Cartas para Rose

Cartas para Rose Mildo Fenner

Resenhas - Cartas para Rose

Vanessa Meiser 29/05/2016

"Seu nome era August Temp. Um imigrante alemão, que viera da Pomerânia para o Brasil, em busca do 'novo mundo', mas vivera profundamente aprisionado pela paixão de seu grande e único amor, que deixara para trás na sua terra natal." Pág 09

Neste livro temos a oportunidade de acompanhar em tempo presente a saga de Rose, uma funcionária do Arquivo Histórico da cidade em busca do resgate da história de Cachoeira do Sul. Seu chefe Eriberto Stein, sempre muito categórico e exigente ao extremo lhe incumbe a difícil tarefa de encontrar um tradutor para as cartas misteriosamente encontradas e que deveriam ter ido parar na Europa no ano de 1883.

Rose é uma mulher inteligente, bem instruída e muito dedicada à família que consiste na mãe já idosa e com problemas de saúde, a irmã recém separada e a sobrinha ainda pequena. Sua rotina se restringe a ir do trabalho para casa todos os dias. Rose, apesar das qualidades citadas, considera-se sem atrativos físicos (feia mesmo). Devido à sua baixa autoestima, é uma mulher frágil e sensível.

O ato de analisar as cartas de August para sua amada Luíza irá mexer muito com o seu interior, o fato de um homem dedicar tanto tempo à relatar seu sentimento e novas experiências à uma mulher que está do outro lado do oceano e que (mais tarde Rose irá descobrir), nunca respondeu nenhuma das cartas, faz com que ela se renda à mais bela história de amor que teve a oportunidade de presenciar.

O relacionamento epistolar de August e Luíza muda completamente a vida de Rose que tem a chance de finalmente sentir algo bom acontecendo em sua vida sempre tão pacata e sem sal. A tarefa de buscar um tradutor lhe será muito penosa e complicada, mas ao mesmo tempo, será a melhor oportunidade para conhecer pessoas incríveis e inesquecíveis que irão lhe mostrar que o amor está a sua espera e que ele pode chegar quando menos se esperar.

Só posso afirmar que mais uma vez eu me emocionei muito com uma trama escrita por Mildo Fenner. Em outubro de 2015 resenhei aqui no blog o livro Charlote, primeiro romance publicado pelo autor, história linda, diga-se de passagem. O encanto se repetiu em Cartas para Rose que entrou fácil da minha seleta lista de livros favoritos e altamente recomendáveis, este é um daqueles livros que a gente termina a leitura da última página já pensando em quando terá a oportunidade de relê-lo novamente para sentir tudo outra vez!!

site: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/