spoiler visualizarvalreiss 10/04/2011
Análise do livro Assessoria de Imprensa – como se relacionar com a mídia, de Maristela Mafei
Com linguagem simples e de fácil leitura, o livro Assessoria de Imprensa – como se relacionar com a mídia, de Maristela Mafei, traz diversas informações e dicas para o profissional que quer trabalhar com assessoria de imprensa.
O início da Assessoria de Imprensa no Brasil começou na época da ditadura, iniciando com Getúlio Vargas e se intensificando com Emilio Garrastazu Medici, com a manipulação da informação como estratégia de poder. Foi nesta época que muitos jornalistas passaram a ocupar ao mesmo tempo os cargos nas redações e nas assessorias públicas, com o intuito de publicar nos respectivos noticiários os press-releases elaborados pelo governo.
Os textos que chegavam às redações, geralmente mal redigidos e cheios de adjetivos elogiosos aos governantes contribuiu para que muitos jornalistas tratassem assessores de imprensa com preconceito ou indiferença. A própria Maristela Mafei conta no livro que os press-release que ela recebia, quando trabalhava em redações de noticiários, ela jogava no lixo sem abrir.
Mas isso acabou mudando, com o passar do tempo, as empresas e os profissionais perceberam a importância da comunicação para as empresas, e o grande impulso para o setor veio da privatização. Empresas estrangeiras que vieram para o Brasil tinham a urgência em intensificar sua comunicação e fazer parte, para isso, nada melhor do que a assessoria de imprensa. A lei da defesa do consumidor foi outro grande impulso para isso.
Em busca de especialização na área de assessoria de imprensa, as agências brasileiras, nos últimos dez anos passaram a incorporar jornalistas recém-saídos da redação que pensam no leitor como público-alvo e têm a notícia como matéria prima.
Neste livro, Maristela lista um guia de conceitos do segmento, que segundo ela, “é preciso se familiarizar com termos e conhecimentos para o jornalista não entrar no mercado de trabalho completamente perdido. Além disso, ela cita os procedimentos de trabalho que geralmente já estão padronizados entre as agências de comunicação do Brasil, e que são muito úteis para o bom andamento do trabalho. Nesta parte do livro, algo que vale ressaltar são as informações que devem conter num Press Release. Este documento é o símbolo por excelência da assessoria de imprensa. Criado por Ivo Lee, o “pai das relações públicas e da assessoria de imprensa”, significa “informação liberada para a imprensa”.
No primeiro parágrafo do press releas deve conter as informações que você publicaria, caso estivesse no lugar do repórter ou editor. Pense em você do outro lado do balcão, com a missão de redigir ou veicular um texto. Depois de anunciado o tema principal, o press release deve trazer informações sobre a organização, entidade ou empresa que está por trás daquela veiculação específica, de modo a dar credibilidade e sustentação à divulgação.
Maristela explica que press release não é folder de propaganda, e seu objetivo é unicamente ajudar o jornalista a se pautar. Tampouco é notícia, serve para informar e não ser publicado. Ela passa diversas dicas, e ressalta que:
Não pode faltar num press release:
• Ser redigido como se fosse uma matéria jornalística, com o parágrafo inicial contendo as perguntas básicas que formaria o lead.
• Primar pela clareza, concisão e correção gramatical
• Ser redigido com palavras simples, frases e parágrafos curtos
• Conter no máximo duas páginas
• Trazer com destaque datas e locais dos eventos divulgados
• Ter os nomes de empresas, porta-vozes e locais escritos corretamente
• Destacar contatos da assessoria de imprensa
• Trazer logotipo da agência ou empresa
• Ser datado.
Além destas dicas, Maristela apresenta diversas outras que são imprescindíveis no exercício da profissão de Assessor de imprensa. Fala sobre o trabalho de convencimento, o conhecimento a fundo dos veículos e contatos das editorias que interessam, tem um capítulo quase inteiro falando sobre entrevistas coletivas, como se portar, o cuidado que deve ter com o cliente, entre outras coisas. Dedica também um espaço para falar sobre administração de crise, que segundo ela, algum dia o assessor de imprensa vai passar por isso, e precisa ter jogo de cintura para sair pontos ganhos da situação.
Resumindo, é um livro indispensável para quem quer seguir a carreira de assessoria de imprensa, e até mesmo para empresários que se interessam pela comunicação de sua empresa.