Terra X

Terra X Alex Ross...

Resenhas - Terra X

Claudio221 08/10/2023

Marvel é muito bom
Idealizada pelo consagrado ilustrador Alex Ross, Terra X é assim. Junto do roteirista Jim Krueger e do artista John Paul Leon, Ross traz novo fôlego e acrescenta espetaculares novos detalhes a cada faceta da mitologia dos heróis e vilões da Casa das Ideias.

A obra explora todo o Universo Marvel, de suas raízes em seu humilde surgimento, até o ápice de seu fabuloso potencial. Em um futuro alternativo distópico e inquietante, praticamente todos os habitantes da Terra desenvolveram habilidades sobre-humanas.

Diferente de tudo que já li desse universo, realmente é de tirar o fôlego. Recomendo

Tuninho 17/04/2023

Terra X é uma aventura épica envolvendo quase todos os heróis Marvel..Ambientado em um futuro distópico, os inimigos agora são os Celestiais, seres gigantescos e super poderosos que são os responsáveis pela vida na Terra e a aparição dos ditos super heróis. A história é boa, só que não termina e segue para a próxima sequência.

Rafael.Martins 05/04/2022

Decepcionante
Eu enrolei muito para começar a ler esse livro, não só por conta do volume e por querer dar continuidade na trilogia após terminar esse (o que da quase 2000 páginas) mas por conta da arte, que ao dar uma folheada na edição quando comprei, foi totalmente decepcionante e aquém do esperado.
Eu leio HQ's pelo conjunto entre arte e enredo, se fosse apenas pelo enredo eu leria um livro em prosa, que acabo tendo mais proveito do enredo e posso imaginar o que se passa conforme minha singela imaginação permitir.
Agora aqui em Terra X temos uma arte estranhamente escura e sem formas para as coisas, muitos quadros parecem apenas imagens abstratas que não dizem nada ou que precisa de muito esforço pra tu entender o que representa e identificar alguns objetos, além de apresentar imagens desconexas do diálogo. É caótico, e é uma arte pesada e extremamente sonolenta, é a primeira vez que eu fico com sono lendo uma HQ em momentos variados durante o dia.
O enredo é bom, bem amarrado, mas eu achei péssima a representação do futuro distópico mostrado aqui, nada além de dor e sofrimento para os outrora amados herois.
Tem alguns momentos emocionante mas nada demais, bem bagunçado e o filme eternos da Marvel revela todo o plot da história, se tu viu ele antes de ler, não vai se surpreender em nada, vai acha-lo apenas mais fraco, como um esboço do que nos foi apresentado em tela.
Em suma foi um tanto decepcionante, tanto pelo preço quanto por tão aclamado é o título. Já desisti de comprar o terceiro e vou ler o segundo apenas porque já tenho...

Campos 09/01/2022

Interessante
Gostei muito da forma como a trama foi construída, aprofundando casa personagem e ligando as histórias deles a trama central. Também achei interessante as várias viradas de roteiro

Suelen 23/12/2021

Uma nova percepção
Sou a muitos anos, fã do Universo Cinematográfico Marvel, porém nunca tive o interesse necessário para me aprofundar nas HQs. Após a leitura deste, sinto que algo despertou em mim, uma curiosidade que estava adormecida, me aguçando a curiosidade para além do que o cinema pode me proporcionar. Uma visão mais profunda da obra.

Potter 28/03/2021

Terra X é sensacional!
Fiquei de queixo caído com essa história, me surpreendeu do começo ao fim, mas me pegou mesmo da metade pra frente, aonde eu não consegui parar de ler até chegar ao seu fim! E não vou negar, que houve momentos que fiquei perdido, pois a historia envolve várias equipes, e eu não conheço algumas, mas já quero conhecer todas elas agora!! Mas não se preocupe, isso não vai impedir que você leia essa historia, é claro que quanto mais soube das equipes da Marvel, você vei entender certas referencias e tudo o mais, porem durante toda HQ, quando aparece tal equipe na historia, ou personagem, meio que tem um resumo sobre sua historia, eu vi isso quando falou dos X-Men, e eu vi que muita coisa ali de fato aconteceu, então suponho que todos os outros resumos tbm tenham ocorrido nas historias das outras equipes. Sem falar os comentários narrados lá, por 2 personagem, que apesar de ser longos as vezes, é muito bom, que deixa a gente a par de tudo que aconteceu!! Isso foi muito bom pra me situar sobre essas equipes, como Inumanos e o Quarteto, e já quero saber mais deles, me interessei muito!! Emfim... Uma MEGA SAGA, que com certeza seria TUDO ver TERRA X no MCU !!!!!!!! Sério, seria um filme ÉPICO! Muuuuuuuuuuito foda mesmo!! Me surpreendeu demais essa história!! Amei!!!

