Não Tão Primos Renan Merlin

Resenhas - Não Tão Primos

estantedasuh 28/05/2016

Não Tão Primos - Blog Era Uma Vez o... Livro
Bernardo é um menino de 15 anos e está cursando o ensino médio. Ele tem uma certa dificuldade em se aproximar das pessoas por causa da sua opção sexual, sua única amiga é a Gabi. Eles se conhecem desde pequenos e nunca se desgrudaram.

Na sua escola tem dois garotos que infernizam a vida de todo mundo que é o Jonatas e Vitor e Bernardo nunca quis ficar na mira deles. Mas tem um dia que o inevitável acontece. Em um dia chuvoso eles veem Matheus, um menino que andava com eles, saindo da cada de Bernardo e começa a suasão, chamam ele de "Bibinha" e ele tenta levar numa boa. Só que nesse mesmo dia ele dá de cara novamente com esses dois e dessa vez não tem como escapar, Vitor lhe dá um soco no olho e isso marcar de vez o corpo e o coração de Bernardo.

Uma nova pessoa surgiria na vida dele, Gustavo seu primo de segundo grau estava vindo morar com ele e sua mãe. Eles não se viam a tempos e ao se reencontrarem algo despertou dentro deles. Começaram a se conhecer e um amor surgiu. Só que Bernardo ainda tinha medo, pois tinha sofrido muito com o que aconteceu com Matheus. Será que ele vai dar uma chance para Gustavo?

Quando eu recebi esse livro não sabia que era um romance LGBT, confesso que nunca li esse gênero e fiquei apreensiva se iria gostar. Mas conforme fui conhecendo Bernardo fui me afeiçoando a ele. Um rapaz lindo, amoroso, talentoso e cheio de sonhos. Nunca se abriu totalmente para vida pois tinha medo do que as pessoas iam achar. E foi nessa parte que mais me apeguei a ele.

O livro nos mostra o que as pessoas passam por ter uma opção sexual diferente das outras. Muitos são rejeitados, humilhados, seus familiares não aceitam, se sentem desprezados e acabam reprimidos por falta de apoio. Depois que Bernardo se vê de uma outra forma ele conhece novos amigos que são Andreia e Marcelo e seu universo se expande, ele não tem mais medo do que as pessoas vão achar e ainda por cima se abre para um novo amor.

Foi uma experiência muito boa lendo esse livro, todos os personagens são cativantes, desde os principais até os secundários. A história a todo tempo te passa mensagens positivas e reflexivas e o romance entre Bernardo e Gustavo é muito fofo.

A capa do livro é linda e bem tropical pois a história se passa no verão. A diagramação está simples e bonita. Houve pequenos erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. As folhas são amareladas e a fonte está do tamanho perfeito para leitura.

Recomendo esse livro a todos que estão abertos a novas experiências, que gostam de histórias que passam mensagens reflexivas e construtivas, que gostem de livros cheio de amizade, companheirismo, amor e descobertas.

site: http://www.eraumavezolivro.com.br/2016/05/nao-tao-primos-de-renan-merlin.html

Mari Siqueira 05/06/2016

Um livro fofo que fala sobre homossexualidade, adolescência, coragem e, acima de tudo, amor. Renan Merlin escreve como quem conta uma lembrança e essa naturalidade e fluidez faz com o livro seja daqueles que devoramos em poucas horas. Ainda necessário numa sociedade repleta de preconceitos, Não Tão Primos fala sobre tolerância, respeito, sobre como somos iguais e diferentes ao mesmo tempo e o quanto isso é lindo.

Narrando a história de Bernardo, um jovem que vê sua vida ser transformada num inferno simplesmente por ser quem ele é. Ao se apaixonar por um colega, as coisas ficam ainda mais complicadas pois o garoto em questão é membro da gangue que mais o tortura. Sofrendo bullying, preconceito e ouvindo coisas que ninguém nunca deveria ter que ouvir, Bernardo enfrenta o que muitos jovens gays enfrentam todos os dias: um mundo ignorante e intolerante.

Apesar de achar o desenvolvimento dos personagens bastante superficial, o que me tocou foi a mensagem por trás de toda a história. Nos agradecimentos do livro, Renan Merlin diz que parte do livro foi, de fato, uma experiência pela qual ele passou e essa afirmação apenas consolida o que o leitor já havia sentido - verdade em suas palavras, sentimento, dor.

Decidi por não falar muito mais sobre a sinopse porque o mais interessante da narrativa é a forma como os personagens surgem, sem avisar, sem que esperemos. Em um determinado momento - no momento em que Bernardo mais precisa - surge um (quase) primo que vai salvá-lo de todas as coisas ruins que estão acontecendo em sua vida. Os dois juntos são bem mais fortes para enfrentar os brutamontes que os perseguem.

