Um Experimento em Crítica Literária

Um Experimento em Crítica Literária C. S. Lewis

Resenhas - Um Experimento na Crítica Literária

1 | 2 | 3 | 4 | 5

tiago21valente 11/04/2024

Não compre esse livro (te recomendo 2 melhores do C.S. Lewis)
Em "Sobre História" e "Um Experimento em Crítica Literária", temos duas edições lindas, mas com o conteúdo deixando a desejar.

Você conseguirá tirar algumas coisas e capítulos interessante de acordo com seu interesse (recomendo ler o sumário antes de comprar), mas a tradução aqui atrapalha bastante.

Eu dispensaria esses 2 livros e iria atrás de outros 2, "Sobre Escrever" e "Como Cultivar uma Vida de Leitura". São bem melhores, e condensam bem os pensamentos do C.S. Lewis sobre escrita e leitura.

Renata1004 20/03/2024

Um Experimento na Crítica Literária,
? mas, ao ler a grande literatura eu me torno mil homens??
? Lamento com os animais não possam escrever um livro. Eu aprenderia com muita alegria qual é a imagem que as coisas tem para o rato ou para uma abelha. Mais alegre ainda ficaria se percebesse o mundo olfativo carregado com todas as informações e emoções que esse mundo tem para um cão??

Minha primeira crítica literária e amei!

No início da década de 1960, quase tudo estava sendo questionado, e não foi diferente com a chamada ?crítica literária?. Como acadêmico ilustre e leitor ávido, C.S. Lewis não se furtou à discussão e, contrapondo-se à ortodoxia de seus pares, propôs uma maneira diferente de analisar livros: a partir da experiência de quem lê, e não de quem escreveu. O resultado dessa ?crítica à crítica? está nas páginas de Um experimento em crítica literária. Com a fluidez argumentativa que fez do autor de As crônicas de Nárnia um comentador reverenciado até pelos colegas de Academia, Lewis sugere que a ?boa leitura? envolve uma experiência profunda de envolvimento com a obra e as propostas de quem a escreveu. ?Ao ler bons livros, tornei-me mil homens sem deixar de ser eu mesmo?, afirma. Sua noção de avaliação de um trabalho literário tem como pilar o compromisso do crítico de se despir de expectativas e valores pessoais e entrar no texto com a mente aberta.

Menina Ciria 17/03/2024

Nesse livro Lewis vai comentando sobre literatura, leitura e leitores. Levanta o ponto complicado de avaliar, criticar, os autores, os livros e seus leitores. Com esse livro Lewis nos ensina a aproveitar melhor os livros que lemos, sem pressa, aproveitando cada genero. Viajando, entrando nas histórias e abstraindo todo o conhecimento.

marianalimareal 28/12/2023

Boas considerações sobre leitura
Um livro que vai além de comentários sobre leituras, ele traz cultura, reflexão, ensinamentos, e um novo olhar sobre os livros e seus leitores.

Rodrigo.Peixoto 05/11/2023

Lewis traz um compilado de ideias bem próximas as de Aristóteles, quando escreve Poética. Pode ser percebido principalmente o desenvolvimento de conceituações a partir da discussão de Aristóteles, também a caracterização de literatos e não literatos, além da crítica a postura a uma severa crítica literária.

Vinícius 20/08/2023

A crítica de C.S.Lewis
Neste livro C.S.Lewis elabora sua crítica das obras e seu autores do ponto de vista dos leitores, separando os leitores ocasionais e os literatos. Viaja nas variadas escritas do mito a fantasia, poesia, realismo e as obras que marcaram cada estilo com seus renomados autores, muitos deles de língua inglesa. Recomendado para quem gosta de livros de crítica literária.

Debora654 01/08/2023

Um livro ótimo, achei interessante a forma que Lewis traz essa crítica, falando da visão dele sobre a forma da leitura das outras pessoas. Não podemos ler somente por ler, mas o ponto importante é absorver o que cada palavra quer dizer.
Enfim, achei um livro interessante, não estar entre meu top 3, mas é uma boa leitura

Tinthia(: 23/07/2023

Recomendo
Achei um livro bem técnico e, por não ser da área de letras, me enrolei um pouco na leitura. C. S. Lewis nos traz conceitos importantes para reflexão.
Percebo que já sim leituras que se destacam no quesito qualidade e compreendo a época em que o livro foi escrito, porém, lendo hoje, achei um pouco soberbo.

