A Guerra Não Tem Rosto de Mulher (eBook)

A Guerra Não Tem Rosto de Mulher (eBook) Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - A Guerra Não Tem Rosto De Mulher

Gabriella440 12/09/2023

"Tenho pena de quem vai ler esse livro, e também de quem não vai ler??
Eu já me emocionei lendo livros, mas até esse, eu nunca havia chorado.
Estudei História, e conheço muito bem a história da segunda guerra mundial, li narrativas, assisti a filmes, e nunca fiquei tão impressionada quanto lendo esse livro de memórias.

mia 04/09/2023

Cruel e realista
Esse livro mostra o lado não contado da guerra mais conhecida do planeta. A guerra das mulheres vai muito além do campo de batalha, ela se extende até os dias de hoje em que essas mulheres ainda convivem com o peso e as consequências da guerra nos anos 40. O livro mostra que as mulheres sempre existiram dentro da guerra, em todas as áreas e níveis existentes.

Comecei essa leitura em 2020, mas só consegui terminar esse ano porque é muito maçante e pesada. Mesmo tendo começado a leitura anos atrás, o capítulo que mais me marcou foi um dos iniciais, em que a mulher relata que teve que afogar o próprio bebê. 3 anos se passaram e esse relato nunca se apagou da minha memória.

moreveloso 03/09/2023

A Guerra não tem rosto de mulher
Fiquei um bom tempo imaginando o que poderia falar sobre esse livro, digerindo ele, tentando me colocar no lugar de cada relato que li ali. A verdade é que eu faço faculdade de História e mesmo que eu estude por 1000 anos, nunca serei capaz de compreender o pq as coisas acontecem e aconteceram nesse mundo. Esse livro é precioso demais e trata da guerra em sua realidade nua e crua, trazendo relatos de mulheres que deram sua alma por uma causa. Simplesmente sensacional, impactante e de tirar o fôlego!!!

Marjory.Vargas 27/08/2023

Todos nós já lemos vários livros (ou ao menos um) sobre a Segunda Grande Guerra. Porém, nenhuma das obras, de ficção e não ficção me preparou para o que encontrei nesse livro. A guerra não tem rosto de mulher conta a história das mulheres russas que lutaram no front (atiraram, mataram, salvaram, desarmaram minas…). O livro foi publicado em 1985, mas só em 2016 foi traduzido para o Brasil.

O livro é dividido em temas, e repleto de depoimentos. A escrita da autora é tão boa que, lendo os depoimentos, é como se estivéssemos sentadas conversando com essas mulheres que lutaram tão bravamente.

Esqueça aquela imagem de soldados alinhados, um pouco sujos, com alguns arranhões. O que vemos nesse livro são pernas e braços dilacerados, falta de suprimentos médicos, escolher entre salvar um e outro porque não dava tempo de salvar os dois… A morte é o único elemento presente em todos os capítulos.

Apesar de o título falar de mulheres, preciso ressaltar que muitos depoimentos eram de jovens que tinham treze, quinze anos quando a guerra começou. E muitas mentiam a idade para poderem ir a luta, pois ninguém queria ficar esperando a morte bater na porta de casa.

Esse é um livro sobre mulheres… Mulheres atiradoras de elite, enfermeiras, cirurgiãs, pilotas, oficiais de comunicação… Mulheres que iam combater com os filhos nas costas… que escondiam remédios e suprimentos entre as roupas dos filhos para passar pelos postos de controle alemãos… mulheres que esqueceram que eram mulheres durante anos…

É uma leitura cruel, mas necessária. A guerra narrada pelos homens é cheia de atos heroicos. A guerra narrada pelas mulheres é cheia de dor, sangue, desafios e perdas.

Danillo 17/08/2023

Chocante, Emocionante, Dilacerante? um misto de emoções
?A solidão da pessoa que volta de lá. É como se viesse de outro planeta ou do além. Ela tem o conhecimento de algo que os outros não têm, e só é possível conquista-lo ali, perto da morte?

Ótimo livro, mostra o ponto de vista de mulheres que atuaram no front e de certa forma foram ?esquecidas? ou ao menos não houve o devido reconhecimento.

Recomendo ler intercalando com outro livro, pois aqui temos uma leitura pesada, alguns relatos de embrulhar o estômago com as atrocidades que foram cometidas e vivenciadas por essas mulheres.

A leitura pode em alguns momentos ficar maçante, especialmente no final do livro, mas de qualquer forma, pra quem gosta do tema é um livro indispensável de um ponto de vista nunca visto antes.

_bbrcam 08/08/2023

"Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar meu coração."
Em todas as facetas, guerra é guerra. Dar voz a quem não tinha voz é como ver um novo lado e conhecer novas histórias. Uma leitura muito interessante e necessária para refletirmos sobre futuro e sobre paz.

Izabella 22/07/2023

A Guerra não tem rosto de mulher
Um livro emocionante que trás uma perspectiva sobre a guerra que eu nunca tinha refletido antes sobre, muitos relatos que me impactaram e me emocionaram com toda a sensibilidade do olhar dessas mulheres, recomendo essa leitura para todos.

giovanatoledo11 14/07/2023

"Lembro de um provérbio da minha mãe. Mamãe costumava dizer: ?A bala é dura, o destino é cruel?. Ela usava esse provérbio para qualquer desgraça. A bala é uma só, o ser humano é um só, a bala voa para onde quiser, o destino manipula uma pessoa como quiser. Para lá e para cá, para lá e para cá. Uma pessoa é uma pluma, uma pluma de pardal. Nunca saberá o seu futuro. Não nos é dado?"

fermatias 13/07/2023

Impressionante
Interessante, mas muito difícil pensar e ler sobre esses tempos extremamente sombrios da humanidade. Engrandecedor ver esse assunto delicado pela ótica de uma mulher escrevendo sobre mulheres.
Leitura difícil e um pouco cansativa.

