Não Tão Primos

Não Tão Primos Renan Merlin

Resenhas - Não Tão Primos

SanderleyAlves 04/11/2021

Não tão ruim
"Não tão primos" é uma história rápida e clichê. Não é de todo ruim, tem como pano de fundo a luta contra o preconceito e os caminhos do amor.

A escrita é amadora, mas devemos levar em consideração o que motivou Renan Merlin a escrever o livro (um concurso de conto), o que torna compreensível.

Mile 09/06/2021

A primeira leitura do ano
Não sei nem o que falar. Também não faço ideia de como esse livro foi parar na minha estante. O ano começou e fui ler os livros solitários, já que não estava no clima de começar uma série de livros, e achei esse Não tão primos.
Não me arrempendi de ter lido porque ele é bem pequeno e eu terminei no mesmo dia. Mas simplesmente não gostei. Provavelmente porque eu não sou o público alvo - em questão de idade - sinto que se tivesse lido no ano em que foi publicado eu teria gostado.

wei 11/02/2021

Parece uma fanfic escrita por uma garota de 13 anos. Não gostei mas não posso dizer que o livro é ruim, só não gostei da escrita e também nao consegui sentir absolutamente nada pelos personagens. Li o livro todo revirando os olhos e com vergonha alheia dos personagens

Ste 28/09/2020

Simplesmente incrível
Esse livro aborda o casal gay, de uma forma tão fluida. Sem poluir a história, te deixa com um gostinho de quero mais.
Ele é um livro prático e rápido de ler. A história é um baita clichê adolescente, mas quando você perceber, já leu a metade e se apaixonou. Recomendo demais!!

Isabella 19/02/2020

Livro muito bom, li em um dia só. Um romance leve e gostoso de ler.

Lucianoh 24/05/2019

Amador demais
A história tenta ser fofa, com alguns conflitos aqui e ali na tentativa de evocar empatia e reflexão, mas os acontecimentos são todos corridos, descritos de forma simplória, com um desenvolvimento extremamente superficial (e até inverossímil em certos pontos), o que me fez ler cada linha revirando os olhos.

Thais645 05/04/2019

"Nunca deixem que os outros tentem tirar o seu brilho, as suas cores e o seu lugar. O que é nosso foi conquistado por nós, e ninguém tem o direito de tirar isso da gente!"
De temática LGBT, Não tão primos, é uma mescla de romance jovem, amizade, autoaceitação e descobertas — tudo no embalo do verão. Narrado por Bernardo, um adolescente de 15 anos, tímido, reservado, e de certa forma, solitário — ele ainda lida com os conflitos da sua sexualidade e os preconceitos de alguns colegas da escola. Ele mora em São Pietro, e tem uma melhor amiga, a espontânea e divertida, Gabi, que ele pode contar com tudo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Durante as férias de verão, Bernardo se matricula nas aulas de natação, lá, ele conhece Mateus, seu parceiro de treino, e os dois ficam bem próximos, e se apaixonam. Até que um dia, Bernardo sofre um ataque homofóbico de dois valentões da escola. Mais decepcionante ainda, foi que Matheus estava lá também, assistiu a tudo, e não fez nada para ajudá-lo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De volta a escola, Bernardo terá que lidar com os caras que o agrediram, com seus ressentimentos quanto ao Mateus, e suas inseguranças. Mas, tudo muda com a chegada do bonitão e carismático, Gustavo, a pessoa que vai colorir o coração partido de Bernardo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"[...] Já estava acostumado a ficar isolado dos demais alunos. Às vezes, penso que eles nunca me deram a oportunidade de me aproximar, outras vezes, penso que sou eu que me distancio de todos, pois tenho medo de ser julgado pelo meu jeito de ser."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para mim, foi uma leitura leve, com picos de humor e suspiros. Devorei esse livro no fôlego de um ônibus para outro, por ser um livro de escrita simples, com bastante diálogos e de pouco mais de 200 páginas, foi bem rápido e interessante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em suma, é um romance muito fofo e caloroso, com personagens com uma boa sintonia, e amigos que sempre estão se apoiando.
No final do livro tem uma playlist de Pop music bem legal para embalar a história enquanto ler.

site: https://www.instagram.com/hey_sonhadora/?hl=pt-br

Pedro 19/08/2018

"Não tão primos" narra a história de um jovem apaixonado que vê seus dias cinzentos ganharem um colorido especial e a oportunidade de viver intensamente um amor de verão.

