The Unwomanly Face of War

The Unwomanly Face of War Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - A Guerra Não Tem Rosto De Mulher

highbythem00n 26/12/2022

necessário
livro necessário, autora necessária. serio, eu nem sei muito o que dizer além de é mt pior do que a gente pode imaginar (a situação das mulheres)

beta 26/12/2022

A guerra não tem rosto de mulher
Livro espetacular!
Sempre tive curiosidades sobre a guerra, não a guerra que a gente vê por cima mas a guerra nas entranhas, e é exatamente isso que o livro mostra, e mais importante ainda, ele mostra uma guerra que foi invisibilizada, a guerra das mulheres.
O melhor desta obra é que a autora nos deixa claro que não está em busca da verdade crua, ela quer a história dos sentimentos, ela quer nos mostrar até as coisas mais simples (Estava preparada para realizar grandes feitos, mas não para usar coturnos tamanho 42 em vez de 35, pág 97).
Sabemos que a visão masculina geralmente está muito ligada ao orgulho cego, no livro muitas das entrevistadas dizem que os maridos não gostam que elas contem suas vidas na guerra, eles dizem que elas são muito sentimentais, eles acham que elas deveriam vangloriar a vitória, não lamentar o duro caminha que os levou até ela, mas a proposta de Aleksiévitch é exatamente esta, os depoimentos mostram uma complexidade que vai muito além de só matar e morrer, existem muitas outras coisas entre essas duas palavras.
Em muitas partes do livro eu tive ânsia de vômito, é tudo muito cruel, muito triste, inacreditável até.
É um livro indispensável!

"Parecia que na Terra ia ter paz pra sempre, que ninguém nunca mais ia querer entrar em guerra, que todos os projéteis deviam ser destruídos. Para que serviriam? Estávamos cansados de odiar. Cansados de atirar."

Ana 19/12/2022

A Guerra não tem rosto de mulher
Segundo livro de Svetlana que leio e é intenso do começo ao fim já que não é nada comum mulheres contarem histórias de guerra.
A sinceridade choca e te deixa completamente sem reação com tudo o que é descrito e é difícil aceitar que tais atrocidades realmente aconteceram. Livro mais que necessário.

Ainda é uma aula de história sobre a segunda guerra mundial.

Denise.Salla 18/12/2022

Por mais que nos aprofundemos na história da Segunda Guerra, nunca deixaremos de nos surpreender com os horrores vividos pelas pessoas envolvidas. Este livro aborda a visão das mulheres que foram para a guerra. Como o ser humano consegue ser resiliente em situações tão extremas? Relatos de jovens que tiravam forças para fazer trabalhos exclusivamente masculinos; desafiavam tudo e todos para ajudar o máximo que lhes era possível e muitas vezes até impossível. Forte, sensível e terrivelmente triste. Destruição de lares, famílias, sonhos. Reconstrução da vida com cicatrizes, traumas, mas algumas com sensação de dever cumprido e celebrando acima de tudo a sobrevivência.

anna 14/12/2022

Relatos de uma guerra esquecida
Um dos livros mais bonitos que já li. Svetlana demonstra uma sutileza sublime no jeito que conduz a narrativa e escreve sobre as sobreviventes de guerra. As mulheres que raramente se fazem presentes em livros sobre guerras, têm aqui um lugar de destaque. Leitura que deveria ser obrigatória a todos que se interessam não só pela guerra, mas também pela natureza humana.

Ingrid.Sombra 12/12/2022

A guerra não tem rosto de mulher
Esse livro é quase uma pesquisa qualitativa realizada pela autora, ou ainda um trabalho jornalístico, porque ela entrevistou centenas de sociéticas veteranas de guerra, e compilou seus relatos neste livro. A oralidade e o estilo de cada mulher é preservado, sendo possível se imaginar diante de cada uma enquanto lemos suas histórias.

Embora sejam relatos diversos, todos tem alguns pontos em comum: não são relatos sobre batalhas, datas e estratégias de guerra, como estamos acostumados. São relatos de medo, esperança, amor, ódio, vergonha, entre tantas outras dimensões humanas. Eu nunca havia lido/assistido nada assim.

