O Zoológico de Varsóvia

O Zoológico de Varsóvia Diane Ackerman

Resenhas - O Zoológico de Varsóvia

1 | 2 | 3 | 4

Jéssica | @jehbreda 24/07/2020

Poético e cheio de conhecimento histórico e biológico
História bem interessante e que explica muita coisa que aconteceu em Varsóvia enquanto os fatos históricos iam acontecendo.

Antonina e Jan são seres de alma além desse mundo. Impossível acreditar como existem pessoas que pensam em pessoas como eles! É um belo livro para entender um pouco sobre a fauna da Polônia e é muito bonito como há um ar poético em um momento tão triste da humanidade.
Léo 24/07/2020minha estante
Eu assisti o filme. Achei muito bom!

Malu.Rodrigues 16/03/2021

Linda história, porém o livro é entediante.
Zoológico de Varsóvia é um livro-documentário que relata a história da família Zabinski e de seu jardim zoológico em Varsóvia, durante a Segunda Guerra Mundial. É relatado todo o período da Guerra, passando por como o zoológico foi bombardeado, o drama para tentar salvar os animais em meio à essa situação e a questão da família ao esconder judeus nas dependências do Zoológico.
A narrativa é feita em formato de documentário, portanto, não espere uma história como a maioria dos livros que relatam histórias reais da Segunda Guerra. Basicamente escrito em 3ª pessoa, com o acréscimo de diversos detalhes técnicos (principalmente referentes à vida animal) e com relatos alheios à vida de Jan e Antonina Zabinski em sua trama para salvar os judeus, o livro torna-se cansativo, monótono e, em algumas partes desnecessárias à história, difícil de manter o foco (atenção para mais de uma página descrevendo uma coleção de besouros).
Ao compará-lo com o filme, a adaptação não é completamente fidedigna à história e não inclui boa parte dos relatos de Antonina (poucos, diga-se de passagem). Porém, é compreensível devido à dificuldade de transformar um livro escrito como documentário em um bom enredo para filme dramático, necessitando, dessa forma, da inclusão de elementos fictícios para dar clímax ao filme.
A história retratada é linda, mas infelizmente o livro não a captou da melhor forma, tornando-se maçante e de leitura arrastada, enquanto poderia ter focado ainda mais nas histórias dos judeus que residiram no Zoológico e o drama da família para salvá-los.

Jana 08/09/2020

O Zoológico de Varsóvia
A história em si é muito boa, é incrível ver que muitas pessoas venceram a guerra por amor, bondade e altruísmo de cidadãos comuns. As pessoas se ajudaram e venceram a guerra, e isso é explícito nessa história. Mas achei o livro um tanto arrastado em algumas partes e mal escrito. Não me emocionou, não me prendeu. Só é bom por causa da história que é real.

Jane.FAlix 10/03/2024

Enfadonho em muitas partes
Jan e Antonina eram os responsáveis pelo Zoológico de Varsóvia no início da Segunda Guerra Mundial. Quando a Alemanha invadiu a Polônia, e os bombardeios destruíram a cidade mataram boa parte dos animais. O casal passou, então, a esconder judeus nas celas vazias. Eles se aproveitaram do fato dos nazistas terem interesse por animais raros e com isso salvou mais de trezentas pessoas condenadas. Com muita resistência e correndo riscos, Jan e Antonina salvaram inúmeras pessoas.

A história é incrível, mas tem uns trechos que são um pouco enfadonhos. Demorei mais que o normal para concluir a leitura.

