Os afetos

Os afetos Rodrigo Hasbún

Resenhas - Os afetos

1 | 2 | 3 | 4

José Vitorino 29/02/2020

Não posso afirmar de pronto, sobretudo pelas inúmeras coletâneas de textos latino-americanos que já tive acesso, mas é, talvez, meu primeiro contato com a ficção boliviana de maneira direta.

Rodrigo Hasbún tem um estilo autêntico, alterna as vozes narrativas, às vezes, até, na forma dentro da forma, e consegue se sair bem. Há certa exegese perigosa e pretenciosa quando uma novela tenta dar conta de uma extensa passagem temporal dentro de um texto, dado os limites do gênero. Ainda assim, mesmo econômico e fugaz, é um texto que preenche e que entrega literarura num nível muito bom.

Trata do espectro coletivo da memória quando retoma, num capítulo ou outro, afetos (daí o título) de tempos idos. Tem, também, um olhar dissonante para o confronto cultural, com os diversos meios (sociais) se equilibrando com confinamento psicológico de algumas personagens. As elipses temporais e os diferentes pontos de vista, inclusive externos, também chamam atenção.

Ademais, preciso conhecer mais o autor. Mas foi um debut interessantíssimo.

Rafael Mussolini 11/02/2020

Os afetos
"Os afetos" de Rodrigo Hasbún (Editora Intrínseca, 2016) é um livro de ficção boliviana, que acompanha a jornada de uma família alemã que migra para a Bolívia logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hans, o pai da família é um grande aventureiro que trabalhava como cinegrafista de Leni Riefenstahl, responsável pelos documentários de propaganda nazista na Alemanha e quando chega a Bolívia transmite suas inquietações para a procura de Paitití - lenda de uma antiga cidade inca que pode estar localizada no coração da selva amazônica.

O livro mistura personagens e acontecimentos reais com ficção e com diversas vozes narrativas. Essa alternância do narrador acontece a cada mudança de capítulo e vamos acostumando aos poucos com essa peculiaridade do livro. Eu tive um pouco de estranhamento nas primeiras páginas do livro, pois é preciso muita atenção na leitura para perceber quando o texto muda de narrador.

Os afetos é um livro sobre relações familiares e seus laços. Hans Ertl chega com sua esposa Aurelia, suas três filhas Monika, Heidi e Trixi e a situação de exílio já é por si só um grande desafio de sobrevivência das subjetividades, das memórias, dos vínculos, uma vez que essas pessoas se vêem imersas numa nova cultura e em uma nova língua.

As expedições engendradas pela família parecem ser, inicialmente, o foco da trama, e logo em seguida pensamos que será a situação política da Bolívia que passa pelo enfrentamento à ditadura e ascensão da guerrilha. Depois pensamos que o tema central será o choque cultural da família e as consequência de ser estrangeiro. Mas o que vemos é uma mistura de todos esses elementos para falar sobre memória afetiva, vínculos familiares, escolha de caminhos.

O ponto de vista principal da história vem das mulheres. Durante toda a narrativa essa família se encontra e se separa diversas vezes e é através da memória desses mulheres que vamos traçando uma linha lógica da caminhada de cada membro dessa família e que vamos montando o quebra cabeça que é a temporalidade do livro.

"Monika e Trixi escutavam-no mergulhadas numa hipnose incipiente e mamãe não abria a boca. Éramos seu clã, aquelas que o esperavam, até então sempre em Munique, mas havia um ano e meio em La Paz. Partir, isso era o que papai sabia fazer melhor, partir mas também voltar, como um soldado da guerra permanente, até reunir forças para partir mais uma vez. Costumava acontecer depois de alguns meses de quietude."

Os afetos é um livro que mostra que a manutenção da memória e da união familiar é quase que uma revolução, que esbarra em adversidades que dificilmente serão previstas e que sempre existirá aquele familiar, que como um aventureiro, estará sempre em busca do lar derradeiro.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/

Elo 23/07/2019

Os capítulos tem narradores alternados e isso torna a leitura um pouco confusa, mas ainda gostei bastante e me identifiquei com uma das personagens. A leitura é leve e rápida, boa pra tempo.

