Vertigo

Vertigo Pierre Boileau...

Resenhas - Vertigo (Um Corpo que Cai)

1 | 2 | 3 | 4

Ana Lícia 14/09/2021

Vertigo ( Um Corpo que cai) é o livro que deu origem ao clássico do suspense de Alfred Hitchcock. Eu sou apaixonada por Psicose, um dos meus filmes e livros favoritos do gênero, então fiquei curiosa para conhecer o romance Vertigo.

A obra francesa de 1958, se passa em Paris tendo como contexto histórico a Segunda Guerra Mundial.

Iremos conhecer o detetive Flavières, que a pedido de um antigo colega, Gévigne, irá seguir sua esposa. Pois, ela apresenta uns comportamentos estranhos, e ele está muito preocupado com sua segurança.

Madeleine é linda e rica. Vive aérea, distante e tendo comportamentos atípicos. Fica isolada olhando para o nada, dá uns passeios estranhos, e, tem histórico de suicídio na sua família, despertando a atenção do marido. Então ele pede ajuda para o detetive para descobrir o que está acontecendo.

Será loucura, possessão ou fingimento? E é isso que Flavières tentará desvendar.

A história é interessante, ficamos nos perguntando o que está acontecendo. O detetive não é um personagem agradável de se acompanhar, pois, sua mente é completamente confusa, ele duvida de tudo, e nos faz duvidar de tudo e todos também. (Aliás, não gostei dele. É daqueles personagens intragáveis.).
Mas o final foi surpreendente, eu não imaginava aquele desfecho, e fui feita de boba literalmente. O interessante que temos vários livros contemporâneos com premissas semelhantes.

Vertigo é um suspense psicológico francês cheio de camadas, e com reviravoltas inesperadas, mesmo a narrativa não me conquistando foi ótimo conhecer a obra que deu origem a um dos filmes mais elogiados de Hitchcock. No Brasil o filme se chama "Um Corpo que cai", na França é 'Sueurs froides". Em Portugal 'A mulher que viveu duas vezes'. ( Que faz muito sentido também, Haha). Só títulos criativos.

Luiz Carlos 31/10/2021

Queria assistir o filme, mas fui ler o livro...
Enquanto obra cinematográfica e sob a tutela de Alfred Hitchcock, "Vertigo" ou "Um corpo que cai" é considerado um clássico do suspense (que ainda não assisti conforme confessado), enquanto obra literária creio que esperava mais, o tema poderia ser mais bem explorado, o final é abrupto, uma verdadeira "queda" e quando se busca mais o livro simplesmente acabou. A vertigem talvez venha dessa morosidade da obra e da sensação de que em alguns pontos os autores querem acelerar no o ritmo - não dá narrativa, mas dá conclusão, talvez seja o mal relacionado aos livros que são pensados para virar filme (nos comentários finais há um texto que traz essa informação, "confessaram" ... "Mal sabia ele que a dupla Boileau-Narcejac havia escrito tendo em mente o próprio Mestre do Suspense").

Felipe 27/06/2016

Uma vertigem da alma cem vezes mais horrível que a vertigem do corpo

Publicado originalmente em 1954 com o título ‘D’entre Les Morts’, ‘Vertigo – Um Corpo que Cai’ acaba de chegar ao Brasil em uma edição de luxo na coleção Hitchcok, lançado pela editora Vestígio.

Com tamanho sucesso, a Vestígio, editora pertencente ao Grupo Autêntica, apostou em na publicação de livros ligados a grandes obras clássicas do cinema. Com o objetivo de ampliar o catálogo, reconhecido por oferecer literatura policial de qualidade com autores europeus referências nos gêneros de thrillers, scandi crime e suspense histórico, chega no Brasil a coleção Hitchcock. E para começar falando desta coleção incrível, vamos falar de Vertigo - Um corpo que cai.

O filme seguiu o enredo criado no romance de forma surpreendente, e, por mais que sejam poucas, as mudanças são bastante significativas, principalmente com relação às motivações dos personagens.

A trama começa em 1940, quando o detetive policial Flavières é forçado a renunciar seu trabalho após um acidente em um telhado. O protagonista havia perseguido um suspeito, mas acabou sofrendo um ataque de vertigem e perdeu a coragem. Como resultado, seu colega policial acaba sendo morto.

“Pois há verdades em que não podemos deter nosso pensamento sem sentir imediatamente uma vertigem da alma, cem vezes mais horrível que a vertigem do corpo”.

Mais tarde, Flavières trabalha como advogado e é contatado para ajudar em um assunto delicado. Um velho conhecido está preocupado com o comportamento de sua esposa, Madeleine Gévigne, e pede para que Flavières fique de olho nela. Com o passar da investigação, Flavières percebe que entre suas ausências, mistérios e melancolia não há nenhum amante, nenhuma simulação e nenhuma doença. Apenas uma estranha relação com a bisavó, Pauline Lagerlac, morta em circunstâncias terríveis e a quem a jovem Madeleine não chegou a conhecer. Nisso, o detetive se torna obcecado pela mulher, tornando-a um objeto de desejo e obsessão.

“Eu desci um longo corredor. No fim do corredor nada além de mim e da escuridão. Eu estava na escuridão”.

Com tamanho desejo pela mulher de seu cliente, o trabalho de Flavières acaba sendo mais difícil do que ele imagina. Afinal, estamos falando de uma história de obsessão de um ex-policial com uma mulher, com a morte e com o controle e identidade.

Entre a obra original e o clássico adaptado de Hitchcock há algumas diferenças. Entre elas, está a mudança no protagonista. No filme, Flavières se torna Scottie Ferguson, um homem perturbado, sombrio e com alguns problemas emocionais e sexuais bem graves, e também responsável por grande parte da emoção e ironia apresentada no filme. Já Flavières não sofre de tantas ilusões sobre si mesmo. E é esse pequeno grande detalhe que muda o desfecho no livro x filme.

As diferenças na construção dos personagens, a importância da Segunda Guerra Mundial como plano de fundo da obra, tom e caracterização fazem com que as obras sejam bem distintas. O filme, como todos já sabem, é uma obra-prima. O romance de Boileau e Narcejac, um excelente romance policial.

site: http://www.cinemadebuteco.com.br/buteco-literario/resenha-vertigo-um-corpo-que-cai-chega-ao-brasil-na-colecao-hitchcock/

1 | 2 | 3 | 4