Cada emoção transmitida pelo protagonista é captada e sentida. Em muitos momentos senti meu coração apertado ao pensar no que tantos outros Bernardos sofrem por aí. Só me conforta saber que aos poucos as coisas estão mudando e se nem todos tem (quase) primos para salvá-los dos vilões, pelo menos tem amigos como Gabi que fazem seus dias mais coloridos e não tão cinzas.

"A angústia de não ser aceito é grande, mas jamais tentarei ser alguém que não sou só para tentar agradar as pessoas. Preciso tentar ser mais flexível e me permitir ser feliz, independente do julgamento dos outros." (p. 61)

site: http://sobreamorelivros.blogspot.com

Mile 09/06/2021

A primeira leitura do ano
Não sei nem o que falar. Também não faço ideia de como esse livro foi parar na minha estante. O ano começou e fui ler os livros solitários, já que não estava no clima de começar uma série de livros, e achei esse Não tão primos.
Não me arrempendi de ter lido porque ele é bem pequeno e eu terminei no mesmo dia. Mas simplesmente não gostei. Provavelmente porque eu não sou o público alvo - em questão de idade - sinto que se tivesse lido no ano em que foi publicado eu teria gostado.

Giovana Soares 27/05/2016

Eu fiquei muito feliz quando vi que o blog tinha sido selecionado para ser parceiro da Editora Coerência, pois apesar de ser uma empresa nova, o catalogo deles está incrível. Esse livro, juntamente com um outro, foi o primeiro da editora que recebi, e o primeiro que li. E não poderia ter escolhido leitura melhor.

Em "Não tão primos" conhecemos a historia de Bernardo, um adolescente que se apaixonou pela primeira vez, e foi justamente pelo seu instrutor de natação e o menino mais popular da escola. Porém essa paixão não teve um desfecho muito feliz, e agora que as aulas estão voltando, ele vai ter que enfrentar seus maiores medos. Contudo, um primo, que não é tão primo, vem morar na casa dele, e eles começam a ter uma amizade muito forte, e que vai acabando se tornando algo mais.

" A aula começou, e eu estava esperando que fosse um desastre... O menino mais desejado do colégio estava ao meu lado, de sunga, e seria meu instrutor! Já me imaginava parecendo uma galinha que caiu na água, se debatendo sem sair do lugar."

Bernardo é um jovem bem calmo e responsável, que leva uma vida bem pacata com sua mãe e sua melhor amiga, mas quando o verão chega, a sua vida muda completamente. Ele foi um personagem bem construído, podemos ver todos os medos e receios dele ao longo do livro, e também os seus sentimentos em relação a cada pessoa.

Gabi é a melhor amiga de Bernardo, ela é completamente maluca (no bom sentido), bem elétrica e faladeira, e que sempre está lá para quando o amigo precisa, e muitas vezes é a sua confidente.

Gustavo é o não tão primo, ele é um rapaz bem calmo e alegre e que faz sucesso assim que chega na escola. Além de ser bonitão, é um ótimo cantor e sempre que pode está protegendo o Bernardo e o incentivando a seguir seus sonhos.

Nós temos poucos personagens secundários, eles variam da mãe do protagonista aos amigos do Gustavo. Eu senti falta do aprofundamento desses personagens, eles poderiam ter sido mais desenvolvidos e também aparecer mais na historia.

" Nunca deixem que os outros tentem tirar o seu brilho, as suas cores o seu lugar. O que é nosso foi conquistado por nós, e ninguém tem o direito de tirar isso da gente! "

O livro é um romance juvenil, e então encontramos uma historia leve, divertida, contendo uma pitada de drama, e falando de assuntos sérios como a homofobia, mesmo que este não seja tratado com tanta seriedade .A leitura foi uma delicia, o livro não tem muitas palavras difíceis, as letras estão grandes e as páginas são amarelas, o que facilitou a leitura. Eu não encontrei nenhum erro de revisão, e o titulo e capa estão maravilhoso e condizem muito com a historia.

Apesar de sentir falta de um melhor desenvolvimento da historia, principalmente na parte dos personagens secundários, a leitura é muito boa e é altamente recomendada para quem está a procura de um romance leve e diferente.

site: http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/2016/05/resenha-nao-tao-primos.html