San... 10/07/2010

O livro narra a ocupação nazista de Varsóvia, baseando-se no diário da esposa do diretor do Zoológico de Varsóvia. Embora o casal tenha abrigado muitos judeus e tenham se engajado na Resistência, o livro tem uma certa leveza. Muitos dos acontecimentos narrados levam às lágrimas, para logo em seguida sermos enlevados quer por descrições pormenorizadas e cheias de beleza, quer por fatos engraçados. A dor, o medo, as injustiças, o horror, são na verdade o pano de fundo do livro, tendo, entretanto, a Autora, um cuidado louvável de arrefecer tais elementos com generosas e bem elaboradas descrições de situações corriqueiras ou engraçadas. O leitor inteligente percebe tais cuidados nas entrelinhas. Mormente o impacto dos horrores nazistas estar bastante diluido, o livro registra a época sob um prisma mais ameno, porém, não menos verdadeiro. Um belo livro!
Juninho 15/05/2011minha estante
Não havia ouvido falar deste livro até agora, pela sua resenha para ser um livro emocionante, novamente me deu agua na boca...kkkkk
Vou le-lo assim que tiver tempo

Luciane 24/09/2011minha estante
San, concordo com que você falou. É um belo livro e vale a pena ser lido.

cacs 07/04/2020minha estante
Apesar da interessante temática da obra, a narrativa se perde em meio a um amontoado de informações alheias ao tem principal: ?ocupação nazista na Polônia?. Há um tentativa de explicar em minúcias todos os detalhes surgidos em histórias subjacentes à narrativa principal. Na minha opinião, isso tornou a leitura extremamente cansativa e chata.

A2Lan 15/01/2023

Surpreendente e apaixonante
Emocionante essa narrativa que nos leva de volta para um capítulo da história triste, onde pessoas lutam pela sua sobrevivência e ao mesmo tempo veem seus sonhos, habilidades e propósitos mudado de forma tão drástica. Nunca tinha pensado nesse lado da guerra, a vida num zoológico, o que acontecia com os animais, a bravura e disciplina do casal que transformou o complexo em um porto seguro para refugiados.

Lucas.Romano 07/07/2020

Livro mais histórico do que emocionante! Me decepcionou.
Confesso que terminar esse livro foi um processo e uma luta dia?ria. A escrita na?o me pegou, a narrativa na?o me envolveu mas quis ver qual e?. Eu ja? tinha comprado e tava na minha prateleira ha? anos. Ele e? altamente descritivo, pra voce? que curte acontecimentos da segunda guerra e? um prato cheio. Mas ele na?o aprofunda nenhum sentimento, voce? na?o chega a se envolver emocionalmente com nenhum personagem, tudo fica num campo muito frio, raso, a autora na?o entra nos acontecimentos e fica mais nos fatos, terminei sabendo mais sobre os tipos de besouros do que o que aquela fami?lia realmente sentiu.

Eduardo Cavassana 07/05/2020

A história é linda, mesmo em um ambiente horrível.
O livro é muito detalhado, "muito floreado", eu não gosto muito desse tipo de livro, mas no geral esse é bom.

Carla 13/11/2020

Bonito mas lento.....
A história é bonita mas a trama é apresentada de forma muito lenta. o que acaba tornando a leitura cansativa e enfadonha.....

Chico Barbosa Jr. 05/06/2020

Em que pese a tentativa da autora em reproduzir uma história incrível de luta, resistência e compaixão, sua narrativa deixa muito a desejar. Com detalhamentos desnecessários, o foco é perdido centenas de vezes, de modo a confundir o leitor e afastar a relevância dos fatos.

Victória Silva 23/01/2023

Narrativa fraca
Apesar de contar uma história importante de ser lembrada, a narrativa do livro não faz jus a essa grandiosidade. O livro é lento e confuso.

Para ilustrar, há momentos nos quais claramente estamos lendo uma reportagem e outros nos quais se torna um romance histórico. O que faz com que não seja nem um nem outro. Além disso, a autora inseriu muitos detalhes que não fazem parte da narrativa principal e senti que se perdeu na hora de voltar à história. Em alguns capítulos, são páginas e páginas de detalhes sem citar a história em si de algum modo e quando a história volta está em outro momento (o que faz partes ficarem faltando).

