O príncipe

O príncipe Maquiavel

Resenhas -

rafazrbooks 15/02/2024

Maquiavel, um autor antigo e atual
Até os 60% o livro é nada mais que um relato histórico da política europeia do século XV e XVI.

Dito isso, é um livro bem interessante, abordar questões políticas antigas mas que ao mesmo tempo se tornam super atuais, na maneira como Maquiavel trata as ações dos líderes (Príncipes).

Super indico a leitura. As análises sobre poder e a ética aplicada pelos governantes são super atuais.

anakaroliners 25/01/2024

Melhor livro que já li!!!
A linguagem é simples e ao mesmo tempo direta, li em menos de 10 dias.
O Autor consegue prender a leitura mesmo sendo sobre um assunto difícil de entendimento demorado com base histórica torna-se leve.
Disserta impecavelmente sobre sua opinião, leria novamente e indicaria.

Michele 12/09/2023

Poder, crueldade, traição...
Confesso que essa não foi uma leitura muito fácil.
Não foi a linguagem mas as ideias e os valores ali transmitidos que deturpam aquilo que, pra nós, é correto. Nisto, devemos levar em conta o contexto histórico e todas as referências de Maquiavel para então tentar entender sua abordagem sobre poder, moral e ética, expondo, assim, a natureza humana (violenta, traiçoeira, cruel). A partir daí podemos compreender o termo "maquiavélico"...
Há muito o que se aprender com a leitura de O Príncipe,  podemos extrair a essência de sua mensagem e aplicá-la em nossos dias.
Uma leitura tão atual quanto à sua época.

Debora0311 18/03/2023

?OS HOMENS TRILHAM QUASE SEMPRE ESTRADAS JÁ PERCORRIDAS??
Começar essa resenha foi um pouco difícil, considerando que a leitura desse livro foi um pouco complexa para mim, as palavras e as expressões mostram o pensamento de maquiavel ao se falar de formas de governar, sempre citando personagens históricos do antigo império italiano.

O livro é muito informativo sobre como conquistar é manter um ?reinado?, descreve bem as formas de Estado, e nos traz uma noção de como um príncipe deve se portar diante de seu povo, seus ministros, seus amigos etc.

Maquiavel nos dá uma análise sucinta sobre governo e política, fazendo analogias a reinados antigos, a igreja, e a Deus.

Esse livro, é aquele livro que carrega o significado da frase ?a frente de seu tempo?, Maquiavel é muito a frente do seu tempo com essa escrita. Um livro escrito em 1513, publicado em 1532, mesmo assim consegue abordar assuntos político dos tempos atuais, situações descritas no passado que ocorrem atualmente.

É por esse motivo que a frase que eu escolhi para destaque foi aquela, por motivos de que os homens vão sempre repetir o mesmo erro do passado.

A leitura é um pouco cansativa, mas considerando o tempo em que foi escrito você entende e se acostuma. É um bom livro para quem quer se aprofundar mais nesse mundo político, gostei bastante.??

João Luiz 28/01/2023

Um compêndio politico, Nicolau Maquiável desenvolveu um manual politico para presentear Lourenço de Médici, ele relata várias formas de governo, como chegar a governança, como manter os territórios. Um bom livro, que pode nos ajudar a entender um pouco de politica e sociedade nos tempos atuais, mesmo escrito a tantos anos, continua sendo bem atual!

Cristina 06/11/2022

Esse livro me lembrou A arte da guerra em algumas partes, muito bom. Um livro pra orientar líderes e chefes.

Gustavogl 14/02/2021

- "Os fins justificam os meios."
- "Como ele é maquiavélico".

Tomaram o Nicolau pega no meu *** pra Cristo mesmo... Só porque ele foi contra a tendência de Rousseau e Hobbes em determinar o Estado ideal e então filosofar à partir dele. Maquiavel discorreu sobre o Estado que existia. Até porque havia uma urgência em dar um jeito na Itália que estava dividida e bastante frágil a toda sorte de invasões. Ele é considerado pai da ciência política atual porque ele enxergou as relações internas e externas do Reino de maneira pragmática.
A sua obra é um manual para o Príncipe de como agir com o que se tem nas mãos. Cada capítulo é um passo a passo que se pauta em acontecimentos públicos e notórios. Olha, esse cara mastigou mesmo o assunto e produziu uma papa fácil de engolir porque não aguentava mais a bagunça que tava o país da bota no século XV e iniciozinho do XVI.
No final das contas Maquiavel era um nacionalista que queria o melhor para a sua nação. Um italiano apaixonado pela sua pátria e cansado de tantos revezes.

Isa 29/11/2020

O Príncipe
Nicolau Maquiavel escreveu o livro ?O Príncipe? em 1513, quando a França passou a ser governada por Lourenço de Médici II.
Em sua obra Maquiavel faz uma espécie de ?manual? com dicas e estratégias objetivas de como governar e fazer o possível para se manter no poder.

?Os fins justificam os meios?

Crischarles 25/03/2019

Manual Político
Podemos tratar este livro como um manual político, pois nele é relatado várias formas de governo, sobre como chegar a governança, como se manter e até sobre como governar outros territórios conquistados. Muitos desses meios podem ser considerados imorais ou anti-éticos, daí nasce o termo Maquiavélico, pois algumas formas de governo podem ser pensadas apenas em manter o "Príncipe" no poder, seja através do amor que seu povo pode ter por ele, ou por seu temor.
O livro serve mais que qualquer outra coisa, como forma de alertar a população sobre seus líderes e seus comportamentos, os quais ainda podemos encontrar atualmente no meio político.
Uma única coisa que merece ser questionada, tanto neste livro quanto no livro da República de Platão/Sócrates, é que tornar os ministros ou agentes de defesa, ou qualquer outro que esteja no controle do Estado uma pessoa rica, para que a corrupção não compense, não impede ou se quer diminui a chance desta pessoa se tornar corrupta, pois como o próprio Maquiavel diz, o ser humano é ganancioso, e por isso, para não dependermos apenas de sua personalidade ética, devemos controla-los também pelo medo, como através de altas punições aos corruptos encontrados.
Edney Brito 07/04/2019minha estante
Top resumo!

HeloizaAlves 01/02/2019

Um ótimo livro
Nicolau Maquiavel era um homem muito inteligente e ardiloso, conhecedor da ciência política e filosofia. Escreveu esse livro incrível dando lições ao povo, mesmo que indiretamente, já que as lições foram destinadas aos príncipes inicialmente. Lições estas sobre as formas de governo e o meio pelo qual os governantes sobem ao poder, persuadindo o povo com falsos presentes e bondades com o intuito de surrupiar seu amor.

Uma ótima leitura, muito instrutiva e reveladora, "um verdadeiro manual político".