Bleak Seasons

Bleak Seasons Glen Cook

Resenhas - Bleak Seasons

Teo 04/11/2023

Ok
Sem dúvidas algumas este foi o livro mais fraco até o momento, não chega necessariamente a ser um livro ruim, de forma alguma, mas uma série de fatores demonstram uma queda de qualidade narrativa neste aqui.

Primeiramente que toda a narrativa muda completamente nele, o que faz todo sentido já que dentro da história que essa obra se passa tem alguém sempre relatando os acontecimentos pertinentes à companhia negra, como é dito pelos personagens este é o livro de Murgen. Este não seria problema nenhum pois ele é um personagem bom e que sua trama pessoal durante a obra, embora deixada um pouco fora dos olofotes nos livros anteriores, vem se tornando mais é mais. O problema começa quando suas 300 e poucas páginas se passam em uma estimativa de tempo de 4 anos em que nunca seguimos uma linha cronológica de acontecimentos, sempre transitando entre o presente e o passado. Novamente isso não seria problema algum se realizado de uma forma que se torne nítido em que momento estamos para que não gere nenhuma confusão, perdi a conta de quantas vezes durante a primeira metade do livro eu achava que estava no presente sendo que estava no passado e vice-versa, isso tornou a primeira metade do livro extremamente confusa, atrapalhando completamente a experiência de uma boa história e tramas militares.

Em segundo lugar, parece que a narração tomou um ar muito mais místico em sua escrita, repito que isso não é nada de novo e faz sentido levando em consideração estado de mente do personagem que está relatando os acontecimentos, é só que em momentos se torna tão místico e abstrato que você se pergunta o que tá rolando ou ate mesmo o que estão falando.

Agora vocês devem estar me perguntando. "Como assim depois de só reclamar você ainda diz no início que ele não é um livro ruim?" A resposta é clara: o enredo entrega o resultado satisfatório, especialmente na reta final do livro que consegue trazer um misto de emoções com momentos de cair o queixo de intensos, quando a gente na pele a dor das perdas do protagonista ou até mesmo a simples realização de que as vezes imaginamos uma pessoa sendo muito perfeita e a realidade do seu ser nos decepciona.

Eu sinto que simplesmente no começo do livro o autor sentiu uma necessidade de deixar a escrita bastante diferente para fazer um certo sentido narrativo só que na prática acabou demorando para se acostumar na mesma, mas quando foi necessário ele conseguiu entregar tudo.