Tudo isso somado torna a leitura muuuuuito lenta. Em resumo, existem livros infinitamente melhores sobre a 2ª Guerra.
Izabelle 13/03/2023minha estante
Estou lendo e a sensação que eu tenho é que deveria ter visto só o filme
A história é boa mas a narrativa é lenta, o que torna cansativo

Felipe 26/12/2019

Que livro!
Já li alguns livros (ficcionais e não) sobre a 2a GM, que é um assunto do qual gosto. Sinceramente essa foi umas das leituras "mais gostosas". O assunto sempre será pesado mas a autora conseguiu trazer tudo de uma forma mais leve, mostrando mesmo a vida das pessoas. Muitas foram salvas pelo Zoológico de Varsóvia em um trabalho fantástico de resistência e amor. Amor ao próximo, de verdade.
daiana.freitas.52 07/11/2021minha estante
Adoro essa temática da segunda guerra tb...já vi vários documentários e filmes! Vc já viu o filme lista de Schindler?!

Felipe 08/11/2021minha estante
Siiiim!! Adoro esse filme! Comprei o livro e não vejo a hora de ler! Nossa, não sou nenhum conhecedor mas já li vários livros e vi vários filmes pq também gosto do tema! Recomenda algum?

Duda 01/11/2021

Eu não tenho palavras para explicar como esse livro mexeu comigo, a família dos Zabinski donos de um lindo zoológico cheio de belos animais, tiveram que passar pela segunda grande guerra, eles perderam vários animais, mas com o decorrer dos dias eles abriram as portas de seu casarão para esconder os judeus. Os Zabinski mesmo sabendo das consequências prefeririam ajudar quem mais precisa da sua ajuda sem se importar com as consequências.

Sarah 18/12/2013

Zoológico de Varsóvia
Jan e Antonina eram os encarregados do Jardim Zoológico de Varsóvia quando, no início da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu a Polônia. Os bombardeios destruíram a cidade, mataram milhares de pessoas e também os animais do zoo. O casal passou, então, a esconder judeus nas celas vazias e ajudaram centenas de pessoas a sobreviver.

Livros na temática guerra sempre me chamam a atenção. Neste, há um ponto de vista diferente: os autores não retratam apenas os horrores da guerra pela perspectiva dos cidadãos poloneses, mas também pelo que aconteceu ao cotidiano das pessoas e dos animais. Além do gueto e dos esconderijos em residências, o livro relata fugas para fazendas, a dificuldade para falsificar documentos e conseguir sobreviver, e os túneis e jaulas do zoológico que abrigaram refugiados.

A base do livro são os textos do diário de Antonina Zabinksi, que a autora mesclou a narrativas de outras pessoas. Ou seja, relatos reais de sobrevivência a um dos fatos mais marcantes da história mundial.

Em alguns trechos achei um pouco descritivo demais (principalmente nas descrições de paisagens, tipos de insetos...), mas a história em geral é muito interessante.

Sander.Garcia 10/04/2023

O heroísmo de Jan e Antonina
Não fosse este livro, acho que eu nunca teria ouvido falar desse casal heroico. Assisti há pouco ao filme RESISTÊNCIA, que tem a mesma temática, e aí também descobri tantas coisas horríveis a que judeus e também católicos foram submetidos, torturas impensáveis.

Pra quem tem paixão por animais, vai logo se identificar com o casal Jan e Antonina, que são donos de um enorme zoológico em Varsóvia, na Polônia, que, após o advento da 2a Guerra Mundial, foi quase totalmente destruído. Eles tiveram permissão para continuar lá, obedecendo, logicamente, aos protocolos nazistas.

Uma história tensa... em vários momentos parecia que o fim era inevitável, mas a coragem deles, e seus corações muito generosos, os fizeram resistir firmemente no propósito de ajudar muitos judeus a se abrigaram clandestinamente nos subsolos, túneis escavados e passagens secretas do zoológico.

Vale à pena essa leitura. Não somente para quem gosta do gênero, mas para qualquer leitor que se disponha a aprender e conhecer mais a respeito dessas páginas tão escuras da história da humanidade.

1 | 2 | 3 | 4