Uma Noite em L

Davi Calil

Resenhas - Uma Noite Em L' Enfer

Dango Yoshio 27/05/2023

Inferninho
Em um bar juntam-se Van Gogh, Gauguin, Goya, Klimt e Lautrec em uma disputa de quem conta a melhor história de morte, amor e sexo valendo o crânio de Dante Alighieri.

A arte é linda e impactante, fazendo homenagem às obras dos pintores em alguns quadros, e a história é divertida, com momentos sombrios, e tem uma reviravolta bem interessante.

Barbs 21/06/2022

Visualmente impecável
As ilustrações e as cores são perfeitas! Todo o trabalho visual é impecável e irretocável. É com toda certeza uma das HQs mais lindas que já vi!

A história é interessante e tem os personagens icônicos do mundo da arte contando histórias de terror.

Amo histórias de terror e algumas histórias realmente são assustadoras, ainda mais se você for mulher, pelo conteúdo ali exposto... Confesso que essa parte sexista das histórias me incomodou demais, sendo o único ponto negativo que consigo apontar.

Ana Luiza 29/04/2022

Disponível em @anawithcoffee
A história se inicia em uma ?realidade? paralela, se assim podemos defini-la. Vicent Van Gogh sobreviveu ao tiro que, de próprio punho, destinou à sua morte.

Recuperado de seus ferimentos, o artista decide ir até Paris para encontrar a amante. Contudo, acaba deixando-se levar, em companhia de outro grande nome da arte, Paul Gauguin até um cabaré peculiar chamado L?Enfer.

Ao entrar, acaba encontrando outros grandes artistas de sua época: Toulouse-Lautrec, Gustav Klimt e Francisco de Goya. Juntos, iniciam um desafio: qual deles contará a melhor história?

As histórias devem envolver a morte, mistério, amor e temas correlatos. O prêmio: o crânio de Dante Alighieri.

Regados aos efeitos do álcool e das drogas, começam então a dança macabra. Cada história envolve um aspecto incômodo é aterrorizante aos seus próprios narradores: uma lembrança envolvendo a morte, a morte e delírios febris, e assim, seguimos. ____________________________________

Baseando-se em ?Noite da Taverna?, Davi Calil imagina e recria o encontro de grandes nomes da arte. Românticos que, de um modo ou outro ?dividiam o desejo de explorar suas mentes sem medo de encontrar o recanto dormente que todos possuímos: monstros subconsciente, luz e sombras, sonho e pesadelo, a presença da mulher como uma entidade sobrenatural, maior que Deus, incrustada em cada pincelada?.

@quadrinsdobatera 07/01/2021

📚 "Uma Noite em L'Enfer", por David Calil.
O quadrinho tem inspiração em "Noite na Taverna", obra literária de Álvares de Azevedo, escritor que pertenceu ao movimento romântico brasileiro. De forma a homenagear os artistas que inspiram seu trabalho com a pintura, David Calil buscou imaginar como teria sido um encontro fictício entre cinco famosos pintores que viveram no passado, dentre eles Vincent Van Gogh, Paul Gauguin, Toulouse Lautrec, Gustav Klimt e Goya, reunindo-os no Cabaret de L'Enfer, localizado na Paris do século XIX.

No enredo temos um Van Gogh que sobreviveu à tentativa de suicídio da qual não escapou na vida real e está procura de Sien, prostituta por quem é perdidamente apaixonado. Em meio à busca pela amada, encontra Gauguin, que logo o convence a ir a um cabaré. Adentrando o sórdido local, são recebidos por Klimt, Toulouse-Lautrec e Goya, sendo instantaneamente imersos num ambiente regado a entorpecentes. Levados pela ebriedade, decidem por iniciar uma competição baseada na contação de histórias individuais baseadas em suas vivências passadas, nas quais presentes temáticas relacionadas a sexo, amor e morte.

Reler esse material serviu para comprovar que ele figura entre os melhores quadrinhos nacionais que já tive a oportunidade de ler. Além do deleite aos olhos que o estilo de desenho e as cores vivas de Calil proporcionam, o complemento à robustez da obra advém da força dos causos compartilhados pelos personagens, que, guiados pela ebriedade, abrem espaço para que seja tecidos questionamentos acerca da credibilidade de seus relatos. As histórias contadas dialogam constantemente com o grotesco, abordando temas como obsessão, infidelidade, ingenuidade e vingança, tendo a finalização da leitura prontamente instigado a refletir e concordar com a afirmação de Jean-Paul Sartre de que "o inferno são os outros".