Bernardo é um jovem de 15 anos, tímido, que mora com Sara, sua mãe, na cidade de São Pietro. Nem sempre a cidade onde o sol brilha a todo instante aquece o coração do Bernardo. Ele carrega consigo magoas e tristezas provindas de uma paixão que lhe trouxe angustias e marcas não só no coração, mas também em sua pele.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS no link abaixo! (Blog do Pedro Gabriel)

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2018/08/resenha-nao-tao-primos-de-renan-merlin.html

Fernando - @ExploradorLiterário 29/10/2017

Olá leitores do #ExploradorLiterario,
Hoje trago a vocês esse romance LGBT “Não Tão Primos – Renan Merlin” (@renmerlin) publicado pela Editora Coerência. Esta obra fala sobre auto aceitação, amizade e principalmente amor. E não julgue o livro pela capa, não é nada incesto aqui.
Narrado em primeira pessoa, Bernardo mora em são Pietro com mãe, é um adolescente de 15 anos, reservado e tímido, que ainda vive os conflitos de sua sexualidade. Durante as férias decide fazer natação, por ser um esporte que gosta. Mas em seu segundo dia de treino, é surpreendido, quando Matheus o garoto mais bonito do colégio se torna seu parceiro de treino.
O tempo vai aproximado os dois, e Bernardo resolve ajudar Matheus convidando ele para treinar na piscina de usa casa, pois ele que irá participar de uma competição, mas a academia ficara fechada por um mês e não terá onde treinar. A aproximação entre ambos ficam muito forte, mexendo com os sentimentos engatilhando esse romance. Porém, não é forte o suficiente para superar o preconceito dos “valentões” do colégio.
Prestes as aulas começarem, Gustavo seu “Não Tão Primo” vem morar com eles em São Pietro para fazer o ultimo ano do colegial. Este belo jovem, muda o seu mundo cinza, abrindo novamente o arco íris que havia se fechado por dentre as nuvens. E agora Ber se encontra entre a paixão avassaladora de Matheus e o amor duradouro de Gustavo, com quem o nosso personagem ira ficar? Quer saber corre ler este livro.
" Sinto-me forte o suficiente para enfrentar qualquer tipo de provocação em relação a minha sexualidade. Não devo nada a ninguém, então não tem por que eu ficar dando importância a opiniões de pessoas sem conteúdo a me acrescentar!"
Renan, em sua obra nos traz um cenário bem caloroso, onde o verão nunca acaba. E onde os laços de amizade são fundamentais para aceitação, para fortalecimento do amor próprio e o amor entre duas pessoas. O autor consegue despertar varias emoções sobre a incerteza da vida, reviver das lembranças boas e ruins, a cicatrização das feridas a superação das magoas, levando o leitor a momentos de tensão e de risos, fazendo acontecer a paixão pela historia e pelos personagens.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/10/resenha-nao-tao-primos-renan-merlin.html

desencaixados 16/05/2017

Minha primeira leitura do gênero LGBT
Bernado é um garoto de 15 anos, tímido e homossexual. Ele vive em São Pietro e na escola é perseguido por um trio de amigos por causa de sua sexualidade, infelizmente esse preconceito acarreta na vida social do garotinho, tornando o mesmo em uma pessoa tímida, fechada e praticamente solitária. As coisas começam a tomar rumos drástico e diferentes quando um dos seus perseguidores está lutando para ser um ótimo nadador e competir no próximo evento sobre o esporte — ambos faziam aulas de natação —, o concurso de natação já estava próximo e movido pelo corpo escultural de Matheus, Bernado o convida para treinar na piscina de sua casa.

