Tieta do Agreste

Tieta do Agreste Jorge Amado

Resenhas - Tieta do Agreste

Paulo Henrique 08/10/2012

Livro Paisagem
Ao ler, pude sentir o vento da praia da Bahia, o sabor das comidas, o cheiro das ruas, ouvir as vozes dos personagens, e sentir amor por Dora.
Mais um livro onde se é possivel criar com nitidez o cenário onde acontece a história. Além da temática polêmica e exposta sem preconceitos.

Li 26/09/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - SETEMBRO - AUTORES REGIONAIS *LIVRO 3*
Sinopse: Fogosa pastora de cabras e namoradeira, a adolescente Tieta é surrada pelo pai e expulsa de Santana do Agreste graças à delação de suas aventuras eróticas por parte da irmã mais velha, a pudica e reprimida Perpétua. Um quarto de século depois, rica quarentona, Tieta retorna em triunfo ao vilarejo, no interior da Bahia. Com dinheiro e influência política, ajuda a família e traz benefícios à comunidade, entre eles a luz elétrica. (...) Nesse acerto de contas com o passado, ela acaba se envolvendo na acirrada disputa em torno do futuro do lugarejo. A narrativa descontínua, feita de avanços, recuos e mudanças do ponto de vista, atesta a maturidade literária de Jorge Amado e mantém até hoje o impacto e o frescor.

Não gosto muito de Jorge Amado. Já li bons livros dele, mas sempre acho meio cansativos. Escolhi “Tieta” mais pela novela, e também porque 2011 é o ano do centenário de Jorge, então, vale como uma homenagem!!

Gostei do livro! Acho o estilo de Jorge meio confuso, mas gostei da história e até que no decorrer da narrativa, achei as coisas mais claras! E os personagens são interessantes, bem construídos, o que conta muito para mim.

O livro é interessante, mostra como o ser humano as vezes é mais feliz interpretando um personagem que mais se adéqüe à sociedade em que se encontra, do que sendo ele mesmo e enfrentar os preconceitos, e que não vale a pena enfrentá-los, como no caso de Tieta, em que todos tinham muito a ganhar e ela tudo a perder com a verdade.
É interessante também ver como o autor retrata a vida no vilarejo, os problemas, as questões políticas e de “politicagem”, tão evidentes em pequenas localidades, e como estas ao decorrer da trama acabam se interligando com a realidade nacional, e como o progresso e seus impactos influencia uma comunidade tão provinciana como a de Santana do Agreste. Além disso, também tem a questão de como Jorge explora o sexo e como ele se posiciona com relação à religiosidade. Para quem nunca leu nada do autor, ele gostava muito dos temas, e neste livro tem certos fatos meio... Pitorescos! Rs.

A passagem que resolvi transcrever aqui é sobre a chegada de Tieta e como Bafo de Bode acaba colocando em palavras coisas que todos os homens da cidade acabaram pensando no decorrer da narrativa. Como eu disse, Jorge não é muito dado a amarras preconceituosas:
“Antonieta Esteves Cantarelli toma do braço do pai, circula o olhar, sorri para as beatas, para o árabe Chalita, para o Comandante e dona Laura, para Jairo, para o moleque Sabino, para Bafo de Bode a fitá-la da calçada, a medir e conferir. De tão mísero e podre, cabe-lhe o direito à insolência. A voz molhada de cachaça vibra na rua, em aprovação entusiástica:
- Viva o belo pé de buceteiro!
- Viva! Viva! Vivôo! – Apóiam os meninos do catecismo.”

O livro em si é cheio de passagens diferentes (honestas e verdadeiras), seja através dos comentários de Bafo de Bode, o bêbado do vilarejo, ou até de comentários do próprio autor no meio da trama. É uma obra bem peculiar!

