O Zoológico de Varsóvia

O Zoológico de Varsóvia Diane Ackerman




Resenhas - O Zoológico de Varsóvia


60 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Ana 04/09/2013

Heróis
Resenha disponível em nosso blog Meu Livro Na Bolsa!

site: http://meulivronabolsa.blogspot.com.br/2013/09/o-zoologico-de-varsovia_3.html
comentários(0)comente



Sarah 18/12/2013

Zoológico de Varsóvia
Jan e Antonina eram os encarregados do Jardim Zoológico de Varsóvia quando, no início da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu a Polônia. Os bombardeios destruíram a cidade, mataram milhares de pessoas e também os animais do zoo. O casal passou, então, a esconder judeus nas celas vazias e ajudaram centenas de pessoas a sobreviver.

Livros na temática guerra sempre me chamam a atenção. Neste, há um ponto de vista diferente: os autores não retratam apenas os horrores da guerra pela perspectiva dos cidadãos poloneses, mas também pelo que aconteceu ao cotidiano das pessoas e dos animais. Além do gueto e dos esconderijos em residências, o livro relata fugas para fazendas, a dificuldade para falsificar documentos e conseguir sobreviver, e os túneis e jaulas do zoológico que abrigaram refugiados.

A base do livro são os textos do diário de Antonina Zabinksi, que a autora mesclou a narrativas de outras pessoas. Ou seja, relatos reais de sobrevivência a um dos fatos mais marcantes da história mundial.

Em alguns trechos achei um pouco descritivo demais (principalmente nas descrições de paisagens, tipos de insetos...), mas a história em geral é muito interessante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



cid 22/01/2015

Balsamo mental
Gostei bastante desse livro que me fez pensar, solidarizar-me com as pessoas que viram a guerra . Varsóvia, durante a segunda guerra , foi muito sofrida. Mas, a parte o sofrimento dos homens não havia pensado no sofrimento dos animais, e no caso em questão, animais em um zoológico.
O momento que ficou em minha lembrança , foi o descrito na página 156, que fala de Januz Korczak, que dirigia um orfanato no gueto judaico . Sua luta para suavizar a vidas das crianças em confronto com uma realidade tão esmagadora. Ele observou que as crianças se comportavam “ como velhos num sanatório”, relatando as próprias dores. Introduziu a terapia que ele chamou de “balsamo mental das tarefas feitas com zelo “. Pensei muito sobre a idéia, e acho que posso aplica-la a minha vida. As crianças produziam pecas e no momento mais escuro a escolha foi “O correio” de Radindranath Tagore.
comentários(0)comente



Kellxinha 22/05/2016

Zoológico Superficial
Venho lendo livros sobre o holocausto já a um tempo e quando vi o título e a sinopse deste me interessou bastante. Não sei se minhas espectativas estavam muito altas ou se realmente foi o livro, senti que falaram de forma superficial, tanto sobre o funcionamento do zoológico, em que animais e situações eram citadas seguidamente sem se aprofundarem, mas mais ainda em relação aos esconderijos e ao que acontecia na guerra em seu entorno. Talvez pelo livro não ser auto-biográfico, a autora não encontrou meios de passar de fato com detalhes os esconderijos e situações mais profundas, ou não lhe foi permitido. Mas acho muito válido que está história tenha sido registrada, caso contrário jamais saberíamos de mais um casal que ajudou os amigos judeus durante a guerra. Tantos foram os que não podem ser citados, os descobertos, delatados e traídos. Que uma história de sucesso em seus propósitos merece ser contada, pelas que não puderam ser.
comentários(0)comente



Marct 10/11/2010

Começa bem mas...
... abandonei porque a partir de um determinado trecho o livro fica chato demais. Repetitivo, insuportável.
comentários(0)comente



AnnGominho 12/01/2012

http://anngominho.blogspot.com/2012/01/resenha-o-zoologico-de-varsovia.html
comentários(0)comente



Valeska 10/03/2018

"Quando guardo silêncio sobre meu segredo, ele é meu prisioneiro, quando o deixo escapar da língua, sou prisioneiro dele." Arthur Scopenhauer
comentários(0)comente



Elisabete Bastos @betebooks 29/09/2018

Resistência na Polônia
Quando eu li diários de judeus na Polônia, fiquei imaginando se não houve resistência por parte dos poloneses em relação à invasão nazista.
Aqui, está à resposta no livro O Zoológico de Varsóvia, no qual narra a tomada da Polônia Pela Alemanha Nazista, a destruição dos animais do Zoológico - a vida antes e depois do diretor e sua esposa- que cuidavam e amavam os animais e após a Guerra o ex-diretor Jan entra na resistência e usa o Zoológico como depósito de armas, esconderijo de judeus, auxilia a fuga de cinco pessoas do gueto de judeus, enfim, eram poloneses cristãos que salvaram pessoas, ajudaram e mantiveram fiéis a solidariedade e o amor ao outrem, inobstante, a máquina mortífera, espoliante nazista.
Livro em homenagem à esperança humana.
comentários(0)comente