Até então tudo estava indo em perfeitas condições, Matheus não era o monstro que demonstrava ser, ele acabou criando uma relação muito próxima e rápida com Bernado, chegando a ser desferido um beijo entre os dois. Sem entender nada, Bernado fica assustado com a repentina e rápida despedida de Matheus, mas o que acabou de ser colorido na vida do pobre garotinho, acaba sendo transformado em cinza.

"— Nossa, como você se cansa fácil, deveria voltar para as aula de natação, para se exercitar... — Diz ele, rindo da minha situação. (página 87)"

Naquele mesmo dia os amigos de Matheus o viram saindo da casa de Bernado, mas infelizmente o preconceito falou mais alto entre a roda de amigos. No fim naquela tarde Bernado estava no shopping e se depara com o trio, ele esperava as brincadeiras e ameaças de sempre, ele só não tinham em mente que levaria um forte soco no rosto fazendo-o desmaiar. A humilhação que acabou de passar cortou seu coração como navalhas, e o pior de tudo, Matheus tinha visto e participado de tudo e deixou acontecer.

Uma boa notícia é informada para Bernado, o seu primo de 17 anos e também homossexual estava indo morar durante as aulas junto com ele e sua mãe, além disso, o mesmo teria que dormir em seu quarto até o dele for organizado — Gustavo é o nome de seu primo. — O que tinha acabado de se tornar cinza volta a ser colorido, e quando Gustavo chega chamando a atenção e sendo respeitado por todos do colégio, Bernado começa sentir seu coração bater mais forte por outra pessoa.

Não Tão Primos, de Renan Merlin é um romance LGBT publicado pela Editora Coerência e conta a história de Bernado, demonstrando como a vida de um LGBT não é fácil e que infelizmente muitas das vezes é preciso de algum apoio para ser respeitado.

Recentemente eu estava arrumando a minha estante e notei que não tinha feito a leitura de nenhum livro com a temática LGBT, confesso que fiquei muito chateado com essa minha ausência ao gênero literário que me representa. Incomodado com a minha falta de contato com literatura LGBT eu entrei em contato com a Editora Coerência e recebi os dois livros da temática publicado por eles. Ou seja, esse foi o meu primeiro contato com o gênero e em breve também vai ter a resenha do livro O Meu Melhor Amigo é Gay, de Dielson Vilela.

Como foi o meu primeiro romance homossexual acabei criando muitas expectativas com o livro, e como forma de demonstrar aos leitores que autores nacionais também tem talento eu resolvi dar a oportunidade para um autor brasileiro. Renan Merlin começou escrever a história de Bernado através de um conto, mas resolveu aprofundar mais na vida do garotinho estendendo a história e publicando o livro.

Na história podemos encontrar várias críticas e apelos sociais, a primeira de todas é como a opressão e “brincadeiras” preconceituosas são capazes de afetar a vida social e os sentimentos de uma pessoa, além disso, o autor conseguiu fazer uma critica maravilhosa e não visualizada por muitos — talvez nem ele tenha percebido — sobre o ato sexista de pais que têm filhos LGBTs. Apesar de aceitar os filhos homossexuais os pais não tem uma afetividade como as mães costumam ter — sim, eu generalizei, mas é uma situação relativa em algumas famílias — , e infelizmente esse é um cenário muito frequente em famílias com membros da comunidade LGBT — sou um deles.

"Afasto-me de todos, mas o que eu mais preciso no momento é de um abraço forte! Respiro fundo e abraço forte o travesseiro de Gustavo. (página 112)"

Vocês já devem ficar irritados comigo, pois consigo encontrar críticas em todos os livros que faço a leitora, mas lembre, nem de críticas uma história é formada e felizmente a história de Não Tão Primos me agradou bastante. A forma que o autor criou o romance entre os personagens é muito clichê e previsível, e como tenho o costume de dizer isso é muito relativo, varia de leitor para leitor — estou falando sobre a previsão da história —, não vejo como um problema de escrita ou estrutura mal projetada. Então tenha em mente que você tem uma grande possibilidade de saber a história criada pelo Renan Merlin.

