Notas sobre o marxismo

Notas sobre o marxismo Javier Amadeo

Resenhas - Notas sobre o marxismo

Charleees 28/03/2023

Notas sobre o Marxismo

Ainda que a esquerda tenha enfrentado enormes desafios nas últimas décadas, a morte do Marxismo parece estar bastante distante da realidade. É um programa científico vigoroso e necessário para entender o processo social e político da atualidade.
Um dos objetivos deste livro é introduzir o militante político no complexo e fascinante universo intelectual do marxismo e estimular a leitura dos textos clássicos situando seus autores, como parte da história política e social do século XX.

É um livro para pesquisa, de uma leitura difícil, ele é recheado de notas, comentários sobre as obras ali mencionadas, mas mega fascinante, de forma bastante resumida ele vai falar sobre o Marxismo Francês e suas vertentes, a crise da filosofia da Práxis na Itália, o Marxismo Anglo-Saxã e conclui "propondo" uma renovação do marxismo, pois é por meio dele que existe a possibilidade para pensarmos uma alternativa global a barbárie capitalista, e para estabelecer um vínculo entre teoria e prática, buscando contruir outro mundo possível, como afirma Tosel.
Falando ainda sobre a renovação marxista, o autor nos leva a outra área importante de pesquisas que tem se desenvolvido: Ecologia política marxista. A tendência cada vez mais destrutiva da natureza inscrita na lógica do capital tem colocado esse marxismo numa posição fundamental na crítica do capitalismo.

Um livro genial! Viva! Viva! Viva o Marxismo!

* Resenha editada em Outubro 2018