#leiturasdobatera #hq #comics #quadrinho #historiaemquadrinhos #quadrinhonacional #leitura #livros #books #editoramino #bateria #drums #brasil

Para acompanhar esse e outros textos, vos convido a conhecerem o meu Instagram voltado para leitura de quadrinhos alternativos/independentes: Quadrins do Batera (@quadrinsdobatera). Obrigado!

Josenilson 19/05/2018

Poesia Visual
É uma dessas HQs que fazem você vibrar a cada virada de página. Cheia de referências ao universo da arte para aqueles que sabem reconhecer as pistas. Livremente inspirado no livro Uma Noite na Taverna do ultra romântico brasileiro Álvares de Azevedo (do qual sou grande fã) e na ousadia do Tarantino, a história mistura o melhor do mistério e do humor. O Davi Calil é um desses artistas que sabe tirar o máximo de uma situação, sempre brincando com os "reaction shots", a caricatura e os exageros na narrativa. A arte expressiva e a paleta de cores são um show à parte. Material de referência imprescindível para artistas! Além do mais, uma história que tem Vincent Van Gogh como protagonista é garantia de muita diversão!

Mauricio (Vespeiro) 27/03/2018

Justa homenagem a alguns mestres da pintura e literatura.
Em 1855 era publicada (postumamente) a antologia de contos “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo. Trata-se de uma ficção gótica com 7 capítulos (um prólogo, 5 contos e um epílogo) sobre o encontro de 5 amigos numa taverna do século XIX, onde decidem contar histórias macabras. Este clássico da literatura brasileira ganhou uma homenagem primorosa do quadrinista e ilustrador Davi Calil.

Em “Uma Noite em L’Enfer”, Calil reúne - na mesma condição da obra original - 5 pintores: Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Klimt (presentes no período pós-impressionista) e Goya (neoclassicista do século XVIII). Um desafio é lançado, fazendo com que todos passem a contar histórias bizarras que reúnam amor, sexo e morte. O vencedor ganhará como prêmio o verdadeiro crânio de Dante Alighieri.

Não bastasse a inusitada reunião daquelas personalidades, a história é enriquecida pelo cenário, o Cabaret L’Enfer, um bar temático (real) na Paris do fim do século XIX. Calil resgata o impressionante estilo da decoração do cabaré, desde a sua fachada com esculturas de demônios e corpos suplicantes, bem como a porta em formato de boca que “engolia” os boêmios. As salas eram decoradas com elementos infernais das paredes ao teto, criando um ambiente mórbido com clima angustiante.

O trabalho ganha volume e valor à medida que os pintores são introduzidos. Cada qual torna-se dono de um capítulo em que conta seu “causo” sinistro; e é onde aparecem os anos de pesquisa de Calil sobre suas obras. Cada conto é um mergulho no estilo do artista narrador, sempre lotado de referências, incluindo as principais obras e citações. É um livro para ser degustado página a página, quadro a quadro.

Sou designer gráfico e precisei revisitar meu conteúdo de história da arte para relembrar as obras e estilos de cada pintor. Achei por bem fazer uma breve pesquisa prévia para me preparar e me requalificar. Assim pude aproveitar melhor as alusões contidas em cada página. Confesso humildemente que ainda não foi suficiente. Certamente deixei escapar detalhes que enriquecem essa graphic novel.

A diagramação é dinâmica, as ilustrações são impecáveis e as cores, perfeitas. Não é à toa que Davi Calil é considerado uma das autoridades brasileiras na aplicação de cor. A HQ da Editora Mino merecia receber mais cuidado na edição. Diversos erros de revisão foram encontrados nos textos, inclusive na ficha catalográfica.

Nota do livro: 7,81 (4 estrelas).

Jeanne22 23/02/2018

Gostei bem mais do que Noite na Taverna, achei o traço muito bom. Uma pena que os artistas eram uns machista bem escroto.