Jefferson Vianna 25/06/2019

Um livro de memórias...
Tinha tudo para ser um bom livro, mas faltou. Confesso que eu criei muitas expectativas acerca do livro “Os afetos” do autor Rodrigo Hasbún, já nos primeiros capítulos pude perceber que o livro e/ou o autor trilhava caminhos confusos na narrativa, o que por vezes fez-me abandonar a leitura. Trata-se de um livro de memórias, o autor apresenta-nos alguns relatos através de contos que narram as experiências vividas por uma família de refugiados, exilados na Bolívia, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Os relatos são fortes, capazes de despertar sentimentos aleatórios como melancolia, solidão, sensação de vazio e tristeza. As descrições dos personagens, das cenas e dos sentimentos é um dos pontos mais positivos do livro, assim como o acabamento gráfico que em minha opinião é excelente. “Os afetos” não é de todo ruim, mas infelizmente eu não consegui gostar do livro, por pouco não o abandonei.
Jorge 25/06/2019minha estante
A intrínseca um tempo atrás não acertou muita a mão em seus lançamentos, apostou em muita coisa bem ruim. Esse eu não li, mas li uma outros lançados na mesma época que só Jesus na causa.

Bela Cris 02/05/2019

Inicialmente confuso
Os afetos, inicialmente, me pareceu um livro escrito às pressas, com vários narradores-personagem contando em momentos distintos trechos de suas vidas que se entrelaçam no decorrer da leitura. É uma obra que mostra a vida das pessoas de uma família (pai, mãe e três filhas) que se amam e se odeiam. É uma obra ao mesmo tempo crua e fascinante, ao mesmo tempo triste e envolvente, ao mesmo tempo boa e ruim, ao mesmo tempo vazia, mas cheia de significado e reflexão. É um bom livro.

mpin 30/11/2018

Sensação de faltar algo
Os afetos, de Rodrigo Hasbún, é um livro incomum. O arco narrativo é difuso, às vezes não se sabe de qual personagem é o POV de certos capítulos. Fala de solidão das mais diferentes formas, em forma de memórias, e desta forma se apresenta como uma leitura curta e intimista de seus personagens. A cidade que o pai da família buscou tão obsessivamente é basicamente uma metáfora de coisas que cada um dos personagens, à sua maneira, busca sem sucesso. U mundo perdido, alheio ao contraste entre uma América do Sul fervilhante por mudanças e uma Europa envelhecida, 'um museu a céu aberto', de acordo com uma das personagens. O livro tem seus momentos, consegue nos colocar no lugar dos personagens, mas senti falta de uma história com mais linearidade, mais motivações de seus personagens. A história começa como um romance de formação, mas acaba terminando como um diálogo entre diferentes décadas e com pouca agência dos protagonistas. Talvez com exceção de Monika. Fiquei com a impressão de que algo estava faltando ao terminar de ler. Não me arrependi da leitura, mas fiquei com a sensação de que havia aqui uma ideia que poderia ter ido mais adiante.

site: https://michelborgesesc.blogspot.com/

Drica 22/02/2018

Faltou aventura, mas gostei!
Os Afetos é um livro curto e bem fluido com uma sinopse promissora. A primeira parte propõe uma expedição nos moldes de Indiana Jones em busca de Paitití, cidade Inca, escondida no coração da Selva Amazônica.
Hans, um alemão que veio morar na Bolívia após a Segunda Guerra e convenceu sua família a participar dessa aventura. Levou na expedição, suas duas filhas mais velhas, Monika e Heidi. Em casa, ficaram sua esposa, Aurélia e outra filha, Trixi.
Cada parte do livro é narrada por uma das personagens que compõem essa história.
Todos esperam o sucesso da expedição, o que não sabem é que a verdadeira expedição vai acontecer na alma de cada um deles.
Gostei do livro, mas eu esperava uma abordagem diferente da que foi dada pelo autor. Apesar de curto, foi possível condensar as histórias e conflitos vivenciados pela família. Mas, ainda assim, esperava mais aventura!

