Um Experimento em Crítica Literária

Um Experimento em Crítica Literária C. S. Lewis

Resenhas - Um Experimento na Crítica Literária

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@aprendilendo_ 26/09/2021

Resenha de "Um experimento em crítica literária"
Publicado pela primeira vez em 1961 e escrito pelo influente autor de Nárnia, C. S. Leis, “Um experimento em crítica literária” busca, em poucas páginas, abordar sobre as formas de se ler e analisar os conteúdos de um livro.

De início, com uma escrita extremamente bem desenvolvida, tão característica das obras de Lewis, o livro consegue cumprir com todo o prometido, abordando diretamente os temas propostos, incluindo polêmicas acerca da “boa” e da “má literatura”. Nesse sentido, em nenhum momento há qualquer ofensa ou tentativa de diminuir os diversos tipos de leitores e livros. Pelo contrário, tem-se apenas uma ampla introspecção acerca da experiência literária, tentando buscar a melhor forma possível de apreciarmos a mesma. Dessa forma, apesar de se tratar de um livro com um nicho um pouco mais específico, a obra funciona muito bem como um convite para repensar a forma de ler e compreender os livros de nossas estantes.

Nota: 8.0
Instagram: @aprendilendo_

marianalimareal 28/12/2023

Boas considerações sobre leitura
Um livro que vai além de comentários sobre leituras, ele traz cultura, reflexão, ensinamentos, e um novo olhar sobre os livros e seus leitores.

JAPA 22/12/2022

Recomendo! C. S. Lewis ?
48º? de 48 > 2022
???????????

Pax e bem meus irmãos!

Meta? anual alcançada!

C. S. Lewis é fantástico! ??

Aqueles que somente buscam a felicidade vicária em suas leituras são literariamente iletrados; mas aqueles que pretendem que nunca haja um ingrediente desse tipo nas boas leituras estão equivocados.

A boa leitura é tanto auditiva quanto visual.

A melhor defesa contra a má literatura é uma ampla experiência com a boa. Uma convivência real e afetiva com pessoas honestas oferece uma proteção melhor contra patifes. Esteja ao lado da honestidade. SEMPRE!

Boa leitura a todos!

Vida longa a Jesus, Salve Maria e Viva Cristo Rei!

#Emunah
#Vamoooo
#????

@umliterario 06/06/2020

Resenha de Um Experimento em Crítica Literária
Prático e objetivo, através dessa leitura Lewis nos leva a avaliar o nosso próprio método de leitura, bem como nos aprofunda em assuntos de discussão literária e intelectual.
Sem dúvidas, uma leitura incrível para aqueles que gostam de literatura e querem se aprofundar no assunto!

Lucas Pinheiro 24/01/2022

Lewis com certeza sabia de algo que não sabemos
Recomendo essa leitura para quem cursa Letras, os debates propostos por Lewis são muito recorrentes em disciplinas como, por exemplo, Teoria e Gêneros Literários e Literatura na Educação. Ah, com certeza esse não é um livro para ser lido apenas uma vez, pois os argumentos de Lewis são passíveis de uma segunda leitura, seja para fixar alguma discussão ou estudar as teses desse grande autor.
Provavelmente irei reler a obra durante este ano para algumas disciplinas de Literatura, pois considero esse livro do Lewis uma excelente porta de entrada e aprofundamento na crítica literária.

Claire Scorzi 27/10/2018

As Teses
... que são:
- Focar nos leitores, e em como leem, e não se os livros são maus ou bons - ou seja, é o ato da leitura a ser privilegiado, e não o livro em si.
- Leitores literariamente iletrados e leitores literariamente letrados: os primeiros preferem clichês, frases recorrentes, estilo raso, e se prendem a 'acontecimentos' - acabou o 'acontecimento', acabou o livro - nunca releem; os segundos, leem pelo prazer total do texto (forma, imagens, metáforas, personagens, humor, suspense, etc.), costumam reler
- Leitores literariamente letrados também podem ler "mal" - isto é, quando atribuem "funções" extraliterárias à literatura
- Por que ler? Porque ler provoca prazer.

... E muito mais. O livro faz a façanha de abordar N aspectos sobre ler, arte literária, crítica literária e seu objetivo, tipos de literatura, tipos de leitura, e em menos de 130 páginas. Mas, em se tratando de C.S. Lewis, essa profundeza aliada à clareza e capacidade de ser sintético não é nenhuma surpresa. É uma alegria.

