Carolina

Carolina João Pinheiro

Resenhas - Carolina

1 | 2 | 3 | 4

Ana Ramos 14/07/2023

Minha mãe pegou emprestado e me emprestou pra ler, para mais mães que pegam livros emprestado para os filhos lerem kkkk é uma HQ que conta uma pouco a história da Carolina, é muito foda ver o nome da quebrada em um livro, saber que essa mulher passou por aqui, deixou seu legado, que eu conheci a filha dela, conhecendo a história dela depois de tantos anos, é incrível de vdd

Beatriz658 21/11/2022

História altamente necessária. Mt bom. As ilustrações tbm são lindas. Recomendo mt pra quem quer saber da história dela, além de ser facinho de ler

pietra 29/08/2022

além disso entre os homens e os livros eu fico com os livros
queria ler um livro com poucas páginas e esse acabou me interessando.
não é o tipo de leitura que eu sou acostumada mas realmente me surpreendeu.
confesso que o livro mexeu comigo desde as primeiras páginas.
EMOCIONANTE ler um pequeno trecho da história de uma mulher, negra e que morava numa favela se tornar uma grande escritora.

Lótus 07/08/2021

Quadrinho muito legal sobre uma autora importantíssima para a literatura brasileira. Uma leitura um tanto poética, com imagens impactantes e que remetem a fotos reais. Em alguns pontos, acho que o roteiro poderia ser menos didático.. mas no geral gostei muito, e achei um trabalho necessário e belíssimo.

Ana Prado 07/06/2021

Concisa, delicada e profunda
A HQ conta brevemente a história da escritora Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes escritoras do Brasil.
De maneira concisa, delicada e profunda, a obra apresenta ao leitor parte dos obstáculos enfrentados pela autora para sobreviver, criar seus filhos, enfrentar preconceitos e ainda conseguir transcrever, de modo admirável, sua realidade e seus sentimentos.

Rech_ 20/12/2023

Acompanhar a trajetória da Carolina, independente da forma, por seu diário, ou até mesmo por graphic novel é sempre comovente e doloroso.

Wallace17 11/01/2021

Carolina de Jesus, presente!
Este tributo a Carolina de Jesus é merecidíssmo. Por tudo que esta grande escritora significa para literatura brasileira. Pela imensa representatividade que carrega: mulher, negra, mãe solo, pobre e favelada. Todas as condições que massacram a biografia de centenas de milhares de mulheres negras deste país. Carolina foi salva pela educação, pelo amor às palavras e sobretudo, pela consciência e sensibilidade social. Quarto de Despejo foi o livro que a imortalizou. No entanto, superar o Brasil racista e misógino foi a sua grande vitória.

E este livro conta essa história. Na linguagem dos quadrinhos, produto visual bonito, livro para ler com os olhos. Temos que celebrar este monumento de resistência e força. Sem jamais perder a criticidade que ninguém precisa viver uma vida tão miserável. A obra de Sirlene Barbosa e João Pinheiro nos trás um panorama ilustrado da vida e obra de Carolina: antes, durante e após o reconhecimento literário que obteve. A arte, diagramação e o roteiro são impactantes. É impossível não se emocionar com as narrativas e fatos da vida de Carolina. No final, a publicação nos trás análises sobre a figura da escritora que passou muita fome. Uma provocação em especial me chamou a atenção: "Que pobre lê Carolina de Jesus"? Achei pesadíssimo. E até agora não consigo parar de pensar nisso. Que pobre lê?

site: https://www.instagram.com/p/B716b9CHsfM/

Thábata 07/01/2021

Nó na garganta
Nó na garganta e soco na boca do estômago são as sensações que me vieram a cada página desse livro. Impossível não ficar impressionado com imagens tão fortes sobre a fome, a pobreza, e o poder da literatura.

danizZ. 06/03/2024

Muito bem, Carolina!
Àqueles que não sabem nada da vida de Carolina Maria de Jesus, recomendo essa leitura. Em uma biografia no formato de HQ Silene Barbosa e João Pinheiro nos apresentam uma mulher, negra, favelada, pobre e que por anos foi colocada em uma posição semelhante a um animal (e talvez até menos que um cachorro). "Não são ratos, não são abutres... São gente". Mas que nunca se manteve nesse lugar. Carolina é poetisa, escritora e dona de sua própria história e refletiu em uma folha de papel o Brasil excluído e não visto.
"Muito bem, Carolina"
Aqui as ilustrações dão vida e emoção para que se lê.
Agora quero o quanto antes ler o restante de seus livros, principalmente "Quarto de Despejo".

v4nteyzh 10/04/2024

é um livro muito bom
Peguei ele na biblioteca da escola tá com uns dias, por ser HQ, achei que a leitura não iria fluir pra mim, mas acabou que deu certo.

Liaaaaaakskddnfibrje 10/08/2022

nem sei oq falar direito
é um livro que retrata pautas MUITO importantes.
Primeira vez que leio um livro que fala sobre a fome e as vivências de pessoas que moram na favela e encaram coisas tão horríveis assim:(
quero ler mais sobre ela!!
ela foi muito importante.

Ruuh 03/07/2022

Inspirador
Ler a história de Carolina acompanhada dessas gravuras foi uma experiência emocionante. Que mulher, quanta força!
Inspiração pra vida toda, ctz um dos meus novos favoritos.
Eterna Carolina!

Rafaellaaaaaa 12/11/2021

"Sempre quis ver meu nome na capa de um livro"
Esse quadrinho é simplesmente maravilhoso. Arrepiante e extremamente emocionante, forte e duro tal qual a realidade, conseguiu captar a dimensão da importância de Carolina Maria de Jesus. Sua personalidade extremamente forte, defendia seus valores a todo momento e com muito orgulho falava que era uma escritora. E foi, com toda certeza, uma escritora incrível ?
Depois de ter lido esse quadrinho, e tendo até mesmo chorado com ele, minha admiração por Carolina só aumentou cada vez mais, assim, não vejo a hora de contemplar sua grandiosa obra: Quarto de despejo.

Ariadne 22/02/2020

Bom quadrinho
Quadrinho bom para conhecer a história de Carolina de Jesus e para iniciantes na leitura de quadrinhos.

1 | 2 | 3 | 4