Bia F. 02/10/2017

Quase perturbador!
Hey turma, tudo beleza? O #desenrolandoolivro de hoje é um livro que me deixou com sentimentos confusos, assim como os sentimentos de seus personagens, Os Afetos de Rodrigo Hasbún.

O autor
Rosdrigo Hasbún, nasceu em 1981, em Cochabamba, na Bolívia.
Selecionado em 2010 como um dos melhores escritores de língua espanhola pela revista Granta, Rodrigo Hasbún é um dos maiores expoentes da nova geração de autores latino-americanos.
Os direitos de tradução de Os afetos foram vendidos para dez países e a adaptação cinematográfica do livro está em desenvolvimento sob a direção do premiado Juan Carlos Valdivia, com lançamento previsto para 2017.

O livro
Sinopse: Uma peculiar família de desbravadores, os Ertl decidem se exilar na Bolívia depois da derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. O desejo por aventura de Hans, o patriarca que fora cinegrafista da cineasta alemã Leni Riefenstahl, o leva a arrastar esposa e filhas em expedições em busca da cidade inca de Paitití, escondida na Selva Amazônica. Essa ânsia pelo desconhecido, com toda sua imprecisão e loucura, contagiará as meninas de diferentes formas, mas será Monika, a mais velha e audaciosa das três, a única a herdar o caráter inconformista do pai, porém com um objetivo muito mais temerário.
Com elementos biográficos, históricos e ficcionais e narrado por diferentes personagens, Os afetos compreende um período de cinquenta anos da vida dos integrantes da família Ertl. Na polifonia da qual participam pai, mãe, filhas, mas também amantes e maridos, Rodrigo Hasbún reconta, à margem do idealismo, a convulsão política que abalou a América Latina na década de 1960, explorando as dificuldades que surgem ao se tentar conciliar as consequências das próprias decisões, tanto políticas quanto sentimentais.
Um romance intenso e cheio de beleza, Os afetos evidencia como é possível estar ao mesmo tempo perto e distante daqueles a quem somos ligados pelo sobrenome e pelas memórias compartilhadas e também como essas memórias nem sempre são um terreno seguro.

O livro conta a estória da família Ertl desde seu exilio na Bolívia fugidos da Alemanha e dos terrores da Segunda Guerra Mundial até o final da vida de alguns, que compreende em um período de mais ou menos 50 anos.
Temos a estória de Hans, o pai, que era um famoso cinegrafista na Alemanha, sua Esposa e suas três filhas, Trixi, Heidi e Monika.
E toda a trajetória da família para se adaptar a um novo país, com novas culturas, outra língua e costumes. Que, para eles, aquele comportamento amigável e caloroso dos latinos-americanos não era comum.
A família Ertl é o exemplo de como podemos estar próximos e ao mesmo tempo distantes de quem amamos e de quem somos obrigados a amar. E isso será demonstrado em todo o livro, com todos os personagens, cada um a sua maneira.
Cada capítulo é narrado por um personagem diferente, deixando o leitor sob diversos pontos de vistas diferentes e a única coisa que me remeteu todo o livro foi uma triste melancolia.
O livro mostra como a vida pode ser dolorosa, como muitas vezes nós apenas nos deixamos levar, ora porque não temos opções, ora por que nos cansamos de lutar...
Juntamente com a vida dos personagens ficamos sabendo de todo contexto político e histórico, com trechos com referencia a Che Guevara e toda revolução por detrás desse guerrilheiro.
Mas o livro em si concentra se a detalhar o rumo da vida de cada uma das irmãs Ertl levou, todas as três tiveram realidade muito diferentes uma da outra, entretanto em algum momento , por destino ou azar se cruzariam novamente.

