Giselle

Resenhas - Giselle- A Amante do Inquisidor

1 | 2 | 3 | 4

marcelgianni 09/12/2014

Por dentro da Inquisição
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Romance espírita com tema principal o poder da Igreja Católica na época da Inquisição na Espanha, detalhando seus métodos de tortura e a intimidade dos sacerdotes, que se empenhavam na caça aos suspeitos de praticar qualquer tipo de bruxaria. É centrado em Giselle, amante de um dos principais inquisidores da Igreja, mas que é devota em praticar artes das trevas e as usa para delatar as pessoas à Inquisição.

Kris Monneska - Conversas de Alcova 27/11/2014

Romance profundo, histórico e contundente
Giselle foi mais um Romance espiritualista surpreendente para mim.
Foi também meu primeiro contato com a escrita da Mônica Castro e do Leonel e se o que dizem de “A Primeira impressão é a que fica!” não há dúvidas de que o livro deixou em mim uma das melhores impressões possíveis.

A História se passa na Espanha inquisitória e Giselle a Amante do inquisidor é também uma bruxa de linhagem, filha de um Druida, que corrompida pela ambição passa a usar seu conhecimento da arte para fins nefastos. Ela manipula as forças e os espíritos ao seu redor para seduzir as pessoas por ordem de Estebam – O Inquisidor, seu primeiro amante e também uma espécie de mentor. Que usa Giselle para retirar dos suspeitos uma confissão de heresia e assim arrasta-los as masmorras da Inquisição.

E assim Giselle começa a acumular fortuna e muitos inimigos entre os vivos e os mortos e mesmo com todo seu conhecimento sobre magia, não é capaz de fugir a lei do retorno. Indo parar ela mesma, aonde ela levou tantos a padecer e sente na pele o mesmo sofrimento que ela causou a tantos outros. E tudo isso é apenas o começo, nunca é tarde para se aprender e a vida sempre nos permite uma segunda chance.

Mas para entender sobre isso, só lendo pra saber!

A Narrativa do livro é suave e ao mesmo tempo completamente detalhista, nos transportando para a época em que os fatos ocorrem e sem precisar de muito esforço podemos fechar os olhos e ver as ruas de Sevilha. O Livro também retrata as torturas usadas pela inquisição, assim como os métodos escusos usados para extrair dos suspeitos uma confissão parcial, e também da vida nada ortodoxa do clero na época. O Enredo também aborda temas como Amor, traição, vingança e remorso, de uma maneira que leva o leitor a melhor refletir sobre esses sentimentos.

Recomendo a leitura pois além do entretenimento de uma linda e complexa história, ainda receberam uma lição de vida, sobre bem, mal e evolução espiritual.

Essa é a segunda edição do livro, a capa é de tirar o fôlego, toda em um vermelho bem vibrante, a cor da paixão, e nos remete muito ao que Giselle desperta nas pessoas, não notei erros de grafia e a diagramação também é completamente incrível. Como sempre a Vida e Consciência está de parabéns!

site: http://www.conversasdealcova.com/2014/11/resenha-entre-o-amor-e-o-silencio-babi.html#more

Isa Galega 03/02/2014

Uma história marcante que prende sua atenção do começo ao fim.
Com certeza este livro estar no topo dos meus favoritos!

Henrique 29/10/2013

Giselle não é uma mulher nada convencional para época em que vive. Possuidora de poder mediúnico e uma personalidade forte, ela não mede esforços para conseguir o que quer ― nem que seja preciso passar por cima de outras pessoas. Como o próprio título sugere, ela é amante de um inquisidor da igreja católica e também o ajuda a prender vítimas, consequentemente atribuindo mais prestígios para ele dentro da igreja.

Aos poucos, Giselle vai enriquecendo, até porque por cada vítima que ela delata, ela recebe metade das posses.

Inesperadamente ― ou até esperadamente ―, a vida dela vai tomando um rumo crítico; um rumo aonde as consequências vêm à tona e todos os erros que ela cometeu são revelados.

Será que Giselle será punida pelos seus erros? E acima de tudo, será que ela conseguirá se arrepender por tudo o que fez e cometeu contra pessoas inocentes?

"― Nada no mundo acontece por acaso. A inquisição, assim como as guerras e outras catástrofes, serve a um propósito divino. Muitos espíritos a ela acorreram na tentativa de compreender e refazer atitudes do passado, experienciando situações semelhantes àquelas nas quais se viram envolvidos por seus instintos mais primitivos. De um lado e de outro, há espíritos comprometidos com os horrores das muitas guerras, das arenas, dos sacrifícios. Vítimas e algozes lutam para compreender o valor do amor, do respeito e do padrão."

Essa é uma história onde ninguém é tão bom como demonstra para a sociedade. As personagens, em diversos momentos, tomam atitudes extremamente contrárias ao que eu realmente esperava que elas tomassem; como se, de alguma forma, a autora quisesse mostrar que nem sempre as pessoas são o que demonstram ser. E sinceramente, concordo total e integralmente com essa concepção.

