Tite

Tite Camila Mattoso

Resenhas - TITE

Leo Cassiolato 29/07/2023

Gênio dentro e fora de campo
Detalhes de toda a história e carreira de Adenor Leonardo Bachi (Tite).
A escritora fez um grande trabalho ao procurar tantas pessoas para darem seus depoimentos e histórias sobre os relacionamentos com Tite.

Patrick Lemes 10/09/2022

Um livro que mostra não só o tite mas também o Adenor, que nos mostra não só o excelente profissional que ele é mas também a incrível pessoa que é o Sr Adenor Bachi, o Tite.

CPF1964 11/04/2020

Opinião
Gratidão eterna.

Fares 02/04/2020

Leitura fácil e rápida
Como uma grande reportagem sobre o técnico. Uma pena que comecei a ler tardiamente. O efeito encantado que esse livro causaria seria maior em 2018, mas ainda assim não faz com que eu admire menos o professor Adenor.

jvsalles 03/01/2018

Boa bibliografia
Interessante saber um pouco mais sobre o que pensa e os bastidores por onde Tite passou. Por ser o técnico mais importante do esporte mais popular do país, é bacana conhecer um pouco mais sobre sua história.

Jo 26/03/2017

Duas estrelas: deixou de ser estrela solitária.
Não entendo de futebol, não assisto jogos, mas acompanho as notícias, sei quem está liderando, quem está caindo, conheço alguns jogadores. Não sou nenhuma torcedora fanática, mas, sou sãopaulina, bambi desde que nasci, herança genética de avô, pai, irmão e primos.
E, mesmo não sendo corintiana, gosto do Tite, não do técnico, que reconheço a competência e o profissionalismo, mas da pessoa. Sempre que o vejo em alguma entrevista, tenho a sensação de que é uma boa pessoa. Vou "cas fuça dele", "nosso santo bateu", "cara de mó legal", esse tipo de coisa.
E foi por isso que me interessei pela biografia, ou perfil, como denomina a autora, Camila Mattoso.
E o livro é exatamente isso, um perfil do Adenor, Tite, como determinou Felipão, no início da carreira do outro como jogador de futebol, no interior do Rio Grande do Sul.
Pensei que, como biografia, eu ficaria conhecendo mais a fundo a pessoa e a trajetória de Adenor Leonardo e não o Tite, técnico consagrado do Corinthians.
Claro que não se pode dissociar a vida particular da profissão, uma vez que o homem respira futebol, mas a biografia, em si, ficou lá, perdida no meio dos placares de todos os jogos do Corinthians que ele comandou.
Melhor descrição para o livro seria um perfil de Tite enquanto e durante técnico do Corinthians. Fiquei sabendo mais dos bastidores do timão, do que da vida do Tite, propriamente dita.
Biografia prematura, acredito eu, porque o melhor ainda está por vir. A passagem pelo Coringão foi apenas um amadurecimento para leva-lo a ser o comandante da seleção, escolha que, acredito, tenha sido a melhor das últimas décadas e que renderá bons frutos. Com ou sem a consagração máxima do futebol, campeão de uma copa do mundo, tenho certeza de Tite vai mostrar a que veio ao mundo.
Apesar de não ter gostado da biografia, deu para me certificar que Tite é do jeito que imaginei: um homem talentoso, inteligente, estudioso, profissional, amigo e "gente boa pra caramba", além de ser um gatão de meia idade, apesar da timidez, de ser reservado, um pouco anti-social, teimoso, etc.
E o perfil, com certeza vai agradar em cheio a nação "curintiana", uma vez que está recheada de histórias sobre o time."Vai, Curintia"!

Antonio Maluco 28/12/2016

Emocão a 1000
eu gostei de saber dos bastidores do futebol mundial e principalmente do meu time o Corinthians

Jose.Augusto 26/08/2016

Resenha Tite
Sempre me interessei de biografias de atletas. A do Tite foi umas das que mais gostei de ler.

É um ótimo trabalho de Camilla Matoso. A autora a escreve a biografia de modo não linear temporalmente. No livro se procura narrar e organizar os fatos de acordo com as características de personalidade do Tite.

Ficamos sabendo um pouco mais dos bastidores do futebol, da forma com que Tite evoluiu como técnico, da gestão de pessoas das mais variadas personalidades, do seu ano sabático, etc.