Priscila 27/10/2016

Não Tão Primos
Ola pessoal!!!! Hoje a resenha é do livro Não Tão Primos, confesso que a principio não fazia ideia do que iria encontrar nas paginas deste livro e de alguma forma me surpreendeu, bom não posso deixar de dizer que foi o primeiro livro do gênero LGBT que li, é uma leitura envolvente que te prende a cada pagina, o autor Renan Merlin tem uma escrita cativante e usou de toda sensibilidade para contar a historia de seus personagens.
Não Tão Primos conta a historia de Bernardo um adolescente tímido e estudioso, mora em São Pietro e no colégio faz de tudo para não se encontrar com os garotos que gostam de arrumar confusão Vitor, Jonatas e Mateus.
Toda trama começa apos Bernardo se inscrever para aulas de natação, onde as primeiras aulas foram frustantes.... mas para sua surpresa um novo instrutor faria parte da equipe .
"[...]A aula começou, e eu estava esperando que fosse um desastre...O menino mais desejado do colegio estava ao meu lado de sunga, e seria meu instrutor! Já me imaginei parecendo uma galinha que caiu na água, se debatendo sem sair do lugar.[...]"
Como era de se esperar o romance esta no ar, mas nem tudo são flores... e Bernardo sofre agressões verbais e físicas o preconceito fala mais alto e ele terá que lutar contra isso e mostrar que o amor esta em tudo e em todos.
Pouco tempo depois do fatídico dia Bernardo se alegra com a visita de seu primo Gustavo, ou melhor Não Tão Primo. Gustavo vem transferido de sua cidade para estudar em São Pietro e enquanto seu quarto não fica pronto ficara no mesmo quarto do primo,
Bernardo ganha novas energias e autoestima, aprende a lidar com as adversidades e tudo isso com a ajuda de Gustavo. Nada sera muito fácil mas Bernado da a volta por cima e nos da uma bela lição contra o preconceito.
Uma leitura interessante, a maneira como foi abordada, me cativou muito, com uma narrativa marcante Renam mostrou a que veio e nos presenteou com esta obra, que na minha opinião terá todo tipo de critica mas acredito que se lerem não irão se arrepender... hoje em dia o assunto é causa de muita polemica eu particularmente devo confessar que o homossexualismo é uma opção de cada individuo, respeito, mas tenho uma opinião formada sobre o assunto, e quero deixar claro que não tenho preconceito, até porque minha filha é homossexual. (não gostei mas aceitei). algumas cenas da trama foram um tanto quanto pesadas (talvez) deixando a leitura com ares de livro erótico, O que não desfavoreceu em nada a magia da leitura, Renan Merlin esta de parabéns Não Tão Primos é uma leitura que recomendo com certeza, também quero dar os parabéns mais uma vez a Editora Coerência que vem fazendo um lindo trabalho e toda sua equipe.

site: www.leituraecia.com.br

SanderleyAlves 04/11/2021

Não tão ruim
"Não tão primos" é uma história rápida e clichê. Não é de todo ruim, tem como pano de fundo a luta contra o preconceito e os caminhos do amor.

A escrita é amadora, mas devemos levar em consideração o que motivou Renan Merlin a escrever o livro (um concurso de conto), o que torna compreensível.

Thamyres Andrade 12/02/2017

Super gostoso de ler
Bernardo tem 15 anos e é gay. Ele se apaixona por Matheus, o garoto mais popular e bonito da escola. Mas quando eles começam a se envolver, Vitor, homofóbico de carteirinha, começa a desconfiar e a perseguir Bernardo. É aí que entra Gustavo, primo de segundo grau do nosso personagem principal, que se muda pra São Pietro a fim de estudar na mesma escola que eles, e promete protegê-lo. Com toda essa proximidade, um triângulo amoroso acaba se desenhando. Sentindo-se mexido de uma maneira inexplicável por ambos os garotos, com quem será que Bernardo vai ficar, afinal?
Comprei esse livro na bienal do ano passado. Comecei sem saber muito sobre o que se tratava e fui me deixando levar pela história. Acho que isso, de não saber o que esperar, ajudou bastante conforme os fatos foram se desenrolando.
Apesar de não andar na vibe de ler romances românticos, eu gostei desse. Acho que porque traz outros temas em seu enredo, além de um relacionamento homoafetivo. Gostei bastante de como foi abordada a homofobia - e atitudes homofóbicas extremas, e adorei a lição sobre amizade e autoconfiança.
A minha crítica central é quanto à caracterização e profundidade das cenas. Acho que o autor pecou um pouco na ausência de descrições, principalmente, dos personagens. Ele utilizou traços gerais pra caracterizar, o que, pra mim, foi um pouco negativo. Quando eu leio, gosto de imaginar como é fulano e cicrano e isso se torna difícil se características básicas são escassas. Então, quando acontecia algo mais marcante, digamos assim, eu tinha certa dificuldade de imaginar as feições de um e de outro, vindo à minha cabeça apenas representações um tanto minimalistas. Achei algumas cenas um pouco corridas também, podendo tranquilamente ser mais trabalhadas, e outras fugiram da realidade. Não no sentido fictício, mas se mostraram bem mais amenas - e até diferentes - de como seriam se acontecessem realmente. Não sei se me entendem.
A trama não foi tão previsível quanto achei que fosse ser. Isso pode ter acontecido devido ao meu envolvimento com os acontecimentos. Os trechos, ora de um romantismo fofo, ora de um erotismo ardente, deram um toque todo especial a "Não tão primos".
Possuindo menos de 200 páginas e capítulos curtos, consegui ler em poucas horas. E, olha, a escrita do Renan é maravilhosa. Eu não queria largar o livro de jeito nenhum. O dinamismo que ele deu à narrativa, em primeira pessoa, foi ótimo. Com extrema facilidade, ele nos insere na história e nos faz sentir e pensar como Bernardo, como se fossemos ele.
Fui chegando às últimas páginas já imaginando o que aconteceria, mas sem querer que terminasse. Se o autor quiser escrever uma continuação, com certeza será muito bem-vinda. Vou ser uma das primeiras pessoas a ler, é claro.
Mais um ponto pra literatura nacional. Nota 4.

