Mistério No Centro Histórico

Mistério No Centro Histórico Tailor Diniz

Resenhas -

_Ane_ 20/03/2023

Um livro diferente dos de investigação que eu estou acostumada. Uma mistura de crime e literatura.

Confesso que ao chegar na metade achei ele chato e imaginava que a história que Joãozinho estava escrevendo seria desvendada por Walter. Mas houve reviravoltas e uma surpresa bastante óbvia diga-se, mudando o enredo da narrativa (real e ficcional).

Melhor que um livro de mistério ainda é ler um livro que cita lugares que você admira.

Curiosa para ler Crime na Feira do Livro, do mesmo autor.

Rafa 07/01/2023

Boa idéia, desenvolvimento ruim
Bom, por onde começar? Eu realmente achei uma perda de tempo ler esse livro. A premissa é bem interessante, fiquei empolgada por ser em um lugar que tô familiarizada e no começo até tinha chance de ir bem.
Como eu comentei durante o histórico de leitura, tem várias partes com preconceitos velados, algumas vão sendo "resolvidas", outras nem tanto. Uma das que não se resolveu foi o machismo, as personagens mulheres que apareceram no livro eram empregadas ou estavam lá como objeto de desejo sexual.
Além disso, foi péssima a execução do "suspense", eu não senti suspense nenhum em quase nenhuma parte, por que o tal detive ficava explicando tudo o tempo inteiro, tem certas coisas que só se deve explicar no final e deixar o leitor trabalhando, mas isso não aconteceu aqui. Boa parte pelo modo como o autor decidiu conduzir o livro, o leitor não acompanha as investigações, só fica sabendo o que acontece depois que o personagem já foi lá e relata o que descobriu para o amigo. O livro inteiro é contado e não vivenciado.
Fora isso, a "reviravolta" dos culpados é beeeem óbvia é explicada muuuitas vezes ao longo do livro.
Sem contar que, como um livro curto, devia prender no suspense o leitor desde o começo, coisa que não aconteceu.

Julia G 23/01/2017

Mistério no Centro Histórico
Havia muito, muito tempo que eu não lia um romance policial. Acredito que tenha sido esse o fator decisivo que me fez solicitar Mistério no Centro Histórico para resenha pela Editora Dublinense. Apesar de minhas decisões completamente aleatórias quando se referem às escolhas de leitura, gostei do que encontrei na obra de Tailor Diniz e fiquei feliz de ter me aventurado em um romance investigativo completamente brasileiro.

A trama se passa na capital gaúcha, Porto Alegre. Após um telefonema anônimo para a polícia local com a data, endereço e hora da explosão de uma bomba, eis que o temor se concretiza: a bomba explode, um prédio cai e as autoridades precisam mostrar que são capazes de deter uma provável ameaça terrorista em território nacional.

Mistério no Centro Histórico conta com personagens bem abrasileirados e expansivos, o que dá um tom cômico à narrativa. Essa comicidade é discreta, destacada pelo exagero disfarçado no texto do autor. Achei engraçada, por exemplo, a tipicidade gaúcha tão bem desenvolvida no texto, a forma como o autor conseguiu explicitar aquela paixão que têm por seu Estado, que beira mesmo o drama, tão nitidamente na história.

"Dizendo isso, levantou-se o secretário. Em passos rápidos foi até a saída, em meio aos gritos dos jornalistas que faziam várias perguntas ao mesmo tempo. Antes de atravessar a porta, como se estivesse se lembrando de algo que pretendia ter dito durante a entrevista, virou-se outra vez para os jornalistas e fez uma breve observação: 'Tenham em conta que o dia em que ocorreu o atentado foi 11 de setembro. Perceberam? Primeiro aniversário da bomba nos Estados Unidos da América. Pode haver um recado ao mundo aí. E a capital dos gaúchos, por sua importância política, estratégica e cultural, foi a escolhida. Mais uma vez, obrigado pela preciosa atenção de vocês'".