Luciana Fátima 03/03/2017

Uma delicada homenagem
Na Paris do século XIX, existiu um lugar chamado Cabaret de L'Enfer, na vizinhança do famoso Moulin Rouge. A icônica decoração da casa representava o inferno, com demônios esculpidos saindo das paredes. Este é o cenário perfeito para Uma noite em L'Enfer – história em quadrinhos baseada na obra Uma noite na taverna, do poeta Álvares de Azevedo. Contudo, em vez de Solfieri, Bertam, Gennaro, Claudius e Johann, os personagens que expõem seus demônios, ao contar suas histórias de morte, amor e sexo ao redor da mesa da taverna, são: Van Gogh, Gustav Klimt, Francisco de Goya, Toulouse-Lautrec e Paul Gauguin. A cada capítulo, ecos do estilo dos pintores ficam evidentes nos desenhos, misturando-se com a narrativa ultrarromântica de Azevedo – que também aparece como coadjuvante, bem como Satã e Macário. Aqui não importa a verdade da história, ou a realidade possível, mas sim, a delicadeza da justa homenagem prestada por Davi Calil a seus ídolos – o que resultou em uma obra sensacional!

[Resenha publicada na Revista Ocas #111 - jan/fev.2017]

site: https://www.facebook.com/revistaocas

Raquel Moritz 15/09/2016

Arte pura e uma homenagem linda aos grandes artistas
Uma Noite em L’Enfer (2016, Editora Mino, 192 páginas) é uma graphic novel divertida que se inspira no clássico da literatura brasileira Uma Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) para colocar Vincent van Gogh, Paul Gauguin, Toulouse-Lautrec, Gustav Klimt e Francisco de Goya em um cabaré parisiense no fim do século XIX. Valendo o crânio de Dante Alighieri, os amigos começam a compartilhar histórias que envolvem sexo, mistério e morte e aqui começam os relatos mais bizarros – que a gente não sabe se são verdadeiros ou mentirosos, mas essa é a graça da coisa.

A arte do Davi Calil é digna de protagonizar exposições e é resultado de alguns anos mergulhado no estilo de cada artista retratado ali para que a arte e narrativa se complementassem de maneira única. Para os amantes da história da arte, essa é uma HQ imprescindível já que é recheada de referências e citações clássicas dos colegas de Van Gogh. Pudera, Davi passou alguns anos mergulhado em pesquisa e a participação de cada artista na história foi pensada e inspirada no estilo deles. E quem se amarra em encontrar coisinhas ocultas vai gostar de saber que Calil fez algumas homenagens à obras famosas desses artistas – muitas delas reunidas em um material disponibilizado pela Editora Mino na época do lançamento. Se você não viu, vale a pena conferir no link associado a esse post do Skoob :)

site: http://pipocamusical.com.br/2016/09/13/referencias-uma-noite-em-lenfer-davi-calil/

Cilmara Lopes 16/07/2016

Um dos melhores quadrinhos que já li
Que quadrinho sensacional! Um espetáculo de roteiro e arte!!! Baseado no conto "Noite na Taverna" do poeta Álvares de Azevedo.
Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Gustavo Klimt, Paul Gauguin e Francisco Goya se reúnem no Cabaré parisiense L'Enfer e duelam histórias, o melhor conto contendo amor, sexo, morte e tudo dentro do passado de cada um, será premiado com o crânio de Dante.
Cada detalhe traz referências da arte ou da literatura do período do Romantismo e pós-impressionismo.
Ao meu ver, a melhor história é a do Goya, tem um ar sombrio muito expressivo e aventuras incríveis.
A colorização merece um parabéns à parte, está impecável, propondo o lúdico, porém com terror e fantasia em uma demasia que adoramos ?
Para quem também curtiu muito Goya, sugiro que assista o filme "As sombras de Goya", se passa na época da Inquisição católica e o quanto a arte de Goya foi elementar para àquele período.
z..... 16/07/2016minha estante
Eita! Quero ler muito e ter na minha coleção tambem. Não conhecia essa adaptação e, vendo a tua avaliação, deve ser legal mesmo.
Me dá ela de presente! ; ) kkkk

z..... 21/07/2016minha estante
Não sei se ficou evidente, mas a ûltima frase foi só zoação. Peço desculpas se trouxe incomodo fora de minha intenção.

Raquel Moritz 12/09/2016minha estante
Show :D