Apesar de gostar muito da história, eu fiquei um pouco incomodado com as falas dos personagens. Particularmente achei elas muito formais e forçadas, o que me leva a pensar que o autor aderiu a cultura de outro país para escrever as falas, pois a história é passada em São Pietro e têm costumes de norte-americanos — a mesma situação do livro Sombras do Mundo, de Daniella Rosa —. Esse é outro ponto relativo, algumas pessoas gostam e outras não, eu gosto, mas no livro acabou me incomodando.

O trabalho editoral do livro está impecável, adorei a capa ela condiz muito com a história os óculos e os chinelos falam muito sobre a trama inicial. A diagramação interna é muito fofa, contém ilustrações nas páginas, a fonte e o tamanho é muito confortável as vistas e o espaçamento colabora bastante para uma leitura prazerosa. Os capítulos são variados entre pequenos, médios e grandes, assim não deixando o leitor cansado e fugindo de um padrão que acaba fazendo alguns leitores desistirem da leitura.

Não Tão Primos é um livro curto e viciante fazendo algumas pessoas fazerem a leitura em um dia. Eu recomendo muito para todos os gêneros, mas não recomendo muito para pessoas muito novas, pois contém leves cenas sexuais. Então não percam a oportunidade de conhecer essa maravilhosa história criada por Renan Merlin e em breve conhecer O Meu Melhor Amigo é Gay, de Dielson Vilela.

site: http://desencaixados.com/resenhas/resenha-nao-tao-primos/

Lorena Miyuki 14/03/2017

Livro de diálogos
O livro é escrito em primeira pessoa sob o ponto de vista de Bernardo. Há um prólogo curtinho que conta basicamente o pano de fundo inteiro: Bernardo está de férias e resolve fazer natação para aproveitar a piscina de casa. (...)
O livro é contado em primeira pessoa, porém o ponto forte são os diálogos: tudo, quase que literalmente tudo é feito e falado entre os travessões. Isso é bem legal porque a leitura anda mais rápido, né? Mas os diálogos muitas vezes são formais demais para os personagens, além de não transpassarem emoções: é diferente você descrever uma cena e falar dela no diálogo, que normalmente não passa o sentimento para o leitor se você não tomar cuidado. Fora que é um bate-volta muito imediato: um personagem fala, o outro responde, sem descrições, sem considerações... Nada. Isso ao mesmo tempo em que pode agradar, por ser considerado "dinâmico", pode te deixar frustrado porque todos parecem ter a mesma "voz" (o "beijos" do final de cada ligação que eles fazem, é o maior exemplo disso!). Assim, nenhum personagem se destaca pelos diálogos. Não há algo que os diferencie, uma marca registrada (...).E nenhum deles te prende à leitura ou oferece um ápice na trama.(...)
Achei que a abordagem da ideia da homofobia, da violência, fosse ser o centro da trama - pela sinopse, pelo prólogo, sei lá, é o que dá a entender - mas elas são completamente desperdiçada. Tinha TUDO pra ser um livro icônico, mas fiquei triste por não ter sido retomada como achei que seria, porque não vejo como isso afetou a vida do Bernardo.
(...)
O ritmo é esquisito (...).
Ademais, ponto positivíssimo: eu gostei muito do fato da sexualidade do Bernardo não ser um problema.
(...)
Em suma, Não Tão Primos era uma história postada no Wattpad e que virou livro físico. Talvez na plataforma tenha surtido efeito, porém, na sua mão, vemos um "livro de diálogos". Gostei do prólogo porque é a ideia original e ela ficou bem executada ali, mas acho que, como desenvolvimento, a trama foi rápida, precária até, tudo muito superficial. A impressão que fica é que parece que "faltou" algo, que foi "picotado" na edição talvez. Não cheguei a ler a versão do Wattpad para comparar, mas fica o toque.