“Não é certo que a memória seja um lugar seguro. Nela também as coisas se desfiguram e se perdem. Nela também terminamos nos afastando das pessoas que mais amamos” p. 120

Minha Opinião
“Não sentir nada é sentir alguma coisa? Faz anos que você se pergunta isso, mas não aparece nenhuma lembrança, nenhuma emoção.” p.105

Com certeza Os Afetos não é um livro comum nem um romance normal, e também não é para qualquer leitor.
É um livro que não te promete nada, mas ao mesmo tempo te desperta mil sentimentos, algumas vezes o leitor pode se confundir com as muitas linhas narrativas e isso ao meu ver foi proposital, pois essa confusão dos personagens transfere para o próprio leitor.
Li esse livro em uma tarde de domingo e ao final fiquei com a mesma sensação que os personagens: melancolia, nostalgia, um sentimento de perda de algo que nunca me pertenceu.
O autor coloca sabiamente todos os pensamentos e ações que em seu conjunto mostra gradualmente o afastamento e indiferença de cada personagem daquela família um pelos outros e a deterioração de cada um.
Um livro sem muita reviravoltas ou ação, entretanto é um livro intrigante e muito inteligente que vale a pena a leitura.
Por hoje é isso galera, inclusive esse livro está no sorteio que tá rolando aqui no IG, encontre a foto oficial e participe!

site: www.livroseoutrostrecos.com/

Karla.Marisa 27/07/2017

Um livro de memórias
É definitivamente um livro diferente dos que estou acostumada a ler. A cada capítulo é apresentada alguma memória de algum integrante da família Ertl contando espaçadamente a história dessa família. Minha dica é: leia o livro e em seguida pesquise sobre a família Ertl. O livro é bem curto e fácil de ler e a pesquisa pós leitura torna o livro mais interessante.

Thyeri 05/07/2016

Faltou-me algo durante a leitura. Acho que me faltou o mais importante durante uma leitura. Faltou-me afeto. Afetar-me com a vida dos personagens. Suas histórias embebidas em dramas, apreensões, buscas, sentidos, ideologias, culturas..., não me envolveram da forma esperada.

Relacionando o livro à visão de um lago cuja superfície reflete o céu impedindo que eu vejo seu fundo; entro em suas águas e caminho. Seu primeiros capítulos/meus primeiros passos, me permitem sentir um pouco a água, sua temperatura, me ambientar um pouco e começar a imaginar o que estar por vir. Foi interessante perceber as diferentes personalidades dos integrantes da família Ertl, e a cada capítulo vamos entendendo um pouco mais de cada uma, já que cada capítulo temos diferentes visões da história.

Andando um pouco mais nesse lago, com a água agora na minha panturrilha, é possível perceber o movimento dos membros da família, os diversos afetos que influenciam seus modos de existência com os outros e como enxergam esses outros. Tais sentimentos, imersos num recorte histórico, se desdobrou, para mim, de formas interessantes: há aqueles personagens que estão presos à esse recorte do tempo; e há os que percebem essa prisão e luta para se libertar.

A falta, com que me deparei foi, ao adentrar mais no lago, a água continuou na panturrilha. Houve momentos em que, pelos detritos acumulados no fundo, a superfície arenosa se elevava me fazendo sair um pouco. As descrições dos personagens, sobre o que estavam vivenciando pareciam se evaporar quando chegavam à mim. Senti a falta de mergulhar, de explorar o fundo, ficar sem ar e sentir o desespero de emergir. Todos os elementos estavam lá mas, para mim, falou desenvolvimento. Faltou o mergulho.

site: http://www.sopaprimordial.com.br/2016/07/os-afetos-rodrigo-hasbun.html
Anny128 23/08/2016minha estante
Thyeri, você conseguiu expressar tudo que senti ao término da leitura e que não consegui colocar em palavras...

Thyeri 23/08/2016minha estante
não sei se fico feliz por compartilhares isso comigo, ou se triste pelo mesmo motivo. Pra mim foi bem decepcionante porque pensei que tinha tudo pra gostar.

28/04/2019minha estante
Minha impressão sobre o livro foi exatamente essa que você descreveu. Também me decepcionei com a leitura.

Julia.Martins 04/06/2016

Livro curto de narrativa sedutora, Os afetos, narra a história de uma família alemã que se muda para a Bolívia por volta de 1950 - pai, mãe e três filhas. O tempo da narrativa transcorre de forma rápida e a cada capítulo desenvolve um período diferente da vida dos personagens. O livro é melancólico e traz a reflexão de que os afetos, mesmo aqueles mais importantes e queridos, perdem-se na memória, perdem-se com o tempo. Recomendo fortemente a leitura.

1 | 2 | 3 | 4