Fernando - @ExploradorLiterário 29/10/2017

Olá leitores do #ExploradorLiterario,
Hoje trago a vocês esse romance LGBT “Não Tão Primos – Renan Merlin” (@renmerlin) publicado pela Editora Coerência. Esta obra fala sobre auto aceitação, amizade e principalmente amor. E não julgue o livro pela capa, não é nada incesto aqui.
Narrado em primeira pessoa, Bernardo mora em são Pietro com mãe, é um adolescente de 15 anos, reservado e tímido, que ainda vive os conflitos de sua sexualidade. Durante as férias decide fazer natação, por ser um esporte que gosta. Mas em seu segundo dia de treino, é surpreendido, quando Matheus o garoto mais bonito do colégio se torna seu parceiro de treino.
O tempo vai aproximado os dois, e Bernardo resolve ajudar Matheus convidando ele para treinar na piscina de usa casa, pois ele que irá participar de uma competição, mas a academia ficara fechada por um mês e não terá onde treinar. A aproximação entre ambos ficam muito forte, mexendo com os sentimentos engatilhando esse romance. Porém, não é forte o suficiente para superar o preconceito dos “valentões” do colégio.
Prestes as aulas começarem, Gustavo seu “Não Tão Primo” vem morar com eles em São Pietro para fazer o ultimo ano do colegial. Este belo jovem, muda o seu mundo cinza, abrindo novamente o arco íris que havia se fechado por dentre as nuvens. E agora Ber se encontra entre a paixão avassaladora de Matheus e o amor duradouro de Gustavo, com quem o nosso personagem ira ficar? Quer saber corre ler este livro.
" Sinto-me forte o suficiente para enfrentar qualquer tipo de provocação em relação a minha sexualidade. Não devo nada a ninguém, então não tem por que eu ficar dando importância a opiniões de pessoas sem conteúdo a me acrescentar!"
Renan, em sua obra nos traz um cenário bem caloroso, onde o verão nunca acaba. E onde os laços de amizade são fundamentais para aceitação, para fortalecimento do amor próprio e o amor entre duas pessoas. O autor consegue despertar varias emoções sobre a incerteza da vida, reviver das lembranças boas e ruins, a cicatrização das feridas a superação das magoas, levando o leitor a momentos de tensão e de risos, fazendo acontecer a paixão pela historia e pelos personagens.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/10/resenha-nao-tao-primos-renan-merlin.html

Ste 28/09/2020

Simplesmente incrível
Esse livro aborda o casal gay, de uma forma tão fluida. Sem poluir a história, te deixa com um gostinho de quero mais.
Ele é um livro prático e rápido de ler. A história é um baita clichê adolescente, mas quando você perceber, já leu a metade e se apaixonou. Recomendo demais!!

Alline 27/05/2016

It's #NãoTãoPrimos, bitch!
Tudo começa a ser contado no Prólogo. Nele, como de costume, são dados precedentes que nos elucidam sobre a trama que vai se desenrolar. O nosso narrador, Bernardo, expõe os acontecimentos de suas férias, que "começaram com um romance e acabaram como um filme de terror". O garoto se inscreve nas aulas de natação de uma academia do seu bairro para aproveitar os dias de sol e até, quem sabe, encontrar alguém interessante. No primeiro dia, nada muito importante acontece. Mas, isso muda logo em seguida.

Matheus, o cara mais cobiçado pelas meninas, por causa de sua beleza e o seu corpo musculoso e definido, é anunciado como o novo instrutor de natação, e ainda, aquele que irá fazer dupla com o nosso protagonista em todas as atividades. Adivinha... Bernardo vai à loucura, fica todo animadinho!