(Resenha completa no link)

site: http://www.marcadocomletras.com/2017/03/review-nao-tao-primos.html

Thamyres Andrade 12/02/2017

Super gostoso de ler
Bernardo tem 15 anos e é gay. Ele se apaixona por Matheus, o garoto mais popular e bonito da escola. Mas quando eles começam a se envolver, Vitor, homofóbico de carteirinha, começa a desconfiar e a perseguir Bernardo. É aí que entra Gustavo, primo de segundo grau do nosso personagem principal, que se muda pra São Pietro a fim de estudar na mesma escola que eles, e promete protegê-lo. Com toda essa proximidade, um triângulo amoroso acaba se desenhando. Sentindo-se mexido de uma maneira inexplicável por ambos os garotos, com quem será que Bernardo vai ficar, afinal?
Comprei esse livro na bienal do ano passado. Comecei sem saber muito sobre o que se tratava e fui me deixando levar pela história. Acho que isso, de não saber o que esperar, ajudou bastante conforme os fatos foram se desenrolando.
Apesar de não andar na vibe de ler romances românticos, eu gostei desse. Acho que porque traz outros temas em seu enredo, além de um relacionamento homoafetivo. Gostei bastante de como foi abordada a homofobia - e atitudes homofóbicas extremas, e adorei a lição sobre amizade e autoconfiança.
A minha crítica central é quanto à caracterização e profundidade das cenas. Acho que o autor pecou um pouco na ausência de descrições, principalmente, dos personagens. Ele utilizou traços gerais pra caracterizar, o que, pra mim, foi um pouco negativo. Quando eu leio, gosto de imaginar como é fulano e cicrano e isso se torna difícil se características básicas são escassas. Então, quando acontecia algo mais marcante, digamos assim, eu tinha certa dificuldade de imaginar as feições de um e de outro, vindo à minha cabeça apenas representações um tanto minimalistas. Achei algumas cenas um pouco corridas também, podendo tranquilamente ser mais trabalhadas, e outras fugiram da realidade. Não no sentido fictício, mas se mostraram bem mais amenas - e até diferentes - de como seriam se acontecessem realmente. Não sei se me entendem.
A trama não foi tão previsível quanto achei que fosse ser. Isso pode ter acontecido devido ao meu envolvimento com os acontecimentos. Os trechos, ora de um romantismo fofo, ora de um erotismo ardente, deram um toque todo especial a "Não tão primos".
Possuindo menos de 200 páginas e capítulos curtos, consegui ler em poucas horas. E, olha, a escrita do Renan é maravilhosa. Eu não queria largar o livro de jeito nenhum. O dinamismo que ele deu à narrativa, em primeira pessoa, foi ótimo. Com extrema facilidade, ele nos insere na história e nos faz sentir e pensar como Bernardo, como se fossemos ele.
Fui chegando às últimas páginas já imaginando o que aconteceria, mas sem querer que terminasse. Se o autor quiser escrever uma continuação, com certeza será muito bem-vinda. Vou ser uma das primeiras pessoas a ler, é claro.
Mais um ponto pra literatura nacional. Nota 4.

ElvisHenri 12/02/2017

É tão amorzinho
A história me envolveu de uma maneira que eu só queria le-lo. A escrita do autor é muito rápida e fluida e muito envolvente. Me envolvi com os personagens e com os dramas adolescentes. Tem tudo que um livro precisa: BFF, os valentões e um quase triângulo amoroso. Gostei de como é mostrado a amizade, a importância da familia e o inicio do amor. Só achei que o livro é muito curto e alguns problemas foram resolvidos rápido demais. O final deixou um gostinho de quero mais... espero que tenha continuação.
Thamyres Andrade 12/02/2017minha estante
Quase terminamos de ler juntos, hahaha

ElvisHenri 12/02/2017minha estante
Ta gostando?

