Longa e Sombria Hora do Chá da Alma

Longa e Sombria Hora do Chá da Alma Douglas Adams

Resenhas - Longa e Sombria Hora do Chá da Alma

Natália Ranhel 12/04/2024

É impressionante como Douglas Adams viaja ainda mais na maionese na série de Dirk Gently. É tanto absurdo em cima de absurdo, que confesso que acabou me perdendo um pouco na história. Nesse aqui terminei sem entender muito bem a conclusão dos mistérios.
Mas adoro o humor nonsense, é único e muito divertido.

Derfell 03/02/2024

Coas toma conta
Esse segundo volume da série é tanto meio caótico, não no sentido habitual que gira em torno de Gently. Apesar de meio confuso gera boas risadas.

Glaulm 12/07/2022

Confuso
Eu sei... os livros do Douglas Adams não são os mais "não confusos" do mundo, mas esse em particular é bem mais que o padrão. Gostei do começo da história, mas não me prendeu muito e o final parece que ainda está no desenvolvimento.

FabiSaLi 18/07/2021

Louco e interessante
O único livro que eu havia lido do escritoe anteriormente foi o Guia do Mochileiro das Galáxias, que eu gostei, mas só livro o primeiro.
E me surpreendi ao rever o método de escrita do autor, que mistura conhecimentos gerais com acontecimentos insanos.
Me lembrou uma mistura de Desventuras em Série com Os Homens que Não Amavam as mulheres, o enredo maluco de um com o método de escrita de outro.
Adorei, queria ter gostado mais do final.

Letícia 03/07/2021

Sabia que Douglas Adams escreveu não uma, mas duas séries de ficção científica completamente non sense e hilárias? Embora mais conhecido pelos livros do Mochileiro das Galáxias, ele é também o autor da série Dirk Gently, adaptada em 2016 pela BBB America e pela Netflix.

Faz alguns anos que li o primeiro livro, Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, mas o segundo, A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma, ainda estava parado na minha estante. Em busca de uma leitura leve e divertida, resolvi lê-lo este mês.

Em A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma reencontramos o excêntrico Dirk Gently, um detetive holístico que acredita que tudo no universo está interligado e faz uso de métodos não convencionais para solucionar seus casos. Nesta continuação, Dirk está no fundo do poço, sem dinheiro, vivendo de bicos e em guerra com sua faxineira para ver quem limpa primeiro uma geladeira que não é aberta há três meses. Se você já achou isso aleatório, é só o começo.

Dirky descobre que a morte de seu único cliente está conectada a um estranho acidente no Aeroporto de Heathrow e ao desaparecimento de sua ex-secretária. Tem de tudo nesse livro: deuses nórdicos, calculadoras de I Ching, um hospital que trata doenças muito esquisitas, pactos fáusticos às avessas e uma estadunidense furiosa com pizzarias inglesas por não fazerem entregas a domicílio.

O mais genial (e levemente irritante) é que, como a interconectividade é a base da série, Adams consegue inserir na história as mais absurdas e convenientes coincidências, já que Dirk sempre aparece no lugar certo na hora certa. A única coisa que me incomodou foi a fórmula utilizada pelo autor nos dois livros: apresentar os elementos da trama, sem grandes explicações, até todos convergirem entre si e culminarem em um desfecho rápido e, para mim, não totalmente satisfatório.

Apesar disso, é um livro de gargalhar alto, cheio de tiradas ácidas e perspicazes, e que parece ter inspirado desde Neil Gaiman, autor de Deuses Americanos, a Charlie Kaufman, roteirista de Quero Ser John Malkovich. Sim, é aleatório nesse nível.

site: https://www.instagram.com/pulsaoliteraria/

Emi 10/06/2021

Neste livro, Douglas Adams resolve colocar deuses no meio como Thor. Se fosse outros livro teria achado meio bleh, mas sabia que ele não iria deixar o livro ser chato. Bem estilo Douglas Adams. Amei, mesmo com o final rápido. Fica agora a tristeza por não ter mais aventuras de Dirk Gently..

acarolfeliz 30/04/2021

Confesso que esperava mais, sou apaixonada no personagem do Dirk. Já assisti a série e amei, o primeiro livro não fica atrás. Porém este segundo achei enfadonho, a história e os mistérios não são cativantes e não prendem. A história se passa em praticamente 24h mas há tantas explicações que ao meu ver são desnecessárias que parece uma eternidade. Para ser franca, em alguns momentos nem parece que o livro foi escrito por Douglas Adams.

hiohana trissia 19/02/2021

"? Nenhum detetive particular parece um detetive particular. Essa é uma das primeiras regras do nosso ofício.
? Mas se nenhum detetive particular parece um detetive particular, como um detetive particular sabe como ele não deve parecer? Isso é um problema."

MizukaYoshino 11/02/2021

A segunda história do detetive Dirk Gently é ainda mais engraçada, nonsense e completamente sem o menor sentido, exatamente como tudo que foi escrito por Douglas Adams!

