Trovas Burlescas

Trovas Burlescas Luiz Gama
Luiz Gama

Resenhas - Trovas Burlescas

legarcia 20/02/2023

Ensina-me a brandir tua marimba
Luiz Gama é alguém que deveria obrigatoriamente estar presente nos estudos acadêmicos de pelo menos direito, história e literatura, visto sua relevância nessas áreas no Brasil. Quando iniciei a leitura, fui muito surpreendida, poemas que não imaginava que foram feitos em uma época de uma sociedade escravista.

Gama foi negro e viveu para a causa negra. Sua biografia, desde a mais tenra infância, foi marcada por acontecimentos terríveis: a morte de sua mãe e a venda que o próprio pai fez de seu filho. Então, acompanhando a vida de Luiz Gama, percebemos alguém extremamente inteligente e com um propósito fixo na causa abolicionista.

É ele alguém que, após ter entendido sua missão, traçou um projeto jurídico e literário, para que pudesse influenciar o pensamento pelos textos e efetivamente lutar utilizando-se de leis. Foi um advogado sensacional e estudou e pensou as leis vigentes para garantir liberdade e amparo aos escravizados.

Não obstante sua importante atuação nos tribunais, também era necessário criar narrativas com o foco não nos elementos da aristrocacia branca, mas sim na cultura negra. Então, o autor dedicou-se a produzir uma obra inteira voltada para a exaltação negra, visando a desconstrução da padronização branca europeia.

Desse modo, ler os poemas dessa obra é algo forte. Podemos sentir o quão revolucionário o poeta está sendo ao enaltecer imagens negras, o corpo da mulher negra, utilizando-se de elementos ricos a cultura africana. Isso sendo feito por um negro que viveu na pele a escravidão. Gama a todo momento os clássicos brancos à cultura negra, expondo assim que esta também é rica, bela e deve ser apreciada e respeitada.

A leitura dessa obra, por fim, foi muito enriquecedora, uma vez que além da importância histórica, contém poemas realmente muito bons. Uma ótima recomendação!