Sandra469 29/06/2023

Mas, ao ler a grande literatura, eu me torno mil homens e, mesmo assim, continuo a ser eu mesmo.
Meu primeiro livro do Lewis e estou encantada. Parece que ele dá com uma mão e puxa com a outra, morde e depois assopra. Ele nos conduz de forma que "obriga" você a pensar por si mesmo, a questionar você e os outros.
Em alguns momentos parecia que a crítica estava sendo feita exatamente para a geração de hoje: ler livros que, dali há alguns dias, não sabe nada sobre o livro; separar o livro entre lidos e não lidos, sendo que os já foram lidos podem ser descartados; a quantidade de caracteres usados para descrever e as possíveis reclamações que podem vir a partir disso (impossível não lembrar do Victor Hugo); sobre a "velocidade que o livro anda" (o que me levou a refletir sobre as comparações entre Senhor dos Anéis e Harry Potter, que tem muitíssimas comparações entre a escrita dessas duas sagas, ressaltando principalmente que "não acontece nada" ou que os livros são muito lentos quando se referem ao Tolkien). Enfim, foi um livro que fez com eu revisitasse muitas lembranças de outros livros e repensasse a leitura nos dias de hoje.
Além disso, quando ele fala sobre a arte e a música é fantástico, além de mostrar uma sensibilidade única! Estou simplesmente maravilhada!
O autor, que claramente tinha um vasto conhecimento, nos leva a conhecer diversos outros autores e histórias. Separa os "literatos" dos "não literatos", discorrendo sobre suas diferenças, assim como os tipos de leitura que podem ser feitas diante de um mesmo livro.
Não vou mentir que houve alguns momentos que eu me perdi na escrita do autor, mas, ainda assim, foi uma leitura incrível e já estou doida pra reler.

Rafael1548 27/06/2023

Leia
Obra fundamental para todos que amam ler e não a fazem de forma a passar o seu tempo ocioso, mas como estilo de vida.

Duas situações pontuais quer destacar: o momento que Lewis define os literatos e os não literatos. Tratando-se da releitura, há pontos que pode-se estender a discussão.

O segundo ocorre na sua crítica excepcional sobre o uso constante de leitores de críticos. Não que eles não sejam importantes, mas o uso excessivo de citação da citação (apud) ao invés da fonte primária é falar o que pensam terceiros e não ter opinião alguma. É como eu ir apenas a um comentário bíblico sem ir primeiramente a Bíblia.

Gomezzzz0 10/05/2023

Bons pontos de vista
Tomando o livro como MAIS UMA visão acerca da crítica literária, podemos tirar muitas lições poderosas, pois boa parte do texto não trata de um novo modo de crítica à literatura, mas do autor tratando sobre os modos já existentes naquela época e o que pensava sobre. ótima leitura, num geral.

Katriny0 14/04/2023

Para quem ama Literatura ??
"Mas ao ler a grande Literatura eu me torno mil homens e mesmo assim continuo a ser eu mesmo "
O Lewis nesse livro deixa meu coração tão ?
Conhecimento sobre literatura e melhorar a leitura

Fernanda.Lopes 02/04/2023

Merece releitura
Por não ser da área de Letras, o livro me pareceu bastante técnico. Ainda assim, é compreensível e me fez pensar na minha formação leitora (que não existiu formalmente). Então, é algo que quero aprender.

Certamente vou reler o livro, com um pouco mais de estrada literária.

Lucas 22/03/2023

Aprender a receber a arte. E não só usá-la.
Esse livro traz uma compreensão sobre o que é ser um bom leitor de literatura ( literato ) e o que define uma experiência agradável numa leitura... Se é o livro que está sendo lido ou a forma como eles está sendo lido.

Sendo assim, é um livro denso, porém, com conhecimentos muito importantes!!!
Para aqueles que buscam ler com qualidade e prazer.

A leitura desse livro deixa claro: a necessidade de se entender plenamente o que está sendo lido e também a razão pela qual você está lendo um livro.
A razão pela qual você está lendo um livro e as raízes que há acerca do prazer que é gerado em você por ler livros de um gênero específico ou que possui abordagens específicas.

Levei muito tempo pra ler um livro de só 154 páginas, porém, foi enquicedor.
Provavelmente voltarei a ler daqui algum tempo!!

Isabella.Arrais 11/03/2023

Leitura da faculdade
Li o livro para a disciplina de Crítica Literária e a leitura é fluida, traz boas referências, tem bastante notas de rodapé, a edição é boa e as páginas também.
Sobre a obra tenho que dizer que não concordo muito com o modo do autor de fazer críticas a partir de quem lê, por vezes ele passa um tom classista, classificando os leitores entre bons e ruins, quem lê um livro por ler e quem o aprecia, enfim maneiras elitista de classificação das pessoas pois sabemos bem que a classe trabalhadora não tem tempo nem teve condições históricas de apreciação da artéria literatura, da maneira que o autor coloca no livro, e ainda tem algumas falas bem problemáticas, não sei se da tradução ou do autor mesmo, enfim li porque precisava e recomendo, porém é necessário sempre fazer críticas quanto ao que estamos lendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5