A Voz dos Sinos

A Voz dos Sinos Charles Dickens

Resenhas - A Voz dos Sinos

Bel * Hygge Library 04/09/2020

Posso soar repetitiva cada vez que falo de Dickens, mas, mais uma vez, aqui está ele nos presentando com uma narrativa adorável.

Ele introduziu na história um tema que é muito comum entre nós: o simbolismo da renovação e o início de um novo ciclo com a passagem do ano, com a esperança de dias melhores, assim como melhores atitudes nossas. Também traz críticas relativas ao sistema judiciário da época, a pobreza, desigualdades, falta de trabalho, etc.

Ao longo da história, nos deparamos também com elementos sobrenaturais que dão um toque cômico bem sutil ao enredo.

Entretanto, em meio a tantas dificuldades, ele nos mostra o quanto são valiosas as pequenas atitudes de empatia e carinho, principalmente na época em que a história se passa, entre o dia de Natal e Ano Novo, quando o frio faz doer até os ossos.

Ao final dessa leitura, vejo Toby Veck como um símbolo da esperança, da capacidade de doar e dividir tanto, mesmo tendo tão pouco, da virtuosidade da alma.

Geralmente, esta novela está presente em coletâneas de contos natalinos de Charles Dickens, junto ao "A Christmas Carol" (Um cântico de Natal) e "The cricket on the hearth" (O grilo da lareira). O título original de A voz dos sinos é "The Chimes", caso alguém queira ler.