Whatsername 11/07/2023

"Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar o meu coração."
Nathalia547 11/07/2023minha estante
Ele livro é muito bom!!!!

Sara 07/07/2023

Foi muito legal conhecer esse novo ponto de vista da guerra, a forma como essas mulheres sofreram durante e depois de tudo e como elas tinham que ficar caladas sobre o que tinha acontecido lá.

Maria17758 01/07/2023

?Entre a realidade e nós existem os nossos sentimentos?
Os livros mais fortes e pesados que eu já li na minha vida foram de não-ficção, eles são de uma atrocidade sem igual. Como a própria Svetlana diz em certo momento, só a própria realidade tem tanta fantasia pra inventar tragédias tão imensuráveis.
Eu nunca, NUNCA, vou esquecer tudo o que eu li nos relatos dessas mulheres. Claro, não é possível se lembrar de todos, mas tem certas coisas que eu li aqui que não vão me abandonar nunca, me marcaram para sempre. Triste, é triste demais.
E como a própria Svetlana conclui, após essa leitura ficamos com mais dúvidas sobre o que é a guerra do que quando começamos. Achamos que sabemos alguma coisa sobre ela, mas ela é uma incógnita, uma bagunça total de sentimentos.
Que livro grandioso! Como as mulheres são grandiosas!

Thay 30/06/2023

Intenso
"Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar meu coração" ?

gabs 25/06/2023

A Guerra Não Tem Rosto de Mulher
Um livro TÃO, mas TÃO intenso, que você sente a dor, os arrepios, o medo, o revirar de estômago de cada coisa que é contada.

Normalmente, quando aprendemos sobre guerra, temos ideia de que é algo horrível, assustador e sangrento, mas ter esses relatos todos escritos tão detalhadamente, de forma tão humana e carnal é chocante.

Fiz um trabalho sobre esse livro para a faculdade e tivemos que selecionar só alguns relatos pra falar sobre, mas foi uma tarefa quase impossível, porque quanto mais você lê, mais coisa tem pra falar: as mulheres do front, as que ficaram em casa, as da secretaria, todas elas, até as mães que tiveram que deixar seus filhos e maridos irem para a guerra.

Foi uma das leituras mais necessárias da minha vida e acho que, para todo mundo entender o que é a guerra de fato, precisa ler esse livro. Estou até agora sem palavras.

GioMAS 25/06/2023

A outra face da guerra.
A obra reúne depoimentos de mulheres soviéticas sobre a segunda guerra mundial, valendo-se de técnica jornalística para organização e transcrição das entrevistas.

Ao iniciar o livro, embora o tema me seja atrativo e de grande interesse, imaginei que não seria uma leitura fácil, afinal de contas - pensei - são páginas e mais páginas de um compilado de relatos, não de uma história linear, como estou habituada.

Pensamento para lá de equivocado.

A leitura é instigante, dinâmica, repleta de fatos curiosos sobre a vivência da guerra, além de trabalhar o tema sob uma perspectiva inovadora - a guerra sob o olhar feminino, não das mulheres que, restritas ao ambiente doméstico, aguardaram o retorno dos familiares, mas as soldadas, as combatentes. Mulheres que se alistaram ainda jovens, sensíveis e inexperientes, porém detentoras de invejável determinação. Mulheres cuja personalidade foi forjada pela Revolução e, depois, pela guerra em si

Isso mesmo, ao contrário do amplamente propagado na cultura capitalista ocidental, a guerra não foi feita apenas por homens. O Exército Soviético contava com bravas, competentes e idealistas soldadas de infantaria, pilotas de tanques e aviões caça, enfermeiras, médicas, comandantes de linha de frente, fuzileiras, chefes de operação de comunicação e, também, é claro, cozinheiras, lavadoras etc.

A estruturação do texto confere a linearidade necessária à persuasão do leitor. Embora não seja uma narrativa convencional, os relatos são organizados cronologicamente, perpassando pelo período de instabilidade que antecede a guerra, o sentimento de medo das famílias, a obstinação na defesa da nação, o alistamento, a adaptação à rigidez militar, o sexismo, os combates, as vivências no front, a relação ambígua com os soldados homens, as perdas, fome, mutilações, a invasão do exército nazista à Rússia, o receio da derrota e, por fim, a vitória, sua anunciação, a marcha para tomada da Alemanha ("Aí está ela, a maldita Alemanha!"), o retorno para casa, a reconstrução do país, o tratamento ingrato, segregativo e misógino conferido às combatentes no pós guerra.

Em meio a tudo isso, o livro aborda com leveza e sensibilidade as percepções subjetivas de cada uma das entrevistadas, preservando aspectos da linguagem informal oral para traduzir a carga emocional, sobretudo nos trechos que dissecam memórias sobre amores, traumas, estupro, abandono, ausência de paramentação militar compatível com a estrutura corporal feminina, medo, solidão, morte, ideologia política e decepções com o regime Soviético.

A temática também nos faz refletir sobre a desvalorização da mulher idosa na sociedade, o seu silenciamento, a forma como subjugamos suas experiências, por mais extraordinárias que sejam.

Assumindo o risco de soar cansativa, estendendo demasiadamente a resenha, há que se falar da beleza dos ideias comunistas - presente nas entrelinhas de cada um dos depoimentos que compõem a obra. A Alemanha nazista ruiu pelas mãos de mulheres e homens Soviéticos que acreditavam em um ideal, que lutaram pela Revolução em seu próprio país e não se omitiram perante uma ameaça maior. Mulheres e homens que lutaram não por Stálin, mas por um modelo de sociedade igualitária e justa.