Blink

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafael 15/09/2012

Resenha site administradores

Thiago Paiva 03/02/2013

Num piscar de olho, o poder da primeira impressão!

É esse o tema do livro, explicar como a primeira impressão pode ser extremamente útil em certas ocasiões e até mais acertiva do que uma profunda análise.

Nesse livro, Malcolm Gladwell parece estar se preparando para o Outliers, livro que foi lançado em seguida!

Porém Blink não tem a mesma contundência do Outliers. Ele dá alguns exemplos que não chegaram a me convencer.

As idéias são um pouco confusas, mas não deixa de ser interessante. E é bacana ver a ideia do Outliers sendo constituída em alguns trechos ao longo do livro.

Se for ler, leia antes do Outliers. Mas não é um livro essencial.

Sandra 01/11/2016

Otimo
Um estudo sobre as decisoes rapidas, a primeira impressao. Muito muito bom.

£DD 30/12/2016

Num piscar de olhos.
O livro chamou minha atenção pelo título "A Decisão num Piscar de Olhos". No entanto, exacerbei nas expectativas. O autor nos apresenta pouco e de forma não muito convincente, pelo menos para mim, como funcionam os processos de tomadas de decisões rápidas frente a diversas situações citadas no livro. Na verdade o processo em si não acaba sendo explicado, desenvolvido, e como eu esperava que fosse escrito, como ser aprimorado. Trata-se de um livro com diversas situações onde pessoas utilizam da percepção ou intuição para tomadas rápidas de decisão com base em conhecimentos prévios ou praticados ao longo de suas vidas e que dá a elas uma chance muito maior de assertividade. Acredito, que o livro falha ao apenas apresentar histórias e não o aprimoramento como um processo desta habilidade.

Junio Sampaio 22/01/2018

A importâncias das decisões rápidas
O poder de uma primeira impressão ou de uma reação instantânea é primordial no cotidiano. Isso possibilitou o avanço da mente humana em relação às suas percepções mais básicas até as mais 'sofisticadas'.

Blink aborda esse dom, o qual foi arraigado ao nosso subconsciente no decorrer da evolução, de uma forma prática, repleta de exemplos (baseadas, na maioria dos casos, em pesquisas científicas) e bem sutil.

A compreensão da importância das decisões rápidas abre um grande leque de reflexões em todas as atividades diárias.

Sem dúvidas, uma leitura obrigatória.

gtamega 14/01/2009

recomendo ler junto com THINK!
O livro THINK é uma resposta a BLINK, ou seja é melhor pensar do que tomar decisoes a toque de caixa

eduardoin 20/05/2018

Mais um belo exemplo de como contar histórias.
Malcolm Gladwell tem um dom particular. Sabe reconhecer fatos e histórias no dia a dia, realizar conexões curiosas entre acontecimentos distintos. Mas acima de tudo, sabe como contar uma história. "Blink" é mais um exemplo desse talento.

Me apaixonei por sua escrita nos livros "Fora de série" e "O ponto da virada", narrativas que trazem uma clara sensação de estar descobrindo um segredo universal, presente desde sempre na vida de todos, mas nunca antes identificado. Não devo ter sido o único com o sentimento de estar vendo um super-poder à minha frente ao ler o clímax de algum de seus achados.

Como os melhores documentários, o autor mescla narrativa a fatos, mantendo o observador extremamente engajado e curioso. Através de uma série de histórias aparentemente desconexas, "Blink" explora como o inconsciente humano pode ser assertivo em tomar decisões. Através de fundamentos científicos, Gladwell nos apresenta uma maneira de filtrar e refinar informações permitindo assim tomar decisões em segundos, necessidade presente em uma série de situações diferentes na vida de todos.

Novamente, não me tornei um super-heroi ao ler mais este livro do autor. Mas, assim como os melhores documentários, tive uma ótima experiência de leitura, recheada de informações curiosas, ideais para boas conversas de bar. "Blink" é puro entretenimento intelectual.

Gustavo Simas 09/09/2018

A Sutil Arte de Fatiar Fino
Decisões realizadas por intuição são ruins? Feitas por impulso? Sem pensamento prévio, planejado?