Giselle é uma personagem intrigante por ser muito incomum. Quando refiro-me à ela de tal forma, quero esclarecer que ela não é uma protagonista típica das quais eu costumo conhecer em diversos livros. Ela consegue ser cruel, má... Inclusive, ela ainda era envolvida com bruxaria.

Porém, com muito sofrimento e por todas as consequências dos seus atos, a protagonista aprende que a maldade não leva à nada. Aprende que a maldade só traz malefícios ao espírito e que a vida é feita de boas ações e acima de tudo, feita à base de amor. Só assim a vida tem realmente um sentido, um significado...

Por a história se passar em um plano de fundo histórico, tudo torna-se mais interessante e eu me senti totalmente envolvido na história e até pensando nos possíveis rumos satisfatórios que a mesma poderia tomar e acima de tudo, agradar-me.

Concluindo, com toda certeza é uma boa leitura. Eu sei que muitas pessoas não apreciam livros espíritas, mas aconselho dar uma chance ― principalmente a este. Há muitos livros espíritas interessantes e que valem a pena serem lidos. "Giselle - Amante do Inquisidor" é uma boa escolha para uma leitura interessante e até mesmo, para quem nunca leu anteriormente algum livro do gênero. Portanto, caso tenha curiosidade, leia e embarque nessa história que vem agradando e já agradou muitos leitores.

RECOMENDO!

site: http://itshenriquepinheiro.tumblr.com/

Leandro | @obibliofilo_ 08/08/2013

Resenha Postada Oficialmente no blog "Palavras ao Vento".
Uma maravilhosa surpresa: é assim que eu defino este livro. Com uma narrativa instigante, uma protagonista incomum e um plano de fundo histórico ― permeado pela inquisição católica ― pude embarcar em uma história onde nada é realmente o que parece ser ou demonstra, e tudo gera uma consequência.

[SINOPSE] Na Espanha, no tempo da Inquisição, quando o poder da igreja era quase absoluto, um inquisidor, em sua luta para salvar as almas do pecado, pratica toda sorte de crimes. Sua amante, uma linda e ambiciosa mulher, une-se a ele, urdindo ciladas para as pessoas a quem ele deseja condenar.Assim tornou-se cúmplice dos crimes que o amante praticava. Encontrou, porém, um homem que a despertou para um grande amor, inspirando-a a mudar de vida.Haveria tempo para ela fazer isso ou seria tarde demais? Você encontrará a resposta na emocionante história de Giselle (a amante do inquisidor).

Pág.: 366

RECOMENDO!

site: http://www.leandro-de-lira.com/

danilo_barbosa 01/08/2013

Venho de uma família onde não só a minha mãe, mas também sogra, avó e demais parentes são leitoras assíduas de romances espíritas. A mãe, em especial, consegui incutir nela o hábito da leitura com uma louca mistura de Sidney Sheldon e Zíbia Gasparetto.
Apesar de todo esse histórico, não tenho o costume de resenhar obras desse estilo aqui no blog. Porque não gosto em nenhum momento de defender uma ou outra religião. Somos um blog laico, oras, rs. Mas sempre achei que, independente do fundo religioso, os bons livros devem ser mencionados.

Por isso, hoje quero falar do primeiro livro da Mônica de Castro que eu li. O nome: Giselle, a amante do inquisidor. O livro mistura intriga, história, paixão e muitas reviravoltas ao contar a vida da moça que dá o nome à obra. Bom, imagina uma mulher do mal? É a danada da Giselle! Ela é cruel, desalmada, insensível e interesseira. Manipula as pessoas em meio aos crimes da inquisição. Por ser amante de um dos inquisidores, distorce situações para que sejam presas e mortas pela Igreja. Assim, não só o Santo Ofício fica com os bens do pobre mártir. Ela fica com metade também. Presa cada vez mais em suas maldades, o destino conflui contra a oportunista moça, fazendo com que em vez de algoz ela se torne vítima do sistema que achava conhecer.

Junto as vítimas, ela encontra o amor e um senso de justiça, meio torto, deturpado em muitos pontos, mas era o melhor que conseguia. Não pensem que no decorrer das páginas, a moça se converte de uma prostituta para uma santa. Muito pelo contrário, até o grande ápice, a fuga nos penhascos na Sevilha onde o livro começa, Giselle tenta ter todo o controle em suas mãos, se dar bem. Só que as coisas nunca sempre estão nas nossas mãos.

Este livro me chamou a atenção em vários sentidos. Vai além do sentido das almas que encontram o caminho em busca da evolução. Expõe as falhas e mesquinharias de uma época cruel e sombria, onde a fé era vendida e o preconceito religioso era punível com a morte. Mais ainda, revela a maldade humana, aquela que pune, julga e condena para consolidar o poder de poucos.
Reviravoltas fazem parte da trama, transformando-a em mais que um livro religioso. Tem todos os ingredientes de uma grande história - romance, suspense, sedução, mentiras e traições. Você fica indeciso entre amar e odiar essa magnífica e densa personagem.

Duvida? Confira.

