Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos

Emmanuel Carrère

Resenhas - Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos

Marcelo Leite 31/03/2024

Raiva e pena.
Ler uma biografia certamente provoca muitas expectativas e sentimentos a um leitor. Principalmente se o biografado é alguém que é admirado por ele. E o texto pode tanto fortalecer a admiração quanto causar decepção.

A minha relação com Philip K. Dick não se enquadra nem em uma situação, nem em outra.

Só havia lido uma obra do autor. E o que me provocou a curiosidade para saber sobre sua vida foram comentários sobre ele dos quais, expunham momentos de sua vida onde ele desconfiava ser um indivíduo de um universo paralelo.

E a leitura de sua biografia escrita por Emmanuel Carrere - Autor que desconhecia - Me provocou raiva em muitos momentos e pena outros tantos.

Avaliá-lo sobre um prisma moral talvez fale mais sobre mim mesmo do que sobre o próprio biografado. Sim, é verdade.

Mas, tudo que de fato consegui captar nesta vida maldita foi um homem que carregou traumas de infância, que por conta disso ou não, foi uma companhia extremamente tóxica para as mulheres que compartilharam sua vida. Um pai ausente para todos os filhos. Um ser extremamente carente e inoportuno para seus anfitriões e que conseguiu fazer mal até para os viciados de sua cidade.

Mas ao mesmo tempo, de alguma forma as relações tóxicas, que ele proporcionou, serviu de inspiração para por para fora sua genialidade e escrever grandes obras da ficção científica.

O fim do livro, assim como a finitude de sua vida, me proporcionou apenas um sentimento, alívio.

E até a ideia de crer em universos paralelos me pareceu como uma epifania ou fuga da realidade que o consumia.

Mas tudo bem. Nem sempre uma leitura será um alento.

Hugo350 15/02/2024

Eu esperava muito desse livro, talvez por isso eu tenha me decepcionado um pouco com ele.
A primeira parte do livro foi fácil de ler e o texto fluía bem. Já a segunda parte ficou um pouco maçante de ler, o escritor usou muitos textos retirados dos livros do Phil e isso para mim tirou um pouco do foco da vida dele. A terceira parte e última retoma a mesma forma de escrita do início e o livro se torna mais gostoso de ler.

No geral é isso. Não é um livro perfeito, mas para quem é fã do Philip k. Dick vai gostar de qualquer jeito.

Leticia 21/01/2024

Mais um talento perdido pras drogas

É um livro de fácil leitura? Sim.
Mas o conteúdo vai interessar mais a fãs, no mínimo, de ficção científica.
Tem vários trechos longos que são resumos das obras do Dick - ainda que isso se justifique pra fazer os ganchos com a vida real, é cansativo.

Se te agradam biografias de pessoas que não dão um passo na vida sem usar alguma substância alucinógena e que preferem acreditar na existência de mundos paralelos pra não encarar a vida real, talvez vc vá curtir esse livro.

Fala, Carrère, vejam como dá gosto de ler:

"A ilusão de ir até o fundo das coisas os desvia da superfície; eles ignoram a matéria do mundo, sua suavidade e sua resistência. Passam pela vida a passeio.
“Sim”, suspirava Dick, “eu passei pela vida a passeio.”

Wynícius 30/04/2022

Carrère tenta ser novelista e romancista e não chega a falhar, mas suas obras ficcionais nao chegam aos pés dos trabalhos que ele faz como biografo.

