O Demônio e a Srta. Prym

O Demônio e a Srta. Prym Paulo Coelho

Resenhas - O Demônio e a Srta. Prym

Livros e Ivaílton 13/12/2020

O mundo tem medo de mudanças
?O Bem e o Mal têm a mesma face; tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano.?

? Uma vila com poucos habitantes e sem crianças. Pessoas com rotinas monótonas. Um estrangeiro chegou, trazendo consigo barras de ouro para abalar a vida dessas pessoas e, em especial, a vida da srta. Prym! O Bem e o Mau estarão se disputando e a hora da verdade chegará. O que há de errado com as pessoas e com esse lugar?

? Minha opinião: Gostei! No início da leitura, achei que iria abandonar o livro. Mas ao decorrer da história, fiquei preso na narrativa. É a primeira vez que leio algo do Paulo Coelho e estou surpreso com a capacidade de sua escrita. A forma que ele retrata os personagens, a coerência das informações deixou tudo ainda mais viciante.

O livro é acompanhado de MUITAS reflexões a cerca da vida e retrata muito sobre religião: o Bem e o Mau.

Se você gosta de livros que envolve suspense, reflexão e religião, irá gostar desse.

Ah, Paulo Coelho é um ator nacional. Nasceu no Rio de Janeiro!

Bruna1789 11/12/2020

A vida pode ser curta ou longa, dependendo da maneira como a vivemos. p.167 (essa frase me tocou)
Trata-se de uma história interessante, em que um estrangeiro acompanhado de um demônio, vão parar em uma aldeia/povoado de poucos habitantes, chamada viscos, fora da temporada de caça o que chama a atenção dos moradores, ele vai com um objetivo, qual seja, ter a confirmação de que o homem é mau. Não quero dar mais descrições/informações porque acredito que seria spoiler, o interessante da história é ler e compreender o porquê dos acontecimentos.
Posso dizer que, a história do livro nos mostra que tudo na vida é questão de controle e de escolhas. Gostei bastante da leitura, indico.

Thais Ritinha 22/11/2020

Bem e mal
O livro possui diversos ensinamentos e histórias simbólicas, mas basicamente expõem o quanto existe de batalha do bem e só mal e casa ser humano.

annacê 11/09/2020

Uma boa leitura!
Esse com certeza é um livro que me deixou pensando, como qualquer livro do Paulo, o início me prendeu bastante e fiquei muito curiosa pra saber o que aconteceria, por mais que eu tenha presumido muita coisa do que aconteceria ainda assim ele me surpreendeu. Tem muitos ensinamentos no decorrer do livro e com certeza aprendi muito, mas tenho que admitir que algumas coisas foram muito repetidas e ficaram redundantes.

Por mais que o final não tenha sido tão grandioso quanto eu esperava eu acho que foi um bom final, acredito que como outros livros do Paulo o que realmente importa estava no meio, o ouro era o desenvolvimento do livro e só quem conseguia sair com ouro no final são aqueles que aproveitaram todo o seu conteúdo, que aprenderam e refletiram o pensamento do autor. E esse foi o verdadeira tesouro.

Shirlei 10/08/2020

o inicio prende a atencao, mas o final nao foi dos melhores. vale a leitura por ser leve e rapida, e ter nas entrelinhas algum ensinamento.

Ana Brison 25/07/2020

Com potencial, mas prolixo.
Diferentemente das inúmeras críticas gratuitas que sempre vejo ao redor da literatura de Paulo Coelho, esse é um livro muito bom.
A história é interessante, mas considerei a narrativa prolixa a partir de determinado ponto, poderia ter sido mais objetivo e nem por isso perderia em qualidade.

Taíla 21/07/2020

Mais um para a conta da reflexão
O que é fazer o bem? Fazer a coisa certa? E o que é fazer o mal? E quem decide tudo isso? Quem julga? O que acontece com os condenados? São muitas perguntas que podemos fazer antes de tomar uma decisão importante e que vai afetar a vida de outras pessoas. Se fazemos algo, cabe a nós arcar com as consequências e responsabilidades de tal ato, mas e se as nossas escolhas trouxerem desgraça para outras? Devemos pensar apenas no nosso bem-estar?

