Antes

Antes Gaby Fraga

Resenhas - Antes

GG 22/02/2018

Resenha original no blog DNA Literário
Parte 1 – Antes é o primeiro conto de uma trilogia intitulada “Contos de Will & Richard”. A autora traz a história de Richard, um príncipe que nunca havia saído do castelo, mas que queria muito conhecer a vila onde seus súditos moravam. Por outro lado, há William, um plebeu que trabalha como ferreiro. Os dois se conhecem quando Richard finalmente consegue a permissão de seu pai, o rei, para ir a vila. William acaba por ser um guia para o príncipe no universo de seus súditos e amizade entre os dois cresce. Cresce demais. O príncipe e o plebeu iniciam um romance proibido, não só por serem dois homens, mas pelas diferentes classes sociais. E Richard ainda é o único herdeiro do trono, um relacionamento assim terminaria com a linha sucessória.

Muitos impedimentos, muitos obstáculos, mas os dois se amam e é o que deveria bastar, certo? Quem dera fosse simples assim! Para viver esse amor, os dois precisarão ser fortes e fazer decisões difíceis.

"Eu vou ser rei, Will. Eu vou ser rei e vou criar um futuro no qual a gente fique junto. Eu prometo"

Se eu tivesse que definir o livro em uma palavra, acho que escolheria “singelo”. Gaby consegue trazer um mundo de realeza e pobreza, tratar do assunto da homossexualidade e descrever um romance de forma tão suave que a leitura fica muito gostosa e rápida – eu li em uma noite. E o mais incrível – e o que achei mais fofo – foi o fato do romance entre dois homens ter sido o menor dos problemas.

Além disso, o romance de Richard e William é tão delicado e meigo que fica difícil não se apegar aos personagens, torcer por eles. Falando em fofice, eu gostei muito do rei, o pai de Richard. Apesar de não ter apoiado o romance do filho, percebi que existia um conflito entre as decisões como rei e como pai. Os personagens, o cenário, a escrita... A história como um todo é linda! Estou ansiosa para a continuação (Parte 2 – Sete Anos) que vai ser lançada final deste mês de Julho.

site: https://dna-literario.blogspot.com.br/2016/07/resenha-parte-1-antes-contos-de-will.html

Paloma Borges 03/03/2017

Richard é um príncipe simpático que, por causa da enorme proteção do pai, nunca pôde sair do castelo para conhecer o reino que um dia será seu para governar. Cansado de ficar apenas dentro do palácio, quando um imprevisto acontece e é preciso ir até a vila para resolvê-lo, o príncipe aproveita a situação para convencer o rei a deixá-lo sair.
Durante esse passeio até a vila, Richard acaba conhecendo Will, o ferreiro responsável por forjar as novas armas para o palácio, e os dois se tornam amigos. Mas, com o tempo, eles começam a perceber que algo novo está surgindo entre eles.

“- Eu receio estar gostando de você. Gostando, talvez, um pouco mais do que deveria. ”

Mas, infelizmente, existem algumas coisas que os impedem de ficarem juntos: Richard é o futuro rei e vai precisar de um herdeiro para o futuro. Então, como poderia permanecer em um relacionamento com Will?
O casal está disposto a encontrar uma maneira de serem felizes juntos, mas será que vão conseguir?

Admirei que a autora soube tratar o romance com uma naturalidade difícil de se encontrar nos romances entre pessoas do mesmo sexo. Ela demonstra não só o lado bom e cheio de carinho do casal, mas também as preocupações e a parte difícil que precisam passar.
Além disso, realmente há uma boa história em volta do romance, o que foi muito importante pra que eu me prendesse à leitura. Muitas vezes já desisti de ler um livro porque tudo que foi escrito ali era apenas o romance, sem nenhuma história e fatos além daquilo, e achei bem legal que a autora conseguiu fazer isso mesmo com o curto espaço de um conto.
Bom, para resumir, o que eu posso dizer é que você se envolve na leitura através da escrita leve da autora, se apaixona pela história e pelos personagens, torce muito para o casal ficar junto, e quando percebe chega ao final do conto curioso para o que irá acontecer a seguir. E então é o momento de agradecer por o segundo conto da série já ter sido lançado hahah (você pode adquirir eles na Amazon 😉).

