Eram os Deuses Astronautas?

Eram os Deuses Astronautas? Erich von Däniken

Resenhas - Eram os Deuses Astronautas?

Julio 20/01/2023

Afinal, eles eram astronautas?
Sempre tive interesse em ler essa obra, finalmente terminei. Li algumas resenhas sobre o mesmo, achei um pouquinho injustas, o livro de fato é datado mesmo, levanta uma série que questionamentos, muitos já foram até explicados. Mas, foi escrito a mais de cinquenta anos, não dá pra cobrar atualidade nos dias de hoje.
Erich von Däniken abriu as janelas da pesquisa sobre os UFOs com essa obra, o livro tem seu valor.
É maçante? Sim.
É feito pra quem gosta do tema!
Afinal, eram astronautas?
Jamais saberemos...

Xandy 03/01/2023

Então... Já tinha ouvido falar muito a respeito deste livro e muitas pessoas haviam me indiciado. Admito que sempre achei o título interessante e resolvi dar uma chance, apesar de não ser um tema que me chame muito a atenção. O que eu digo é: tratem o que é dito muito mais como uma ficção histórica do que algo 100% concreto. Porém, o livro têm uns temas e informações bem interessantes.

brearantes 28/11/2022

Resenha "Eram os Deuses Astronautas?"
Peculiar e intrigante. A narrativa desconstrói crenças, apelando para o desconhecido como fundamento principal para explicar o ponto de vista. Um ponto de vista sensacional, devo confessar, mas conspira muito.

É uma obra a se recomendar àqueles que se interessam pelo novo, em expandir seus horizontes mentais.

joaoggur 17/11/2022

Desde o seu lançamento, há mais de 50 anos, ?Eram os Deuses astronautas?? causa um enorme alarde e polêmica na comunidade científica. Há aqueles que defendem veementemente que o livro é uma irresponsabilidade atroz, ao propagar informações infundadas e sem fonte. Já há aqueles que levam os escritos do autor quase como uma religião, o vendo como um mártir perante uma mentirosa comunidade de cientistas egocêntricos.

No fundo, o livro não é nada disso.

Eram os Deuses Astronautas é apenas a visão do arqueólogo Erich von Däniken sobre como se deu a gênese da humanidade. Só isso. O livro é um achismo completo (achismos esses que em certos momentos até tentam fazer sentido - porém, na maioria esmagadora das vezes, é facilmente refutável). Não estou dizendo que o livro é bom ou ruim, dado que seria injusto da minha parte atacar ou defender um livro que baseia-se em opinião.

Meu conselho para os futuros leitores é para irem com a cabeça aberta: isso o impedirá de situações como ou queimar o livro em praça pública, ou sair na rua gritando que os Deuses vierem do espaço. Von Däniken não é qualquer um, dado seus extensos anos como pesquisador - basta colocar crédito ou não sobre a sua visão de mundo.

Arqui 28/10/2022

Francamente...
Os exercícios de futurologia são realmente bons, fazem refletir. A ideia de imaginarmos a expansão humana pelo universo, nosso primeiro contato com outras formas de vida, a ética envolvida nesse processo, isso vale o livro.

Porém... o livro está repleto de fatos já comprovadamente errôneos sendo tratados como verdades absolutas. Previsões pífias que não estão nem perto da realização e o pior de tudo: a soberba e subestimação dos povos antigos. O autor coloca o ser humano atual (principalmente o europeu) como uma forma de vida avançada, e conquistas antigas da humanidade como obra de seres extraterrestres, como se nossos ancestrais tivessem pouco ou nenhum mérito sobre nossas grandes descobertas.

Jon 23/09/2022

Boas reflexões
O livro trás uma nova perspectiva para a história da humanidade e apresenta possíveis evidências que corroboram a sua tese. Muito intrigante e esforçado em demonstrar os argumentos.

Lu Vello 31/08/2022

Minha cabeça explodiu
Pensei muito sobre esse livro. Queria ler ele há tempos por indicação do meu pai, mas posterguei muito. Em fim o li, e caramba. Me fez pensar sobre muitas coisas. Será que estamos sozinhos? Como o universo surgiu? O que vem depois do universo?
Questionamentos...

