O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Gabriella.Anderson 23/10/2020

Maravilhoso
Até mesmo a mais pura das crianças pode se tornar uma pessoa desprezível. Gostei muito. Recomendo!!

Lyanna Moser 23/11/2020

Em uma palavra: previsível
Contando a história de Pierrot, um menino que ao ficar órfão muito cedo acaba indo morar com Hitler, o livro tem uma leitura fácil e fluída. O autor é bem mediano na escrita mas consegue criar histórias envolventes e que nos fazem refletir.

A história em si não oscila muito, é um tanto quanto linear. Importante ressaltar que John Boyne escreveu O menino de pijama listrado. Ele consegue expressar esse choque entre o olhar de criança em algo sombrio como uma guerra. Considero esse um ponto forte do livro.

Livros, ficção ou não ficção, sobre Segunda Guerra Mundial sempre valem a pena ser lidos. Mas podem às vezes ser considerados "pesados". Então é sempre bom se preparar para a leitura. Ponto fraco do livro é como foi previsível. E o final, então? Muito previsível.

Deise.Maria 18/12/2020

O quanto custa o poder?
Pierrot é um menino Francês que fica órfão aso 7 anos, depois de morar um tempo em um orfanato ele é adotado pela tia Beautrix que nunca conheceu mas que é uma governanta em Berghof ,a casa da montanha onde Pierrot também passa a viver.
Lá ele passa a conviver com o Fuher Adolf Hitler ,um dos piores carrasco dos judeus aos poucos elimina o doce caráter de Pierrot para um jovem cruel ,alimentando em Pierrot o desejo de participar da juventude hitleisga,iludido pela ideia de poder que o uniforme trás Pierrot esquece de suas origens e enterra todo seu passado inclusive sua amizade com Anshel um menino judeu que morava perto de sua casa em Paris, um jovem que se tornou escritor.
Mas depois da derrota do Fuher e de ter presenciado todos os seus planos diabólicos Pierrot volta as suas origens e decidi recomeçar, contando aos seu amigo Anshel no que ele havia se transformado.

Patricia Stangherlini 20/12/2020

Bem escrito
Comecei a ler sem muita pretensão e talvez tivesse o abandonado. O que me prendeu de fato à história, foi o personagem surdo amigo do protagonista. Livro bem escrito, que me causou muita revolta em vários momentos pelo excesso de patriotismo do protagonista.

Paula @bookflags 28/12/2020

Vale a pena ler...

Leitura suave, com a temática de guerra que me interessa. Demonstra o olhar de uma criança frente a situações das quais não tem capacidade de julgar, e como a moldura de um caráter é simplório...

Nós mães, talvez nos impacte o pensar de como uma criança é facilmente moldada e influenciada... e nossa responsabilidade como pais.

O final, tem aquele carinho no coração... fofinho...

Wellington 16/01/2021

Impecável
Que história fascinante. É uma narrativa sobre a corrupção do nazismo em uma criança de apenas 8 anos. Pierrot, mais tarde, Pieter. A história te leva a lugares inacreditáveis como, por exemplo, viver aquilo. Você é capaz de odiar o protagonista pela forma como ele é transformado ao longo do livro. De um menino puro para um menino cheio de egoísmo. Um tremendo ódio. De revirar os olhos. Mas tudo isso era a forma como a política do nazismo acontecia nas cabeças daqueles que eram prós. Um ponto que eu gostei muito, é a construção dos dois lados do pensamento político. Os prós e contras. Enfim, é uma narrativa perfeita e impecável.

Amanda.Andrade 16/01/2021

Precisei reler esse livro pra uma LC e pra mim ele continua perfeito.
Amo a suavidade que Boyne escreve, mesmo sendo uma leitura pesada
Tenho vontade de entrar no livro e bater em Pierrot/ Pieter.

Ruby Mears 06/02/2021

Nunca senti tanta raiva de um personagem quanto desse Pierrot, garoto mal agradecido não consegui senti dó dele em momento nenhum. tudo que ele fez nem a redenção do final foi suficiente para me fazer sentir algo sobre o personagem além de raiva. Me senti incomodada com os relatos é um livro pesado e uma leitura um tanto desconfortável.

Cacá 09/02/2021

Conheci John Boyne por "O Menino do Pijama Listrado" e me interessei pelo trabalho. Deparei-me, então, com este livro e pensei "Por que não?" E, apesar de ter tido uma ressaca literária ano passado, este livro foi uma leitura bem fluida, talvez pelo fato da temática me atrair, Segunda Guerra Mundial. Por falar nisso, qualquer obra que tenha tal temática é sempre delicada, o que não difere aqui.
O leitor acompanha o desenvolvimento da história a partir da visão de uma criança antes e durante a Segunda Guerra, criança esta que tem contato com ninguém menos que Adolf Hitler. E vemos como ela amadurece e como o contexto em que ela está inserida a afeta.
Antes de ler, também fui atrás de alguns reviews sem spoiler apenas para saber a opinião. Uma, em específico, chamou-me mais atenção, pois dizia se tratar de um livro infeliz, sensacionalista, uma "fábula" do Holocausto, que disneyficou a Segunda Guerra e, por se tratar de uma literatura infantil, uma literatura inofensiva, tornava a figura de Hitler inofensiva.
Vou ser breve quanto a minha opinião sobre, mas poderia escrever um texto apenas sobre isso. De fato, apesar de se tratar de um livro de classificação livre, na minha opinião, seria interessante um responsável acompanhar a leitura (assim como a de qualquer livro). A criança de fato pode ler e ter uma noção de um livro de ficção qualquer, às vezes por não ter estudado o contexto histórico, mas há partes que são mais pesadas, que até deixaram conhecidos meus (adultos) desconfortáveis.
No mais, eu realmente gostei do livro, não acho que seja infeliz, ou sensacionalista etc. Apenas pense como uma criança, como ela interpretaria certas coisas na época e como ela talvez não entendesse algumas coisas... enfim.
E novamente, ele é fluido, não tem linguagem difícil, porém um pouco pesado.

Talita 15/02/2021

A história do livro mostra as consequências do fanatismo político... Apresenta a visão de uma criança privilegia durante a guerra.

Elaine Miranda 20/02/2021

Impactante
O que uma ideologia e a ânsia pelo poder é capaz de promover. Um livro impactante, forte e triste.

Marcelo 28/02/2021

Perfeito
No prefácio, é revelado que a história se consubstancia na transformação de um garoto puro e inocente em alguém orgulhoso corrompido pelo poder. O como se opera tal transformação é fascinante. Outrossim, reflexivo. Recomendo-o.