Xulio Mackfly 09/02/2019

Peefect
Não sei porque, mas essa terra x me parece ter o mesmo conceito do reino do amanhã

Carlão 26/10/2018

O começo do fim e o fim do começo
Lançado em 1999 e concluído em 2000, TERRA X é um épico da MARVEL COMICS que se completa em 12 edições sendo o primeiro encadernado da então chamada Trilogia X. Os argumentos e desing dos personagens ficam a cargo dos talentosíssimos ALEX ROSS e JIM KRUEGER, e os desenhos são do JOHN PAUL LEON.

Em um futuro distópico, todos os seres humanos possuem super poderes, tornando os super heróis obsoletos.
NORMAN OSBORN é o presidente dos EUA, o mundo passa por uma crise de fome, e o retorno do CAVEIRA VERMELHA dá mais ênfase ao desespero mundial.

Enquanto isso, o Homem Máquina X-51 é convocado pelo Vigia UATU para se tornar o mais novo Vigia, cuja função é observar os acontecimentos da Terra desde seu princípio até o seu derredeiro final.

Sabe todos aqueles "acidentes" ou eventos que originaram os super heróis? Como a Aranha radioativa que picou Peter Parker, os raios gama que transformaram Bruce Banner no Hulk ou o acidente que deu origem ao Quarteto Fantástico dentre outros? Pois bem, aqui temos uma explicação muito criativa e inteligente para a alegria dos fãs mais fervorosos como também aos leigos mais entusiastas.

Além disso, temos também a explicação da origem do universo Marvel, dos primeiros seres vivos até os humanos de hoje, os planos dos celestiais, a origem dos Asgardianos, dos KREES e dos SKRULLS e a verdadeira razão da humanidade existir (ou supostamente). Os autores se propuseram a contar desde o nascimento do capitão América, passando pelos dias de hoje e culminando em um futuro incerto.

Terra X não é uma história de super herói convencional, cheia de melancolia, filosofia e reflexão, aqui temos muitas questões, erros e aprendizados da humanidade tanto do passado quanto ao futuro impressos no papel.

Tudo aqui é muito grandioso, desde as batalhas até os dilemas expostos, e entre cada capítulo, temos um Anexo onde geralmente há dois personagens conversando, e que complementam e muito a história, dilemas e em alguns monstram a atual situação de algum personagem.

A única coisa que me desagradou foram as cores dos desenhos, que ficaram a cargo dos artistas MATT HOLLINGSWORTH, MELISSA EDWARDS e JAMES SINCLAIR, por mais que eu entenda a tonalidade mais escura ser proposital para representar toda a melancolia e desespero da série, não me cativou.

TERRA X é uma obra atemporal, uma cronologia em forma de capítulos, uma junção de otimas idéias, suposições e teorias de fãs juntamente com uma narrativa lenta porém empolgante, desenhos satisfatórios, mas com cores escuras e soturnas, que remetem o clima da história.

Um clássico dos quadrinhos.

Pandora 08/08/2018

O HQ mais dramático, cheio de reviravoltas, de tramas dentro de tramas e épico da minha coleção.

Não sei dizer se a arte é necessariamente bonita. Acima do belo e feio, a arte de "Terra X" é dramática e tão cheia jogos de luz e sombras que me lembrou o estilo barroco.

Para mim foi impossível ler lido em uma sentada só, precisei de dias. E depois do último monólogo do Capitão América e da última sequência de imagens desenhada pelo Alex Ross chego a conclusão que as ideias contidas nessa história não se esgotam em uma só leitura.

"Terra X" está muito além do que eu espero de qualquer HQ. É impactante e instigante.

Fco EC Arruda 19/05/2018

Não é o melhor trabalho do Alex Ross, os desenhos são razoáveis, a história se arrasta até a metade e só depois realmente começa a ficar interessante. A idéia é boa, mas poderia ser melhor trabalhada.