LaAs183 04/08/2022

Alugou um triplex na minha cabeça
Apesar de haver muitas bobagens que são tratadas como fatos, eu acho que esse é o tipo de experiência que transforma de alguma maneira a pessoa que adentra a leitura de cabeça aberta, porque gera muitas reflexões. Portanto, vale a pena dar uma chance.

Diego 09/07/2022

Bem plausível
Olha cara, muita coisa nesse livro faz sentido, chega até fazer mais sentido do que alguns livros supostamente sagrados

theresakellyla 30/06/2022

Perfeito
É uma nova visão sobre a vida e sobre o passado. São teorias interessantes.
Recomendo muito o livro.

Jana 10/06/2022

??????
Um livro para se ler com a mente aberta , e tmbm com muito discernimento.vai tirar muitas duvidas mas tmbm trazer o dobro delas. É a segunda vez q leio e foi uma experiencia diferente. Acho q conforme nossa visao muda para alguns assuntos muda tmbm o entendimento deste livro ? .Super recomendo.

Gabriela.Baumam 09/06/2022

Livro bem interessante, traz muitos dados, pesquisas e uma ampla bibliografia. Há também algumas imagens ao final do livro. Desperta a curiosidade para seguir com os estudos a respeito do assunto.

Ranzi 04/06/2022

Muito interessante
Sempre me chamou a atenção de que em imagens antigas, os anjos aparecessem com círculos ao entorno da cabeça ao invés de auréolas sobre elas. Talvez a versão de Erich von Däniken tenha algum sentido mesmo. O livro vai se desdobrando em assuntos que são narrados na bíblia, que também são calcados em situações como "é mais fácil acreditar que astronautas desceram à terra, do que anjos com asas viessem visitar as pessoas". Assim, o autor vai apoiando suas narrativas com contexto bíblico e a cosmologia. No final do livro, se perde um pouco a narrativa acerca da Bíblia especificamente, e acaba indo para as civilizações da América. Para um livro escrito em 1968, onde não havia possibilidade de pesquisa na internet, reúne uma quantidade significativa de informações, nomes, contextos, e especialmente um assunto bem perturbador: a máquina de Anticítera, que é um artefato encontrado pelo ano de 1901 no mar da Grécia, que até aquele momento da escritura do livro, não se tinha a certeza de para que servia. Em torno de 2015 em esforço científico acaba fazendo-se uma versão atualizada baseada naquilo que se encontrou, que é uma máquina com muitas pequenas engrenagens que simula a posição dos planetas, entre outras situações.
Havia sempre postergado a leitura deste por acreditar que seria muito incisivo em seu título (algo como tentar te convencer de qualquer maneira, sem apresentar algumas comparações), mas com leitura fácil e rápida - incentivada pela minha recente leitura de JJ Benitez "O Enviado", acabou sendo natural continuar na senda da leitura de livro com tema semelhante.
Recomendo a leitura

Sil 28/05/2022

Incrível
Esse livro é sensacional, a abordagem do autor, que procura deixar claro o livro inteiro que são apenas especulações deixa um ar muito sincero e te faz querer conhecer mais sobre a forma com ele elaborou e formulou suas ideias.
Sem duvidas é um dos melhores livros que já li, é uma leitura cativante, te coloca para pensar o tempo todo e questionar se vc tem realmente refletido sobre onde vem toda nossa história que lemos nos livros da escola e vemos em noticiários. Sou muito grata por essa leitura pois mudou minha forma de olhar ao redor. Sensacional. Recomendo muito.

Iago 25/05/2022

Talvez.
Nunca li um texto com tantos pontos de interrogação impressos. As teorias do autor sobre a origem da humanidade, sobre como se deu o desenvolvimento intelectual e técnico de nossa espécie são no mínimo intrigantes. Contudo, muitas de suas fontes são de livros sagrados, contos de autores da antiguidade e registros em linguas cuja tradução poderia impor barreiras e gerar confusão nos significados, além de pura observação empírica e uma boa dose de tentativa de encaixar eventos fabulosos para que eles façam sentido. Mas, ei, quem sou eu para dizer que seres de outro ponto do cosmo não nos visitaram? Talvez. Podemos ler esse livro com olhos de ficção ou não-ficção. Usemos o que mais nos agradar.