Os dois não trocam muitas palavras, até que, em um certo dia, Bernardo encontra um Matheus muito desanimado e tristinho. O jovem instrutor conta que não está tendo muito tempo para treinar para uma competição, a qual está próxima de acontecer, e Bernardo oferece a piscina de sua casa, com o intuito de ajudá-lo nessa situação. Matheus aceita a proposta, e eles acabam se aproximando cada vez mais.

Num dia muito chuvoso e frio, Matheus aparece na casa do Bernardo para agradecer pela gentileza e atenção do rapaz. Porém, acaba não sendo um agradecimento qualquer... ELES SE BEIJAM (na verdade, o Matheus meio que rouba um beijo do Bernardo)! Ai, sinto muito, mas eu precisava falar, caso contrário, não faria sentido as coisas que vou mencionar a seguir.

Bem, depois desse babadérrimo com gostinho de tutti-frutti (entendedores entenderão), algo nada legal acontece. Quando o Matheus estava saindo da casa do Bernardo, Vitor e Jonatas passaram pela rua, viram os dois e começaram a ridicularizá-los com frases do tipo: "você estava dando um trato na bichinha". Eles não dão importância à "brincadeira" e seguem seus rumos. Bernardo demonstra a sua felicidade, no entanto, ela não dura por muito tempo.

Em seguida, conhecemos Gabi, a única e melhor amiga do Bernardo, uma garota muito divertida e animada, que está sempre disposta a ajudar, adora bater papo e organizar festinhas. Gabi e Bernardo combinam de ir no shopping, se divertem bastante lá e partem cada um para suas casas. Saindo do shopping, o rapaz se depara com Jonatas, Matheus e Vitor. Este último, aparentava estar alcoolizado e começou a humilhar Bernardo, dizendo coisas absurdas sobre ele estar, de alguma forma, influenciando as pessoas a mudarem sua opção sexual, claramente, se referindo ao Matheus. Vitor e Jonatas seguram Bernardo e "dão uma lição nele". Aí, você me pergunta: "E o Matheus? Ele não fez nada?". É, ELE. NÃO. FEZ. NADA! Gente, nessa parte, eu fiquei perturbada, queria estar lá para defender o Ber, ia quebrar a cara de todos eles!

Bernardo ficou arrasado, se isolou ainda mais, não fez mais natação, deixou de lado os seus desenhos e pinturas, coisas que fazia todos os dias. Enfim, seu mundo perdeu a cor. Ele não sabia como iria superar o próprio medo e enfrentaria o trio que o machucou não só fisicamente como psicologicamente.

Vamos seguir para os primeiros capítulos, já que falta falar sobre um personagem que aparece e muda toda a trama. No dia em que as aulas recomeçam, chega Gustavo, o não tão primo, que irá terminar o ensino médio no colégio de Bernardo, pois em Campos Belos, sua cidade natal, não há escolas boas no preparo para o vestibular.

Com o passar dos dias, os não tão primos estabelecem uma relação mais interessante (if you know what i mean...). Gustavo passa a ser aquele que conforta, protege e anima o Bernardo. Contudo, sempre há problemas no paraíso, não é mesmo?

Minha nossa senhora! Sim, falei muito, mas foi só uns 10% do livro. Pode ficar tranquilo(a)!

O Renan desenvolveu a sua história de uma maneira tão palpável que você se entrega. O enredo é leve e, ao mesmo tempo, emocionante. Temos uma narrativa em primeira pessoa, marcada por características subjetivas e emocionais, opiniões em relação aos fatos ocorridos, que faz com que o leitor faça suas descobertas ao longo da história junto com o Bernardo. Logo, essa modalidade narrativa nos permite infiltrar-se na história completamente, conhecendo os personagens de forma brilhante.

Os personagens, por sua vez, são maravilhosos! Você consegue se cativar com todos! Eles tem um "quê" de verdade que não sei explicar, enquanto lia, era como se eles fossem meus melhores amigos e eu estivesse ao lado deles em todas as conversas e festinhas. Simplesmente demais! Meus comentários sobre cada um: eu gostei muito, muito mesmo da Gabi, queria que ela saísse das páginas para tê-la como amiga; Vitor, não suportei; Jonatas, tomou vergonha na cara, graças a Deus!; Matheus, senti amor e ódio por ele; Thomas, por um momento pensei que era uma coisa e acabou sendo outra, ainda bem; Marcelo, era o mais fechadão da turma, não deu para desenvolver algo por ele; Andreia, ela é legal; Gustavo, não ia contar, mas ele canta e toca violão, lindo, amei; e, por fim, Bernardo, gostei bastante também, dei sorrisos bobos em várias partes por causa dele e a forma como ele enfrenta o preconceito é algo muito bonita.

O espaço também é extremamente essencial para a compreensão da história e não tem descrições desgastantes, não. Nós sentimos o verão de São Pietro através das palavras do Renan! E, eu li muito rápido, porque a escrita é bastante fluída, sem palavras requintadas ou difíceis.