Meir 04/12/2020

SOBRE CRÍTICA
Considero esse livro importantíssimo para qualquer pessoa que goste de ler e tenha alguma pretensão de opinar sobre livros, mesmo que seja informalmente. Na verdade, até creio que as dicas que Lewis dá nesse estudo podem ser aplicadas para a convivência humana, partindo do princípio da crítica opinativa.

Mas então, o que Lewis pretende nesse experimento?

O professor pretende diferenciar livros bons e ruins pela maneira como as pessoas leem, traçando algumas distinções principais: leitores literatos de não literatos, bom gosto e mau gosto.

Nesse processo ele responde algumas perguntas que passa pela mente de quase todo leitor: o que é uma história realista? O que é um bom livro? Devo ler aquilo que sei que não vou concordar? Qual a vantagem da ficção? E os contos de fadas? E poesia?

E o mais interessante é que Lewis não vai limitar-se à literatura, mas vai falar princípios que servem para qualquer um que deseja admirar a arte e a criação de Deus como ela é.

No capitulo 9 ele resume que a posição que ele está tentando defender é que a arte deve ser também "recebida", não "usada", apenas. Digo "também", pois Lewis reconhece que a literatura é "poiema", tanto quanto é "logos". Desse modo, uma obra literária tanto "é", como "significa" algo. É um contraste, uma multiplicidade unificada.

Como já é sabido de Lewis, ele consegue defender com firmeza seus pontos, porém admitindo a liberdade e individualidade que a literatura nos proporciona.

Dou mais de ????? porque é super Relível e estudável. Um livro para quem realmente deseja aperfeiçoar-se no ato de ler.

"Mas, ao ler a grande literatura, eu me torno mil homens e, mesmo assim, continuo a ser eu mesmo".

#literatura #cslewis #vistadoponto

Daniel-Ef2:8 04/07/2021

Leitura importante para todos os "literatos"
Lewis ensina em seu livro a como fazer uma crítica literária, ele fala sobre a arte de ler, como ler, os hábitos de pessoas “literatas” e de “não literatas”, sobre os clássicos da literatura, poesia, etc. É literalmente um guia sobre como ler livros e ainda mais completo do que o livro “Como cultivar uma vida de leitura” do mesmo autor, vale ressaltar que esse último cita constantemente esse.

Esse livro faz muito mais do que descrever os atos de leitores e não leitores, nos faz questionar se realmente somos bons leitores, ou apenas consumidores de livros, se lemos por paixão ou por obrigação, se lemos com o intuito de mostrar nossa intelectualidade ou se somos leitores vorazes, atentos aos detalhes e se somos aquele tipo de pessoas que tem prazer em compartilhar o que leu e até mesmo indicar o livro para outras pessoas.

Vale a pena a leitura e com certeza é um livro que nos faz repensar um pouco nossos hábitos e objetivos em nossas leituras.

Pedro.Martins 05/01/2023

Uma reflexão sobre leitura
Mais do que literatura, esse é um livro sobre a leitura. Lewis foge à tecla da "importância da leitura" e discorre sobre os aspectos de uma boa leitura (fruto de uma boa obra).
Lewis escreve com respeito e temor às obras mostrando que temos de prestar atenção a cada palavra e recebê-las ao invés de usá-las.
Um livro maravilhoso recheado de paixão e respeito à literatura.

Ana Pereira 07/08/2022

Literato ou não
O autor conduz um experimento literário, mostrando os dois tipos de leitores: o literato e o não literato. Basicamente, o leitor literato é aquele que aproveita bem um livro sabendo apreciá-lo ao máximo. E o não literato, apenas lê por ler, sem se preocupar com o conhecimento adquirido com a leitura.