Em O Demônio e a Srta. Prym, Paulo Coelho nos traz uma discussão de valores, de ética daquelas que podem levar a longas e acaloradas discussões. Para a nossa jovem protagonista, Chantal Prym, ser uma das últimas jovens do vilarejo de Viscos é algo realmente desanimador, nada para fazer e nenhum futuro promissor a espera naquele lugar. Todos os seus sonhos giram em torno de sair dali e a única forma que ela vê na sua situação de órfã, trabalhando no bar do hotel da cidade, é que alguém a leve embora dali.

Quando o estrangeiro chega à cidade, ela vê mais uma chance e arruma uma maneira de se aproximar, porém o encontro não foi bem como ela esperava e o homem faz uma proposta muito tentadora à Chantal (adorei esse nome). Ela pode mudar de vida e finalmente realizar o seu sonho de sair dali, mas o custo para outras pessoas vai ser muito alto. É complicado e tentador.

Esse dilema permeia toda a história da obra onde o estrangeiro tenta provar que não existe bem em mais nenhum lugar do mundo, que todos são egoístas e em algum momento abrem mão das suas convicções. A vida de Chantal, que tem uma semana para decidir o que responder para a tal proposta, se torna uma verdadeira agonia. Sonhos, ressentimentos, pesadelos, recaídas. Muitas coisas se misturam antes que ela possa tomar a decisão e sair desse beco sem saída.

Eu disse que era sem saída, né. Então, a nossa Srta. Prym, se vê apertada e não vou dar mais detalhes sobre os sufocos que ela passa e o que ela decide, mas, mais uma vez o tema levantado por Paulo Coelho, é real e muito digno de reflexão. Isso sempre me prende às obras dele, não importa quão ficcional o tema do livro possa parecer, sempre é sobre a gente, sobre a vida em nos faz refletir.

As nossas questões éticas e o que consideramos certo e errado cabem muito bem para serem pensados durante e após a leitura dessa obra. Vemos, ainda mais nesse momento de pandemia, como realmente nossos pesos e medidas são bem variados. Somos flexíveis e menos empáticos quando a situação nos favorece e encontramos muitas formas de justificar o errado que fazemos quando é para o nosso “bem”.

Vemos como no mundo “lá fora” falta empatia e é muito bom aproveitar esse momento que nos é tão exigido para ficar em casa para olhar para dentro de nós mesmos e fortalecermos a bondade que existe aqui. Muitas vezes ela fica adormecida quando vemos alguma injustiça ou porque podemos achar que não vale a pena se envolver ou que outra pessoa vai fazer o que é certo e eu vou garantir o que é meu.

Vejo que está mais do que na hora de entendermos o quanto somos pequenos e quanto, mesmo assim, nossas atitudes podem fazer toda a diferença, para o bem ou para o mal, na vida das outras pessoas. Já parou para pensar que até quando você faz coisas ruins para si mesmo você está machucando e preocupando quem te ama? Mesmo em casa e mesmo distantes, somos parte de um todo e estamos todos ligados de uma forma ou de outra.

Fica nessa resenha o convide para refletir sobre o tema e para ler a obra que não é sobre uma lição de moral e tem as suas emoções e reviravoltas também que vão te deixar bem curioso para saber tudo o que vai acontecer.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-o-demonio-e-a-srta-prym

Tatiele silvað 15/05/2020

O Demônio e a Srta. Prym
O Demônio e a Srta. Prym começa com a velha Berta, a mais antiga moradora do lugarejo, repetindo sua rotina de quinze anos - sentada diante de sua porta, observando o dia passar. No entanto, aquele não seria um dia igual a tantos outros. Berta pressente isso quando vê o estrangeiro subir a ladeira íngreme que levava ao único hotel da aldeia acompanhado de eu demônio.

Bianca1210 22/03/2020

Existe uma guerra entre o demônio e o anjo simbolizados pelos personagens principais. Uma luta em busca de explicações para acontecimentos individuais e de como Deus encara cada um deles.

Diana 22/02/2020

Leiturinha
Um livro rapido de leitura leve, história meio "bobinha"...mas agradável. Me distraiu ao menos quando precisei de companhia ...#tavalendo

Bruce.Jones 29/03/2019

Afinal, o que é bem e mal?
O livro é intrigante do começo ao fim. Nos coloca várias questões filosóficas durante a leitura. O problema é que o final não diz nada com nada. Termina como se fosse uma grande revelação, mas na verdade o Paulo Coelho não soube expressar a real opinião dele. Tudo continua em aberto.

Bah Peruchena 05/02/2019

O livro fala sobre a luta interna entre o bem e o mal dentro de cada um, traz bastante reflexões. um leitura agradável e rápida.