Well 16/03/2022

Perfeição de escrita. E uma história fenomenal...
Esse livro maravilhoso, trata-se desde o nascimento de Dick, que logo em seus primeiros dias já foi abatido por uma tragédia a morte de sua gêmea Jane, que terá um imenso impacto no futuro de Dick. Até seu trágico e derradeiro momento. É interessante notar como Carrère pesquisou fontes, conversou com pessoas e, em muitos momentos, ele romanceou sua biografia. Pode parecer meio confuso já que se trata de uma biografia, mas não é! O trabalho de Carrère é muito bem feito e escrito de tal forma que te impede de largar a leitura. Vale ressaltar que este magnetismo ante ao livro não se deve somente a escrita do autor, mas também e principalmente a vida de Dick.
Umas das coisas como quem Dick foi? Um gênio, louco ou iluminado? Está pergunta ficará batendo na mente ao final desta biografia. Que Dick era peculiar, não há dúvidas. Entretanto, muitos naquela época eram. Foi um século passado onde o consumo de LSD e outros alucinógenos que visavam expandir a consciência, eram vistos como parte da rebeldia da juventude. Na grande maioria dos seus livros os personagens lidam com coisas em mundos que não são reais, espécies de simulacros ou realidades inventadas. São prisioneiros dessas falsas realidades e precisam descobrir uma forma de se libertar. Pois bem: em determinado momento na vida pessoal de Dick, ele começou a crer que as bases de seus livros, a ideia de um mundo simulado, era na verdade real, que ele era um profeta, ditados por um ser divino. Louco, não?
Para ser mais específico Dick acreditava que vivíamos em uma Matrix gerada por realidade virtual tal a qual o filme das Wachowski fez com Neo e seu grupo no filme The Matrix de 1999.
E claro Dick, acreditava em várias outras coisas, como contém no decorrer da biografia, como ver através de uma visão, descobre qual a doença que seu filho tem que os médicos não conseguiam diagnosticar . Isto eleva as certeza de Dick e, até seu último suspiro, estava crente em tudo isso que declarava. Fazendo a gente crer, que ele não era apenas um drogado. Mas sim, um ser humano com uma grandiosidade oculta.
Apesar de extensamente rica, Carrère não foque somente nesta parte da vida de Dick. Ele também aborda outros tópicos como o abuso de drogas, os vários relacionamentos e uma infinidade de coisas, como a cultura nos tempos em Dick viveu. E também sobre alguns de seus livros. Isso foi um único ponto fraco da obra. Na ânsia de discorrer o processo de criação dos livros de Dick, o autor acaba soltando vários spoilers sem alertar previamente o leitor. Quem se incomoda com isso terá várias surpresas negativas. Então o melhor seria pelo menos ler alguns obras do autor, antes de conferir essa biografia.
Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos, frase extraída de um dos romances de Dick e proferida por ele em uma conferência de ficção cientifica na França em 1977, é um belo retrato de um homem que viveu de forma ímpar seus dias aqui neste mundo, foi taxado de maluco, mas... para mim ele foi o maior génio da literatura.
Essa biografia é simplesmente maravilhosa e rica em detalhes.
Quem sabe, não o encontramos por aí, em outras realidades... como ele acreditava cegamente.

Davenir - Diário de Anarres 09/03/2021

Eu estou vivo e vocês tomarão spoiler dos livros
"Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos: A Vida de Philip K. Dick" do biógrafo Emmanuel Carrére conta sobre a vida do meu autor favorito e faz de forma muito criativa, incorporando elementos de romance e análise enquanto relata momentos importantes da vida do autor que ficou conhecido pelos seus romances e pela sua relação com as drogas.

O que chama a atenção logo nos primeiros capítulos é o estilo que introduz partes narradas como se fosse um romance. Alguns diálogos e pensamentos de Philip K. Dick como se fosse um personagem de ficção. A ideia de mesclar sua vida com a ficção na forma da narrativa tem muita relação com a própria forma que PKD tinha de se relacionar com as ideias que expressava em seus livros sobre a realidade - ou a ausência dela. Vemos esse caminho se aprofundando nesse livro a medida que acompanhamos a história de Dick enquanto escreve os seus livros e a forma como Carrére os usa como fontes para entender sua vida. É ai que podemos encontrar ao mesmo tempo o grande diferencial da obra com seu maior defeito.

As principais obras são esmiuçadas para que o autor acrescente suas reflexões a entender PKD, o que consegue mostrar o quão ele era profundo, paranoico e perturbado como consegue literalmente estragar a leitura de qualquer obra mencionada durante o livro. As obras mais relevantes tem seus enredos contados (até aqui, tudo bem) até o fim do livro e analisadas exaustivamente, de forma sensacional, se você já leu a obra. Contudo, o livro exige que você tenha lido muitas obras para não tomar spoilers violentíssimos e mesmo se você já leu muitas obras do autor como eu, fui obrigado a desviar de páginas inteiras para chegar ao fim sem saber o final de livros que ainda estão na minha estante. Tudo isso sem um aviso. Ok! Sei que é difícil contar a história da vida de um autor como PKD, que teve sua vida tão intrinsecamente ligada a suas obras, seria muito malabarismo desviar de todos os spoilers e no fim das contas é melhor já ter uma boa bagagem de leitura de suas obras para começar essa aqui, mas um aviso (que só as resenhas podem fazer) se faz necessário. Sendo assim para ajudar os que tem dúvidas se/quando devem ler esta biografia vou deixar uma lista de livros que são analisados profundamente nessa obra para que o leitor se prepare ou ignore consciente do que vai ser spoilado (vou colocar no final do texto).