Débora 21/08/2020

Enredo caótico e muito divertido, cheio de sátiras.
A longa e sombria hora do chá da alma é o segundo e último livro da série de Dirk Gently, um detetive particular holístico que acredita na interconectividade de todas as coisas. Douglas Adams, mundialmente conhecido pelo: Guia do Mochileiro das Galáxias, constrói uma história fascinante, com personagens carismáticos e hilários nessa obra.

O enredo apresenta o detetive Dirk Gently investigando o caso de seu cliente, diante de diversos acontecimentos aparentemente desconectados que se completam perfeitamente no final. A história se inicia com uma explosão no aeroporto que marca o início de uma onda de azar para Kate, protagonista dessa história, além de mostrar o detetive Dirk Gently no outro lado da cidade também encontrando dificuldades. Nesse cenário, uma sequência de eventos bizarros fazem com que eles se encontrem e em meio a elementos bem absurdos, o leitor vai se surpreendendo a medida que as peças do quebra-cabeça vão se encaixando em uma história genial e excêntrica.

Para os leitores já familiarizados com a escrita de Douglas Adams fica evidente que esse livro segue as mesmas características marcantes das suas outras obras como: as sátiras, o humor sarcástico e as críticas a sociedade. É um livro que foge do senso comum e combina fantasia com críticas a sociedade por meio de sátiras e de uma forma hilária e caótica.

O livro possui elementos da mitologia nórdica e traz os deuses nórdicos como personagens, o que resulta em situações esquisitas. Além disso, os personagens não são bem desenvolvidos e apresentados, dificultando um pouco a leitura. É bem diferente do Guia do Mochileiro das Galáxias, mas surpreende pela capacidade do autor em criar uma história viciante pela quantidade de absurdos e elementos impossíveis e bizarros.

Dessa forma, o livro possui um ritmo leve e divertido. Mas, é essencial que o leitor possua a mente aberta para o impossível e o improvável. Possui uma escrita simples e prazerosa, já que o autor constrói um ambiente envolvente, improvável e divertido. O final é um pouco abrupto e bem diferente, mas está coerente com o estilo do autor em misturar críticas a sociedade com fantasia e ambientes surreais.

Allan Tancredo 16/08/2020

Douglas Adams é sempre uma boa pedida.
É um livro muito divertido, a gente não chega a entrar na história e viver os personagens, como no épico o Guia do Mochileiro das Galáxias, mas dá pra dar umas boas risadas e em algumas passagens se interessar pela história.

cat 29/03/2020

O livro é um típico Douglas Adams, desde sua escrita fácil à construção do enredo caótica. Em "a longa e sombria hora do chá da alma" o detetive particular Dirk Gently fica diante de uma série de eventos que a primeira vista parecem desconectados do mistério que envolve seu cliente mas quando este recorre a seus métodos peculiares acabam se encaixando na conclusão do caso.
Quanto a obra em si, conta com a receita já conhecido por quem gosta do autor, prática, contando com um pouco de humor e o sarcasmo marca registrada de suas obras, junto com as críticas em forma de sátiras à sociedade.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

Do autor da série O Mochileiro das Galáxias, Adams não deixa que nem um mínimo de senso comum se infiltre neste livro, que combina fantasia, hilariedade e terrores horripilantes. As ramificações da trama são maravilhosas, cruéis e irresistíveis.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580415599

Marcos Antonio 15/11/2019

Chá
Douglas adams provavelmente amava chá. Livro de Douglas Adams, sempre com muita animação e criticas. Excelente livro

livrodebolso 14/10/2019

Um terminal do aeroporto explodiu, marcando o ápice da sequência de azar no dia de Kate. No dia, pois em seguida, após acordar de um desmaio no hospital, as coisas continuaram dando errado.
Do outro lado da cidade, as coisas davam igualmente errado para o detetive #DirkGently, que, ao perceber que tinha um cliente, mas estava cerca de cinco horas atrasado para o encontro combinado, perdera-o de forma trágica. Após encontrá-lo morto, teve seu nariz quebrado e foi atacado por uma águia.
Kate, por sua vez, acordou procurando pelo gigante nórdico que empacava a fila de embarque no aeroporto.
A moça e o detetive acabaram por se encontrar em uma colisão entre seus carros. Nada fora muito resolvido, mas Dirk pediu que ela o ligasse antes de fazer algo impossível, o que ela ignorou, tornando tudo muito complicado, de verdade.
Um envelope que estava endereçado ao falecido cliente e que insistia em não ser aberto, uma máquina de Coca-Cola que aparecia em lugares inesperados, a geladeira velha e suja de Dirk, uma música chiclete e o próprio Odin, pai de todos, completam a trama interconectada e cheia de reviravoltas que Adams escreveu.
Misturando mitologia nórdica e teorias físicas, algumas verdades inconvenientes que todos ignoram e o já conhecido - e amado - humor característico do autor, o livro de nome comprido completa a duologia deixada para os fãs.
Adams estava escrevendo o terceiro volume quando faleceu, e os dez capítulos se encontram no livro "O Salmão da Dúvida", juntamente com um compilado de outras coisas que ele escreveu.