Felicidade ou Morte

Clóvis de Barros Filho

Resenhas - FELICIDADE OU MORTE

1 | 2 | 3 | 4

LeandroCastro88 28/02/2024

Livro bacana. Por vezes há algum raciocínio um pouco mais complexo dos dois autores, que estão num diálogo. De um modo geral o livro trata da reflexão sobre a felicidade na sociedade. Mt legal pra ser lido. Recomendo.

milton_rocha 16/12/2023

Discussão necessária e deliciosa
Minha breve resenha será completamente viesada, visto que gosto muito dos autores que fizeram este texto possível.

A discussão trazida por Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal é incrível porque resgata uma ideia abandonada pela sociedade, a de que a felicidade deve ser buscada e atingida não por bens materiais, mas pela existência hic et nunc (aqui e agora), sem a busca incessante por um pós vida que ninguém sabe se, de fato, acontecerá.

Entender quais vertentes religiosas, políticas e econômicas influenciam a nossa opinião sobre a felicidade e como devemos levar nossa vida para que consigamos sentir, de fato, que vale a pena, é essencial para uma vida feliz. Esse livro traz um pouco disso e mais, excelente!

Jhenypher Lopes 03/08/2023

Um amigo para algumas horas
O livro traz uma leitura fluida e leve. Trata-se de um diálogo entre Clóvis e Leandro, confesso que em alguns momentos me senti numa mesa junto a eles.
É um livro pequeno, dá pra saber que não traria profundo debate sobre os assuntos abordados, porém, a julgar pelos seus autores, eu esperava um pouco mais...
Gostei bastante da leitura, me trouxe boas reflexões e com certeza curiosidade para estudar alguns temas tratados.

Filha de Júpiter 07/05/2023

Como isso virou um livro?
Não gosto desse tipo debate, sobre o que é felicidade e o que nos deixa felizes, sinceramente não me importo.
Felicidade é algo tão subjetivo que não acho que valha a pena ser debatido. Só façam coisas que te deixem felizes e não se metam na felicidade dos outros, não é tão difícil.
E sério que isso precisava virar um livro?
Eu poderia ter tido uma conversa sobre esse assunto com minha mãe, que teria sido muito mais produtivo e eu não teria perdido meu tempo lendo um livro tão chato quanto esse.
E que por** de frase é essa: "Sofre o escravo, que não é livre, e sofre o livre, que não é escravo." ???
Absurdo, chato e desnecessário.
GiSB 07/05/2023minha estante
Bom dia. Seria interessante ver um debate entre 2 correntes filosóficas diametralmente opostas tais como o hedonismo/epicurismo versus estoicismo. Mas talvez não seja interessante para os autores pois invariavelmente tomam partido de um ou outro viés.

Jenni 05/05/2023

É a minha segunda vez lendo esse livro. Quando li da primeira vez, tinha 19 anos. Agora tenho 23. A gente sempre acha que grandes mudanças precisam de muito tempo para acontecer, mas talvez elas precisem de mais tempo para serem notadas do que para serem feitas. Por isso, agora tirei do livro bem mais coisas do que quando tinha 19.

O primeiro capítulo é o melhor, para mim, mas não posso deixar de dizer que o final caminha para um desfecho satisfatório em si mesmo (entendendo que, sim, a busca pela felicidade é um beco sem saída, no qual passamos a vida inteira olhando para o que poderia ser, ao invés de dar ré).

Vicente Tavares 05/03/2023

De Pai pra Filho, De Igual pra Igual.
Eu amo livros e eu amo minha família, (não necessariamente nessa ordem), então seria mais do que natural que eu misturasse as duas coisas e realmente o fiz em diversas situações. Escrevi um livro para cada um dos meus filhos e estou escrevendo um livro COM meu filho.Esse livro Felicidade ou Morte foi o que disparou um gatilho muito bom aqui em casa. Depois que meu filho do meio leu esse livro, ele decidiu fazer uma série de trocas de emails comigo para falarmos nossas ideias e pensamentos sobre assuntos diversos, e que boas discussões filosóficas que tivemos, sem o viés de certo ou errado, sem querer provar nada a ninguém, "apenas" o admirável exercício de pensar (como pontuou Poirot em A Casa do Penhasco). Então não preciso dizer o quão inspirador esse livro, Felicidade ou Morte, do Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal consegue ser. Ao longo das rápidas 96 páginas eles discutem (no melhor sentido da palavra) sobre a ideia da felicidade, sua busca, sua ausência e sua necessidade e interlaça com diversos outros temas e ideias, sempre de maneira clara e instigante.
Quem sabe em breve não estarei registrando aqui a resenha do De Pai pra Filho, De Igual pra Igual.
Daniel 08/03/2023minha estante
Que legal, Vicente! Vai fundo nessa ideia.

