Obstinação

Obstinação Wanda A. Canutti e Charles

Resenhas - Obstinação

Marcela 15/03/2017

Sensacional
Um livro que vale a apena ler, Como tropeçamos em nossas missoes de vidas muitas vezes, proximo de conclui-las e por detalhes. Precisamos sempre nos colocar no caminho bem e mesmo que algo nos pareça certo, precisamos parar e refletir, esta dentro dos pricipios de Cristo???? Se não, então é porque nos desviamos ou fomos desviados.

Vanessa Meiser 01/06/2016

Obstinação é o primeiro livro da EME que tenho o prazer de ler e preciso dizer que comecei com o pé direito. Aqui temos a história de Indrig, uma destemida jovem do interior da Alemanha que sempre sonhou morar na capital, estudar e trabalhar, assim como seus irmãos provavelmente fariam já que era normal os filhos homens saírem da casa dos pais para estudar.

A princípio os pais de Ingrid ficam relutantes em deixá-la, ir tanto por ser mulher quanto por não poderem acompanhá-la, pois seria impossível abandonar a propriedade da família. A solução encontrada foi que um dos dois irmãos de nossa protagonista iria residir com ela em Berlim, além de também aproveitar para dar continuidade em seus estudos.

Fred não tem muito interesse em estudar, preferia ter ficado no interior ajudando no comando da propriedade, porém como já desde o início da leitura, sua irmã se mostra extremamente decidida a alcançar seus objetivos, ele decide acompanhá-la, vão então os dois para Berlim, Fred para estudar medicina e Ingrid enfermagem.

No seu primeiro emprego como enfermeira em um hospital, ela é designada a exercer a função de auxiliar do Dr. Gustav. Ingrid chama a atenção de Gustav imediatamente e este não perde tempo em demonstrar o seu interesse, no entanto, Ingrid fica receosa com as atitudes de Gustav, pois, uma hora ele parece querer algo sério, já no momento seguinte a ignora como se nunca houvesse lhe falado em sentimentos, são realmente atitudes contraditórias, mas que acabam por surtir efeito inesperado em Ingrid.

A tão obstinada moça se vê completamente apaixonada por Gustav, na verdade ele vem avaliando se Ingrid se enquadra em seus propósitos de esposa perfeita para um conceituado médico. Como ela é uma moça discreta, de boa família, educada e esforçada, Gustav se convence algum tempo depois de que ela é a mulher perfeita para compartilhar seu futuro.

Ingrid e Gustav já estão casados há alguns anos quando explode a primeira guerra mundial no país. Praticamente todas as famílias tinham algum parente envolvido de alguma forma e não foi diferente com a família da nossa protagonista, seu irmão mais novo acabou morrendo em decorrência da guerra deixando- a desolada e muito revoltada.

É exatamente neste ponto que a trama dá uma guinada e faz com que o leitor perceba como o ser humano é frágil perante as dificuldades impostas pela vida e até mesmo uma pessoa tão obstinada e esclarecida quanto Ingrid pode se deixar levar por pensamentos negativos e acabar agindo de forma tão triste, revoltante e prejudicial não só a ela, mas também a muitas pessoas que cruzavam seu dia a dia. Ingrid tornou-se outra pessoa depois do ocorrido com o irmão e, aos poucos a felicidade do casal vai dando lugar a uma decepção e tristeza profunda e irreversível.

Este livro se dedica a mostrar como até mesmo o ser humano mais bem-intencionado e puro de coração pode sucumbir às influências e terminar por se desviar de sua rota, não conseguindo cumprir sua missão. O livro é magnífico, intenso e nos leva à inevitável reflexão acerca de cada fato ocorrido em nossas vidas. Foi uma leitura surpreendente e que merece nota máxima e a minha total recomendação a vocês!!! Amei Obstinação!

site: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
Tião 21/03/2020minha estante
Romance muito interessante, gostei, mas não recomendo para os que tenham problemas de ansiedade.