Discurso sobre o Colonialismo

Resenhas - Discurso sobre o colonialismo

Manu 19/10/2023

Discurso sobre o colonialismo
(leitura obrigatória)

"Uma civilização que se mostra incapaz de resolver os problemas que suscita seu funcionamento é uma civilização decadente. Uma civilização que escolhe fechar os olhos ante seus problemas mais cruciais, é uma civilização ferida.

malu 14/10/2023

Li para a faculdade mas me diverti mais do que normalmente faço com leituras obrigatórias. é um livro curto, irônico e extremamente fundamental que não é menos atual mesmo 70 anos depois. incrível.

Jessica579 15/09/2023

Imprescindível
Um dos livros mais importantes que já li! Que grandeza e felicidade conhecer Aimé Césaire, aprender com seus escritos , seus poemas e suas convicções. Nunca alguém denunciou as atrocidades colonialistas com tanta beleza na poesia e tão incisivo ao mesmo tempo. Cada parágrafo era uma reflexão. Saber que veio ao Brasil, encontrou o grande Jorge Amado, que a maior pesquisadora de sua obra é brasileira, foi incrível demais conhecer. Sinto que agora estou pronta pra ler Frantz Fanon, entendo a importância deste na vida do outro, e também só me debruçar mais sobre seus escritos. Que
homem vivaz , guerreiro, ímpeto , um ícone mesmo. Você vive em cada negro que luta todo dia contra colonialismo, obrigada por tudo, Césaire ??

Mauricio Ferreira 23/08/2023

Pra você que acha que o Nazismo é a única forma de opressão contra outros povos através de um discurso supremacista racial, precisa ler esse livro....

Amelie 17/08/2023

Um livro potente sobre um assunto incontornável e muitas vezes não comentado, propositalmente esquecido. Simplesmente fundamental pro estudo da libertação dos povos e da visão pós-colonial.
"Refutam-me com fatos, estatísticas, quilômetros de rodovias, de canais, de ferrovias. Eu, eu falo de milhares de homens sacrificados na construção da linha férrea da Congo-Ocean. Falo daqueles que no momento em que escrevo, estão cavando com suas mãos o porto de Abiyán. Falo de milhões de homens desarraigados de seus deuses, de sua terra, de seus costumes, de sua vida, da vida, da dança, da sabedoria.
Falo de milhões de homens aos quais sabiamente se lhes inculcou o medo, o complexo de inferioridade, o temor, o pôr-se de joelhos, o desespero, o servilismo. Obscurecem-me com toneladas exportadas de algodão ou cacau, com hectares plantados de oliveiras ou de uvas.Eu, eu falo de economias naturais, harmoniosas e viáveis, economias na medida do nativo"

Cristiane 16/08/2023

Discurso sobre o colonialismo
Acostumai-vos comigo. Eu não me acostumo convosco ".
Entrei em contato com esse autor lendo "Pele Negra, Máscaras Brancas" de Frantz Fanon, antes disso não fazia a menor ideia de quem era Aimé Césaire.
Ler este livro é como ver um filme sobre o nosso passado, somos um país marcado pelo colonialismo e consequentemente pela escravidão.
É um verdadeiro despertar da consciência e infelizmente faz-nos constatar que pouco ou nada mudou.

Albner 12/08/2023

A Europa e indefensável!
Ao ler esse livro, me lembrei de um dado, que recentemente vi, onde a França tem a 4° maior reserva de ouro do mundo sem nenhuma mina, enquanto o Mali tem 800 minas, e nenhum ouro. Colonialismo explica essa situação, pois ele, ainda afeta os dias atuais, já que, ele ainda acontece, o colonialismo não deixou de existir, o imperialismo não deixou de existir, só que, se antigamente, as maiores potencias nesse quesito, eram europeias, hoje são os norte-americanos que tem esse posto. Vale citar, que, "o colonialismo, desumaniza tanto a vítima como o agressor." O racismo surge para justificar esse ato de colonização, como justificativa que os negros, os asiáticos, os árabes são inferiores. Enfim, retomamos ao ponto inicial do livro, que é uma declaração de guerra ao racismo. A Europa é indefensável!

Cris609 19/07/2023

Leitura obrigatória
Esse é um daqueles livros, cuja leitura é fundamental para entendemos as relações de poder e a sociedade atual.

No fim do livro, contamos com uma linha do tempo super interessante que faz a relação entre eventos históricos e a vida do autor.

EsperanAa 03/06/2023

"A Europa é indefensável"
A prova é que hoje os nativos da África ou da Ásia reivindicam escolas e a Europa colonizadora as nega; é o homem africano quem solicita portos e estradas, e a Europa colonizadora raciona; é o colonizado que quer ir em frente, é colonizador que o mantém atrasado.

ciliane.ogg 25/04/2023

Não tinha a menor ideia de como seria o livro e a surpresa foi enorme.
Aimé Césaire coloca o dedo na ferida e fala aos franceses que colonialismo é a respeito de cor sim, que quando se fala em civilização, ela é branca( vemos isso com nós latinos), falando os nomes dos "estudiosos" que enchergam a periferia do mundo como algo selvagem, mas que eles estão dispostos a fatiar seus países a seu Bel prazer.
Um livro que nos mostra sobretudo o olhar que os países ricos tem a respeito da periferia e como nos consideram menos humanos que seus conterrâneos.
Um livro absurdo de bom. Recomendo muito.

Vitória 11/04/2023

Relaxem, não é tão difícil de ler
Já começo com o principal: 90% do livro é de fácil/média compreensão, pelo menos em minha opinião.
Acho eu, que seja uma boa introdução para o assunto e para a leitura de outros livros do tipo. Escrito há bons anos atrás, em alguns aspectos continua dolorosamente atual.

Ana Tambara 26/03/2023

Leitura essencial.
Um livro que discute que o colonialismo vai muito mas muito além da dominação e massacres que ocorreram nas colônias. As palavras de Césaire a cada ano parecem ser mais necessárias, há um reflexo em toda nossa realidade. Esse é um livro que todos deviam ler para refletir sobre como o nosso mundo foi constituído, desigualmente.
NatAlia784 26/03/2023minha estante
Nossa parece ser bom msm, fiquei até curiosa pra ler.

Lucas1429 25/03/2023

Obra indispensável
A todos aqueles que querem imbuir-se de alguma potência intelectual para compreender e combater o racismo e o colonialismo, estes devem ler Césaire. A leitura pode ser desgastante devido a grande quantia de notas de rodapé, mas elas denotam a profundidade e historicidade de tudo o que o autor diz. Fortalecem os comentários, que são muito diretos, por vezes sarcásticos, pulsam. Hoje já são mais claros os crimes das expedições coloniais, mas ainda assim me peguei arregalando os olhos enquanto o lia, poeta como era, dominava-as muito bem e sabia utilizá-las a gosto para criar as mais belas ou terríveis imagens, e era necessário pois a própria realidade dos acontecimentos já não era suficiente. Não é possível sair desta leitura sem estar revirado. Ela não é simples, mas é estimulante.

Césaire é um personagem profundo, longevo, com uma longa trajetória política, artística, intelectual, que merece mais reconhecimento e espaço em nossas estantes e pensamento.