Já você que leu boa parte das obras, pode esperar que uma biografia de um escritor comum não pode ser mais instigante que suas obras, contudo Dick escrevia muito sobre sua visão de mundo e depois, em seus últimos anos, literalmente uma exegese buscando uma cosmogonia, que encontramos resumida em VALIS. Carrére esmiúça bem o pensamento de Dick, obviamente não decupa a sua exegese (exigiria um ou mais livros só para isso), mas traça os caminhos mentais que o levaram a acreditar em parte das ideias que trabalhou nas suas principais obras. Tal profundidade pode fazer parecer que estamos lendo uma sequência de ensaios sobre as obras, o que torna esta biografia uma leitura atraente para fãs de Dick e um potencial estraga prazeres para quem não leu tantos livros assim. Pessoalmente, procurei ler todos os livros de PKD que pude antes de começar esse e valeu muito a pena!

Segue a lista de livros mencionados que tem seus finais revelados em "Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos: A Vida de Philip K. Dick"

Olhos no Céu / Eye in the Sky, Tempo Desconjuntado / Time out Joint, O Homem do Castelo Alto / The Man in the High Castle, Os Clãs da Lua Alfa / Clans of Alphane Moon, Tempo em Marte / Martian Time-Sleep, Os Três Estigmas de Palmer Eldritch / The Three Stigmata of Palmer Eldritch, Andróides Sonham Com Carneiros Elétricos? / Do Androids Dream of Electric Sheep?, Ubik / Ubik, O Labirinto da Morte / The Maze of Death, Reflexo na Escuridão (Homem Duplo) / A Scanner Darkly, VALIS / VALIS,
Contos: Jogos de Guerra / War Games, A Fé de Nossos Pais / Faith of Our Fathers

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2021/03/resenha-173-eu-estou-vivo-e-voces-estao.html
Eduardo Rockwell 03/03/2022minha estante
Obrigado pelo aviso! Eu ja ia ler ele com uma bagagem total de 02 livros lidos do mestre kkkkk enfim, vou priorizar esses livros citados a partir de agora

Davenir - Diário de Anarres 04/03/2022minha estante
Eu tomei spoiler de dois livros. Olhos no Céu e Labirinto da Morte, que tem edições antiguíssimas em PT-PT e já me deixou irritado. Ao menos tinha lido o resto.

RNA 16/02/2021

Diferente mas no mesmo nível da biografia escrita pelo Peake
Ótima biografa escrita pelo Carrère, é diferente da escrita pelo Peake
mas serve de um ótimo complemento, faz uma abordagem diferente e trás
novos fatos da vida do Philip.

Beatriz 21/06/2020

Cheguei nessa biografia por motivos bem mais acadêmicos do que de fã e saio dela com uma mistura de felicidade intensa e tristeza inconsolável e uma fã incontestável de Philip K. Dick.
O Philip não era só o cara que todos enxergam como mais um drogado que escrevia coisas sobre o futuro, ele era um cara que existia pelas palavras, que poderia escrever 3 livros em um mês, e não existem palavras para descrever a gratidão que eu sinto por encontrar nele uma inspiração nos momentos difíceis.
Essa é uma biografia digna de um dos maiores escritores de ficção científica que já respiraram nesse vasto universo.
Que Philip permaneça vivo, e que todas as gerações possam ler e reler suas palavras!
Ariel 24/01/2021minha estante
Gostei da sua análise e eu gostaria de complementar que o grande conhecimento dele em psicologia, psicanálise, filosofia, faz com que as obras dele tenha uma desconfiança sobre a realidade e o tempo que vão além do aspecto da física teórica. É muito mais o questionamento do ser tbm. Eu amo

BetoPlacido 11/10/2018

Não é nada fácil falar sobre os contos e romances de Philip K. Dick para um público que não esteja acostumado a comprar a ideia deles. Alterar a percepção da realidade é apenas o principal dos seus temas favoritos, e essa foi a maneira pela qual o autor desta biografia ficcional (e não são todas?) procura esmiuçar a vida do escritor, ao mesmo tempo em que busca destrinchar seu processo de criação. A tarefa não é simples - e nem sempre funciona.