Sobre o autor:
Jorge Leal Amado de Faria foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.
Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*

Viquinha 30/09/2011minha estante
Também não gosto de Jorge Amado. E essa Tieta me faz lembrar a novela que também não curto nem um pouco. Beijocas

cfsardinha 14/07/2011

A famosa história de Jorge Amado virou novela e virou filme. Conta a história da menia Tieta que foi expulsa de Sant'Ana do Agreste pelo próprio pai. No entanto, anos mais tarde ela volta pra sua terra muito rica. Como ela conseguiu isso? Se prostituindo (será que Bruna Surfistinha se inspirou nela? rs). O livro tem comédia e erotismo. Tem personagens muito iteressantes como a irmã carola de Tieta, Perpétua e seu sobrinho que estudava para ser padre, mas foi tirado de seu caminho pelo desejo sexual na tia. Com muitas histórias do folclores nacional, Jorge Amado cria uma narrativa envolvente, divertida e real.

Arlin 10/11/2010

Cabra bom esse Amado. Leitura envolvente, erótica, engraçada. Perfeito.

Rafael 29/01/2010

Uma vez eu estava pensando como devia o dia-a-dia na casa de Jorge Amado, quando ele era criança. Imagino que de cinco palavras pronunciadas por alguém, quatro deveriam ser de baixo calão (palavrões). Não vejo outra razão para explicar a paixão que ele tem em trabalhar suas histórias em cima dessa linguagem chula. E não venham me dizer que é cultural, porque ele fala do povo pobre da Bahia porque isso não cola. Conheço escritores baianos que escrevem com o coração, sobre coisas pobres e seus livros são mais do que belos.
Não estou dizendo que JORGE AMADO é um lixo. Nada disso. Já li pelo menos uns sete livros dele e todos têm os seus méritos. Só acho que ele poderia explorar outras formas de manifestação.
TIETA ficou famoso graças à novela da rede Globo, mas o livro é muito mais do que isso.A história é mais ampla, os personagens tem mais vida, são mais reais. A gente até pode se apegar ao livro, se não existissem coisas melhores para serem lidas.
Li uma vez. De novo nem pensar.
leodio 18/11/2016minha estante
Sinceramente, acabei de ler o livro e esta "linguagem chula" só me divertiu. Jorge Amado é único na literatura brasileira. Se você esta querendo ler algum livro do Jorge Amado e se deparou com esta resenha, não se assuste. Leia o seu livro escolhido e se divirta.
PS.: Terras do Sem Fim é um livro mais "sério" do Jorge Amado, sem esta "linguagem chula".

Marina 04/01/2017minha estante
Como se não se ouvissem palavrões no dia a dia. Pra mim a qualidade de um livro/autor não se mede pela quantidade, ausência/ ou não de palavrões. Jorge Amado sempre vai ser um de meus autores favoritos. Estou no início do livro, mas sinceramente ainda não me "incomodei".

zette 14/05/2009

A melhor de todas...
Do painel de mulheres de Jorge Amado, Tieta é para mim a melhor, por ser uma pessoa assumida, de bem com a vida, caridosa e alegre. Não importa que seja dona de rendevu. Foi esta maneira que a personagem resolveu viver. Alias o livro em si, traz personagens ricos, inteligentes como D. Carmosina, romantico como Ascanio, amigos como a turma do bilhar, Perpetua dona de uma maldade impressionante e ainda por cima carola, Peto um menino encantador, Dario e a sua fidelidade e o "lado mau" que é muito engraçado pelos apelidos e simboliza o que realmente acontece no mundo das altas finanças. Ninguem é perfeito e é esta mensagem que o livro passa.

Fê Gaia 20/01/2009

Vida em cada página
Esse livro é um dos mais engrandecedores que já li. Incrível a capacidade do autor de lidar com os mais diversos temas sem perder em nenhum momento o rumo da estória. Esse livro é lindo,divertido, comovente e muito reflexivo, mostrando mais uma vez a genialidade de Jorge Amado.