Você torcerá por Tite. Em um mundo tão difícil quanto o do futebol, o treinador conseguiu muitas vitórias agindo com ética, transparência e humildade. Serve este livro até como um orientador de carreiras.
(A forma com que lida perante os atletas é comovente. Os relatos que estão no livro são muitos. Ele sabe o momento de apoiar e também quando punir)

A parte da vida pessoal também é muito interessante passando desde episódios da infância do treinador até pelos dias atuais.

Recomendo.

Mario Pordeus 24/08/2016

Bastidores, vida pessoal, aprendizado, mas pouca tática e muito "corintianismo"...
Como amante do futebol e fã do melhor treinador brasileiro da atualidade, li o livro em apenas 2 dias. Foi o primeiro perfil de um técnico de futebol que eu li - o primeiro foi sobre Guardiola. Pra mim, foi impossível não comparar a qualidade dos dois livros.

Apesar de bom, o livro do Tite não chega aos pés. Uma diferença brutal: o livro de Guardiola foi escrito por um jornalista que teve espaço concedido para vivenciar o dia a dia do Bayern de Munique, nos treinos, no hotel, no ônibus etc. Ele tinha livre acesso a todos no clube, inclusive o próprio técnico. Já a Camila Mattoso teve de escrever sobre Tite baseando-se em entrevistas e reportagens - o que não deixa de ser muito válido, mas é incomparável a estar presente.

Sobre o conteúdo, ela fala sobre a vida pessoal de Tite - onde eu destaco a sua fervorosa religiosidade, de certa forma extrema. Há muitas outras histórias, como sua relação com o pai - homem racista e de coração gelado e que não apoiou Tite no início da carreira como jogador, mas que detém de grande admiração e amor por parte do filho, a mãe - que, até hoje, não aceita receber dinheiro seu, a intriga com a irmã, a boa relação com o irmão.

Relata o porquê do apelido Tite - original de uma troca de nomes feita por Scolari, técnico que deu a primeira boa oportunidade a Tite (até então chamado de Ade) como jogador de futebol. Apesar da gratidão que tem por Felipão, Tite guarda mágoas até hoje do ex-técnico do Palmeiras. O motivo? Ele abriu um jogo para o Fluminense, na reta final do Brasileiro de 2012, prejudicando o Corinthians. Tite afirma isso com todas as palavras.

Conta histórias de bastidores, onde destacaria a indisciplina de Jorge Henrique, a irreverência de Emerson Sheik, sua relação ruim com D'Alessandro no Internacional, a raiva que teve de Pato por (segundo ele) ser egoísta, o dia em que Tite vetou que a diretoria molhasse só um lado do campo para prejudicar o Santos (em 2015) e tantas outras.

Pelo que deu para sentir, Tite não era o mesmo treinador antes do Corinthians. Era um técnico de boas ideias, mas ainda inseguro. Até mesmo no Internacional não foi tão firme como o Tite que vemos atualmente - palavras do então presidente do clube, Fernando Carvalho, que admitiu ter sido o maior erro de sua vida demitir Tite no final de 2009. No próprio Corinthians, onde chegou pela segunda vez em 2010, não era um líder nato até a saída de Roberto Carlos e Ronaldo. Depois disso, passou a se tornar o cara que hoje é técnico da seleção brasileira de futebol.

Achei o livro um pouco pobre na parte tática. Fala da preferência do treinador pelo 4-1-4-1, das suas experiências no ano sabático (2014), do aprendizado com Arsène Wenger e Carlo Ancelotti, mas não vai muito a fundo. Novamente comparando com o livro de Guardiola, a diferença é grande: neste, a filosofia e modelos de jogo em mente do técnico espanhol são detalhadamente dissecadas.

Por fim, outro ponto negativo (ou não) é que o livro é muito "corintiano". Além de contar 80% da história do Tite do Corinthians, desprezando o bom trabalho que fez no Grêmio e o do Inter, a autora ainda ousa maximizar a imagem do Corinthians, narrando vitórias do time com doses de êxtase, utilizando frases de efeito da torcida etc. Certamente um torcedor do Palmeiras ficaria "puto" ao ler determinados trechos do livro.