Coma com Consciência

Coma com Consciência Gary L. Francione

Resenhas - Coma com Consciência

souaval 30/09/2022

Nossa moral para com os animais é literalmente falsa.
Escrito de forma bastante clara, direta e simples. O livro nos faz questionar se é certo e moral estarmos matando animais para consumo. Fazendo dessa prática apenas um meio de sastifazemos nossos desejos egoístas, que são desnecessários para nossa sobrevivência e prejudicial para o meio ambiente, e até para nós mesmos, mas principalmente, para os seres vistos apenas como carne. Percebemos o quanto gostamos de acreditar em verdades contraditórias, ainda mais quando elas são convenientes para nós. Porque é tolerável matarmos animais para consumo, mas é intolerável causar qualquer tipo dor ao um cão?

Além do livro nos mostrar que nossa conduta para com os animais é imoral, ele também nos introduz os benefícios de uma vida veg e responde muitas perguntas que muitos têm em relação ao vegetarianismo ou veganismo. É uma boa leitura para as pessoas que ainda tentam justificar para si ou para os outros que está tudo bem continuarmos comendo carne.

Enfim, é importante sim, que você comece. Seja lendo um livro, um artigo ou vendo um documentário sobre os horrores da pecuária. E depois tire a crueldade do seu prato, e quem sabe até da sua vida.

Bianca1148 19/08/2020

Muito esclarecedor!
Gosto da forma como o livro foi escrito, porque ele responde perguntas que muitos têm com relação ao veganismo. Aprendi bastante!

Mona A. 13/01/2020

Vale a leitura
Como vegetariana aspirante ao veganismo, tenho procurado ler mais sobre o assunto. Esse foi o primeiro livro que li nesse sentido.
A leitura é válida. Os autores vão, capítulo a capítulo tentando derrubar "argumentos" que ouvimos a favor do consumo de alimentos de origem animal e muito frequentemente (muito mesmo), com a intenção de diminuir a decisão de quem adota uma dieta vegana.
O texto por vezes é engraçado, outras horas muito repetitivo e, vez ou outra, um tanto raso na "contra-argumentação", com muitos "e daí?" e/ou "vamos deixar este pensamento de lado por enquanto".
De qualquer forma expõe de maneira bem direta o absurdo de alguns questionamentos comumente feitos aos veganos e é um bom panorama sobre moralidade seletiva.

(livro disponível no Kindle Unlimited)

Fabricio282 02/07/2018

Tabus? aqui tem e morrem direto, esclarecedor, breve
Em pouco mais de 120 páginas, este livro resume bem esclarecer as dúvidas impostas por pessoas "carnívoras", ou a mídia cria fatos sem fundamento, ou os futuros veganos que tem suas questões próprias da transição e nela como manter o foco na causa sem animal.
A introdução e cases são bem explorados, assim como a segunda parte do livro vem as perguntas ainda circulam por aí e com base no "mas" elas são esclarecidas e bem esclarecedoras. Um livro base para devorar, indicar, dar de presente e também servir de consulta sem que preciso.

Wendell 05/06/2017

Livro educativo sobre o fundamento moral do veganismo
Trata-se de um livro conciso, mas abrangente em sua abordagem. A estrutura do livro é convidativa, visto ter seus capítulos divididos em perguntas. Assim, o leitor, caso julgue necessário, pode pular para os capítulos que despertam mais interesse.
A primeira parte do livro trata da "esquizofrenia moral" de consumir alimentos de origem animal. O autor compara o prazer do paladar ao prazer que Michael Vick sentia com as rinhas de cães. Isso pode soar chocante a princípio, mas o autor percorre os demais capítulos trabalhando muito com analogias.
O livro vai além da discussão moral que permeia o consumo de animais. Trata da questão do consumo de grãos e demais danos ambientais provocados pela pecuária, por exemplo.
Além disso, o autor considera o trato "humanitário" dos animais insuficiente do ponto de vista moral. Defende, de fato, o abandono do hábito de consumir carne e derivados.
É um livro excelente para introduzir o leitor na perspectiva do veganismo.

"(...) qualquer ser que pode sentir dor tem um interesse - uma preferência ou desejo - de não sentir dor". p.62

"(...) todos os seres valorizam suas vidas, gostam do prazer, odeiam a dor, evitam a morte, gostam da vida, anseiam viver. Para todos a vida é preciosa". p.76 (dos jainistas da Índia)

"Senciência é um meio para o objetivo da existência continuada". p. 76