miriam 24/01/2019

Comovente
Na Polônia devastada pela Segunda guerra ,um simples ato de caridade, como oferecer um copo de água para um judeu sedento é um crime imperdoável , pago com a morte. Os corajosos curadores do zoológico de Varsóvia ,apesar de todas as privações ,ameaças e constante vigilância dos soldados nazistas ,não se deixam dominar pelo medo e vão muito além , usam as celas e recintos de animais para salvar o que restou dos bichos que tanto amam ,assim como mais de 300 judeus que só têm a morte como destino.
A obra trata-se de uma verdadeira aula de História e amor à vida (humana e animal) . Um livro que se lê com o coração apertadinho, inconformado com as atrocidades cometidas por pura ganância e ao mesmo tempo tocado com a bravura e bondade do casal Jan e Antonina Zabínski , personagens reais e heróis deste período tão sombrio, que ficaram por muito tempo no anonimato, igual a tantos outros que fizeram parte da resistência, como : Irena Sendler,Oscar Schindler, Dita Dorachova,Janusz Korczak e todos os que foram capazes de arriscar a própria vida pelos desvalidos do holocausto. Quando tem acesso a um diário pertencente à protagonista ,fotos e relatos ,a autora Diane Ackerman dá voz aos personagens e conta ao mundo esta linda história de bondade e heroísmo que jamais deve ser esquecida . ??

"Talvez seja por isso que amo tanto os animais,você olha nos olhos deles e sabe exatamente o que se passa em seus corações"
comentários(0)comente



skuser02844 05/03/2019

Onde ficam os animais
Em o Zoológico de Varsóvia, vamos conhecer a história do casal que corajosamente abrigou centenas de judeus durante os tenebrosos anos da ocupação nazista na Polônia.

O livro fala sobre a invasão Alemã em Varsóvia, nos meados da Segunda Guerra Mundial, e conta a história real de Jan e Antonina Zabinski, que cuidavam do Zoológico de Varsóvia e seus animais.

Mesmo horrorizados com todo o terror imposto pela ocupação das tropas nazistas, os Zabiński assumiram heroicamente o risco de serem exterminados por fuzilamento para salvar a vida de mais de trezentas pessoas condenadas e abrigá-las em seu jardim zoológico. Já que as tropas de Hitler externinavam ou saqueavam todos os animais.

Principalmente no momento atual, é inegável o poder inspirador de O Zoológico de Varsóvia.

Vivemos satisfeitos em apenas olhar para o nosso próprio umbigo e nos lamentar pela falta de humanidade cada vez mais crescente na sociedade.

Devíamos ter sempre o pensamento: a quem posso ajudar?

Alguém já leu ou conhece?
comentários(0)comente



Julie 24/04/2019

Só li porque era pra faculdade
Apesar de ter lido pelo projeto de leitura da faculdade eu criei uma certa expectativa sobre o livro, e me decepcionei amargamente, o estilo
De escrita da autora é muito confuso, certos cenas muito detalhadas que causam mais sono do que interesse(inclusive peguei no sono várias vezes enquanto lia), por mim nem teria terminado ele, mas como não tive opção...
Como vi muitos falando por aqui, nesse caso achei que o filme superou o livro.
comentários(0)comente



Kauan.Vieira 01/05/2019

Ruim
A escrita e ruim confusa e um dos piores livros que já li na minha vida
comentários(0)comente



Letuza 19/06/2019

Exemplos de doação ao próximo
?Só cumpri o meu dever; quando se pode salvar a vida de uma pessoa, tem-se o dever de tentar.? ?Fizemos isso porque era certo!?
Jan e Antonina Zabinski, um casal de diretores do Zoológico de Varsóvia, na época da Segunda Guerra Mundial arriscaram suas vidas para ajudar e esconder judeus em sua casa e no Zoológico. Ajudaram centenas de pessoas, doaram o que não tinham, viveram tempos dificílimos e felizes com pessoas que nem conheciam, ?porque era o certo?. Fizeram muito, sem benefícios, sem garantias, só por amor ao próximo, por respeito a vida. Ajudaram humanos e animais sem pedir nada em troca. Um livro lindo, que traz esperança de que podemos ser bons, podemos conviver com diferenças, podemos ser felizes independente de bens materiais, convicções políticas, religiosas, independente de recompensas. Podemos ser felizes fazendo o outro feliz. Uma história real, de gente real, simples, de verdade. História de humanidade, exemplos de força, resiliência, adaptação, amor e respeito!
comentários(0)comente



Naiara 05/04/2010

Inacreditável!!!
Toda vez que me deparo que livros e filmes sobre a 2ª Guerra Mundial, fico horrorizada com o que Hitler foi capaz de fazer para alcançar o seu ideal de purificar a raça ariana.
O livro conta a história de bravura de uma família que burlou todas as leis hitleristas para prover ações de resistência e proteção dos judeus.

Recomendo!!!
comentários(0)comente



60 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR