Os Treze Problemas

Os Treze Problemas Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Treze Problemas

belligna 21/07/2021

Achei o formato diferenciado. Não gosto tanto dos contos da Agatha mas esses foram legais. Miss Marple é incrível! Como pode ser tão perspicaz???

Siqueira 30/06/2021

Adorável...
Vários contos, todos de miss Marple, tendo que desvendar vários mistérios contados pós seus amigos . Indico, para passar a hora é uma leitura rápida.
AnnaUD 06/03/2022minha estante
REAL S e x > https://cutt.ly/MAnk9dR

Marina Mendes 18/06/2021

Em uma cidadezinha como Saint Mary Mead nunca acontece nada de interessante, mas Miss Marple acha que este é o cenário ideal para conhecer a natureza humana. Em duas reuniões de que participou, uma na sua própria casa e outra na casa dos Bantry, onde em ambas ocasiões um dos convidados era Sir Henry Clithering, ex-investigador chefe da Scotland Yard, os participantes se divertiram contando casos de crimes e mistérios com o objetivo de fazer os demais adivinharem a solução de cada um dos problemas apresentados.

aelinana 23/05/2021

Conjunto de mórbidas histórias
Neste livro, acompanhamos treze histórias, contadas do ponto de vista de 6 pessoas diferentes. Agatha soube muito bem trabalhar a personalidade desses personagens e mais uma vez fui feita de trouxa pela rainha do crime ?

lau 16/05/2021

Para todos os problemas que tentei decifrar
Essa obra de Agatha foge um pouco mais da narrativa de investigação que estamos acostumados. Geralmente, conta-se uma grande história com um grande mistério que uma personagem tenta decifrar.
Nesse caso, Agatha escolheu juntar muitas personalidades diferentes, incluindo a incrível Miss Marple, para contar diferentes casos misteriosos com soluções extraordinárias.
Além de ser uma leitura leve, instigante, todo capítulo conta um novo caso e Agatha nos faz ter vontade de decifrar todos. Toda a construção de cada caso é surpreendente e desafiadora para o leitor. Alguns são impossíveis, outros parecem ser óbvios mas são completamente diferentes, e ate mesmo os mais fáceis contém algum detalhe que você irá deixar escapar (eu acertei 3 casos, desconfiei em parte de outros 2, o resto fui totalmente tapeada). Meu preferido foi o caso do Bangalô e o da erva da morte.
Enfim, recomendo demais, principalmente se você gosta de enigmas e quer se sentir desafiado para desvendar os casos apresentados pela maravilhosa Agatha.

Ela 15/03/2021

MUITO BOM, um grupo de amigos decidem trocar história de casos que comoveram eles, e ou outros têm que adivinhar a solução.
Todos os casos são muito bons e divertidos de ler, recomendo muito

brina !! 23/02/2021

Miss Marple é simplesmente incrível, o livro nunca fica entediante já que são vários casos, e a escrita é fluida e fácil de acompanhar, definitivamente vou reler alguma hora.

Viviane 18/02/2021

#desafiolitararioskoob2021
Categoria: Um livro de um autor britânico
Mês Fevereiro
Livro: Os Treze Problemas
Autora: Aghata Christie
Avaliação 4?

Neste livro foi fundado o clube das terças feiras , onde um grupo de pessoas de mentes brilhantes incluído Miss Marple, onde cada participante contaria um determinado problema e os demais tentariam solucionar, mas como sempre Miss Marple ja matava de cara e solucionava de primeira quase todos os problemas. Muitos dos participantes se perguntavam como uma senhorinha que nunca saia de casa ate mesmo da cidade onde vivia conseguia resolver todos os problemas.
Porem o que eles não atinaram que ela e uma grande conhecedora dos seres humanos. Mais um livro da grande Aghata Christie recheado de mistério e reviravoltas.

gabi 12/02/2021

A impressionante mente de Miss Marple
Em cada capítulo nos é apresentado uma história diferente e a Agatha não nos deixa perdidos mesmo com tantos nomes envolvidos. Cada história é mais envolvente que a outra, com mistérios de variados estilos. O último capítulo me decepcionou um pouco pela falta de desenvolvimento mas o restante é perfeito. O livro é ótimo para se ler intercalando com de outros gêneros.

Ju Duarte 23/01/2021

Um livro de contos
Eu amo Agatha mas esse livro por ser de contos não me agradou. As histórias são curtas e alguns dos mistérios são faceis de se resolver.

Carol 31/12/2020

Um grande arrependimento: ter E não sobrou nenhum como a primeira leitura que fiz de Agatha Christie
Esse é o terceiro livro da Agatha Christie em que mergulho. Depois do glorioso E não sobrou nenhum, o primeiro que li da autora (e o que me parece ser uma das suas obras-primas), criei um padrão bem alto para as leituras que carregam seu nome. Por isso, tudo que leio depois já não soa tão bom assim.

Diferentemente de E não sobrou nenhum e Um brinde de cianureto, em Os 13 problemas não nos é dado um único mistério. Em uma pequena reunião na casa da Miss Marple, uma senhorinha investigadora, ela e seus cinco convidados decidem criar o Clube das Terças-Feiras, que consistia em encontros nos quais cada pessoa traria um mistério para ser desvendado. Narrado em dois encontros, temos doze pequenos enigmas, todos brilhantemente resolvidos pela Miss Marple. O 13º problema, por fim, é uma pequena surpresa que não estragarei para os leitores interessados.

