A História de Kullervo

A História de Kullervo J. R. R. Tolkien

Resenhas - A História de Kullervo

Gabriel.Effgen 14/01/2018

Não e uma leitura para qualquer um...
Breve e rápido, explicar porque o livro não e para qualquer leitor...
-O livro tem bastante termos desconhecidos para leitores comuns, isso e ruim? as vezes sim, mas, para quem e curioso e bom;
-As metáforas que o livro usa para explicar certos aspectos do mundo deixa o leitor as vezes confuso, (de novo isso é bom e ruim ao mesmo tempo).
Para quem curte os Contos Inacabados do Tolkien, vai gostar do livro.
Dica -> O livro e pura mitologia Finlandesa, para os curiosos que querem saber mais sobre as metáforas dos aspectos do mundo descrito e sobre vários termos "desconhecidos".

Willian.Izidio 29/05/2017

Inspirador
Esta é a primeira obra literária escrita de J.R.R. Tolkien, embora publicada postumamente. Verlyn Flieger traz neste exemplar uma compilação inédita dos rascunhos do autor sobre esta epopéia finlandesa (trata-se de uma adaptação do "Kalevala"), que conta a história de um jovem herói que tem uma história trágica desde seu nascimento até sua morte. Tolkien leu esta história, em versão traduzida por Elias Lönnrot, e não satisfeito com a narrativa, resolveu criar sua própria versão do conto. O interessante, é que podemos perceber o estilo de escrita de Tolkien já bastante semelhante ao encontrado em publicações posteriores (em relação á datação dos rascunhos), além da semelhança de características históricas entre personagens desta história e do universo Terra-Média. Com isso, a atenção desta obra foca não na história, que por sinal é muito curta, mas na importância dela para o que viria a ser O Hobbit e o Senhor Dos Anéis, que são as suas magna opera (através das notas e comentários). Bem-aventurados sejam os Vikings.

Fa_Bisson 13/03/2017

Ler Tolkien é muito mais do que apenas ler, é estudar aquilo o que você está lendo e A História de Kullervo é um exemplo disso. Encontramos uma obra não finalizada pelo autor, mas é bem interessante. Além dos comentários e notas que tem no livro.

ATHOS 08/03/2017

Pura enganação.
Ruim pra cá ralho, dinheiro jogado fora, odeio esses livros do filho do Tolkien fazendo seus comentários cheio de achismo, po, cara sem talento fica lançando livro com rascunhos do pai.
Jeniffer 15/04/2017minha estante
eu ri kkkk
é muito verdade isso, eu to lendo esse livro agora, li só 3 paginas e já to achanso chato kkkk

Glaucinha 06/03/2017

Para fãs
Uma história bem elaborada para os apaixonados pela terra média e seus contos sobre magia, mas não recomendo para quem nunca leu os livros de tolkien.

Tiago.Borges 19/02/2017

A gênese da genialidade Tolkieniana
Este conto é um marco na gênese do processo de criação do legendarium de Tolkien, uma estória que influenciou fortemente a sina de Turin Turambar em Os Filhos de Húrin, considero muito mais um anexo cronológico no processo de desenvolvimento de Tolkien e sua mitologia do que uma obra tolkeniana, de qualquer forma, vale para curiosos da saga de Tolkien na construção de Ëa, Arda ou Terra Media.

André 12/01/2017

Tolkien certamente foi um dos melhores escritores que já existiram, e fez sua própria versão de uma história folclórica estrangeira, mas, apesar de ter sido uma história muito boa, pra variar está incompleta, e o estilo é rebuscado demais para meu gosto.

Felizmente, as notas ajudam no entendimento das partes obscuras (além de dar uma visão muito bacana da gênese do conto - e de sua relação com a Terra-Média)

Honesto 27/12/2016

História para quem já conhece bem Tolkien.
Recomendo esse livro para quem já conhece Tolkien, pois quem não conhece vai achar confuso(quem conhece tbm rs). Uma história em prosa e verso que o mestre começou a testar sua escrita e tudo mais em cima de uma mitologia finlandesa(o Kalevala). É uma história que claramente influenciou na criação dos Filhos de Húrin. De resto o livro tem mais comentários sobre as possibilidades e etc sobre o que Tolkien quis fazer/dizer nessa obra. Mais uma vez vale para curiosos e quem já conhece Tolkien.

Edson Silva 19/12/2016

A História de Kullervo (The Story of Kullerv) — J.R.R. Tolkien
“Nos dias {de magia, muito tempo atrás, quando a magia ainda era recente}, uma mãe cisne criou sua ninhada de filhotes junto às margens de um rio tranquilo, no pântano cheio de juncos de Sutse.” — J.R.R. Tolkien. A História de Kullervo

A primeira tentativa de Tolkien de escrever uma história, em prosa e verso. Tolkien tinha então cerca de vinte e dois anos quando tenta recontar o mito de Kullervo, que ele conheceu através do Kalevala (uma coleção de mitos finlandeses reunidos em um livro, que teve muita infleência em seu legendário), Tolkien adiciona novos elementos e “corrige” alguns furos no mito, o que dá origem ao mais sombrio conto de Tolkien, que mais tarde serviu de grande inspiração para Os Filhos de Húrin.
Assim como na edição brasileira de O Ferreiro de Bosque Grande o material extra do livro, também composto por Verlyn Flieger ou pelo próprio Tolkien, é interessantíssimo para um fã de Tolkien, ou para qualquer um que se interesse por mitos ou literatura.