Carolina

Resenhas - Carolina

1 | 2 | 3 | 4

v4nteyzh 10/04/2024

é um livro muito bom
Peguei ele na biblioteca da escola tá com uns dias, por ser HQ, achei que a leitura não iria fluir pra mim, mas acabou que deu certo.

Dango Yoshio 09/04/2024

Sou poetisa
Uma introdução à vida e obra de Carolina de Jesus, escritora, poetisa, mãe e sobrevivente. Uma mulher forte, que mesmo contra todas as adversidades, foi atrás de seu sonho e conseguiu realizá-lo.

E é triste pensar que ela poderia ter sido muito maior, não fosse o racismo e o preconceito.

Jessiimary 03/04/2024

Livro curtinho que recebi da escola, super fácil de ler e rápido por ser em quadrinhos, conta de forma resumida a história linda da Carolina Maria de Jesus

Nataliafm0 23/03/2024

Carolina de Jesus, catadora de lixo, moradora de favela, mãe solteira, escritora e sonhadora.
Essa mulher de personalidade forte tem sua história retratada nessa HQ, que conta alguns trechos de sua vida.
Ela estudou por apenas dois anos, mas quando descobriu que sabia ler, se encantou de tal forma pelo mundo mágico que encontrou nos livros, que simplesmente não conseguia parar.
Carolina, nunca se deixou desanimar pela vida dura, ela sempre teve o sonho de ter seus escritos publicados. Esse sonho se realizou em 1960, quando um jornalista a descobriu no lixão.
Ela ficou em primeiro lugar na lista de mais vendidos, chegou a vender um milhão de cópias, foi publicada em 20 países, 17 línguas diferentes. Carolina ganhou o mundo.
Infelizmente ela se viu alvo de preconceitos durante toda a sua vida. No lixão era menosprezada, por ser uma leitora avisa e por passar a ideia de que se considerava melhor do que os demais por isso. Nas ruas, era vista como a mulher negra e pobre. Mesmo depois de ganhar fama, Carolina notou que seus novos vizinhos de classe média, a desprezavam, por ser ex moradora de favela e ex catadora de lixo.
Mas essa mulher revolucionou a escrita no Brasil, ela veio de uma minoria e mostrou a todos que quando se tem um sonho, e se persiste nele, a pessoa pode sim realizar o seu intento.
Já havia visto resenhas sobre essa autora, a conheci um pouco mais através dessa HQ, agora quero ler seus livros, sei que eles vão me acrescentar muito.

danizZ. 06/03/2024

Muito bem, Carolina!
Àqueles que não sabem nada da vida de Carolina Maria de Jesus, recomendo essa leitura. Em uma biografia no formato de HQ Silene Barbosa e João Pinheiro nos apresentam uma mulher, negra, favelada, pobre e que por anos foi colocada em uma posição semelhante a um animal (e talvez até menos que um cachorro). "Não são ratos, não são abutres... São gente". Mas que nunca se manteve nesse lugar. Carolina é poetisa, escritora e dona de sua própria história e refletiu em uma folha de papel o Brasil excluído e não visto.
"Muito bem, Carolina"
Aqui as ilustrações dão vida e emoção para que se lê.
Agora quero o quanto antes ler o restante de seus livros, principalmente "Quarto de Despejo".

babi 29/02/2024

Uma história breve mas bem contada da grande mulher que foi Carolina de Jesus, lindo e muito bem ilustrado!

Layla 18/02/2024

Carolina Maria de Jesus, Uma grande escritora!
Muito bom! Mostra brevemente a história de Carolina Maria de Jesus, mas, muito bem escrito e ilustrado, deixou-me com muita vontade de ler "O quarto de despejo", que foi o primeiro livro de Carolina, em forma de diário, mostrando a realidade de sua vida como moradora da favela de Canindé.
Enfim, recomendo a todos essa HQ para quem quiser conhecer essa mulher tão inteligente e batalhadora!

Edna 08/02/2024

Tocante
Ler a história de Carolina Maria de Jesus em Hq fois mais tocante que Quarto de despejo??

Que força sobre-humana ela tinha, saio da leitura com vergonha pela fraqueza diante de percalços insignificantes se comparados ao de sua luta.

#amudezdomeugrito
#carolinamariadejesus
#hq #lido

Soipaz 05/02/2024

Linda e comovente.
História linda e comovente de luta sem trégua, regada de muito sentimento de fome.
O relato de uma vida sofrida.

Rech_ 20/12/2023

Acompanhar a trajetória da Carolina, independente da forma, por seu diário, ou até mesmo por graphic novel é sempre comovente e doloroso.

Jorge243 19/10/2023

Forte!
Carolina tem uma história que, ao mesmo tempo que é pesada e triste, é inspiradora (e bonita em alguns pontos, se é que dá pra falar disso em meio a tanta tragédia).

Uma leitura que muda sua forma de pensar várias coisas e que te faz quebrar muitos conceitos.

Vale muito a pena!

magdiel 28/09/2023

MAIS UM DOS DIVERSOS GRANDES ACERTOS DA VENETA!
Dos livros da editora que tivemos oportunidade de ler, gostamos muito de Pecora, mas o favorito é Carolina! É fácil contar uma história que já existe e muita gente conhece. Difícil é contar essa história com a maestria que a Sirlene e o João fizeram! É um quadrinho muito a autura da magnitude da Carolina, de sua trajetória e importantíssima obra. Um excelente complemento aos livros da autora, e também as obras que abordam as temáticas levantadas por ela. Um quadrinho indispensável pra quem consome quadrinhos, literatura, biografias, não-ficção, pra quem estuda história, sociologia, letras, pra todo mundo!

site: https://linktr.ee/137cultural

Julia 26/08/2023

Li esse livro durante uma visita ao Museu de Arte do Rio, e por sinal, aquela biblioteca é riquíssima e linda. O livro mostra de forma lúdico e breve a história da Carolina Maria de Jesus.

tofsaint 22/07/2023

Defeito: queria mais
O livro conta a história de maneira muito rápida e gráfica de Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo. Ele é uma mulher negra que mora na favela, acorda cedo todos os dias catando objetos que podem ser trocados por dinheiro e ela junta também papéis, nos quais escreve variados tipos literários, e livros.

Quando um jornalista descobre os seus escritos, faz uma matéria sobre a mulher e a promete a publicação de seu diário, no qual escreve seu dia-a-dia na favela. Seu livro simplesmente bomba, fazendo o nome de seu livro estar no topo da lista de livros mais vendidos do Brasil, sobrepondo-se inclusive a Jorge Amado.

A história dessa mulher é incrível e inspiradora, e o livro me fez morrer de vontade de ler seu livro. De sentir as palavras dessa mulher. É uma história que de longe reconhecemos as várias camadas, as emoções, a dor. Meu único desejo era que esse livro fosse maior. Queria mais... mais.

1 | 2 | 3 | 4