Thamyres Andrade 12/02/2017minha estante
Terminei mais cedo.. Adorei. Minhas impressões foram parecidas com as suas.
Postei uma resenha agora pouco. :)

Pablo Madeira 17/01/2017

Um livro quente!
Não Tão Primos é o primeiro livro publicado pelo autor Renan Merlin e para um estreia literária ele já veio com tudo! O personagem principal se chama Bernardo, é estudante do ensino médio e gay, mas a trama não se desenrola sobre a sexualidade dele (que já é bem decidido sobre isso). O livro começa com as férias do jovem que tinha tudo para ser perfeita, mas que acaba virando um filme de terror. O garoto é agredido pelo trio de garotos "descolados" da escola e isso o deixa muito abalado emocionalmente. Mas, então, tudo mudo com a chegada do seu primo Gustavo (ou melhor, não tão primo rsrs), que passa a morar na sua casa e ainda por cima estudar na mesma escola que ele. A melhor amiga do Bernardo é Gabi, que por sinal é um amooooor de pessoa e gostei muito dela, acho que todo mundo tem uma "Gabi" de amiga. Enfim, o livro vai nos mostrar o dia a dia de um garoto homossexual e seus traumas e indecisões cotidianas e que muitos já passaram por isso. O livro também fala de assuntos como a homofobia, auto-aceitação e coragem para enfrentarmos o nossos medo. Uma leitura gostosa e que me fez rir bastante. Lembrei da minha adolescência enquanto lia, foi maravilhoso esse sentimento de nostalgia. E sobre os últimos acontecimentos do livro... UAU

Priscila 27/10/2016

Não Tão Primos
Ola pessoal!!!! Hoje a resenha é do livro Não Tão Primos, confesso que a principio não fazia ideia do que iria encontrar nas paginas deste livro e de alguma forma me surpreendeu, bom não posso deixar de dizer que foi o primeiro livro do gênero LGBT que li, é uma leitura envolvente que te prende a cada pagina, o autor Renan Merlin tem uma escrita cativante e usou de toda sensibilidade para contar a historia de seus personagens.
Não Tão Primos conta a historia de Bernardo um adolescente tímido e estudioso, mora em São Pietro e no colégio faz de tudo para não se encontrar com os garotos que gostam de arrumar confusão Vitor, Jonatas e Mateus.
Toda trama começa apos Bernardo se inscrever para aulas de natação, onde as primeiras aulas foram frustantes.... mas para sua surpresa um novo instrutor faria parte da equipe .
"[...]A aula começou, e eu estava esperando que fosse um desastre...O menino mais desejado do colegio estava ao meu lado de sunga, e seria meu instrutor! Já me imaginei parecendo uma galinha que caiu na água, se debatendo sem sair do lugar.[...]"
Como era de se esperar o romance esta no ar, mas nem tudo são flores... e Bernardo sofre agressões verbais e físicas o preconceito fala mais alto e ele terá que lutar contra isso e mostrar que o amor esta em tudo e em todos.
Pouco tempo depois do fatídico dia Bernardo se alegra com a visita de seu primo Gustavo, ou melhor Não Tão Primo. Gustavo vem transferido de sua cidade para estudar em São Pietro e enquanto seu quarto não fica pronto ficara no mesmo quarto do primo,
Bernardo ganha novas energias e autoestima, aprende a lidar com as adversidades e tudo isso com a ajuda de Gustavo. Nada sera muito fácil mas Bernado da a volta por cima e nos da uma bela lição contra o preconceito.
Uma leitura interessante, a maneira como foi abordada, me cativou muito, com uma narrativa marcante Renam mostrou a que veio e nos presenteou com esta obra, que na minha opinião terá todo tipo de critica mas acredito que se lerem não irão se arrepender... hoje em dia o assunto é causa de muita polemica eu particularmente devo confessar que o homossexualismo é uma opção de cada individuo, respeito, mas tenho uma opinião formada sobre o assunto, e quero deixar claro que não tenho preconceito, até porque minha filha é homossexual. (não gostei mas aceitei). algumas cenas da trama foram um tanto quanto pesadas (talvez) deixando a leitura com ares de livro erótico, O que não desfavoreceu em nada a magia da leitura, Renan Merlin esta de parabéns Não Tão Primos é uma leitura que recomendo com certeza, também quero dar os parabéns mais uma vez a Editora Coerência que vem fazendo um lindo trabalho e toda sua equipe.

site: www.leituraecia.com.br