A arte da capa é linda, condiz bem com a narrativa, e ainda tem um lindo acabamento com verniz localizado nos óculos, no título do livro e no nome do autor! Parabéns, Helena Dias! Mulher, tu arrasou! Tanto a diagramação, feita pelo meu querido Acácio Brites, quanto a revisão, feita pela Isie Fernandes, tiveram um resultado positivo, mas devo salientar que há algumas falhazinhas. Não afetaram a leitura, mas achei importante comentar aqui.

Enfim, meu apreço por esta obra é muito grande! O final é muito amorzinho! A literatura, não só a LGBT, ganhou uma história de amor e superação encantadora! Além do autor, temos os agradecimentos do próprio Bernardo e ele deixa uma mensagem adorável:

Ah, eu preciso falar da playlist que tem nas últimas páginas. É perfeita! Tem Beyoncé, Justin Timberlake, Britney Spears (que o Renan é super fã), Calvin Harris, Demi Lovato, Lady Gaga, One Direction, Taylor Swift, Ed Sheeran e muito mais.

Não deixe de adquirir o seu exemplar! É só ir na fanage da Editora Coerência, solicitar o livro por inbox, efetuar o pagamento através de boleto ou depósito bancário. O livro será enviado o quanto antes, pois está disponível no estoque da editora!

site: http://blogdreamon.blogspot.com/2016/05/resenha-nao-tao-primos-renan-merlin.html

Clauclau/Eu leio sim e daí 07/06/2016

Não Tão Primos
Bom Dia Turminha Boa de Leitura, é com muita alegria que faço a resenha do primeiro livro que recebi em parceria com a Editora Coerência que está chegando ao mercado editorial bombando com vários títulos nacionais maravilhosos.
Para mim foi uma linda e grata surpresa me deparar com o livro “Não Tão Primos” do autor Renan Merlin que tive o prazer de conhecer pessoalmente, e posso garantir que ele é tão encantador quanto o seu livro.

A primeira vez que vi a chamada desse livro, mesmo sem saber qual abordagem teria fui arrebatada pela estética visual da capa. Uma capa linda com uma bela cena remetendo a férias, praia e juventude com sabor de Milk shake.

Você já se sentiu sozinho, carente, acuado e triste por ser visto e julgado por algumas pessoas? Se não, você conhece alguém assim? Já o ajudou ou simplesmente o ignorou?

Então, prepare-se e venha comigo!

Bernardo um jovem de 15 anos que mora apenas com a mãe Sara na cidade de São Pietro em um lugar onde o sol brilha quase o ano inteiro, aquecendo e embalando o coração dos apaixonados. Apesar de morar em uma cidade pacata com pessoas de risos fáceis e gentis ele é vitima de certas perversidades praticadas por alguns rapazes do colégio onde estuda, pois um lugar que deveria passar segurança e acolhimento é palco de várias agressões verbais e físicas.
Bernardo é importunado e humilhado por Vitor e Jonatas o tempo todo, pois eles não se conformam dele ter uma orientação sexual oposta a deles, por isso é o saco de pancadas, já Mateus o galã do colégio se vê envolvido pelos encantos de Bernardo, mas esconde o tempo todo o seu interesse por aquele jovem de olhar tristonho. Ambos começam a se aproximar bem no inicio das férias, mas a desilusão e a covardia os separaram e o mundo de Bernardo que tinha ganhado mil sabores e uma palheta de cores maravilhosa, voltou a ficar cinza, sem graça e sem sabor!
Em meio a tanta covardia e brutalidade Bernardo encontrava em sua amiga Gabi o ombro amigo que tanto precisava, pois Gabi era aquela amiga que cobria Bernardo quando o frio de sua alma era maior do que ele imaginava que o acalentava e sempre trazia em seu rosto um sorriso quente para confortar e iluminar seus dias mais escuros.
Mas o vento no inicio do ano letivo trouxe para a vida daquele jovem uma boa nova e seu nome era Gustavo um meio primo, ou melhor, um Não Tão Primo que mexeria com os dias daquele colégio e mais ainda com a vida de Bernardo, iluminando e colorindo toda a sua alma! Mas, seria tão fácil assim?

Sinto-me como se fosse uma escultura de gesso que foi quebrada a pauladas, mas agora está sendo construído pelo mais delicado escultor, caco por caco sendo encaixado perfeitamente a cada toque ou sorriso que ele me dá – Colorir a Vida

Uma estória narrada em 1ª pessoa, reflexiva, recheada e temperada com rancor, preconceito, intolerância, covardia e crueldade mais cheia de bem querer, amor, carinho, companheirismo e superação. Não Tão Primos é um desses livros que você se apaixona e passa a fazer parte da estória cheia de altos e baixos. Um enredo delicado e muito atual, pois o bullying e a intolerância á diversidade sexual faz parte de nossos dias, pois certas pessoas ainda precisam aceitar e respeitar as diferenças.