Literatura 01/08/2013

Uma mulher dissimulada

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/08/resenha-giselle-amante-do-inquisidor.html

Rosa Maria 09/07/2013

Tentativa vão
O século; o ambiente ; a reconstrução do clero ...
Tentativas para impor ao leitor uma moral da história tal qual as fábulas antigas.
Romance vazio que nada ensina nem nada diverte .
Tentativa fraca de passar conceitos de certo e errado conforme a doutrina espírita.
Uma heroina que peca até a morte . Com a morte , depois de penar no inferno, arrepende; Com o arrependimento vem a remissão,remição e então é levada para um plano superior...
Poderia ser mais ...
Não recomendo .

08/07/2013

Confesso que tive dificuldade pra começar a gostar desse livro, a impressão que eu tinha era de que a autora enrolava demaaaais até começar a história mesmo, mas quando começou eu só consegui soltar o livro quando ele acabou. Muito bom.

Vânia Raquel 09/05/2013

A história é interessante, remete aos tempos da Inquisição com riqueza de detalhes. Apesar de ser psicografado, o texto é bastante neutro e faz o que propõe: contar a história de Giselle. Somente um trecho final, quase como um epílogo, deixa clara a inspiração do autor.
Romance, ação, história... Uma boa leitura pra quem aprecia o mix!

Kríchilla 21/02/2013

Em Sevilha, na época da Inquisição Católica, Giselle envolve-se amorosamente com um cardeal inquisidor e usa seu poder mediúnico fazendo feitiços para ajudar o mesmo a prender suas vítimas e ser bem conceituado dentro da Igreja Católica.
Além disso, seu trabalho possibilitou que enriquecesse. Afinal, ao delatar as vítimas, metade das posses ficavam com Giselle e a outra metade com a Igreja.
O livro é muito envolvente, surpreende a cada capítulo com novos acontecimentos jamais esperados! Além disso, mostra fielmente, através da psicografia, como as coisas funcionavam por detrás das mesas inquisitoriais.
A revolta inexplicada de um padre contra Giselle, que se une com a filha de uma de suas vítimas, além de seu envolvimento amoroso com o ex-noivo dessa moça e tantos outros fatos que ocorrem no livro, trazem ensinamentos espíritas sobre reencarnação, evolução e o uso da mediunidade para o mal.
A protagonista precisou sofrer os horrores da Inquisição para perceber a maldade que fazia com as pessoas que ajudava o cardeal a capturar.

Giselle 07/01/2013

"Não há tempo de mais ou tempo de menos. O que há é o nosso próprio tempo, que é sempre o justo e o necessário para nosso próprio entendimento." pág 248

Me interessei a ler Giselle primeiro pelo nome da personagem, que é idêntico ao meu, e aí descobri a história de uma mulher sozinha que pra se "proteger" do mundo recorreu ao egocentrismo, e esse egoísmo levou ela a fazer coisas tão mesquinhas e baixas. Senti muita pena dela, é verdade,mas a grande lição que ela nos trouxe foi que há sempre uma saída, sempre há tempo de se arrepender e se perdoar, e evoluir a partir disso. Amei e me surpreendi por ser um romance mediúnico pois, foi o primeiro que li. Recomendo a quem se interessar!

Amauri 25/08/2012

Meu primeiro livro de Mônica de Castro
Este livro eu comprei por um acaso, em um quiosque da editora na estação Metrô Tatuapé e percebi que precisava de um livro para ler em uma viagem.
Foi-me indicado este livro pela atendente do quiosque e foi uma das indicações mais certeiras.
O estilo de Mõnica (ou de Leonel) prende-nos do começo ao fim. Ela sabe descrever os detalhes com profundidade sem ser cansativa e lembra um pouco o estilo do Conde de Rochester para quem está familiarizado com este tipo de literatura.
O fato das primeiras páginas descreverem o final do livro, sem que o leitor se aperceba, cria uma curiosidade que nos leva a uma leitura voraz.
Ametista 05/05/2017minha estante
Maravilhoso, encantador e triste de terminar
Mônica de Castro possui muitos outros tão bom quanto!

Michelly 10/04/2012

Giselle
É um romance espirita que relata a historia de uma moça gananciosa, vingativa e envolvida com bruxaria, e sua diversão era entregar muita gente inocente para as torturas da inquisição do Santo Oficio sob interesse do clero. O romance envolve inveja, paixão religião e história e um final fantástico.

cid 29/07/2011

Culpa e evolução
Achei o livro empolgante. Simplesmente, não conseguia parar de ler. Uma boa estória, bons personagens. E amei odiar Giselle. Tão desalmada, tão insensível.
Acho que é um livro ousado, no seu contexto,e para o publico a que se destina.
Mas leva a muitas reflexões. E fala muito sobre culpa e evolução.
E termina com Giselle planejando sua próxima encarnação. E seu mentor a orienta, a projetar a sua vida futura em três níveis: um individual, outro coletivo e outro universal. Aconselha a que trabalhe a sua individualidade, ser mais sincera, integrar-se ao grupo no qual escolheu nascer, escolher uma atividade voltada ao outro, beneficiando pessoas , colaborando com o universo.
Isso serve para todos nós.

1 | 2 | 3 | 4