O Ano Em Que Disse Sim

O Ano Em Que Disse Sim Shonda Rhimes

Resenhas - O Ano Em Que Disse Sim

Barbara Sant 04/01/2017

Disse sim a novos estilos...
Li esse livro em menos de 5 hrs ele passou a integrar a lista dos meus favoritos. Mas favorito daquele que vale ter sempre a mão, pra ler outra vez e outra vez.
Não porque ele seja perfeito ou por ele trazer uma grande revelação, mas sim por ele trazer pequenos trechos de realidades que todas as pessoas passam.
Seja no momento de dizer sim e conhecer novas coisas, ou na dificuldade enorme de dizer não e se livrar de problemas.
Acho que ele faria bem a qualquer um que esteja em um momento difícil, precisando de uma perspectiva diferente na vida ou só de um empurrão para ver que não existe vida perfeita.
Também gostei muito de conhecer um pouco mais da responsável pela criação de duas séries que eu adoro, já que normalmente não tenho a curiosidade de acompanhar a vida dos autores e atores delas.
Podem apostar que vão acontecer releitura dele.
Jéssica Maria 05/01/2017minha estante
Você me fez querer ler esse livro com a sua resenha, Bah! Obrigada, eu adorei!

resenhasdajulia 07/04/2021

É um bom livro, mas a leitura foi mais lenta do que eu imaginava e isso me decepcionou um pouco, porque eu realmente achei que fosse gostar mais.

Stephany.Nagami 06/04/2021

SIM!
Apenas uma palavra: GENIAL

Shonda Rhimes é genial, a forma que ela descreve seus problemas é leve, irônico e descontraído. Me senti uma amiga muito próxima dela lendo esse livro

Shonda também mostra suas vulnerabilidades e suas inseguranças, e mostra sua trajetória para se tornar ?duroneza? como ela diz.

Ana Carolina 20/07/2022

Esse é meu primeiro livro lido do ano , eu fique 7 meses sem ler nada . É uma releitura que fiz a muito tempo , como eu lembro vagamente de ter gostado decidi ler de novo.

Eu conheci a Shonda pela série Scandal que eu indico é acho sensacional. Ela também escreveu Greys Anatomy ( não assisti ainda ) .

Gostei bastante da escrita dela, gosto dos personagens criados por ela .

No livro ela vai contar sobre o Ano do Sim que mudou a vida dela . No dia de Ação de Graças a irmã dela falou uma coisa , que fez com que ela aceitasse as oportunidades que surgiam pra ela, que a mesma recusava . Ela fala sobre as séries, sobre a vida dela , sobre relacionamentos , sobre não querer se casar etc .

Eu li opiniões negativas no skoob do tipo " Ela falou muito sobre as séries dela , que ela quer pegar fama delas pra escrever o livro " . E daí? Não foi ela que fez sucesso escrevendo tudo . Também não tem como saber o que cada leitor espera encontrar em um livro , se você espera um livro auto-ajuda com passo a passo esse não é o livro que você procura . Shonda vai contar experiências pela qual passou , é talvez você tire alguma lição no final .

Indico para quem gosta das séries dela , ou que tenha interesse de conhece-lá.

Se a resenha não tiver muito boa relevem faz tempo que eu não escrevia uma kkk , tô enferrujada .

Évelin Noah 10/10/2020

Surpreendente
Nesse livro inspirador conhecemos uma Shonda que nem sonhávamos que existia. Cheia de medos, inseguranças, manias, pensamentos autodestrutivos.

Encontramos uma Shonda "gente como a gente". E isso nos choca! Como uma mulher que construiu um império, criou uma das séries mais assistidas no mundo, acredita que não fez nada demais? Que o trabalho dela nem é tão bom assim? Como uma mulher que "têm tudo", pode ter medos e frustrações tão reais e banais como eu e vc?

Este livro é uma bela lição de como dinheiro e fama não quer dizer nada. E como aprender a se amar, se aceitar e principalmente a se enxergar é fundamental!

Day 16/07/2020

Não bateu aquela identificação com a história. Me cansou o fato da autora a todo momento lembrar o leitor do quanto ela é maravilhosa... Muito narcisista!

capitu 13/01/2021

Estava esperando bem mais desse livro, acabei não gostando tanto.

Bacurau 05/06/2020

Normalizem suas vidas!
Seja seu narrador. E siga para um final feliz!

Que mulher incrível! Sim?

Daiany 28/01/2024

"Seja um realizador. Não um sonhador."
O ano em que disse sim. Muito antes de ler a sinopse eu tive meu ano do sim, achei até engraçada a coincidência. Nesse livro Shonda conta como foi o seu ano ao dizer mais sims aos "convites" de sua vida e carreira, nos relata como é nos bastidores até ser mundialmente conhecida. Ela também faz muita referência a sua série de sucesso Greys Anatomy, mas como nunca assisti, acabei ficando por fora. Não é um autoajuda, mas tem bons pontos para reflexão.

Kelly @leitora_assidua_ 17/01/2021

Li um livro que todos estavam recomendando e amei!
O Ano em que Disse Sim, veio para balançar meu 2021.

Depois de uma enxurrada de recomendações, resolvi dar uma chance para esse livro e fiz isso principalmente, porque a autora é a escritora de Scandal , Grey's Anatomy e uma série de outros programas de TV.

Então, esperando altas dicas, lá fui eu para o meu ano do sim? E galera, eu não estava preparada para o que iria encontrar!

A autora consegue de uma forma leve e divertida nos fazer refletir sobre vários temas da vida.