Um texto bem escrito que conseguiu passar todo o sentimento do personagem. Esse romance vem nos brindar com a delicadeza de um jovem perdido e triste ao se deparar com o amor e suas consequências.

Obrigada Renan por mostrar através desse enredo, que as pessoas devem acreditar nas outras, pois apesar das intempéries da vida podemos e devemos contar sempre com uma mão franca e forte o bastante para nos resgatar quando o barco estiver à deriva.

Não posso deixar de mencionar sobre o Play List de Verão no fim do livro: Amei!

É isso, beijos e tchau!
Capa: Helena Dias
Diagramação: Acácio Brites
Designer: Grazieli Maximiano
Gênero: Literatura nacional / Romance juvenil
Fonte: Boa, com espaçamentos adequados.
Público alvo: LGBT e todos que curtem uma boa estória.

site: https://www.facebook.com/euleiosimedai/?fref=ts

Conchego das Letras 13/09/2016

Resenha Completa
Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje falaremos de mais um livro nacional. Trata-se de Não tão primos, do autor de primeira viagem Renan Merlin.

A obra nos conta sobre a vida de Bernardo, um garoto normal que decide fazer aulas de natação. Lá, ele acaba se aproximando do garoto mais popular do colégio, Matheus, e parece rolar uma química muito forte entre os dois.

Devido a um campeonato de natação que se aproxima, Bernardo oferece a piscina de sua casa para Matheus treinar ainda mais, pois o clube tem horários rígidos para isso e o amigo considera insuficiente para possibilitar uma vitória. Mal sabia Bernardo que essa simples decisão iria virar seu mundo de ponta cabeça.

Matheus toma uma atitude que o surpreende, depois foge e passa a agir como um idiota. Permite até que Bernardo apanhe dos garotos valentões do colégio que, supostamente, são seus melhores amigos. Uma atitude covarde, de entristecer e envergonhar não apenas um personagem, mas também deixar o leitor revoltado, preciso dizer.

Magoado, Bernardo passa a sentir medo até mesmo de pensar em ir ao colégio, mas é ajudado pela sua melhor amiga. É uma relação verdadeira e muito bonitinha de se ler sobre, a desses dois.

Outra reviravolta ocorre na vida de nosso protagonista quando o seu meio primo – ou não tão primo – Gustavo vem morar na sua casa para estudar no mesmo colégio. Neste ápice da história, Bernardo tem vários conflitos psicológicos e questionamentos a respeito dos próprios sentimentos. Aviso: alguns leitores podem ter vontade de entrar no livro e dar uma sacudida nele para ver se o garoto reage.

Por causa da convivência, os primos acabam se aproximando muito e Bernardo se vê atraído por Gustavo, mas com medo de se entregar e estragar a amizade que possuem.

Com muitas festas e momentos divertidos, Não tão primos é um livro bem leve (talvez leve até demais), que trabalha um tema em voga na mídia e que dá para ler em poucas horas.

Os personagens, fora o principal, são pouco retratados e parece que tudo acontece em prol do Bernardo, o que incomodou um pouco. Em alguns momentos, houve a sensação de o livro ser corrido, poderia ficar um pouco mais naquela cena e descrever o que os personagens realmente estavam sentindo. Porém, não se pode tirar o mérito da história apenas por esses detalhes, ela bastante corajosa por envolver preconceito até dos leitores na hora da compra e tem uma linda mensagem.

Sobre a edição em si, bem... A que foi lida pela resenhista desse blog apresentou linhas picadas e alguns erros que a incomodaram. Não sabemos o que aconteceu, se foi só na que recebemos ou isso ocorre em todas, mas foi uma pena porque em termos puramente estéticos a edição em si estava muito bonita.

site: https://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/09/resenha-nao-tao-primos.html

Nuno.Mellark 19/09/2016

Resenha do Livro "Não Tão Primos" de Renan Merlin
Resenha do Livro "Não Tão Primos" de Renan Merlin. O Livro se passa pela narrativa de Bernardo, um garoto calmo, tímido, quase sem nenhum amigo se não fosse por Gabriela. E, acima de tudo, Gustavo é Gay.

O Livro se passa no começo das Férias de Verão, Bernardo começa a praticar aulas de natação, mas o que ele não imaginava era que o seu treinador ia ser o Garoto mais bonito e mais desejado de sua escola. Bernado fez amizade com Matheus (que é o garoto mais bonito da escola), mas o que ele não imaginava era que iria emprestar sua piscina para Matheus treinar para o campeonato, em troca de mais algumas horas de aulas, aliás, seu treinador era um gato né?