Sandra469 29/06/2023

Mas, ao ler a grande literatura, eu me torno mil homens e, mesmo assim, continuo a ser eu mesmo.
Meu primeiro livro do Lewis e estou encantada. Parece que ele dá com uma mão e puxa com a outra, morde e depois assopra. Ele nos conduz de forma que "obriga" você a pensar por si mesmo, a questionar você e os outros.
Em alguns momentos parecia que a crítica estava sendo feita exatamente para a geração de hoje: ler livros que, dali há alguns dias, não sabe nada sobre o livro; separar o livro entre lidos e não lidos, sendo que os já foram lidos podem ser descartados; a quantidade de caracteres usados para descrever e as possíveis reclamações que podem vir a partir disso (impossível não lembrar do Victor Hugo); sobre a "velocidade que o livro anda" (o que me levou a refletir sobre as comparações entre Senhor dos Anéis e Harry Potter, que tem muitíssimas comparações entre a escrita dessas duas sagas, ressaltando principalmente que "não acontece nada" ou que os livros são muito lentos quando se referem ao Tolkien). Enfim, foi um livro que fez com eu revisitasse muitas lembranças de outros livros e repensasse a leitura nos dias de hoje.
Além disso, quando ele fala sobre a arte e a música é fantástico, além de mostrar uma sensibilidade única! Estou simplesmente maravilhada!
O autor, que claramente tinha um vasto conhecimento, nos leva a conhecer diversos outros autores e histórias. Separa os "literatos" dos "não literatos", discorrendo sobre suas diferenças, assim como os tipos de leitura que podem ser feitas diante de um mesmo livro.
Não vou mentir que houve alguns momentos que eu me perdi na escrita do autor, mas, ainda assim, foi uma leitura incrível e já estou doida pra reler.

Jessé 04/05/2022

Livro interessante.
Esse livro é muito interessante, mas deve ser lido com a mente aberta, e não como algo definitivo.

Concordei e descordei com algumas coisas que o C.S Lewis disse, mas mesmo as que eu descordei, não me impediram de achar o ponto de vista dele interessante.

Os capítulos que mais gostei foram os que ele fala sobre poesia, e o último que serve como uma
Consideração final, de tudo que ele já tinha exposto sobre o assunto.

Mas uma coisa que concordo 100% com ele, é quando ele fala sobre críticos e críticas literárias, e como isso tende a atrapalhar e influenciar a percepção particular de cada um sobre determinado livro. E não apenas livros, mas cinema e musica também. Muitas das vezes as pessoas já chegam num livro com ceticismo, ou com opniões pré concebidas por consumirem críticas, apresentações, prefácios etc etc
E na minha opinião eu também acho que isso tira do leitor a autonomia, de ter suas próprias conclusões.

Eu mesmo não tenho costume de assistir Youtubers e nem ler apresentações de livros. Mas recentemente, acabei por teimosia lendo a apresentação do livro Ressurreição escrita pelo Rubens Figueiredo, e foi uma das coisas mais ridículas que já vi, pois o tradutor praticamente induz você aos mesmos achismos que ele teve daquela obra. Prefiro chegar na história de mente aberta, e elaborar meus próprios achismos.

Enfim?? é um livro muito bom, e será melhor ainda se você tiver uma bagagem literária extensa. Mas é um livro difícil também, e muitas das vezes extremamente técnico. Aconselho a leitura de um capítulo por dia, pra você refletir melhor sobre as questões levantadas pelo C.S Lewis.

@srlucasm 01/11/2020

Que tipo de leitor você é?
Dias atrás comemoramos o Dia Nacional do Livro. Creio que você está lendo algum livro ou está interessado em ler algum. Com base nisso, faço-te uma pergunta: Você lê bem um livro? Esta obra de C.S. Lewis pode responder essa pergunta.

Em 154 páginas, o autor apresenta em 11 capítulos (mais o Apêndice) dois tipos de leitores. O literato e o não-literato. Qual a diferença entre esses tipos? Basicamente, o literato é aquele que aproveita bem um livro, apreciando-a e sendo conhecedor das artes literárias; enquanto o não-literato apenas lê por ler, sem o conhecimento adequado da literatura. No livro aprofundará mais os tipos desses leitores.

Todavia, o livro é só sobre isso? Não. Nele, você conhecerá sobre alguns tipos de literatura, como a poesia, a fantasia e o mito. O último capítulo vale a pena a leitura, pois apresenta o apanhado de tudo o que o autor discorreu nos capítulos anteriores.

Creio que dentre todas as obras do autor, foi o primeiro livro que pude entender com mais facilidade. Talvez seja pelo fato de estar acostumado com a obra dele ou por causa de ser o primeiro livro não-cristão que li dele. O fato é que é um livro de leitor orientando outros leitores.

