Tieta do Agreste

Tieta do Agreste Jorge Amado

Resenhas - Tieta do Agreste

Mr. Jonas 03/02/2018

Tieta do Agreste
Fogosa pastora de cabras e namoradora de homens, a adolescente Tieta é surrada pelo pai e expulsa de Santana do Agreste graças à delação de suas aventuras eróticas por parte da irmã mais velha, a pudica e reprimida Perpétua. Um quarto de século depois, rica quarentona, Tieta retorna em triunfo ao vilarejo, no interior da Bahia. Com dinheiro e influência política, ajuda a família e traz benefícios à comunidade, entre eles a luz elétrica. Para os parentes e amigos de Agreste, Tieta enriqueceu no sul ao se casar com um industrial e comendador. Mas aos poucos o narrador vai plantando no leitor a dúvida, o descrédito, até revelar a história oculta da protagonista: Tieta se prostituíra e virara cafetina em São Paulo, razão de sua riqueza e de seu trânsito entre os poderosos. Nesse acerto de contas com o passado, ela acaba se envolvendo na acirrada disputa em torno do futuro do lugarejo. Publicado em 1977, o romance foi adaptado com sucesso para a televisão e o cinema. A narrativa descontínua, feita de avanços, recuos e mudanças do ponto de vista, atesta a maturidade literária de Jorge Amado e mantém até hoje o impacto e o frescor.

Aline.Mendel 13/01/2018

Liberação feminina e preservação ambiental
A leitura deste livro ativa minha memória afetiva: me lembra da adolescência, quando Jorge Amado era um dos meus autores preferidos. E, no auge desse meu amor por ele, foi produzida a novela pela Rede Globo (reapresentada em 2017 no Canal Viva).
De linguagem fácil, o livro trata de assuntos ainda hoje atuais com a liberação feminina e preservação ambiental. Recomendo a leitura.

Emanuel Xampy Fontinhas 31/10/2017

A reprise da novela me estimulou a ler este que até então não havia lido. Gosto muito da escrita de Amado; apesar deste não ter a opulência dos meus prediletos, Dona Flor e Tenda dos Milagres, é garantia de uma leitura fácil e agradável. O autor conseguia, mesmo usando um vocabulário bastante rebuscado, tornar sua leitura fluida, pois faz uma boa mistura com o linguajar popular da época. Apesar disso, e dos fortes papéis femininos sempre presentes em suas obras, o autor era um homem do seu tempo e de sua esfera social, seus preconceitos são sempre bastante visíveis, e nesta obra ficaram especialmente claros para mim, afinal já carrego minha própria carga de consciência de classe...

Raphael 10/07/2016

Um dos melhores livros que já li: envolvente e extremamente divertido, sem perder a sagacidade e a verve crítica, uma leitura mais que recomendada.
Daniel.Oliveira 04/07/2019minha estante
Será se estamos falando do mesmo livro?Eu era aficionado por Jorge Amado,Li tudo que é tipo de livro dele,Capitães da Areia,Cacau,Terras do sem fim,São jorge de Ilhéus...e tieta do agreste,que me fez desistir de ler esse cara,nunca achei um livro dele tão tedioso e "a tieta" personagem central é invisível.Todos os personagens tem ação menos ela.

Nena 13/02/2016

Me apaixonei pela novela, tempos depois ganhei o livro. Umas 600 páginas de aventura, amor, romance, sacanagem, vingança, traições e por ai vai. História bem contada e bem escrita pelo incrível e saudoso amado Jorge Amado, sobre Tieta, o diabo em forma de mulher. Tieta é uma sertaneja de amor livre. Depois de descoberto seus casos amorosos por sua irmã mais velha, é expulsa de casa e segue para tentar a vida na capital, onde monta uma casa de prostituição. Um dia volta a Santana do Agreste, sua cidade natal, mas mantém segredo sobre seu negócio na capital.

“De amor não se morre, de amor se vive!” (Jorge Amado)

Celso 06/04/2015

Livro gostoso de ler
Este foi o livro de Jorge Amado que eu mais gostei, leitura que flui bem, viajei nas paisagens de Mangue Seco (lugar lindo, recomendo visitarem). O livro aborda vários temas: convenções sociais, política, meio ambiente, há uma boa dose de romance.
Paolo.Frota 21/01/2018minha estante
Eu tenho este. Muito bom. Tenho tbem o filme e a novela.