O ponto negativo é que a autora traz uma quantidade tão grande de relatos, como se tivesse sentido pena de editar alguns (também sentiria, confesso), que a leitura vai ficando arrastada, repetitiva. Entrei numa ressaca literária, mesmo alternando com outras leituras leves. Ainda assim, considero um bom livro a ser apreciado, sem pressa para dar um "check".
William.Almeida 12/12/2022minha estante
Verdade, também achei que a leitura fica arrastada! Depois desse, também li vozes de tchernóbil e últimas testemunhas (relato daqueles que eram crianças durante a segunda guerra - acabei casando a leitura com toda luz que não podemos ver, que tem a mesma temática). Estou me preparando para o fim do homem soviético (baita calhamaço, inclusive)

Milena 28/11/2022

Uma versão diferente da guerra
A guerra contada pelo olhar dessas mulheres é muito diferente, pois elas tem sentimentos conflitantes, tem pensamentos diferentes, a guerra pra elas tem mais coisas, pq para os homens era os lutar, eles não lembravam, na maioria das vezes em quem deixavam em casa, já as mulheres se culpavam por estarem salvando vidas, estarem espionando. Bem que dizem que o principal companheiro das mulheres é a culpa né, até por coisas que nem deveriam se culpar, ela se culpam.

Admiro muito a autora por toda a pesquisa e também por todas as conversas que ela teve com essas mulheres. Ela fez um trabalho sensacional.

Eu recomendo muito a leitura!

Alline.Regina 20/11/2022

Importante!
Super marcante, histórias muito doloridas mas extremamente necessárias.
Rotulamos tantas coisas, muito por não conhecer o que há por trás.
Confesso que não é uma leitura fácil, mas vale cada minuto. Sem dúvidas livro que irá marcar pra minha vida.

Izabella.Gimenez 18/11/2022

Nunca li um livro que tratasse desse assunto, especificamente. Foi uma honra conhecer a história dessas mulheres. Recomendo muitíssimo.

Kecia.Viana 17/11/2022

Versão ainda mais sofrida sobre a guerra
O amor é o único acontecimento pessoal na guerra. Todo o resto é coletivo. Até a morte. (Pág. 241)

Nunca imaginei que a guerra tivesse uma cor diferente e ainda mais sofrida se fosse narrada por mulheres. Pra mim, guerra era guerra.

Mas não. Nesse livro a gente vê e sofre com as personagens reais.

Fabi.Filippo 14/11/2022

Chocante
Estamos acostumados a ler livros ou assistir filmes sobre a guerra onde as mulheres muitas vezes tem papel secundário , geralmente esperam seus companheiros voltarem do combate.
Para este livro a autora ouviu centenas de mulheres da antiga União Soviética que combateram na Segunda Guerra Mundial. Eram milhares de mulheres e meninas que não ficaram apenas na retaguarda, foram diretamente para o front .
São histórias fortes , de muito sofrimento mas que me chamaram a atenção pelo sentimento de patriotismo e dever daquelas mulheres.
É um livro muito denso na minha opinião , li bem devagar pois há relatos bem chocantes.
Ninguém sai ileso de uma guerra né ? Mesmo o lado dito vencedor. Voltaram para casa muito diferentes do que saíram , feridas e marcadas , e ainda sim tiveram que enfrentar o preconceito da sociedade que as estigmatizaram como não dignas.

Julio.Jose 13/11/2022

Um mergulho profundo na II Guerra
Este é um dos livros que você não sai da mesma forma após terminar a leitura.

Esqueçam a II Guerra Hollywoodiana, aqui a guerra é real, relatos de sobreviventes que sentiram, choraram e sorriram no front ou na retaguarda.

Os depoimentos impressionam pela diversidade, pela carga de veracidade e sobretudo pelo horror que os humanos ainda são capazes de proporcionar aos outros.

É um livro pesado que por muitas vezes te faz ter asco, chorar talvez, mas também existem momentos de puro amor e fraternidade que aquecem o seu coração.

Leia e saia outra pessoa. Recomendadíssimo. Impossível não dar 5 estrelas.

?Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar meu coração? Tamara Stiepánovna Umniáguina

Natasha Viana 09/11/2022

Você não será o mesmo depois de ler esse livro!
Eu até tento entender as guerras da era medieval por territórios. Agora entender as guerras modernas, n dá. Foi puramente ideológica. Pessoas morreram por uma ideia suja, cruel e mentirosa. Os relatos desse livro são tão fortes. Eu chorei tanto!
Por que o ser humano não aprende com os erros do passado? Que Deus tenha misericórdia de nós!

Fabiano133 08/11/2022

"Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar meu coração." Svetlana Aleksiévitch
Como fazer isso em meio à guerra?

"Guerras são orgias coletivas onde a sede de sangue é satisfeita. A paz é apenas o gozo de quem masturba o próprio ego".Juliano Moreno.