Tempo vai, tempo vem e um dia antes do Campeonato em que Matheus iria Participar ele se aproxima de Bernardo e lhe dá um beijo ofuscante. A partir daí ele começa a duvidar de sua sexualidade e decide ir embora. Só que o que ele não imaginava, era que ele iria encontrar os seus dois amigos valentões da escola na saída da casa de Bernardo. E aí você já sabe né? Saíram frases horríveis de suas bocas como: "Você estava dando um trato na bichinha", entre outras coisas que se eu ficasse ouvindo, me magoariam muito.

A noite Bernardo resolveu ir ao Shopping com Gabi, mas depois de se despedir de Gabi, quando estava a caminho da saída, viu de longe o trio de Vitor, Jonatas e Matheus. Eles pareciam Alcoolizados, seus hálitos cheiravam a uma bebida que Bernardo não conseguia decifrar,e depois de alguns momentos, lá estava Bernardo, desmaiado no chão. Mal sabia ele que a partir daquele dia os seus seriam cinzas, ou seja, eles não teriam mais cor alguma.

Mas depois de alguns dias, no primeiro dia de volta as aulas, Gustavo que é primo de Bernardo vem estudar na mesma escola que ele. Daí a diante passa a alegrar os dias de Bernardo. Para saber o restante, espero que você leia o livro!

Livro: Não Tão Primos.

Autor: Renan Merlin.

Editora: Editora Coerência.

Páginas: 196.

ElvisHenri 12/02/2017

É tão amorzinho
A história me envolveu de uma maneira que eu só queria le-lo. A escrita do autor é muito rápida e fluida e muito envolvente. Me envolvi com os personagens e com os dramas adolescentes. Tem tudo que um livro precisa: BFF, os valentões e um quase triângulo amoroso. Gostei de como é mostrado a amizade, a importância da familia e o inicio do amor. Só achei que o livro é muito curto e alguns problemas foram resolvidos rápido demais. O final deixou um gostinho de quero mais... espero que tenha continuação.
Thamyres Andrade 12/02/2017minha estante
Quase terminamos de ler juntos, hahaha

ElvisHenri 12/02/2017minha estante
Ta gostando?

Thamyres Andrade 12/02/2017minha estante
Terminei mais cedo.. Adorei. Minhas impressões foram parecidas com as suas.
Postei uma resenha agora pouco. :)

Lorena Miyuki 14/03/2017

Livro de diálogos
O livro é escrito em primeira pessoa sob o ponto de vista de Bernardo. Há um prólogo curtinho que conta basicamente o pano de fundo inteiro: Bernardo está de férias e resolve fazer natação para aproveitar a piscina de casa. (...)
O livro é contado em primeira pessoa, porém o ponto forte são os diálogos: tudo, quase que literalmente tudo é feito e falado entre os travessões. Isso é bem legal porque a leitura anda mais rápido, né? Mas os diálogos muitas vezes são formais demais para os personagens, além de não transpassarem emoções: é diferente você descrever uma cena e falar dela no diálogo, que normalmente não passa o sentimento para o leitor se você não tomar cuidado. Fora que é um bate-volta muito imediato: um personagem fala, o outro responde, sem descrições, sem considerações... Nada. Isso ao mesmo tempo em que pode agradar, por ser considerado "dinâmico", pode te deixar frustrado porque todos parecem ter a mesma "voz" (o "beijos" do final de cada ligação que eles fazem, é o maior exemplo disso!). Assim, nenhum personagem se destaca pelos diálogos. Não há algo que os diferencie, uma marca registrada (...).E nenhum deles te prende à leitura ou oferece um ápice na trama.(...)
Achei que a abordagem da ideia da homofobia, da violência, fosse ser o centro da trama - pela sinopse, pelo prólogo, sei lá, é o que dá a entender - mas elas são completamente desperdiçada. Tinha TUDO pra ser um livro icônico, mas fiquei triste por não ter sido retomada como achei que seria, porque não vejo como isso afetou a vida do Bernardo.
(...)
O ritmo é esquisito (...).
Ademais, ponto positivíssimo: eu gostei muito do fato da sexualidade do Bernardo não ser um problema.
(...)
Em suma, Não Tão Primos era uma história postada no Wattpad e que virou livro físico. Talvez na plataforma tenha surtido efeito, porém, na sua mão, vemos um "livro de diálogos". Gostei do prólogo porque é a ideia original e ela ficou bem executada ali, mas acho que, como desenvolvimento, a trama foi rápida, precária até, tudo muito superficial. A impressão que fica é que parece que "faltou" algo, que foi "picotado" na edição talvez. Não cheguei a ler a versão do Wattpad para comparar, mas fica o toque.

(Resenha completa no link)

site: http://www.marcadocomletras.com/2017/03/review-nao-tao-primos.html