crenças e preconceitos arraigados em uma cidade onde todo mundo sabe da vida de todo mundo e cada um cumpre com orgulho seu papel. Ao que tudo indica, Tieta nasceu um pouco deslocada ali...não muito dada a igreja, nem a obedecer regras e com uma sexualidade e uma liberdade afrontosas. Foi colocada pra fora da cidade debaixo de pancadas e retorna, primeiro em cartas com ajuda financeira para a família e depois em pessoa. Para curtir sua cidade da adolescência, construir uma casinha ali para a velhice. O dinheiro de Tieta é muito bem visto e toda a caridade que ela faz...por dó da pobreza mesmo, vira coisa de Santa. A heroína da cidade. É bem interessante de ver como o povo a coloca como essa heroína redentora e ela não tem nada disso, está lá curtindo, tem seus interesses e nada a abala. É um personagem muito forte, mas não heroína de nada. A cena do embate entre as irmãs lá para o final do livro é muito triste. A pobreza de tudo nesse lugar é gritante. O livro retrata bastante a questão política, que transforma a segunda parte do livro. A tentativa de luta, a corrupção e o poder. É um livro bem interessante para quem tem fôlego para ficar um tempo em Santana do Agreste...curtindo suas venturas e desventuras. O próximo é Gabriela!

Flávia 12/08/2020

Como em outros romances de Jorge Amado, vemos, em Tieta do Agreste, Bahia e seus encantos. E, como em outros romances deste autor, há uma infinidade de temas que são desenvolvidos ao longo da narrativa, expostos de maneira cirúrgica por Amado. Tieta, a filha expulsa do Agresta a pauladas por manter diversos casos amorosos, volta a Sant'Ana do Agreste e traz com ela a possibilidade de progresso pro local, que nem luz elétrica tinha. Entre muitas doses de erotismo (recomendo a leitura somente para os maiores de 18 anos) e humor, Jorge Amado trata de temas ainda mais sérios como a poluição e a corrupção. Uma leitura longa, mas que vale a pena.