Discurso sobre o Colonialismo

Aimé Césaire

Resenhas - Discurso sobre o colonialismo

Bina 24/05/2022

Só li verdades
Aimé, foi preciso. Seu discurso permeia sobre o eurocentrismo de forma brilhante e enfática. Com uma visão avançada pra sua época, ele apresenta a Europa como: indefensável. Mostrando pontos onde ela interviu e intervém, até hoje, propagando etnocídio e a aniquilação da diversidade.
Demorei pra terminar, porque existem leituras que precisam de certo amadurecimento de nossa parte, houveram momentos que tive que reler trechos pra tentar entender as relações e o que o autor estava tentando mostrar.
Quero reler daqui há algum tempo. Esse livro vai ficar marcado na minha memória. Adorei!

Sidney 17/05/2022

A história do colonialismo do ponto de vista do colonizado. Herdamos a cultura europeia, que se impôs e desvalorizou todas as outras. O livro, que é um manifesto, mostra a visão de diversos ?intelectuais? europeus sobre as pessoas e culturas que consideram inferiores a sua.

Interessante perceber que quem se orgulha de sua cultura e intelectualidade não tem nada de superior em relação a outros povos. Ao impor seus valores teve que destruir os dos outros povos. Quem é mais bárbaro? A Europa é indefensável, assim o autor inicia o livro.

Weslley 01/03/2022

"A colonização, repito, desumaniza até o homem mais civilizado"
Leitura muito importante para entendermos os males do colonialismo e como ainda nos afetado nos dias de hoje. Césaire escreve com muita paixão sobre aquilo que acredita e que vive intensamente. Vale muito nossa leitura. A nota 4 não se dá ao texto do Aimé Césaire, esse é incrível, mas sim ao "posfácio" que é uma cronologia, achei que poderia ter sido melhor e contem alguns erros, até de ordem cronológica mesmo.
Géssica Martins 02/03/2022minha estante
??????

Melissa 22/12/2023

Uma releitura rápida, mas em nada menos impactante, do primeiro livro de Césaire que li por completo. Sempre arrebatador.

Bcoutis 26/01/2022

Grandioso!
Aimé Césaire pontua alguns conceitos chaves como colonização e civilização, e desenvolve críticas contundentes ao capitalismo, à burguesia humanista, e ao universalismo europeu. Analisa discursos eurocentrados de intelectuais, missionários, colonos e políticos, oferecendo indícios que nos permite identificar as influências e consequências desses discursos ainda nos dias de hoje.

Bruna.Bandeira 20/08/2022

Edição maravilhosa!
O texto do Césaire é absolutamente necessário e a edição Veneta é muito completa, trazendo uma cronologia história pra entender todo o contexto que leva ao texto e várias notas explicativas para auxiliar leitores que, como eu, não são eruditos como o autor pra pegar todas as referências. Vale muito a leitura!

Ana 22/12/2021

Fundamental
Embora seja uma leitura não tão fácil, devido as gigantes referências específicas ao longo do texto, é uma obra fundamental para o estudo decolonial. Simplesmente necessária.

Claríssima 18/01/2023

Deveria ser leitura obrigatória nas escolas. As referências que o escritor usou, de pessoas cruéis descrevendo com orgulho as atrocidades que fizeram é excelente, pois causa repulsa, nojo e ódio. E é isso que devemos sentir desse período e de quem defende ele e as consequências devastadores que acometem o povo negro.

Alexia201 05/12/2021

Livro que mudou minha vida
Conheci esse livro no ano de 2018, havia acabado de entrar no curso de Ciências Sociais, eu era uma mulher negra de pele clara, que por isso achava que não sofria racismo, repetia muitos discursos que endossavam o mesmo e não tinha nenhuma noção sobre a minha negritude.
Esse livro me fez dar o primeiro passo rumo aos estudos das relações étnico-raciais e rumo ao descobrimento e aceitação da minha identidade enquanto mulher negra.
É muito leitura essencial, que recomendo a todos!

Vini Laux 03/03/2024

A história é indefensável
Nunca havia lido nada de Césaire, e não esperava muito do livrinho. Me surpreendi. Uma obra publicada em meados dos anos 50 sintetizou claramente ótica europeia sobre os outros povos dos planetas e até que limite a humanidade se estendia a cada povo. Bem apontado, Césaire esclarece que existiram incontáveis sanguinários na história europeia e do mundo, porém, quando a máquina de moer civilizações foi apontada contra o próprio europeu branco, a tragédia foi anunciada. Hitler não errou por matar cruelmente milhões e milhões de seres humanos inocentes, destruir nações e torturar crianças. Ele somente errou porque aplicou os métodos coloniais desumanos contra os próprios brancos europeus. É uma visão interessante de se ver a história, não sei se é a correta, mas faz mt sentido em um mundo onde a Ucrânia é mais importante que o Iemen, Palestina, Sudões, Venezuela, Guatemala, Argentina, Síria, Mianmar, Congo, Nigéria e tantos outros esquecidos pela história. O mundo parece dar giros de 360 graus as vezes. Obrigado pelo esclarecimento Césaire

Melissa 12/12/2023

Esse estava na minha lista já tinha algum tempo por conta das milhares de indicações da faculdade. Acho que já tinha um conhecimento do que estava no livro. Muito feliz de ter lido. Edição muito bonita.

Henrico.Iturriet 02/01/2023

A visibilidade entre a dor e a conquista
Com uma escrita debochada, potente e elucidante, Césaire entrega em suas lindas palavras conjugadas a lembrança de uma dor que acomete todos os países que sofreram do imperialismo, que usa como ferramenta o colonialismo para se legitimar.

A religião, a moral, os costumes, a ciência, tudo isso é aparato ideológico. As formas que a Europa dizimou milhões de pessoas não cabem na pilha de corpos, chegaria até o céu. Não se vive preto sem a hipocrisia da ferida e da marca do colonialismo em seu corpo. Não basta refletir, basta gritar, e seu discurso foi esse.

Discorreu, delatou, escrachou, e é verdade: ?no fim do capitalismo, para a sua sobrevivência, há Hitler?. Hitler sempre vestiu-se de branco na pele e pegou a taça do poder pela mão direita. Não é surpresa, toda a Europa sabe disso, só doeu quando aconteceu com eles. (Lembrem-se dos comentários racistas dos jornalistas sobre a Guerra Ucrânia Vs Rússia).

Os Estados Unidos ascenderam para tomar o posto dos europeus, eles que tenham que lidar com suas próprias hipocrisias!

thami 09/01/2023

"A europa é indefensável"
"O que, claramente, significa que a salvação da europa não é questão de uma revolução nos métodos; mas é uma questão da revolução: daquela que, à estreita tirania de uma burguesa desumanizada, substituirá, esperando a sociedade sem classes, a preponderância de una única classe que ainda tenha uma missão universal, por sofrer em sua carne todos os males da história, todos os males universais: o proletariado."

deveria ser uma leitura obrigatória.

Mara.Mendonca 19/06/2020

Um livro atemporal, preciso e extremamente necessário para se discutir os problemas que o colonialismo branco europeu trouxe não só ao continente africano, mas também à América. No "Discurso sobre o colonialismo", Césaire expõe as marcas profundas deixadas pela civilização branca europeia ao povo negro, utilizando sua poesia como ferramenta para expressar seu sentimento de revolta e de denúncia a um modus operandi que esteve por tanto tempo relegando ao colonizado sua identidade, sua cultura e sua dignidade. Assim, para Césaire, "A Europa é indefensável".