E ela retrata bem o peso de ser mulher, negra e mãe solo de 3 filhas.

Fora que de brinde ainda acompanhamos os sentimentos dela acerca dos personagens de suas séries, o que para mim, deu um toque a mais para a história.

Eu que esperava um livro de autoajuda, recebi um relato de uma mulher parecida comigo, que foi atrás do que queria da vida, passando por cima de padrões e dela mesma, e que por isso, viveu um dos melhores anos da vida dela, quando aprendeu o valor do Sim.
Dani Favalli 17/01/2021minha estante
Agora fiquei com vontade de ler!

Kelly @leitora_assidua_ 18/01/2021minha estante
Menina, recomendo!

Idma 29/03/2022

simsimsimsimsimsim
Se vc é do tipo de pessoa introvertida, tímida, com dificuldade em dizer "não", esse livro é pra vc! E se não é o seu caso, ainda assim, há reflexões importantes que podem surgir durante esta leitura.
Shonda tem uma escrita muito divertida - e apesar de devagar um pouco demais para o MEU gosto...mas ok, sou chata! -, traz uma proposta interessante do ano em que ela decidiu fazer tudo o que mais lhe apavorava, tudo que a tirava da zona de conforto.
Houveram pontos dos quais discordei, é claro rsrsrs. Porque creio que há uma linha muito tênue entre ser autoconsciente/auto-confiante e ser arrogante/ egocêntrico. Mas dito isto, me diverti e aprendi bastante com suas reflexões.
Definitivamente, uma ótima leitura!
Obs: vários spins off pra quem é fã de Grays Anatomy

Nicole Dantas 08/01/2022

Começando meu ano literário com o pé direito.
Eu decidi comprar este livro há mais ou menos 6 meses atrás, quando assisti a resenha do Paulo Ratz. Assim que o mesmo chegou em minhas mãos tive certeza que era com essa leitura que eu gostaria de iniciar meu novo ano.

Na verdade, eu não conhecia Shonda Rhimes. Nunca tive interesse por Grey's Anatomy, mas, tinha interesse em saber o que era o ano em que Shonda disse sim (e por ?How to get away with a murderer?, série incrível pela qual sou apaixonada). Minha ideia é me desafiar em 2022.

Shonda mente, faz graça, faz charme, joga verdade na sua cara e te faz se emocionar com maestria. Grifei quase o livro todo, chorei no caminho para o trabalho, me identifiquei e comecei a olhar minha mãe com o triplo de admiração.

Entre as páginas podemos encontrar o discurso que Rhimes fez em Dartmouth, eu gostaria de tatuar esse discurso de tão impactante e empoderador que ele é. Obrigada Shonda.

Livro 5 estrelas favoritado. Comecei o ano bem e dizendo sim.

Thai 22/02/2022

Achei meio chato ou eu que tô chata esse mês e não tô gostando de nada não criei começa não sentia vontade de ler.

@gabriellecerq 12/03/2021

Obrigada Shonda!
Uma leitura gostosa que te faz refletir sobre vários assuntos! Shonda envolve o leitor e em poucas páginas você já se sente melhor amiga dela! Se antes já era fã pelas suas séries, agora sou fã de tudo que essa mulher é! Amei amei amei

Altieris 09/09/2021

O Ano Em Que Disse Sim - Shonda Rhimes
"O ano em que disse sim" é um livro escrito pela Shonda Rhimes, umas das produtoras e roteiristas afro-americana conhecida e aclamada nos EUA pelos sucessos televisivos de Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, e produtora executiva de How to Get Away with Murder.

O relato da autora se concentra em contar sua trajetória pessoal, incluindo os fatos dela ser uma mulher, negra e mãe, nas dificuldades que encontrou ao longo do caminho, além de mencionar como ela se sabotava por não acreditar no potencial que tinha, mesmo com os resultados visíveis de seu trabalho.

No enredo, Shonda fala sobre sua carreira profissional, das responsabilidades como mãe e o fato de ter que se equilibrar entre o trabalho exigente e o tempo que tinha com a família e amigos.

Em uma época em que se exige tanto da mulher ao exercer múltiplas funções ao mesmo tempo. Shonda dizia se sentir em constante (quase diário) sentimento de nunca estar se esforçando ou fazendo o suficiente. Por isso, ela chegou à seguinte constatação:

- Dizer "não" me trouxe até aqui. E o aqui é uma droga. Dizer "sim" pode ser o caminho para algum lugar melhor.
- Se não for o caminho para algum lugar melhor, será ao menos para um lugar diferente.

Os "sins" iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além do difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento.

A questão da raça também foi um tema bem trabalhado no livro, além de ser a primeira e única mulher negra numa posição como esta no meio do entretenimento.

Ela fala da profissão de escritora e não somente sobre as questões do racismo, mas de levar à televisão histórias e personagens que saem do padrão branco, isso também considerando não só mulheres negras no protagonismo, mas asiáticas e diferentes questões da sexualidade. Estas pessoas existem e elas não podem serem invisíveis para sempre.

A autora conta como evitava se expor e receber atenção, mesmo depois de receber muito reconhecimento, ter a própria produtora e que o hábito que ela tinha de negar tudo que lhe aparecesse era uma forma muito discreta de suicídio.

A forma que ela descreve seus problemas é leve, irônico e descontraído. Me fez enxergar quantos nãos eu disse querendo dizer um sim, sempre por medo ou pela opinião alheia.

Mas a leitura me fez entender que é preciso aprender a dizer sim principalmente pra aquilo que te assusta, somente assim, é possível ser transformado.