site: http://estantefantasia.blogspot.com.br/2017/03/resenha-antes-gaby-fraga.html?m=0

Rai 03/01/2017

Desafio - Resenhas Nacionais 2017 (#1)
Richard é um jovem alegre, simpático e super boa pinta, daquele tipo que por mais que você se esforce, não consegue odiar. Enclausurado no castelo durante sua vida toda, ele tenta de todas as formas receber uma permissão para sair, mas seu pai superprotetor sempre nega, embora nunca tenha dito o motivo real do por quê faz isso. Seria pela segurança de Richard? O medo de perder o único filho, depois de ter perdido a esposa? Medo dele conhecer as "pessoas erradas"? Não sabemos, e isso foi um dos pontos que me deixou aflita nesse conto, pois já que é centrado no Richard e no William, não temos um "ponto de vista" mais detalhado do rei (entre aspas porque o conto é narrado por um observador). Ainda sobre o rei, outra coisa que me incomodou foi a facilidade com que ele aceita o pedido descrito no conto (e os que se seguem), depois de anos negando. Esperava pelo menos uma briga, uns gritos e coisas do tipo (talvez seja porque eu amo um "barraco", então você pode ignorar essa parte se quiser).

Depois de um acidente inesperado, Richard consegue a autorização e inicia sua tour da felicidade pela vila. É como uma ver uma criança na Disneyland medieval: fala com tudo e com todos, não para quieto um segundo, quer conhecer cada canto do local, faz trocentas perguntas, tudo isso com os olhos brilhando com encanto e alegria contagiantes. Exatamente o que todos nós esperavámos ver nele, embora não combine muito com a idade atual do príncipe (mas confesso que fiz exatamente a mesma coisa ao conhecer o Magic Kingdom uns anos atrás, e eu não era muito mais nova que ele).

Já Will, tive uma relação de amor e ódio com ele durante a leitura. Em um segundo eu estava totalmente apaixonada e tinha certeza que ele seria o maior fofo do universo, aí vinha uma descrição de pensamento ou uma ação que me fazia ter vontade de bater nele. No geral, ele é um cara caladão, super na dele e que não parece ter muitos amigos (embora vários outros moradores o procurem quando precisam de algo), mas por dentro um cara bom, gentil e bem meigo.

O relacionamento dos dois, apesar de não ter me apegado a nenhum dos personagens (Richard é bem imaturo e egoísta, e Will é 8 ou 80), é totalmente lindo de acompanhar. Cheio de momentos fofos, sorrisos encabulados e risadas (eu ri TANTO em algumas partes!). Não me considero coração mole e nem mesmo eu aguentei não soltar um "own" ou "awn" quando os dois estavam juntos. Tem suas ressalvas, claro, como algumas ações que não combinaram muito com minha ideia da personalidade deles, parecendo assim um pouco forçadas ou desencaixadas do momento, mas entendo também que é um conto bem curto (e só o primeiro de uma série) e que se fosse pra detalhar o passo a passo da evolução dos dois, daria um livro de 300 páginas ou mais.

Infelizmente, a gente sabe como eram as tradições naquele tempo e como era difícil para a maior parte da sociedade aceitar um relacionamento entre duas pessoas do mesmo sexo, ainda mais uma delas sendo um príncipe e outro "apenas" um plebeu. Então podem imaginar o que aconteceu, não é? Um apertinho no coração no final do conto e o desespero para encontrar o segundo nos arquivos o quanto antes.

É um conto ótimo, rápido de ler e fácil de se encantar. Uma leitura recomendadíssima para todos os desbravadores da Amazon (porque a gente precisa mesmo divulgar e enaltecer as coisas boas que encontra lá) e para aqueles que querem indicações também! Gaby tem uma escrita incrível e eu mal posso esperar para ler algum livro dela, onde ela tenha mais tempo e espaço para desenvolver todos os personagens e cenas calmamente e me fazer ter alguns crushs no caminho.