Os Primeiros 90 Dias

Os Primeiros 90 Dias Michael Watkins

Resenhas - Os Primeiros 90 Dias

Pablo Paz 26/03/2024

Meio sem pé nem cabeça...
Um livro meio sem pé nem cabeça que, por detrás de sua linguagem técnica, não passa de conselhos bobos para quem sabe liderar e, para quem não o sabe, um manual que na verdade mais tornará suas relações mecânicas do que naturais no ambiente de trabalho. Dicas sobre como se aproximar de qual ou tal pessoa, como fazer amizades, coalizões e se autopromover, com o intuito de 'tirar proveito' para sua liderança etc. Dependendo dos seus valores morais, podem soar imorais e até sociopatas.
A princípio parece ser uma obra técnica, mas é só mais um na seara da autoajuda, uma espécie de "O Príncipe" de Maquiavel num linguajar próprio para atrair futuros gerentes, executivos e outros profissionais de colarinho branco que almejam tornar-se 'líderes' (como livros do tipo adoram dizer); alfim, para quem pretende algum cargo de gerência. A diferença é que "O Príncipe", além de clássico já consagrado como filosofia e literatura, te dá uma perspectiva mais ampla sobre a natureza humana e as relações de poder. Este aqui me soou muito infantil. Ainda mais depois de Kant nos ensinar que toda a Pessoa tem valor por si mesma.
JurúMontalvao 27/03/2024minha estante
eita!
bom saber, pra passar longe... ou não?

Ana Sá 29/03/2024minha estante
Parabéns por ter ido até o fim e por fazer uma resenha que nos poupará deste tormento! haha

Monalisa Ribeiro 06/01/2024

Abandonei

É um livro denso. Muito rebuscado e com exemplo que não são da realidade brasileira e ainda, senti que são pela metade.

Foi uma indicação e não vi algo muito útil na minha transição.

@aloeliane 01/01/2024

Necessário para novos líderes!
Esse livro é tão bom e tão importante que construi um treinamento todo a base dele, para capacitar novas lideranças na Alura. Deveria ser leitura obrigatória!

Christian.Vital 16/12/2023

Completo
Esse livro se torna um guia para quem está diante de uma mudança profissional, seja nova função, nova responsabilidade ou nova empresa. Ao ler pela terceira vez na minha terceira mudança, vejo com mais clareza a importância e o impacto de se dominar os primeiros 90 dias. Até então, esse livro se mostra bem completo.

Tarcisio.Gambin 19/09/2023

Saia do raso!
Pare de ler bullshitagem motivational de liderança, leia algo mais técnico e aplicável do que o "sorria e acene" nas cartilhas que mais parecem "Minutos de Sabedoria".

Li esse livro em uma época de transição de carreira e me foi muito esclarecedor (dado os devidos contextos essa é uma literatura norte-americana my friends, cabem aqui algumas licenças poéticas), mas algo aplicavel quase que na integra com embasamento conceitual.

Recomendo para novos gestores.

Leitura um pouco densa. Precisa sentar a bunda na cadeira e pensar, mas pra sair do raso nao tem jeito né meus consagrados e consagradas?

Sucesso!

John.Schmitz 14/09/2023

Um livro que me ajudou bastante na transição de posição e ainda me fez avaliar se era isso mesmo o que eu queria.
As vezes as histórinhas atrapalham mais do que ajudam.

Ricardo 30/07/2023

Interessante em muitos momentos
Li esse livro em um momento que estava mudando de cargo no trabalho por recomendação de dois outros gerentes seniors. O livro traz muitos insights interessantes. Alguns, dependendo do seu nível de carreira, podem parecer óbveis. Mas certamente você vai conseguir aprender algo para aplicar na sua mudança ou na sua carreira em geral. Vale a pena e recomendo. Ficou com 3.5 estrelas porque algumas coisas acho que poderiam ter sido mais rápidas/diretas ao ponto. Mas que não estragram o livro nem nada. Se tiver mudando de cargo no trabalho e quiser chegar preparado, leia.

GiCarneiro 22/02/2023

Denso, mas útil
É um livro denso. Não é do tipo de leitura que faço no almoço, por exemplo. Precisei dedicar um tempo a mais para ler e refletir. Alguns exemplos citados são bem diferente da realidade brasileira mas mesmo nesses é possível adquirir algum conhecimento e vincular com algumas situações que vivemos aqui... Por conta desse desafio de leitura, levei meses para terminar de ler, mas ele é válido para qualquer transição em posição de liderança, então estou feliz por ter insistido até o final. Queria ter tido oportunidade de aplicar nos meus primeiros 90 dias, mas passei por situações peculiares que não me dariam esse tempo... De qualquer forma, certamente vou aplicar algumas das técnicas na minha gestão daqui pra frente.

Dou 4 estrelas porque em alguns pontos poderia ter sido mais direto.

Acredito que é uma leitura muito útil para quem lidera.

Mirla.Trogillo 29/12/2022

Livro bastante esclarecedor para quem almeja bons cargos dentro de uma empresa. Traz um passo a passo com ideias boas.

Sílvia Paula 22/04/2022

Carreira
Se está em uma nova fase ou com intuito de mudar, leia esse livro. Dicas bacanas para os seus primeiros 90 dias e demais dias que antecedência sua contratação.

Wagner 17/04/2022

Ótima reflexão para qualquer em transição profissional
Numa transição entre cargos, ou entre empresas sempre sugem dúvidas e desafios. Esse livro apresenta diversas reflexões e orientações de como maximizar as chances de sucesso numa mudança desse tipo.
Altamente recomendado!

Longa 17/02/2022

Livro extremamente técnico. Não gostei da leitura. Para quem está passando por uma transição no trabalho de liderança deve ser mais bem aproveitado.

Renata 11/01/2022

Vale a pena ler
Se fosse uma questão binária ?recomendo ou não recomendo?, a resposta seria ?sim, recomendo?.

O livro destaca e dá clareza de pontos que não devem ser deixados de lado em uma transição. Provoca reflexões importantes.

Em alguns momentos, acho que poderia ser mais direto ao ponto. Então, para algumas pessoas talvez faça sentido fazer uma leitura dinâmica em certas partes do livro.

Além disso, achei algumas considerações meio antiquadas, especialmente em relação a hierarquia. Mas ok, o livro foi escrito em 2003, muita coisa mudou desde então. Não é nada crítico e não compromete a qualidade do conteúdo.

Mas é isso: vale a leitura para quem estiver em um momento de transição de cargo, área, empresa, etc.

Bruno.Pasquim 06/01/2022

Fundamental
Leitura obrigatória para todo profissional que está em fase de transição de carreira, especialmente em posicial de liderança.
As técnicas que o livro propõe são lógicas e funcionais, se aplicadas com certeza aceleram a eficácia do profissional em transição.
Fiz a releitura do livro quando estava em uma nova mudança e me ajudou bastante!

Fabio 18/06/2021

Vale a leitura
Livro com boas dicas pra novos líderes ou que estão ingressando em outra empresa para ser líder de um time. Ótimas provocações e exercícios para esse desafio, dando nome aos "sentimentos" e métodos ao "porque acho que funciona assim."