Leonardo1263 17/11/2017

Terra de Ninguém
Muito criticaram essa edição argumentando que é arrastada e densa demais. Eu como um admirador de grandes discussões gostei demais. Uma edição realmente densa, mas com muito peso moral e filosófico. Muitas questões abordadas fluíram em forma de metáforas para os problemas reais.

Os autores conseguiram dar uma boa explicação para os celestiais e uma boa origem para tantos personagens do panteão da Marvel. Espero que Universo X e Paraíso X sejam na mesma medida, pois os argumentos dos personagens se encaixaram muito bem pro contexto geral.

Mais humana impossível.

Gravei um breve podcast explicando um pouco os pontos sobre essa obra, caso tenha interesse ouça através do link abaixo.

site: https://mundohype.com.br/papo-de-leitor-002-conheca-terra-x-a-grande-saga-da-marvel/

Carlos.Santos 18/10/2017

O REINO DO AMANHÃ DA MARVEL
Terra X é uma história bastante badalada da Casa das Ideias que nunca tinha tido oportunidade de ler. Com o sucesso de Reino do Amanhã nos anos 90 na concorrente DC, os editores da Marvel foram até Alex Ross e pediram para ele criar algo semelhante para a editora. O desenhista topou e desenvolveu o argumento com Jim Krueger (com quem faria futuramente a excelente Justiça pela DC), todavia, com relação aos desenhos, Ross apenas desenvolveu o caracter design dos personagens e passou o lápis para John Paul Leon, cujo resultado muita gente não gosta, no entanto eu achei uma arte bastante satisfatória.

Sobre a história, ela lembra Reino do Amanhã apenas por revelar o futuro dos heróis. Toda perspectiva é bem diferente. Aqui temos um futuro distópico onde toda a população do planeta ganhou superpoderes e os heróis não são mais necessários. No início somos apresentados a versões bem peculiares de alguns medalhões da Casa das Ideias. Alguns aposentados decadentes - como o caso do Homem Aranha e Wolverine - , outros ainda na ativa mas beirando a loucura, como é o caso do Capitão America, Tony Stark e Reed Richards. O surgimento de um Caveira Vermelha jovem e extremamente poderoso, trás pânico à Nova York e o bandeiroso se vê na obrigação de deter a ameaça. A história parece simples e até boba, porém, ao longo das páginas, ela se revela épica e abrange praticamente todos os conceitos do universo Marvel ao longo dos anos.

A narrativa parte do ponto de vista de uma espécie de androide, X-51, que é recrutado pelo Vigia, Uatu, que se encontra cego, para que observe o que vem acontecendo no planeta e passe para ele as informações. Enquanto observa os acontecimentos, X-51 questiona por diversas vezes Uatu e ambos iniciam um debate filosófico sobre o momento do universo Marvel na obra e o seu passado. E é ai que está o melhor da HQ, Krueger consegue encaixar praticamente tudo que aconteceu na Marvel desde a aparição do Capitão America nos anos 40 até o futuro, incluindo todas as entidades cósmicas, os asgardianos, os olimpianos, os Krees, os Skrulls e os Celestiais. Tudo ganha um contorno mitológico/sci-fi que provavelmente levou ao deleite os fãs mais ardorosos da editora. Ainda, para completar, no final de cada edição temos um apêndice em prosa, onde os debates continuam e revelam muito do por trás de tudo que está acontecendo.

A se lamentar com relação a Terra X é o fato de Alex Ross não ter assumido o lápis. Se a arte fosse dele, Terra X, com certeza, seria uma obra-prima da nona arte.

WilsonSacramento 26/09/2017

Uma bela saga!!

Agora é iniciar o segundo volume desta trilogia.

Valeu a pena esperar este tomo estes anos todos, dá uma geral na mitologia Marvel, perpassando pelos fundamentos lançados por Kirby, Stan e demais criadores desta família das maravilhas.

Terra X é recomendado à todos, conhecedores ou não do Universo Marvel.

Diego.Guzzi 05/08/2010

É uma história de supre herois parecido com outras, mas com um enfoque muito diferente. É complexo sem ser confuso na qual mostra um futuro alternativo do universo marvel, na qual todas as pessoas se tornam mutantes. Além de integrar vários personagens da editora e seus universos próprios como um todo, sem conflitos e sem se preocupar com a cronologia oficial. É um história em que não precise conhecer o passado da Marvel.