Os Inconfidentes

Os Inconfidentes Carlos Alberto de Carvalho

Resenhas - Os Inconfidentes

Lulis 07/04/2020

Um romance histórico muito interessante, o autor aborda pela visão da Barbara como foi se formando a inconfidência mineira, apresentando a barreira que as mulheres tinham de participar efetivamente da vida política no país, mas como elas influenciaram indiretamente através de seus parceiros. Amei!

Jheniffer 10/10/2019

Esse livro nos surpreende ao contar uma versão da Inconfidência Mineira mais profunda e carismática que a que aprendemos na escola. Foca no romance de Bárbara e Alvarenga e nas peculiaridades dos principais membros da Revolução. É triste como ele faz com que nos apeguemos aos personagens e com que torçamos por um final feliz mesmo sabendo que não é bem por aí. Mas, enfim, é uma leitura muito prazerosa.

Kat 22/07/2021

livro com uma temática muito interessante, mas que infelizmente não foi amplamente explorada, assim como o contexto histórico e o romance que foram mostrados de forma superficial

LuizaSH 12/10/2021

O livro mistura ficção com realidade, mostrando um romance em meio ao Brasil colônia, o início, meio e fim de tudo que levou ao episódio da história que ficou conhecido como Inconfidência Mineira.
A ideia foi interessante, mas o livro é curto e, por isso, achei que pecou no desenvolvimento do enredo. As coisas vão acontecendo muito rápido, dá aquela sensação que cenas são cortadas, tudo meio atropelado pra chegar ao final. Talvez se tivesse um pouco mais de páginas algumas cenas poderiam ter sido melhor trabalhadas.
É uma breve pincelada, como que uma licença poética, relatando um pouco da vida de personagens conhecidos de nossa história, como os personagens principais Inácio José de Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora, bem como Tomás Antônio Gonzaga, a rainha portuguesa Maria I, entre outros.

@Mihleituras 23/11/2021

Um livro que fala sobre romance histórico no Brasil. Gostei da história mas acho que o enredo não foi bem explorado.

Lima 30/01/2019

Romance
Adorei o livro, tem personagens que realmente existiram. Um mistura de ficção e mundo real. Fala sobre as mulheres, sobre como se deu a inconfidência mineira. Recomendo.

Nanda Picchi 30/06/2017

Bárbara e Alvarenga
Este livro conta a história de bárbara e Alvarenga.
Uma paixão avassaladora, um advogado e uma moça jovem e perspicaz.

Nesse grande amor surge uma sede de revolução, pois a coroa portuguesa cobra absurdos de aluguéis.
Então Alvarenga e alguns amigos e simpatizantes decidem fazer uma revolução.
Eis que surge nosso querido tiradentes.
E o resto já sabemos: A Inconfidência Mineira.

Uma romance muito lindo e uma história avassaladora.