Claro, os mini mistérios não têm o cacife de outras grandes histórias já escritas por Christie, e o interessante é que isso me deu a impressão de ser uma leitura ainda mais leve. Inclusive, mesmo em momentos emocionalmente turbulentos em que eu tenho dificuldades para me concentrar, Os 13 problemas conseguiu prender a minha atenção. E, ao contrário do que poderíamos pensar, a história não tem uma drástica ruptura em cada capítulo, ainda que ali seja um momento de ruptura para um novo enigma. Por isso, foi uma leitura bem fluida.

Entretanto, apesar desses pontos positivos, nenhum dos mistérios é instigante. Eu não consegui sentir aquela vontade incomensurável de abocanhar de uma só vez o livro, de devorar todas as suas páginas para descobrir a solução do problema. Acredito que não temos o tempo de nos envolver com a história e os personagens de cada pequeno enigma contado, e é um ponto que foi negativo pra mim. Foi pouco envolvente, sabe?

Além disso, algo ainda me incomodou bastante: as personagens. A gente sabe que a Agatha Christie foi uma mulher de seu tempo e por isso merece um certo crédito, mas nem sempre a gente consegue superar esse fato. À exceção de Miss Marple, temos três personagens femininas, sendo que duas delas são Sra. Bantry e Jane Helier. A primeira, é uma dona de casa que não tem outros interesses na vida além do seu jardim e das fofocas sobre as pessoas da cidade em que vive. No mais, é uma personagem que me parece estar o tempo todo se apoiando sobre o marido, esperando sua permissão, desejando sua aprovação. A segunda das mulheres, por outro lado, é uma linda atriz, mas burra que nem uma porta. Fútil, superficial e estúpida. Ora, dois típicos estereótipos femininos extremamente machistas. Outro ponto negativo, e esse é realmente difícil de esquecer.

De forma geral, foi um livro legal para passar o tempo, mas eu não o leria novamente. Na verdade, um grande arrependimento que me surge foi de ter E não sobrou nenhum como a primeira leitura que fiz da autora, pois, agora, sempre espero o desenrolar de um grande mistério que, em realidade, não sei se verei novamente nas palavras de Agatha Christie.

gioazev30 24/12/2020

Genial
Como sempre, Agatha Christie se superando cada vez mais com seus grandes mistérios.

Os 13 Problemas é um livro bem leve na minha opinião e ótimo pra se ler em um momento tranquilo. Cada um dos casos propostos se mostravam, no final, ter uma solução única que só uma mente incrível como a da Agatha pode ter pensando. Meu favorito com certeza foi o problema proposta pela Jane, já que se mostrava ser o mais diferente de todos com um grande plot twist no final.

Por mais que eu não tenha conseguido resolver nenhum dos mistérios sozinha eu amei esse livro. Minha única crítica é que alguns dos problemas parecem ser complicados demais para se resolverem tão rapidamente assim pela Miss Marple. Ao meu ver ficou um pouco exagerado em alguns momentos, mas não deixa de ser incrível o modo como a personagem foi criada.

Lu 16/12/2020

Agatha Christie sempre foi uma das minhas autoras favoritas e uma das autoras para quem eu geralmente 1- Não sei o que quero ler; 2 - Quero acabar com alguma ressaca literária persistente. No caso atual, eu escolhi esse livro porque estava aborrecida com a leitura de "A espada do destino" e angustiada demais para acompanhar a jornada de Maia ao lado negro da Força em 'Unravel the Dusk".

E funcionou, em parte, mas com menos sucesso do que o livro anterior que eu li dela, "Os últimos casos de Miss Marple". Eu senti que demorei bem mais para ler esse e, confesso, já estava ficando um pouco cansada no final.

Parte da razão, acredito, deve-se a uma certa falta de planejamento por parte da Agatha. Como eu disse no histórico, eu fiquei com a impressão de que a Agatha escreveu os contos em momentos diferentes. e depois juntou tudo. Embora, em geral, os contos sejam bons e com tramas engenhosas, ainda que simplificadas, a linha temporal deles é meio maluca. Miss Marple, Sir Henry e outros personagens responsáveis pelas narrativas entram, saem, são reapresentados várias vezes, e de maneira até cansativa. Pessoalmente, gostei bem mais do segundo grupo de contadores de histórias e faria bem mais sentido se o tal clube ocorresse na casa dos Bantry, que são personagens recorrentes nas tramas protagonizadas pela Miss Marple.

Isso não significa dizer que o livro seja totalmente ruim. Eu gostei muito de Sir Henry e achei algumas tiradas da Srª Bantry são bem divertidas, além, é claro, do brilhantismo da Miss Marple. Achei algumas das histórias muito boas, especialmente aquelas que dão o efeito "barata tonta", que eu geralmente espero das histórias da Agatha. A narrativa, mesmo simplificada é suficiente para o leitor imaginar cada cenário e os personagens.

No todo, eu acho que é um bom livro de contos, ainda que a narrativa seja, em seu conjunto, um tanto irregular. Talvez porque a autora tenha falhado em ver o livro em seu conjunto. Mas, o livro diverte e há histórias realmente boas.

Recomendo.
Cynthia 16/01/2023minha estante
Como é o "efeito barata tonta"? Adorei tua resenha!!

Lu 16/01/2023minha estante
Obrigada, Cynthia! "Efeito barata tonta" é o que acontece com aquelas tramas da Agatha em que todo mundo parece suspeito e o leitor fica tentando adivinhar o assassino.

Patrícia 06/12/2020

Discutindo mistérios
Eu queria estar nesses encontros entre amigos para discutir mistérios

Beto | @beto_anderson 05/12/2020

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 16
Um bom livro de contos. Melhor do que outros que já li da autora. Consegui desvendar alguns dos treze problemas. Tem algumas cenas engraçadas, mas nada demais. Bom. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/