Raquel Comunale 04/07/2017
O livro é bem curto e caiu num momento perfeito na minha vida. Eu já vinha criando o hábito de "Arrumar 1 armário/gaveta" semanalmente mas me sentia bastante desmotivada pois a sensação era de arrumar um armário e desarrumar outro. Com esse livro consegui avaliar a técnica da autora e pensar em como adaptar para o meu dia-a-dia.
Abaixo tem o seguinte:
# Explicação resumida do método KonMari
# Dicas pra colocar em prática
# Planilha com checklist de itens
O método
Marie Kondo aborda nesse livro o Método KonMari, desenvolvido por ela. Basicamente esse método consiste em seis leis básicas:
1. Comprometa-se a arrumar - é uma mudança de mindset, manter as coisas organizadas depois de definir aonde cada coisa deve ficar facilita muito
2. Imagine o estilo de vida ideal - desenhe, use imagens ilustrativa, descreva qual é o seu ideal
3. Em primeiro lugar, termine o descarte - é importante decidir o que você não quer mais e o que você não abre mão
4. Organize por categoria, não por localização - ao invés de arrumar um cômodo opte por arrumar suas roupas, livros, objetos pessoais, etc
5. Siga a ordem correta - no caso ela utilizar a ordem de Roupas, Livros, Papelada, komono (itens dos mais diversos tipos) e itens de valor sentimental
6. Pergunte a si mesmo se isso lhe traz alegria - mantenha apenas o que você considera fonte de alegria na sua vida
Como colocar em prática?
O método sugere que a organização de cada categoria seja feita na ordem descrita abaixo.
Dentro cada categoria tem diversas subcategorias listadas entre parênteses.
1) Roupas (camisas, saias, calças, vestidos, meias, roupas íntimas, sapatos, acessórios, óculos, bolsas)
2) Livros (lidos que gostei, lidos que não gostei, na fila de leitura, abandonados, acadêmicos)
3) Papeis Diversos (faturas, cadernos, convites, cartões/folhetos de propaganda, blocos de nota, garantias, manuais)
4) Komono (a categoria mais difícil e pessoal, vai de cosméticos a produtos de lavanderia), o ideal é definir as categorias e subcategorias de acordo com a necessidade)
5) Itens sentimentais (coleções diversas, cartas, fotografias, diários, bichos de pelúcia)
Então, por exemplo:
SE você decide começar pela Categoria Roupas e Subcategoria Camisas
ENTÃO deve definir na sua agenda uma data/hora para a análise de todos os itens desse tipo
ENTÃO deve reunir TODOS os itens desse tipo e decidir o que você quer manter ou se desfazer
ENTÃO é necessário definir o "Lugar Oficial das Camisas"
ENTÃO deve dobrar as camisas da maneira mais adequada visando a otimização do espaço
Aqui (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1V0SUULx99_V4i9DcO6IDUFGUU7ihqaMp8IZ5oZwo6vI/edit?usp=sharing) tem uma planilha com um checklist modelo.
Se alguma categoria/subcategoria não fizer sentido basta ajustar ou excluir :D
site: http://desencontre.blogspot.com.br/