D. Pedro II

D. Pedro II José Murilo de Carvalho

Resenhas - D. Pedro II

Bruno 06/11/2009

A biografia, apesar de muito bem escrita, me pareceu um pouco suscinta, tanto no que diz respeito ao contexto político do Segundo Reinado como no que se refere à intimidade de D. Pedro II.

Entretanto, José Murilo de Carvalho alcança aquilo que, acredito eu, tenham sido seus principais objetivos: fazer-nos admirar a figura de D. Pedro II por sua simplicidade, desapego material e tolerância política, e mostrar-nos que, apesar de ostentar o titulo de imperador, seu poder era reduzido, enquanto que sua responsabilidade era muitas vezes insuportável.

Marcelo 15/03/2009

Nosso melhor monarca
O livro é fascinante por mostrar um Pedro II bem diferente do que o senso comum conhece. Um homem das letras, que investia em sua educação e erudição assim como na educação daqueles que o procuravam para tal fim.

Um patriota que foi capaz de se apresentar às tropas brasileiras que combatiam no sul e por em risco sua própria vida pela garantia da soberania brasileira.

Um homem de hábitos modestos que, por suas economias, era ridicularizado e ferozmente criticado por seus correligionários e membros da realeza e nobreza européias.

Um homem de moral tão elevada que manteve até mesmo seu relacionamento amoroso em segredo extremo, evitando assim escândalos na corte.

Acho que todos os nossos líderes políticos deveriam ler esse livro e seguir os passos desse homem que é exemplo de que corrupção não é uma herança genética, ou uma questão determinista. Diferentemente daqueles que o precederam, Pedro II mostrou o quanto um homem com o poder de uma monarquia que beirava o absolutismo, pode verdadeiramente amar sua pátria e doar sua vida em prol desse amor.
Heloisa.Agibert 08/05/2022minha estante
Um homem que amava seu país como poucos. Hoje eu gostaria que tivéssemos um político com esses ideias , preocupado acima de tudo vó a educação, a cultura e o bem estar que tanto precisamos.