Gostei ainda do perfil crítico dado ao texto. A narrativa mostra como políticos e autoridades muitas vezes querem se mostrar eficientes e resolver o assunto logo e nem sempre dão a devida atenção ou buscam a verdade. Solucionar o mistério foi "fácil", mas não importava se a resposta estava correta. Adicionado a isso, a trama traz uma reflexão sobre estereótipos e preconceito, sobre a facilidade de julgar alguém que se "enquadra" no perfil.

Acompanhar a investigação também foi interessante. Apesar de ter compreendido o final logo que as dúvidas foram listadas e não ter tido um fechamento tão inesperado assim, a construção do mistério foi bastante instigante e o fim foi, no mínimo, inusitado. Gostei da ironia por trás da situação, e ri bastante com a conclusão, aliás. Não tenho certeza se era para ser divertido, mas eu me diverti mesmo assim.

Mistério no Centro Histórico é um livro curto, de leitura rápida, gostoso de acompanhar. Não é aquele tipo de livro que vai marcar ou ser surpreendente e os personagens não possuem grande empatia, mas o toque de humor com certeza faz valer a leitura.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2017/01/misterio-no-centro-historico-tailor.html

Núbia Esther 04/10/2016

No prefácio de Crime na Feira do Livro (2010), a obra na qual Diniz nos apresenta o detetive Walter Jacquet, o autor havia comentado sobre a dificuldade em dar continuidade a outras histórias com o personagem, uma pendenga que foi solucionada por ele. Em Mistério no Centro Histórico Diniz resgata seus personagens e nos convida a enveredar novamente pela cidade de Porto Alegre. Estão de volta Walter Jacquet, seu amigo Joãozinho e Inácia, a governanta de Joãozinho que tem o dom de fazer comentários certeiros e por vezes hilários.

Apesar de editorialmente ser mais recente do que Crime na Feira do Livro, a trama de Mistério no Centro Histórico é mais antiga. Enquanto a trama sobre o assassinato de Adavílson Doceiro tem lugar em 2008, neste os acontecimentos se passam em 2002, isso porque a ideia para essa história tem raízes antigas. A trama que envolve um suposto atentado terrorista no centro histórico de Porto Alegre, a criação de um romance e a confrontação dos fatos pelo uso da lógica, surgiu de um projeto de mestrado apresentado por Diniz à PUCRS há cerca de dez anos. A proposta não foi selecionada, mas Diniz decidiu não abandonar a trama e finalizar a história.

Na trama, Joãozinho Macedônio, aspirante a escritor, finalmente consegue escrever uma novela baseada em um fato real, a explosão de uma bomba no centro histórico de Porto Alegre. Por depositar todas as suas esperanças nesse manuscrito, ele logo pede que seu amigo – o detetive Walter Jacquet recém-chegado dos EUA para uma temporada na cidade – avalie a sua história. Bomba explodindo em lugar diferente do sugerido por uma denúncia anônima, muitos interesses políticos e uma pressa suspeita em capturar o autor do atentado, incitam Walter a utilizar a lógica para descontruiu passa-a-passo o caso (e para desespero de Joãozinho de sua novela) e enveredar por suas próprias investigações.

“- Se “A” está para “B” e eu não tenho “B”, “A” é falso. Isso se chama lógica, meu caro. E lógica é ciência. ”

(Página 157)

A despeito de toda teoria lógica que está presente na narrativa, o texto de Diniz é fluído e a leitura agradável. E, suas descrições das ruas de Poa realmente conseguem nos transportar para as ruas da capital gaúcha. No fim, toda essa mistura de políticos inescrupulosos, especulação imobiliária, o medo de ataques terroristas fomentando o preconceito contra alguns grupos étnicos e o apego de um aspirante a escritor à sua obra, renderam uma trama policial bastante interessante e Diniz não deixa pontas soltas e, ainda que a reviravolta não tenha sido tão surpresa assim (ei, leitores de romances policiais sempre querem chegar aos fatos antes dos investigadores), ela encerra o caso muito bem. Eis um autor que os fãs de romances policiais deveriam dar uma chance. Espero que o autor continue criando outras histórias protagonizadas por Jacquet.

PS: minha única ressalva (e tristeza) fica por conta do trabalho de revisão que poderia ter sido melhor.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2016/09/13/misterio-no-centro-historico-tailor-diniz/