Recomendado apenas para fãs - de preferência, aqueles muito íntimos da obras desse fantástico escritor, morto em 1982.

Lennon.Lima 21/01/2018

É praticamente consenso que Philip K. Dick (1928-1982) foi uma das mentes mais brilhantes na ficção científica no século XX. Sua capacidade criadora assombrava pela produtividade, autor de mais de 30 romances (vários adaptados para o cinema, como Blade Runner e Minority Report) e dezenas de contos (aliás, alguns deles adaptados ao formato de série, Electric Dreams, pelo canal de streaming da Amazon, com boa recepção de crítica), e por sempre trazer algo de original, fora da curva. Como mortos se comunicando por meio de suas atividades cerebrais mantidas em câmara de preservação, androides escravizados para fins coloniais extraplanetários rebelando-se para ampliar o tempo de vida e mundo distópico onde as forças do Eixo venceram a segunda guerra mundial. Seus livros viraram um dos símbolos da cultura lisérgica em plena ascensão nos anos 60.

Mas é também consenso que tão particular, rara e inusitada que sua poderosa imaginação era a sua vida. Extremamente recluso, portador de agorafobia, paranoico, viciado em medicamentos, com relacionamentos instáveis, convivendo com usuários de drogas, especialista em pregar peças em psicólogos e emissor de declarações no mínimo inusitadas já no seu final de vida que colocaram em dúvida a sua condição mental.

Sem dúvida, genialidade e exotismo atraentes o bastante para se pensar em produzir uma biografia.

E é exatamente do que se trata Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos – A Vida de Philip K. Dick, de Emmanuel Carrère, publicado pela editora Aleph.

Carrère é escritor, ensaísta, roteirista e diretor de cinema. Dirigiu filmes como O Bigode (La Moustache, 2005) baseado em livro de sua autoria e publicou esta biografia ficcional em 1993, no seu país de origem, França.

É importante não perder de vista essa expressão: “biografia ficcional” ou “biografia romanceada”.

Não é um gênero tão difundido e pode pegar de surpresa o leitor que espera encontrar um livro biográfico nos moldes clássicos.

Concentra-se em retratar a vida do biografado esmiuçando o seu ponto de vista, suas reações, seu modo de pensar com base nos fatos colhidos pelo que se tem disponível na imprensa da época e, principalmente, pelo relato de pessoas que conviveram com Dick. Muitas das lacunas que a falta de material confiável impossibilita de serem destrinchadas são preenchidas pelas interpretações do próprio Carrére a partir de seu conhecimento sobre o personagem e de sua experiência de vida.

Dá-se a impressão que se trata de um romance com um narrador onisciente debruçado sobre um protagonista excêntrico onde esquadrinha sua psique nos mínimos detalhes. Não há uso de fontes, sinalização de que determinado fato ou declarações foram extraídas de um registro isento e ilibado ou por depoimento da pessoa citada em uma entrevista de pesquisa. São raras as vezes que deixa claro que fulana afirmou isso ou aquilo em entrevista em dia tal e ano tal, simplesmente a frase é colocada sem cerimônia, como se fosse um típico personagem de romance.

Confira o restante da crítica no link:

site: https://cartolacultural.wordpress.com/2018/01/21/resenha-eu-estou-vivo-e-voces-estao-mortos-a-vida-de-philip-k-dick/

Hina-san 06/06/2017

Complemento interessante aos livros de Dick
Para quem não leu pelo menos os livros mais conhecidos do Dick, esse livro dá muitos spoilers das histórias. Então é um ponto negativo.
Mas pra quem já leu bastante da obra dele, é gostoso acompanhar a vida de Dick e entendet o que se passava em sua mente quando fez cada livro.

É perceptível que os seus livros são um auto retrato.

O livro, em alguns momentos, se torna lento e confuso porém tem uma leitura no geral tranquila.
A última parte do livro foi bem simples e eu esperava mais conteúdo sobre a fama de Dick pós morte.

leonel 23/12/2016

Neste TRAVESTISMO de biografia, nosso considerado francês apenas resumiu e spoileou completamente o final de diversas histórias e livros do Dick, sempre fazendo malabarismos, contorções, anacronismos e distorções tanto nas histórias quanto em fatos da vida dele pra encaixar meia dúzia de teorias bestas. Biografia de verdade do Pinto é a do Lawrence Sutin.