Interessou-se em diagnosticar como está sendo a sua vida literária? Recomendo a sua leitura. É um livro breve, levei dois dias para terminar, mas é necessário ler com calma para não perder as ideias do autor. Finalizo postando uma frase extraída do livro.

"A maneira verdadeira de consertar o gosto literário de alguém não é denegrir seus favoritos atuais, mas ensiná-la a desfrutar de algo melhor." (pág 122)

Att,
Lucas M.

Jéssica 17/08/2022

É um livro técnico, mas com um entendimento mais tranquilo do que eu esperava.

Aqui, Lewis traz vários levantamentos sobre a literatura, principalmente a experiência de cada leitor com um livro. Ele inicia fazendo uma distinção entre literados (os grandes amantes da literatura, aqueles que ao ler um livro apreciam, de fato, a experiência) e os não literatos (aqueles que leem por ler, para quem a leitura é apenas um passatempo na falta de algo melhor pra fazer).

O foco dele aqui é mesmo o leitor. Segundo ele, e acho que todos concordam, cada leitor tem uma experiência diferente ao ler o mesmo livro. Sendo assim, como avaliar se um livro é bom ou ruim? Para Lewis, devemos apenas considerar um livro como sendo ruim se o lermos com a mente aberta, sem a influência de opiniões alheias.

Dessa forma, indo na contramão dos críticos da sua época, ele propõe uma maneira diferente de avaliar os livros: a partir da experiência do leitor. A partir daí, trata sobre vários pontos nesse âmbito e abre nossa mente em uma viagem muito legal a respeito do assunto.

De tudo o que eu li aqui, o que mais ficou na minha mente é que precisamos parar de ver os livros através do olhar dos outros. É necessário que tenhamos um encontro com o livro, de maneira espontânea e livre de influências.

Polly 10/08/2022

Um experimento em crítica literária: um pouco desafiador, mas vale a pena (#178)
Um experimento em crítica literária foi o primeiro livro que li do gênero. E não teve jeito, foi uma leitura extremamente desafiadora, ou seja, foi bem difícil (risos). Em muitas partes, tive que voltar e ler novamente para que aquilo ficasse mais claro na minha cabeça - e, olha, que nem todas as vezes essa tática funcionou. Claro que isso não foge muito do esperado, afinal, é um texto escrito por um acadêmico para acadêmicos de sua área. Fica bem mais fácil ler um texto como esse se você tem uma base e se domina os jargões técnicos, mas ainda assim não acho impossível que um “leitor comum” não possa encarar essa leitura. Ela se torna um pouco mais difícil e demorada, porém é possível aproveitá-la.

C.S. Lewis tem por objetivo, nesse texto, fazer uma crítica à crítica literária. A proposta é que as análises de textos literários sejam feitas a partir da experiência do leitor (ou perspectiva) para que ela se torne mais fiel à experiência de leitura. Além disso, o autor de As crônicas de Nárnia divide os leitores em duas categorias: em literatos e não-literatos, em que, enquanto os primeiros vivenciam (essa é a melhor palavra que achei no momento) a leitura, os segundos apenas a usa/consome.

O que mais me marcou na leitura é que Lewis diz que uma das características mais marcantes dos leitores literatos é a releitura. Confesso que refleti sobre como tenho encarado minhas leituras. Na adolescência, a releitura costumava ser um hábito na minha vida. Claro que a falta de grana me fazia ler os mesmo livros, mas eu também amava visitar de novo, de novo, e de novo, as histórias que eu amava. Hoje em dia, diferentemente, ainda que bata aquela vontade de fazer releituras, me sinto “perdendo tempo”, afinal, é praticamente infinita minha lista de leitura, enquanto o tempo que tenho aqui nesse mundo é limitado. É loucura? É loucura! Mas, confesso que tico-e-teco dá umas surtadas com isso. Essa argumentação de Lewis me fez relaxar mais diante daquela vontade irresistível de reler os favoritos da vida - sempre que der vontade.

Enfim, a leitura é um pouco complexa para quem não é da área, mas também não é um bicho de sete cabeças. Se for com calma e paciência, dá para desenrolar o negócio. Fora que a gente aprende e começa a refletir sobre o espaço que damos aos livros em nossas vidas. Acho que vale a pena e considero esse um daqueles livros de leitura contínua.

1 | 2 | 3 | 4 | 5