F de falcão

F de falcão Helen Macdonald

Resenhas - F de Falcão

San 22/06/2021

Amei esse livro!!!
Foi uma leitura tão vivida, tão real, foi como se estivesse lá, observando toda a história. Uma história emocionante, cativante.
Eu gostei imensamente de ler este livro, chorei várias vezes, porque também perdi meu pai e a perda dela pareceu a minha perda. Eu recomendo a leitura é uma escritora que com certeza leria outras obras.

Neyla 15/08/2020

F de Falcão
Do meu ponto de vista, e? um livro difi?cil de se le?, talvez por eu na?o estar acostumada com esse tipo de escrita. Helen, ao mesmo tempo que fala sobre o presente, volta ao passado e tambe?m cita por va?rias vezes os livros que contam as experie?ncias de White ao treinar o seu ac?or Gos, por va?rios momentos fica confuso saber se ela esta? falando do presente, do passado ou de White.
Uma histo?ria real e de sobrevive?ncia, Helen Macdonald, narra neste livro sua trajeto?ria de vida ao lado de seu ac?or, que recebeu o nome de Mabel.
Desde pequena ela ja? tinha uma paixa?o por aves de rapina e pela falcoaria, mas foi apo?s a morte de seu pai que ela decidiu comprar um ac?or tentando fugir do luto e da depressa?o, Helen trouxe o ac?or para sua vida, mas passou a fingir que habitava no mundo do ac?or, livre do luto e indiferente as ma?goas da vida humana.
Ela passou um bom tempo isolada de tudo e de todos, apenas sobrevivendo e tentado conhecer seu ac?or, depois passou a sair e treinar o ac?or todos os dias, tentando encontrar na natureza selvagem dos falco?es o i?mpeto para vencer seus medos. Helen aprendeu a se sentir mais humana, apo?s descobrir na convive?ncia com o ac?or, como e? na?o se?-lo.
A melhor maneira de passar pelo luto é aceitar vive?-lo.

zunflower 22/07/2019

REPLETO de descrição
foi o primeiro livro que li que basicamente foi apenas descrições. Gostei, mas é uma leitura difícil para quem não é acostumado com isso. Entretanto, traz tanto sentimento nas palavras e passagens realmente tocantes. Um bom livro a ser lido sem pressa, e ainda tem uma grade e interessante carga sobre os açores e a falcoaria.

Fabi 31/03/2021

Romance teórico
Tem sei se esse termo existe, mas foi a sensação que tive ao ler...apesar de ser um romance com enfoque na dor da aurora em perder seu pai, no luto e em seu processo de superação...o livro fala muito sobre criação de falcões, de uma forma quase instrutiva, e se torna meio cansativo por isso.

Yuririn 20/08/2021

esta autobiografia foi interessante e tocante, principalmente no final. Ver a Helen lidar com o luto após a morte do seu pai e o modo como a falcoaria, que desde sempre foi uma paixão p ela, a ajudou, nesse momento, a descobrir mais sobre si mesma e sobre o q estava ao seu redor foi bem bacana. As partes de falam sobre T.H. White e sua biografia tbm foram legais, me instigou a descobrir mais sobre ele e a querer ler suas obras. Além disso, o desfecho envolvendo este autor fez todas as comparações/contextualizações durante o relato terem bastante sentido. Esta leitura me deu mais bagagem sobre depressão, luto, história, empatia e relações interpessoais; gostei de poder ter conhecido essa fase vivenciada pela autora e das partes da vida de White tbm.

Myckaio 24/02/2021

Como você aprende quem é você após o luto?
Essa é uma pergunta que eu acredito que ninguém seja de fato capaz de responder. A perda de um ente querido é algo que só quem vivencia sabe como é. O luto é um baque profundo, as vezes jamais cicatrizado.

isabelle. 25/12/2021

"ensinou-me o que era paciência. ele disse que era a coisa mais importante de todas para se lembrar, dessa maneira: quando você desejava mais do que tudo ver algo, às vezes tinha que ficar imóvel, parado no mesmo lugar, lembrar-se do quanto você queria aquilo, e ser paciente."

Juliane4 01/12/2023

F de falcão é uma obra autobiográfica em que Helen MacDonald narra sua experiência de treinar um falcão após a morte de seu pai. A obra explora temas como luto, natureza, identidade e a relação única entre humanos e aves de rapina.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/10/2018

O relato emocionante de uma mulher que se empenha para superar a dor do luto por meio da excêntrica arte de treinar falcões.
Aclamado best-seller do The New York Times, “F de Falcão” é uma autobiografia nada usual sobre superação e autodesenvolvimento. A autora, Helen Macdonald, conta sua história a partir do momento em que viaja até a Escócia para comprar um falcão. A depressão que lhe acometera após a morte do pai criara um abismo entre ela e as demais pessoas e nada mais fazia sentido em sua vida. Porém, ao praticar a falcoaria com Mabel, sua nova ave de rapina, e ler os diários de T. H. White, clássico autor da literatura inglesa, Helen começa a entender que o luto é um estado que não pode ser evitado, mas que pode ser superado — inclusive com a ajuda de um inusitado açor.
Muito mais do que explicar como domesticar ou caçar com falcões, a prosa magnética de “F de falcão” narra a angustiante história de uma mulher que se sente infeliz e sem rumo. Uma mulher que, na ânsia por superar a melancolia, encontra ao lado de um dos mais ferozes animais o caminho para expulsar os próprios demônios.

Resenha de: https://www.saraiva.com.br/f-de-falcao-9342518.html

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-8057-814-0

whatsmaryreading 04/03/2024

Um livro emocionalmente exigente.
? "F de Falcão" de Helen Macdonald ???

"O mundo é cheio de sinais e maravilhas que vêm e vão, e, se você tiver sorte, pode estar vivo para vê-los."

Uma obra sobre luto e reencontro consigo mesma. A autobiografia da autora foge completamente do habitual, por ser tão poético e profundo.

F de Falcão conta a trajetória de superação de Helen após perder o seu pai. Após encarar uma depressão avassaladora, ela decide adotar um açor, uma espécie de falcão, chamada Mabel, como um modo de ocupar a mente e o tempo para não precisar sentir a dor da perda. Ela quer uma fuga desta realidade.

No entanto, podemos ver como o luto se faz presente de diferentes maneiras, através de lembranças, troca de aprendizados, e como foi possível ressignificar essas sensações. O livro é sangrento, é intenso e o amor é apresentado de forma complexa e multifacetada, indo além do romantismo tradicional. A autora descreve a comunicação não verbal entre ela e a falcão, um idioma próprio que transcende palavras.

O livro explora o amor entre pais e filhos, entre humanos e animais e o amor pela natureza.

Tem muita referência a outros escritores, e foi incrível mergulhar em tantos livros a partir de um único. Vi muitas resenhas dizendo que a leitura é arrastada e eu não concordo, é sim difícil e doloroso, mas não é lento. Mas é uma leitura emocionalmente exigente.

Eu avaliei com 3 estrelas por simplesmente não ser o meu gênero favorito, mas é um livro incrível que eu com certeza recomendaria para quem estivesse vivenciando o luto.