Nossa intuição diz que decisões feitas por intuição são mal feitas. Porém, em "Blink: A Decisão num Piscar de Olhos" Malcolm Gladwell nos mostra que muitos raciocínios feitos em apenas 2 segundos acabam sendo melhores do que conclusões pensadas por meses, justificadas detalhadamente, executadas com o Sistema 2 (como diria Daniel Kahneman)

Estas decisões são ainda melhores baseadas/argumentadas quando você é especialista no ramo que está vivenciando a experiência. Por exemplo: um sommelier é capaz de identificar qualidade de um vinho em segundos, com o treino (ou dom) de seu paladar sensível, por meio da análise intuitiva da textura, adstringência, flavor, dentre outras 40 características da bebida. O mesmo ocorre para maestros de orquestra e música, curadores de museu e pinturas/esculturas, etc.

Contudo, não precisamos ser especialistas para construir decisões instantâneas, basta sabermos "Fatiar Fino" (Thin Slice)... Não vou dar spoilers do livro, deixarei a sua curiosidade do instante decidir sobre :)

Li este livro logo após "Freakonomics" e recomendo esta sequência de leitura, pois ambos os livros compartilham conhecimentos semelhantes (estilo de Ensaio)

Marcelo Melo 20/04/2019

De maneira surpreendente o autor provou-me que decisões tomadas de maneira rápida podem ser tão eficientes quanto aquelas em que levamos muito tempo raciocinando.

28/01/2020

Se você começou a leitura deste livro porque queria aprender a tomar decisões rápidas, já adianto que talvez você acabe se frustrando. O objetivo do livro é na verdade mostrar como é esse processo, que o autor chama de “fatiar fino”, utilizando vários exemplos interessantes. Assim como acontece no Fora de Série, foram os casos abordados que me interessaram e não necessariamente a vontade de aprender como ser bem-sucedida ou tomar decisões rápidas.

O método de “fatiar fino”, nada mais é do que jogar fora tudo que é irrelevante e focar no que realmente importa. Para isso, você precisará identificar padrões e fazer julgamentos instantâneos, ou seja, deverá ter a capacidade de fazer uma edição inconsciente. E para tomar essas decisões, a experiência é crucial.

Só que ás vezes o “fatiar fino” pode dar errado. Nós somos influenciados pelo meio em que vivemos, e muitas vezes nem percebemos o poder dessa influência. Num dos capítulos o autor aborda a questão da associação implícita, como por exemplo, associar cargo de liderança com um físico imponente. Nós conscientemente sabemos que uma coisa nada tem a ver com a outra, mas nosso inconsciente pensa de outra forma. O que explica tanta gente medíocre no alto escalão por aí. Mas o mais legal é que podemos ter uma ideia de como o nosso inconsciente trabalha através de um link para um teste de associação implícita. Os resultados são no mínimo impressionantes. Jamais esperava o resultado que obtive e ficou ainda mais claro que o nosso cérebro é realmente complexo.

Apesar de um pouco repetitivo, o livro é instigante. Diferente do Fora de Série, aqui tem uns casos um pouco chatos, mas nada que atrapalhe a leitura.

Vinicius.Pedrosa 25/04/2020

Livro interessante
Gosto de ler livros como este, te trás um conhecimento central, mas o trás com diversos conhecimentos extras como exemplo, para sustentar este que é o principal. Ou seja, você termina sabendo muitas coisa extras além do tema do livro.

Rafael Augustto 11/06/2020

Esperava um pouco mais
As colocações são interessantes, mas o livro tem 230 paginas sendo que as 60 primeiras já dá o recado, e resto acaba sendo apenas historias argumentando a ideia do autor. Isso não torna o livro ruim, mas perde um pouco a atratividade.

Duda 01/09/2020

O poder do inconsciente
O que mais gosto nos livros do Malcolm Gladwell é que ele tem uma forma super interessante de comprovar as teorias apresentadas. As histórias e relatos contidos no livro nos ajudam a entender as suas ideias e nos dão uma melhor dimensão de como funcionam as teses na vida real, nas mais diversas situações.

Blink mostra o poder das primeiras impressões e como o inconsciente nos dá informações valiosas.

Daniella 14/09/2020

Esperava mais
O livro começa muito bem, falando sobre como decisões em um piscar de olhos podem ser mais acertadas que algumas muito mais elaboradas, mas se perde no meio dos exemplos dos vieses que impactam essas decisões.

Eloi 23/09/2020

Pensa rápido mlk
Neste livro Malcolm mostra como são as tomadas de decisões pelos seres humanos.

Ele mostra desde um jogador profissional de basquete nos playoffs na NBA, até um policial quando vai abordar um suspeito.

Para que isto aconteça, ele evidencia que a pessoa precisa de ter muito know-how e experiência adquirida para tomar esta rápida decisão de forma assertiva.

1 | 2 | 3 | 4 | 5