Marcia 23/05/2017minha estante
Adorei! Vou ler. ;)

Maria Faria 04/09/2013

Uma pastora fogosa e interesses políticos
"Tieta do Agreste" é uma obra muito interessante, onde o autor conseguiu unir fatos regionais com acontecimentos políticos e de interesse privado. Tieta, pastora de cabras e moradora fogosa de Sant'ana do Agreste, é expulsa de casa pelo pai ao descobrir que ela já se entregara a vários homens na cidade. Agreste é uma cidade pequena, tradicional e de costumes antigos, não admitindo modernidades.
Agreste possui moradores com características interioranas. Quem já viveu em cidades pequenas (menor que 30.000 habitantes) consegue identificar em cada personagem algum morador da cidade onde viveu.
Tieta vai embora para São Paulo, envolve-se com um homem rico, vira cafetina, dona do bordel mais caro de São Paulo, fica rica e volta anos depois a Agreste, para matar as saudades e se vingar.
Junto com Tieta, chega a Agreste o boato da instalação de uma fábrica de titânio na região paradisíaca de Sant'ana do Agreste. Tieta e a indústria de titânio tornam-se o tempero perfeito para acabar com o sossego de Agreste, esquentam a cidade como se fossem uma mistura de pimenta e gengibre a esquentar a língua dos moradores.
Jorge Amado consegue, com maestria, apresentar o cotidiano de uma cidade do interior misturado ao desenrolar de interesses de grandes industriais querendo se instalar no país.

Antonio 20/02/2013

Resenha - Tieta do Agreste
É a história de uma mulher sofrida, como muitas do agreste, que quis só subir na vida e esfregar sua riqueza na cara da família. Depois de muito tempo, quando volta para visitar seus parentes em sua cidade natal, vai perceber que terá sua vida para sempre mudada.

Psychobooks 15/10/2012

Adaptado para cinema e TV, Tieta do Agreste é um dos livros mais populares de Jorge Amado. Escrito entre 1976 e 1977, ao lado de Gabriela, cravo e canela e Dona Flor e seus dois maridos, faz parte da fase livre de ortodoxia esquerdista do autor baiano. Mesmo sem o apelo propagandista, no entanto, Amado não perde seu olhar apurado sobre as dicotomias políticas tupiniquins.

Entre tantas interpretações possíveis, Tieta do Agreste é uma história sobre redenção. A ex-pastora de cabras, espírito livre, despida de culpa, é expulsa pelo pai, ainda meninota. Longe da terra natal, constrói fortuna e volta como respeitada viúva de um industrial paulista, para fazer as pazes com a família e construir um cantinho onde pretende terminar a vida, ou esperar a morte, como é descrito pelo autor, mestre no uso do discurso indireto livre.

Também é uma história sobre o ciclo pungente do marasmo brasileiro. Durante a visita de Tieta, a cidade de Agreste se transforma, chega às vias da guerra. Muito barulho por nada. Como uma sombra agourenta, a Brastânio (empresa fictícia fabricante de dióxido de titânio) ameaça a vida nos manguezais. Há uma discussão ecológica bastante pertinente, embora os moradores de Agreste nunca viessem a entender realmente o que diabos era o dióxido de titânio.

A sensualidade dos personagens foge ao marasmo das cenas “belas”. É orgânico, viciante e impulsionador. O sexo responde a instintos romanticamente biológicos. Uma necessidade com traços divinos, tão importante e inescapável quanto comer e dormir. Uma força libertadora, motivadora, corrompedora e, acima de tudo, humana

O humor escrachado, tipicamente brasileiro, perpetuado pela malandragem de Osnar e a ausência de vergonha de Bafo-de-bode.

Jorge Amado também mostra a fragilidade da moral. O incorruptível defensor de uma utopia progressista torna-se peça de interesses que não consegue nem se interessa em entender. O herói tolo. A dona de bordel, filha recusada por não ser mais virgem, moça pobre que se prostituiu por desejo, amor e necessidade, é quem revive o espírito rebelde, sedento por justiça.

Tieta do Agreste é daqueles livros a serem degustados, sorvidos, com calma e atenção. Suas palavras não são atiradas a esmo, numa corrida desenfreada. São escolhidas e encaixadas.

João 15/10/2012

Tieta é sem duvida um dos melhores livros
de Jorge Amado.Gostei muito da historia .

Perpetua é sem duvida o personagem mais
marcante do livro..ela é tão falsa,tão
hipocrita que faz a gente ter raiva dela
ao msm tempo que se diverte com
suas negociaçoes com Deus,sua ganancia por causa
do dinheiro.Ze Esteves tambem é um otimo personagem!
O livro so peca quando começa a aparecer a Brastanio..
achei muito cansativo tudo o que se refere a isso..
apesar de ter gostado do livro prefiro o filme por que
no filme Leonora tem outro final.De resto valeu
pelas paisagens maravilhosas tao bem descritas pelo
autor!
Uma parte muito interessante no livro é quando Tieta
salva uma velha que esta presa na casa que pegou fogo
Todo mundo olhando e só a puta(.......)tem coragem
de entrar no meio do fogo pra salvar a mulher..isso mostra
o quanto a sociedade pode ser hipocrita.Condenam Tieta
mas só ela teve coragem de fazer isso!Muito bom!

Paulo Henrique 08/10/2012

Livro Paisagem
Ao ler, pude sentir o vento da praia da Bahia, o sabor das comidas, o cheiro das ruas, ouvir as vozes dos personagens, e sentir amor por Dora.
Mais um livro onde se é possivel criar com nitidez o cenário onde acontece a história. Além da temática polêmica e exposta sem preconceitos.