As Melhores do Analista de Bagé

Edgar Vasques
Edgar Vasques

Resenhas - As Melhores do Analista de Bagé

Victor.Almeida 28/03/2023

Adoro o autor das suas cronicas, adoro o sentido de humor. Ainda hoje cada vez que vou ao teatro me lembro de uma cronica dele que li ha muitos anos, sobre o teatro moderno e 'interactivo' e dou por mim a rir. Este livro tem piadas optimas mas muitas delas nao as percebo porque teem muito a ver com o 'jeitinho' brasileiro e nao estou tao familiarizado com isso como gostaria

Cris Compagnoni 02/12/2011

Todo leitor de Luis Fernando Verrisimo conhece esse personagem carismático que é o Analista de Bagé, se ainda não conhece eis a oportunidade perfeita, pois neste livro estão reunidas as suas melhores histórias e mais, todas em quadrinhos com desenhos de Edgar Vasques e o texto impagável de Verrisimo.

As histórias deste livro foram publicadas originalmente na revista Playboy entre junho de 1983 e outubro de 1990, com exceção de uma história inédita e outra publicada na revista Superinteressante. É um livro muito divertido, perfeito para se ler nesse período de férias, ainda mais em uma praia, já que não é uma leitura que exige concentração e as histórias são curtíssimas, na verdade são tiras.

Não é a toa que esse analista é encantador, principalmente para as mulheres deprimidas, oprimidas e alteradas, afinal ele é um cinqüentão charmoso e viril, além de saber que um bom chamego, de preferência no pelego pode cura qualquer neurose; e é essa a sua missão profissional.

O Analista de Bagé é um gaucho arrebatado, especialista no tratamento de frigidez feminina, ninfomania, ejaculação precoce, complexos variados – de Édipo, rejeição, ciúme ou inveja; enfim, todos os traumas que torturam seus pacientes, principalmente as mulheres, recebem de freudiano pouco ortodoxo, respostas rápidas e inesperadas.

Ri muito com esse gaúcho que não tem travas na língua e, muito rápido no gatilho, os atendimentos a domicílio são inimagináveis, foi a primeira vez que consegui olhar para a psicanálise por um ângulo cômico. Sem contar que ele é realmente dedicado em curar seus pacientes, tanto que para tratar das mulheres desconsoladas e aflitas oferece o seu próprio corpo, o que desagrada a sua secretária Lindaura.

Mas a vida não é só trabalho, algumas tiras mostram suas viagens de férias e alguns congressos de psicanálise, e em qualquer situação que o personagem se encontre, Luis Fernando Veríssimo consegue fazer com que o leitor dê boas risadas, dá pra entender por que o Analista de Bagé se tornou um personagem clássico do humor brasileiro.

Até mesmo que não gosta de ler encara histórias em quadrinhos numa boa, e se o livro é recheado de humor melhor, aposto que AS MELHORES DO ANALISTA DE BAGÉ arrancará gargalhadas daquelas pessoas que vivem dizendo: “eu não gosto de ler”, bom, elas não sabem o que estão perdendo!

Bit 28/02/2011

crônicas
Ele se diz ortodoxo ('mais ortodoxo do que pomada Minancora'), mas tem um jeito todo próprio de aplicar os fundamentos da psicanálise. Quando o cliente é homem, por exemplo, o Analista de Bagé o recebe logo com um 'joelhaço', método que consiste em atingir em cheio os bloqueios do analisado. Dói, mas dá resultado, segundo dizem os que encontram ar para falar depois. Assim é o Analista de Bagé, um dos personagens mais marcantes de Luis Fernando Verissimo, que está de volta nesta reedição atualizada com histórias deliciosas deste clássico do humor brasileiro. As histórias deste álbum foram publicadas originalmente na revista Playboy, da Editora Abril, entre junho de 1983 e outubro de 1990, com exceção de 'Papai fresco' (inédita), e 'Meu divã é todo seu', publicada em 'Superinteressante'.