Vicente Tavares 08/03/2023minha estante
Valeu Daniel, muito obrigado pelo apoio!

Mayura 23/02/2023

Muito o que pensar
Gosteu do livro por ser um bate papo mais descompromissado entre dois professores que aparentemente são amigos o diálogo se torna bem leve. Quando lemos superficialmente o livro parece bem superficial mas tem como tirar "leite de pedra". Muitas referências enriquecem o conteúdo e várias vezes precisei parar para pesquisa-las e pensei "uau agora fez sentido".
É um livro que estimula a reflexão e traz uma observação sobre sua própria existência e a maneira de encará-la.

~Muito menor do que aparenta, esse foi o único "demérito" que identifiquei.

Tefi 04/01/2023

Boas reflexões
O livro tem como temática central discorrer sobre a felicidade. Os autores trazem diferentes concepções sobre o tema, citando outros pensadores e filósofos e mostrando como ela adquire um significado prático diferente em momentos distintos da história da humanidade.

A obra é divididade em cinco capítulos e o glossário, contendo menos de 100 páginas. A escrita é clara e objetiva.

Em alguns momentos, a leitura acaba se tornando um pouco densa por conta da linguagem mais formal que os autores utilizam. No geral, é uma leitura que traz boas reflexões sobre o tema, mas não há um grande aprofundamento.

LeonardoGS89 14/05/2022

Vale a leitura, rapidíssima!
Esse livro é um curto diálogo entre Clovis e Karnal, ambos se posicionam sobre o tema, levantando várias reflexões, é interessante a abordagem do livro, como debate.

Estimula o pensamento sobre o tema, do mesmo modo que tenta deixar um pouco mais claro quanto às possibilidades que causam tanto a felicidade quanto a infelicidade

Leitura leve e fluida.

Filipe 26/04/2022

Bom livro
Um dos primeiros livros que li... esse curto diálogo entre os dois professores pelos quais tenho grande admiração, traz um apanhado de considerações com várias referências sobre felicidade, liberdade, angustia e assuntos adjacentes. Li esse livro quando recém me interessei por questões filosóficas como o que seria felicidade em si, e considero um bom livro apesar de curto, por que é muito direto e repleto de citações que vão desde a mitologia grega, passando por vários pensadores até a própria bíblia, o que torna muito rica e interessante a conversa entre os professores.

Mary 14/02/2022

Felicidade ou confusão
Seria melhor não ter lido tudo isso, para chegar a conclusão que esse apanhado de informações não foram relevantes, em nada, para entendermos o que é felicidade.

Laertche 06/10/2021

Para reflexão
Como outros da série, não traz respostas feitas, apenas o diálogo entre os autores que nos deixam com preposições à refletir.

Carlos398 06/10/2021

O que uma vida precisa ter para ser feliz?
Esse livro é um curto diálogo entre os professores Clóvis e Karnal acerca dos conceitos acerca da felicidade e sua busca. É uma ótima reflexão, onde é comentado sobre como cada época, cultura e até indivíduo tem sua própria definição de felicidade e como isso influencia na dificuldade de encontrá-la.
Para alguns ela pode significar encontrar o seu papel no mundo, o local onde você se encaixa como uma engrenagem no funcionamento de tudo. Outros como uma projeção do que você precisa ter para ser feliz, onde se é elencado variáveis e a sua presença ou não vai definir o quão feliz é, antes mesmo de que você chegue a viver tais coisas. De certa forma o número de variáveis para ser feliz é proporcional a improbabilidade de alcançá-la.
Que sejamos felizes ou que morremos tentando!

Bruna B 29/09/2021

Ao ler o livro você sente que está dialogando com Karnal e Clóvis em algum café.
Apesar de não se aprofundar, trás reflexões sobre a tão buscada felicidade.
Vale a leitura.

1 | 2 | 3 | 4